DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

(Y) Entretanto, depois de ter reclamado sobre o deserto que é o Concelho de Mafra, para os EVs tive confirmação que serão instalados PCR em alguns locais do Concelho.
Curiosamente a resposta da CM diz claramente "vários Postos de Carregamento tipo Rápidos".
De facto eu tinha sugerido alguns PCR, mas também PCN...
Vamos ver o que aparece.


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por mafgod »

Atenção que o entendimento de Carregamento tipo Rápidos, pode ser postos trifásicos de 22kW partilhados :-)


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Pois... a pessoa que me respondeu pode não saber bem a distinção.
Mas por mero acaso, falei com um Eng. da EDP Distribuição que fez o estudo para a puxada elétrica de um dos locais. O pedido era de 55 kVA, que é mais condizente com um PCR de 50kW, do que com um PCN de 2 x 22kW.
Veremos.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por t3lmo »

Nunca usei Charge pois não tenho bola de reboque, sendo este o principal real motivo para essa função em pré-regime de esforço.
Se usares para carregar em modo estacionário gasta 3 litros dos 30 ao máximo de 80%.
Zonas planas é sempre B0, 95-100 km/h, o chamado de 'sweetspot' como mostram os gráficos de eficiência do PHEV.

Já usei o Save, mas poucas vezes, uma das últimas foi na A23 par depois subir a serra sempre em elétrico.

Existe outro truque para maximizar potência e minimizar consumo a combustão nas subidas acentuadas, usando o modo 4WD. Este, além do típico bloqueio de diferencial, força o eixo traseiro a funcionar (sempre em elétrico), atenuando a potência extra necessária para o modo paralelo do eixo da frente.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Essa do 4WD não me tinha lembrado... mas bloqueia o diferencial?

Nas viagens para o Algarve é que experimentei o Charge. Tenho uma caravana mas ainda não a utilizei com este carro. Mas foi uma das razões que me levou a escolhe-lo.
O que me parece que resulta é o Charge ao atravessar o Alentejo na A2. A carga até aos 25 kms de autonomia ev parece-me relativamente rápida. Depois disso já me parece mais lenta. Assim, deixo carregar até aos 25 km, depois mudo para Save até entrar na zona montanhosa do Algarve, onde mudo para "Normal". e consome toda a energia.
No percurso inverso, saindo carregado, é Normal até a A22, Save até A2 e depois Normal na zona montanhosa. Depois Charge no Alentejo, até aos 25 kms, depois Save, para guardar a energia para subir das portagens de Loures até ao alto de Montachique...
Tudo feito em Cruise Control... Não me lembrei de mudar para B0 na AE com o CC... mas não deve tem influencia neste caso. Ou tem?
Embora seja difícil aferir a vantagem desta gestão da energia, devido as variáveis como vento e temperaturas ambienta, o que me parece é que consigo uma média inferior em mais de 1 litro... Cerca de 4 litros a menos por viagem, em relação a manter o Normal a viagem toda.
Próximas viagens, agora de inverno, vão servir para testar melhor isto.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por t3lmo »

O carro em esforço (nas subidas) liga sempre o modo paralelo (MCI no eixo frontal) e assim fica a consumir, havendo ou não bateria para gastar.
Ao ligares o 4WD obrigas o eixo de trás a funcionar também (differential lock) e sendo este exclusivamente elétrico o esforço fica repartido entre eixos e o MCI na frente passa a consumir menos.
Mas vê os gráficos e descrição da apresentação de serviço sobre eficiência: https://www.facebook.com/download/previ ... 5836209682
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Muito interessante esse .pdf. Obrigado.
Vou ter que analisar isso com tempo.
Sendo o meu o modelo mais recente, sabes se existe alguma diferença assinalável? Ou é idêntico em tudo?

Essa de forçar o 4WD, não percebo como pode reduzir o esforço do MCI, pois toda a energia terá que vir dele em qualquer dos casos... Também, pensava que o sistema ativava o motor traseiro sempre que seja vantajoso, automaticamente.
Mas vou tentar perceber melhor isso (Y)


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Para tentar compreender melhor as diferenças entre o MY18 e o MY19 encontrei isto:

http://www.2018-mitsubishi-motors.eu/Fi ... erPHEV.pdf

Sobre a motorização já sabia, mas existem também diferenças ao nível do S-AWC.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Hoje foi um daqueles dias que poderia ter usado um PCN, e evitado queimar 30 kms de gasolina.... mas não aconteceu.
apesar da aplicação dizer que o posto tinha uma das tomadas livre a vários dias, estavam lá dois carros ligados.
Mas suponho que o do posto supostamente livre foi deixado assim para beneficiar do estacionamento gratuito....
Interessante, nem um nem outro tinha o dístico de EV.
Estavam os dois em estacionamento indevido... :evil:

Embora um deles, o que estava a carregar, tinha um dístico dos verdes 100% elétrico que serve de identificação em Lisboa. Mas será que tendo esse pode dispensar o azul? Não me parece. Principalmente fora das zonas da EMEL não me parece que tenha qualquer validade.

Lá vou outra vez ver legislação. :(

Seja como for, as tecnologias mudam mas os condutores são os mesmos.
Estou a pensar sugerir um novo dístico para todos os condutores com "défice de civismo" para que saibamos quais são os condutores que tem o direito de parar e estacionar em qualquer local.
Ofereço-me para distribuir há porta da escola dos meus miúdos.... mas preciso de muitos dísticos. :|


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta dez 04, 2019 10:57 pm Embora um deles, o que estava a carregar, tinha um dístico dos verdes 100% elétrico que serve de identificação em Lisboa. Mas será que tendo esse pode dispensar o azul? Não me parece. Principalmente fora das zonas da EMEL não me parece que tenha qualquer validade.

Lá vou outra vez ver legislação. :(
Não sou jurista, mas:

- Distico azul emitido pelo IMTT (ou agora é IMT?) é o válido em todos os locais de carregamento (PCN e PCR) de Portugal para identificar veículo como VE e estar legal a carregar lá. Sem ele, condutor/dono do carro pode/deve ser autuado pelas autoridades.
- Distico verde da EMEL válido apenas para isenção pagamento nos parques estacionammento geridos pela EMEL... não tem qualquer valor jurídico fora daí.

Eu tenho o Azul que raramente vou a LX (1x ano se tanto)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Freddy_krueger Escreveu: quinta dez 05, 2019 8:59 am
APHenriques Escreveu: quarta dez 04, 2019 10:57 pm Embora um deles, o que estava a carregar, tinha um dístico dos verdes 100% elétrico que serve de identificação em Lisboa. Mas será que tendo esse pode dispensar o azul? Não me parece. Principalmente fora das zonas da EMEL não me parece que tenha qualquer validade.

Lá vou outra vez ver legislação. :(
Não sou jurista, mas:

- Distico azul emitido pelo IMTT (ou agora é IMT?) é o válido em todos os locais de carregamento (PCN e PCR) de Portugal para identificar veículo como VE e estar legal a carregar lá. Sem ele, condutor/dono do carro pode/deve ser autuado pelas autoridades.
- Distico verde da EMEL válido apenas para isenção pagamento nos parques estacionammento geridos pela EMEL... não tem qualquer valor jurídico fora daí.

Eu tenho o Azul que raramente vou a LX (1x ano se tanto)
O problema é que se esqueceram, novamente, das duas rodas se calhar colo no capacete pois nem seguro tenho no vidro da mota etc pois honestamente fica a jeito para acontecer um engraçadinho remover...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: quinta dez 05, 2019 1:25 pm O problema é que se esqueceram, novamente, das duas rodas se calhar colo no capacete pois nem seguro tenho no vidro da mota etc pois honestamente fica a jeito para acontecer um engraçadinho remover...
Motas são sempre esquecidas para o bem e para o mal:

-Eu tb me lembro de não ter seguro à vista na moto... andava sempre comigo numa carteira que ficava no casaco de andar de moto...juntinho com restantes docs da moto. Não é de todo viável ficarem documentos à mostra numa moto prontos a serem alvo de mãos manhosas...

-Em compensação (até ver) pessoal das motos tem conseguido esquivar-se ao IPO (mas melhor falar bem baixinho que de vez em quando se fala disso novamente)

-Já o valor dos selos das motos combustão... de 1996 a 2006 eram EXTREMAMENTE penalizadores face a equivalentes dos carros... agora (com selos automóveis mais caros), ficaram mais competitivos... mas again... é melhor não falar muito alto.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta dez 05, 2019 8:59 am Eu tenho o Azul que raramente vou a LX (1x ano se tanto)
Tens mais sorte que eu que tenho de ir lá uma vez por mês. :cry:

Sobre o dístico é como dizes... já confirmei.
Sem distico azul não pode ligar nos carregadores... com o aumento de carros e a falta de carregadores ou a malta identifica legalmente os carros com os disticos ou corre o risco de ser multado


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

serges Escreveu: quinta dez 05, 2019 1:25 pm O problema é que se esqueceram, novamente, das duas rodas se calhar colo no capacete pois nem seguro tenho no vidro da mota etc pois honestamente fica a jeito para acontecer um engraçadinho remover...
Numa moto ou num descapotável há sempre a possibilidade de alguma coisa ser retirada.
Na verdade o dístico deve ser colocado de forma inamovível... o problema é que mesmo com um daqueles autocolantes de selo, como se usava dantes (não de carteirinha) é mais difícil retirar mas não é impossível.
Repara que no capacete não identifica o veiculo... compete na verdade ao fabricante arranjar maneira de colocar os selos de forma protegida.
A legislação só diz que os selos tem de estar lá.... e tem.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quinta dez 05, 2019 8:44 pm com o aumento de carros e a falta de carregadores ou a malta identifica legalmente os carros com os disticos ou corre o risco de ser multado
Na minha opinião o problema vem de tás... quando IMT emite registo como VE deveria emitir também dístico, não faz sentido que assim não seja....mas por uma suposta complicação informática tal não é possível (tudo em informática é possível, basta ver caso Rui Pinto e outros... é preciso é saber e querer fazer as coisas)...

Já aí coisa começa mal... mas depois muitos compradores não sabem que necessitam do distíco... desconhecimento da lei pode levar a multas também.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por pemifer »

Não sabia essa da multa...
Mas tenho tanta vontade de ir ao IMT como de tirar um dente sem anestesia...

Entretanto foi espreitar o site do IMT.
O dístico identificativo está formalizado no decreto-lei 90/2014 de 11 Junho, no n. º 4 do artigo 3º:

“4 - Os veículos elétricos devem afixar, para efeitos de circulação nas vias públicas ou equiparadas, o dístico identificativo que consta do anexo I ao presente decreto-lei, que dele faz parte integrante, sendo este o elemento identificativo a nível nacional para efeitos de identificação e usufruto de mecanismos de discriminação positiva de veículos elétricos, designadamente para efeitos de estacionamento.”
Como diz "devem" acho que vou continuar sem dístico.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Na semana passada estive no meu concessionário, que vende também Renault... enquanto vi o novo Zoe perguntei aos vendedores se costumavam entregar o dístico... pois todos os Zoe's, nenhum tinha dístico.
Ficaram os dois a olhar para mim surpreendidos. Não tinham qualquer conhecimento sobre o assunto. E tinham estado dias antes numa nova formação sobre o carro.
Até me perguntaram se era legislação nova. :)

Mostrei-lhes a legislação e vão passar a informar os clientes... e passaram a informar os clientes.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

pemifer Escreveu: sexta dez 06, 2019 11:43 am Não sabia essa da multa...
Mas tenho tanta vontade de ir ao IMT como de tirar um dente sem anestesia...

Entretanto foi espreitar o site do IMT.
O dístico identificativo está formalizado no decreto-lei 90/2014 de 11 Junho, no n. º 4 do artigo 3º:

“4 - Os veículos elétricos devem afixar, para efeitos de circulação nas vias públicas ou equiparadas, o dístico identificativo que consta do anexo I ao presente decreto-lei, que dele faz parte integrante, sendo este o elemento identificativo a nível nacional para efeitos de identificação e usufruto de mecanismos de discriminação positiva de veículos elétricos, designadamente para efeitos de estacionamento.”
Como diz "devem" acho que vou continuar sem dístico.
Então se eu chegar a um posto e o teu estiver lá, vou exigir que tires o carro para eu colocar o meu! :D
Eu não faria isso... ;) mas não te admires que isso aconteça. E que tenhas que pagar uma multa por estacionamento indevido.

O dístico é grátis. O problema é ter que ir ao IMT. Eu paguei para não ir lá pessoalmente. Eu pago de boa vontade só para não ir a Lisboa, quanto mais ao IMT.
Já tive de tratar de homologação de veículos antes... já lá vai o tempo. A minha paciência para essas coisas já se esgotou há muito.

Lê lá melhor a legislação.
Tens aqui informação.... as escolas de condução tratam disso, pois tem sempre pessoas no IMT a tratar de documentação.
https://www.uve.pt/page/emissao-do-dist ... -eletrico/


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Bem... eu disse que não fazia isso a ti... mas se chegar ao Ikea e tiver lá os TVDE a ocupar o lugar dos clientes sem estar devidamente identificados, vou ter de os chamar a atenção.
De qualquer forma a administração já está a analisar o assunto... veremos se arranjam solução.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

É ir a uma escola de condução e pedir para irem lá por vós... é só fazer download de um formulário, preencher, assinar.

Aqui, o tipo da escola de condução foi um bacano e nem me cobrou nada apesar da minha (MUITA) insistência.

Para eles é só entregar e recolher mais um papel... têm de lá ir N vezes por semana por vezes...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Automóveis”