Custos de carregamento EV em postos públicos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Entretanto, surgiu-me a dúvida sobre os custos de carregamento nos postos Tesla.

Uma das melhores coisas que a Tesla fez, foi a sua rede de carregadores Superchargers, e os chamados "carregadores no destino". Estes serão supostamente gratuitos, mas quase todos localizados em hotéis. Encontrei apenas um num parque de um super mercado.

Na site português da Tesla, estranhamente não tem o preço de carregamento nos Superchargers em Portugal. Das duas uma, ou é grátis ou a pessoa que fez a página pensa que Portugal é uma região de Espanha, como muitos americanos.
O preço em Espanha é de 0,29€/kWh... o que não é mau se compararmos com os restantes preços dos PCR.
Em Portugal, possivelmente essa quantificação de energia talvez tenha que ser feita em tempo, por implicações legais, como se explica na página.
Seja como for terá certamente um bom preço...

https://www.tesla.com/pt_PT/support/supercharging#v3

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por t3lmo »

O acesso aos SuC em Portugal é ainda gratuito mas em 2020 haverá mudanças.
Se todas as localizações forem de acesso privado a cobrança poderá ser em tempo de carregamento tal como nos hubs privados. As idle fee já estão a ser cobradas nesse formato (diretamente na conta de utilizador).

Compilei uma lista pesquisável com todos os carregadores Tesla em: https://www.uve.pt/page/postos-carregam ... -portugal/
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

APHenriques Escreveu: quinta nov 21, 2019 7:17 pm
t3lmo Escreveu: quinta nov 21, 2019 3:11 pm Sim estava ainda no edital antigo, com o posterior pioraram a situação mais ainda não havendo abertura de escolha do tipo de carregador.
Obviamente nenhum dos OPC que conheço vai sequer considerar a candidatura nestes moldes.
Pois... claro que não. Por isso julgo que tenha havido alguma negociação para dois pontos, pelo menos.
Entretanto cheguei ao documento da CM Mafra sobre a adjudicação e ainda não o tinha referido aqui.
Admito que não tenho muita paciência para ler atas, editais ou legislação... :roll:
Foram adjudicados 8 postos ... houve quem opta-se por oferecer o mínimo e na falta de mais propostas foi aceite.
Naturalmente que dai até estar algum instalado vai demorar. E se alguma vez algum for instalado, estou curioso para saber o preço praticado. Não que pretende ser cliente, pois não uso PCR's.

Vamos ver se conseguimos abertura CM para algo bem diferente.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Continuando atento a evolução dos preços de carregamento, fiquei com curiosidade de saber como funciona a rede Ionity.
Está a crescer por toda a Europa. E depois de Espanha onde estão alguns postos em construção, deverá chegar a Portugal, provavelmente nos postos Cepsa.

Para além de ter uma potencia de carregamento bastante elevada, estes postos tem um preço calculado de uma forma mais simples. Ou seja, cada carregamento é 8 euros, independentemente da energia carregada.
Considerando que o preço é fixo... e se realmente é assim, quanto mais a capacidade da bateria melhor.... os plug-in esqueçam....

E quanto a fichas, a única que realmente interessa: CCS


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: segunda dez 16, 2019 2:30 pm Continuando atento a evolução dos preços de carregamento, fiquei com curiosidade de saber como funciona a rede Ionity.
Está a crescer por toda a Europa. E depois de Espanha onde estão alguns postos em construção, deverá chegar a Portugal, provavelmente nos postos Cepsa.
Tem de mudar a lei ou então mudarem em Portugal por tempo...e mesmo assim em espaços públicos.... lei portuguesa muito manhosa
Para além de ter uma potencia de carregamento bastante elevada, estes postos tem um preço calculado de uma forma mais simples. Ou seja, cada carregamento é 8 euros, independentemente da energia carregada.
Considerando que o preço é fixo... e se realmente é assim, quanto mais a capacidade da bateria melhor.... os plug-in esqueçam....
Qualquer plugin não tem grande vantagem em PCR pois carregam muito lento... mesmo outlander qu permite chademo parece-me que nunca deve carregar muito rápido...cena do copo com água... não podemos por muita água (ou vinho) muito rápido senão transborda...
E quanto a fichas, a única que realmente interessa: CCS
Apesar de ter um Leaf, "a ficha" europeia mais que certo será CCS... é pena no entanto se simplesmente se esquecerem todos do chademo e AC43/22... existem ainda em movimento muitos carros sem CCS na Europa - logo à partida os 2 carros mais vendidos nos últimos anos na Europa (2011 a 2018): Zoe até 2019 (só AC mennekes) e Leaf (Chademo) até agora...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: terça dez 17, 2019 2:54 pm
APHenriques Escreveu: segunda dez 16, 2019 2:30 pm Continuando atento a evolução dos preços de carregamento, fiquei com curiosidade de saber como funciona a rede Ionity.
Está a crescer por toda a Europa. E depois de Espanha onde estão alguns postos em construção, deverá chegar a Portugal, provavelmente nos postos Cepsa.
Tem de mudar a lei ou então mudarem em Portugal por tempo...e mesmo assim em espaços públicos.... lei portuguesa muito manhosa
Olha que não tem que mudar nada... ou então eu não estou a ver bem a coisa.
Pelo que percebi, paga-se para ligar ao equipamento 8 euros.... apenas isso. Não é quantificada qualquer energia. Ou seja, não há venda de energia, mas sim ocupação de um espaço em que ligas um cabo. :D
Freddy_krueger Escreveu: terça dez 17, 2019 2:54 pm Qualquer plugin não tem grande vantagem em PCR pois carregam muito lento... mesmo outlander qu permite chademo parece-me que nunca deve carregar muito rápido...cena do copo com água... não podemos por muita água (ou vinho) muito rápido senão transborda...
Sim... a bateria é pequena, carrega apenas a 24kW... se tivesse o dobro dos modulos puderia carregar a 48kW com o mesmo esforço de cada um. Teoricamente.
Mas aqui a questão é que o pagamento é sempre 8 euros independentemente da energia que se carregue.
Freddy_krueger Escreveu: terça dez 17, 2019 2:54 pm
E quanto a fichas, a única que realmente interessa: CCS
Apesar de ter um Leaf, "a ficha" europeia mais que certo será CCS... é pena no entanto se simplesmente se esquecerem todos do chademo e AC43/22... existem ainda em movimento muitos carros sem CCS na Europa - logo à partida os 2 carros mais vendidos nos últimos anos na Europa (2011 a 2018): Zoe até 2019 (só AC mennekes) e Leaf (Chademo) até agora...
Fiquei confuso com o que disseste.
Repara que a CCS permite os carregamentos super rápidos em DC, em que usa a Type 2 em conjunto com os dois pinos inferiores. Ou não usando estes carrega sempre em AC com várias potencias na Type 2.
O Chademo, que o meu também tem, acabará por desaparecer na Europa mesmo em carros japoneses. Não faz sentido e ocupa muito espaço ter duas fichas diferentes. É mais simples meter uma CCS nos carros que mandam para a Europa.
A CCS acaba por ser uma única ficha que faz tudo. E já está definido. É o único sistema que equipará os carros na Europa obrigatoriamente.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: terça dez 17, 2019 10:58 pm Repara que a CCS permite os carregamentos super rápidos em DC, em que usa a Type 2 em conjunto com os dois pinos inferiores. Ou não usando estes carrega sempre em AC com várias potencias na Type 2.
Os Zoe's não permitem carga DC com CCS, apenas AC com Type 2. Mas Ionity, já vem com um cabo CCS que penso não ser compatível físicamente com type2 (apesar de CCS incluir na realidade uma parte type 2)...

Foto de cabo CCS de ionity:

Imagem

Foto de tomada carregamento do zoe:
Imagem

Não me parece que aqueles dois pinos em baixo do DC do cabo CCS da ionity dêem fisicamente na tomada AC do Zoe, e mesmo que dêem, não sei se carregadores ionity permitem carregamento em AC.

Just my 2 cents...

No meu caso (leaf40kwh), mesmo que tivesse CCS, 8 eur por carga é muita fruta... normalmente máximo que se carrega em DC é 20-80% seja total de 60% carga 36kwh (capacidade util do leaf) * 0,60 = 21,6kwh por 8 eur...carote... no outro dia na Av. França carreguei +/- 4,5 EUR para 15kwh se não estou enganado. Compensa mais para Teslas e outros veiculos com grandes capacidades de bateria...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta dez 18, 2019 9:18 am Não me parece que aqueles dois pinos em baixo do DC do cabo CCS da ionity dêem fisicamente na tomada AC do Zoe, e mesmo que dêem, não sei se carregadores ionity permitem carregamento em AC.
Esse da foto não... Mas os Zoe tem o carregamento rápido como opcional. Custa 950 euros.
E trás os dois pinos de baixo ... estive no concessionário a ver um dos novos com a CCS e o vendedor esclareceu-me que por norma só trazem mesmo a Type2 para carregamentos a 22kW
Os dois pinos para fazer a CCS só por pedido.
O CCS o que faz é usar os dois pinos debaixo para energia DC, e usa 3 pinos da Type 2 para dados e terra.

Imagem


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, mas isso é o ZOE 2 novo... todos os modelos fabricados até agora (pré restyling) não têm opção CCS e portanto estão fora dos carregamentos ionity

Claro que também são os que melhor aproveitam postos 22kw e únicos (nem todos os zoe's) a poder carregar em AC a 43kwh nos PCR (por vezes até em simultâneo com outro utilizador em DC chademo ou CCS).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Sim... o carregamento simultaneo de dois carros depende do posto. E só pode ser um AC e outro DC.
Mas os Zoe podem usar os PCN a 22kW, que segundo o vendedor é o que a marca recomenda como máximo frequente.
No meu caso (leaf40kwh), mesmo que tivesse CCS, 8 eur por carga é muita fruta... normalmente máximo que se carrega em DC é 20-80% seja total de 60% carga 36kwh (capacidade util do leaf) * 0,60 = 21,6kwh por 8 eur...carote... no outro dia na Av. França carreguei +/- 4,5 EUR para 15kwh se não estou enganado. Compensa mais para Teslas e outros veiculos com grandes capacidades de bateria...
Usando o simulador do site do Zoe.

Uma carga a 50kW demora 54 minutos e carregará aproximadamente 33,8kWh dos 15% aos 80%. Dará para cerca de 200kms.
Usando o simulador da App Miio, dá
PCR A8 (Torres Vedras) : 14,36 euros
PCR Av. França (Porto): 9.88 euros (curiosamente há dois carregadores do mesmo OPC neste local mas com preços diferentes. Este é o mais barato)
PCR Av França (Porto): 13.67 euros (este o mais caro)
PCR Loulé (mais barato porque não tem custo OPC): 7,03 euros.

Exceto o PCR de Loulé, acima dos 30kWh compensará sempre o sistema Ionity. Mas abaixo disso, não compensa.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Já agora, que estamos a falar da Ionity e da suposta ligação a Cepsa, uma informação:
Em alguns postos da Cepsa estão a instalar PCR. O OPC é a Propel-Cepsa, Que tem uns preços mais fantásticos ou fantasmagóricos :twisted:
Vejam Abrantes e Fundão por exemplo.

Com a simulação que fiz acima dá o valor de 17,60 euros. Ou seja 8,80€/100kms.
É preciso estar mesmo muito desesperado por eletrões. :!:


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta dez 18, 2019 12:03 pm PCR Av. França (Porto): 9.88 euros (curiosamente há dois carregadores do mesmo OPC neste local mas com preços diferentes. Este é o mais barato)
Foi esse que usei - tem 2 carregadores de marcas diferentes - não me tinha apercebido da diferença de custo mas usei o posto da EFACEC que era Português... Ainda bem - custo total 4,33 EUR para 14,72kwh em 24,15min (info fatura EDP c/ todas taxas) - a rondar os 4,50 EUR/100kms - preço aceitável e abaixo de um diesel para não falar de gasolina. Mais caro que GPL é certo....

Já tinha alertado aqui no fórum para os preços INCOMPORTÁVEIS dos PCR nas áreas de serviço da CEPSA...só para usar mesmo para não ficar a pé e não existindo alternativas... NUNCA OS USEI NEM VOU USAR em viagens programadas.

A Ionity para já a mais competitiva mas atenção que não sei se este valor de 8 EUR/carregamento será para se manter...com carros com grandes baterias a poder carregar (EQC, ETRON, IPACE, TMS, TMX, TM3long range, etc...), são bem capazes de "ajustar" preços - já na altura que começaram a pagar se falava nisso...ver link:
https://www.electrive.com/2018/09/03/io ... -charging/
Como para já não há rede ionity por cá, situação (para já) ainda não se coloca... Para já ainda apenas 1 estação em Espanha e 4 em construção se bem que todas bem longe da fronteira...Portugal sempre na cauda da Europa.... Snif Snif
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Esperemos que venha ai um forte empurrão para que apareçam muitos mais postos de carregamento:

https://zero.ong/portugal-e-o-7o-pais-e ... eletricos/


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Novidades da rede de postos Ionity.
A partir de dia 31-01-2020 o preço do Kwh passa para uns incriveis 0,79€. para os "direct customers"

https://ionity.eu/en/where-and-how.html

Naturalmente para os clientes das marcas do consórcio os preços serão bem diferentes... resta saber os preços.
Naturalmente que o objetivo da Ionity é privilegiar os clientes do consórcio, da mesma forma que a rede superchargers Testa é para os carros da marca.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por t3lmo »

Já se sabem as tarifas para as marcas do grupo (que financiou a rede em 20%):

Audi: 0,33 EUR / kWh
Porsche: 0,33 EUR / kWh
Daimler: 0,29 EUR / kWh
BMW: 0,30 EUR / minuto
VW: 8,40 EUR / carga
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Boa... andei há procura dessa informação agora mesmo, mas não estava a chegar lá.
Obrigado

São preços aceitáveis, mas ligeiramente acima da Tesla...
Também não diverge muito do preço dos PCR.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Reparei agora... falta a Ford.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por t3lmo »

A Ford ainda não tem acordos tal como ainda hoje não tem oferta de VE na Europa, o Ford Focus Electric foi descontinuado e o Mustang Match-E poderá ser a salvação (duvido que em 2020).
Só falta ali o grupo Hyundai/KIA que tem forte presença e já faz parte do consórcio.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

APHenriques Escreveu: quarta dez 04, 2019 2:58 pm Entretanto cheguei ao documento da CM Mafra sobre a adjudicação e ainda não o tinha referido aqui.
Admito que não tenho muita paciência para ler atas, editais ou legislação... :roll:
Foram adjudicados 8 postos ... houve quem opta-se por oferecer o mínimo e na falta de mais propostas foi aceite.
Naturalmente que dai até estar algum instalado vai demorar. E se alguma vez algum for instalado, estou curioso para saber o preço praticado. Não que pretende ser cliente, pois não uso PCR's.

Vamos ver se conseguimos abertura CM para algo bem diferente.
já escrevi isto a algum tempo... depois de ter apresentado/alertado/reclamado sobre o assunto na Assembleia Municipal, como sabemos, não é facil reverter decisões previas em instituições públicas.
Como eu previa, o concelho de Mafra passou da situação embaraçosa de não ter nenhum posto de carregamento, para a não menos embaraçosa de ter os postos mais caros do país.
Pelo menos houve abertura das pessoas responsáveis para analisar melhor o assunto...

Na verdade ainda não tem nenhum posto a funcionar... pois dos 8 adjudicados, 7 estão fisicamente instalados, mas nenhum ainda a funcionar... 6 da Mobieletric CHAdeMO e CCS2 e preço OPC de 0,12€/min. 1 da Power Dot, com CHAdeMO, CCS2 e Type2 a 22kW. O preço deste é 0,10€/min, julgo que para os 3 tipos. Mas este preço para o carregamente a 22kW também é muito caro.

Estes preços resultam dos custos elevados impostos pela CM aos OPC... inclusive uma percentagem da faturação a fdavor da CM. Uma aberração, na minha opinião. :twisted:

Tudo desligado até ver. :(

Entretanto em espaço privado num posto de combustivel (Venda do Pinheiro) abriu o unico PCR que está realmente a funcionar e com melhor preço. Custo OPC 0,11€/kWh


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por gbento »

Sei que não é o sítio certo mas para o pessoal dos VE, em Tomar estão a instalar um carregador de VE na Alameda 1 de março.Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”