Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por robertojorge »

LSousa Escreveu: domingo out 27, 2019 1:55 pm
robertojorge Escreveu: domingo out 27, 2019 10:17 am
LSousa Escreveu: sábado out 26, 2019 12:52 am Esta conversa daria panos para mangas...
Isto é tudo muito bonito mas os meus 1060W anunciados não deveriam aparecer assim pois como foi aqui dito só acontecerão em situações muito especiais e sim este meu sistema deveria ser vendido como de 800W pois é o que realmente eu poderei obter de forma constante (o pico máximo deveria ser apenas informativo), por exemplo os 1300W do Roberto serão o que ele realmente irá aproveitar do sol o resto são pequenas flutuações em condições especiais. na realidade eu coloco 4 painéis para de certa forma trabalhar apenas com 3....
Sim 😀 há coisas que não vale a pena o nosso tempo perdido. Acho que a parte de informação ao cliente terá de ser por parte dos instaladores / vendedores finais, pois o fabricante vai sempre anunciar os valores máximos obtidos em condições a 100% como em tudo o que nós consumimos. Vivendo e aprendendo e claro sempre que possivel partilhar com a malta para todos beneficiarmos.
Sousa - Solução ? Mais 1 painel hehe!! 👍😉
Roberto sabendo o que sei hoje tinha posto os 6! o problema é que agora para colocar mais um painel (ou dois) terei que fazer nova instalação no telhado e trocar de inversor (apesar de este na teoria aguentar os 1.1KW e geralmente até ao momento de forma constante apenas atingi os 0.8KW.... Também desconheço o que acontece caso o limite do inversor seja ultrapassado.... No teu caso tenso que irias ganhar mais com um inversor central em vez dos 3 microinversores pois a qualquer momento poderias mudar é de mais fácil acesso e apenas um enquanto que assim tens que fazer o investimento X3.....
Pois acredito, se eu tivesse nessa situação teria a mesma sensação que tu. É um bocado frustrante realmente.
No meu caso inicialmente tinha previsto um inversor, mas depois de muito "estudo" apanhei duas sombras, 1 no inicio do dia e outra a chegar ao fim, não sei se chegaste a ver o video de instalação https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 11&t=21174 e iria perder pois assim que apanhasse num dos paineis a sombra da parabolica da vizinha iria afetar a produção toda e de manhã a mesma coisa com uma sombra do meu termossifão. Então optei pelos micro inversores e assim apenas me afeta a produção do painel que apanha a sombra. Caso contrário tinha sido um inversor apenas 👍
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


joka1pt
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça abr 19, 2011 11:10 pm

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por joka1pt »

UPAC – Unidades de Produção para Autoconsumo

Com a publicação do Decreto-Lei nº 153/2014, de 20 de outubro, foi criado o novo conceito de UPAC – Unidade de Produção para Autoconsumo. Esta atividade de produção destina-se à satisfação de necessidades próprias de abastecimento de energia elétrica do produtor, sem prejuízo do excedente de energia produzida ser injetado na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP). No que respeita a UPAC cuja potência instalada seja igual ou inferior a 200 W, há isenção de controlo prévio.

Para UPAC cuja potência instalada seja superior a 200 W e igual ou inferior a 1,5 kW ou cuja instalação elétrica de utilização não se encontre ligada à RESP está sujeita a mera comunicação prévia de exploração. Se a UPAC tiver uma potência instalada superior a 1 MW, a sua instalação e a entrada em exploração carecem de licença de produção e licença de exploração.
Sempre que a energia proveniente de uma UPAC tenha origem em fonte de energia renovável, a capacidade instalada nesta unidade não seja superior a 1 MW e a instalação de utilização se encontre ligada à RESP, o produtor pode celebrar com o CUR o contrato de venda da eletricidade produzida e não consumida.


LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por LSousa »

joka1pt Escreveu: domingo nov 10, 2019 4:12 pm UPAC – Unidades de Produção para Autoconsumo

Com a publicação do Decreto-Lei nº 153/2014, de 20 de outubro, foi criado o novo conceito de UPAC – Unidade de Produção para Autoconsumo. Esta atividade de produção destina-se à satisfação de necessidades próprias de abastecimento de energia elétrica do produtor, sem prejuízo do excedente de energia produzida ser injetado na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP). No que respeita a UPAC cuja potência instalada seja igual ou inferior a 200 W, há isenção de controlo prévio.

Para UPAC cuja potência instalada seja superior a 200 W e igual ou inferior a 1,5 kW ou cuja instalação elétrica de utilização não se encontre ligada à RESP está sujeita a mera comunicação prévia de exploração. Se a UPAC tiver uma potência instalada superior a 1 MW, a sua instalação e a entrada em exploração carecem de licença de produção e licença de exploração.
Sempre que a energia proveniente de uma UPAC tenha origem em fonte de energia renovável, a capacidade instalada nesta unidade não seja superior a 1 MW e a instalação de utilização se encontre ligada à RESP, o produtor pode celebrar com o CUR o contrato de venda da eletricidade produzida e não consumida.
Não percebi em que é que isto está relacionado com o tópico.


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por Biod »

LSousa Escreveu: sexta set 20, 2019 11:48 pm Boas, volto a este tópico pois o que tentei abrir foi barrado pelos moderadores dizendo que já existia algo duplicado, perguntei onde não obtive resposta ?!?!?!?!?
Basicamente e porque pouco responderam gostaria de saber que sistemas tem e qual a potência máxima habitualmente produzida, por exemplo tenho um sistema de 1.0KW constituído por 4 painéis de 265W ligados em série a um inversor Solax. Só tenho à um mês desde o fim de agosto. O máximo que produziu consistentemente foi cerca de 800W o mais habitual é manter-se nos 760 em hora de pico, isto é normal? DE referir que sou de Coimbra e decidi ter os painéis virados para poente pois produzem até mais tarde (em Agosto até às 20.00 ainda produzia cerca de 90W).
Já tive picos de 1200W no inversor na altura dos nublados para abertas. mas o normal são os 700 a 800W, e vocês?
então como querias potencia maxima se os paineis não estão virados para sul?

Eu tenho provavelmente o mesmo kit que o teu, tenho 4 paineis rec de 265w e um inversor solax. Os meus estão virados a sul, e no inverno num dia limpo o maximo fica pelos 800w porque o sol está mais baixo .

Em maio ou junho, o Sol ao meio dia está mesmo por cima dos paineis quase na perpendicular e consumo valores de 1090w

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por serges »

Bolas

Eu finalmente lá instalei os meus e posso dizer que pensava que iria produzir mais, 2 painéis de 220w e com inversor de 600w e teve um pico de 400w mas a media é os 250w, já faço a actualização do meu projecto...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por LSousa »

Biod Escreveu: quinta jan 02, 2020 4:09 pm
LSousa Escreveu: sexta set 20, 2019 11:48 pm Boas, volto a este tópico pois o que tentei abrir foi barrado pelos moderadores dizendo que já existia algo duplicado, perguntei onde não obtive resposta ?!?!?!?!?
Basicamente e porque pouco responderam gostaria de saber que sistemas tem e qual a potência máxima habitualmente produzida, por exemplo tenho um sistema de 1.0KW constituído por 4 painéis de 265W ligados em série a um inversor Solax. Só tenho à um mês desde o fim de agosto. O máximo que produziu consistentemente foi cerca de 800W o mais habitual é manter-se nos 760 em hora de pico, isto é normal? DE referir que sou de Coimbra e decidi ter os painéis virados para poente pois produzem até mais tarde (em Agosto até às 20.00 ainda produzia cerca de 90W).
Já tive picos de 1200W no inversor na altura dos nublados para abertas. mas o normal são os 700 a 800W, e vocês?
então como querias potencia maxima se os paineis não estão virados para sul?

Eu tenho provavelmente o mesmo kit que o teu, tenho 4 paineis rec de 265w e um inversor solax. Os meus estão virados a sul, e no inverno num dia limpo o maximo fica pelos 800w porque o sol está mais baixo .

Em maio ou junho, o Sol ao meio dia está mesmo por cima dos paineis quase na perpendicular e consumo valores de 1090w
Sim eu sei que iria perder a produção em termos de pico mas e em termos de duração consegues produzir até que horas?


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por Biod »

1 hora antes do por do sol mais ou menos


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu tenho 6 paineis (um pouco mais de 1,5kw) desde Março e medidor owl intuition PV desde Abril, e acho que chego a picos de 1300/1500w lá para fim de Junho hora de almoço... Já não me lembro muito bem...
Meus estão orientados praticamente a Sul (não é uma orientação perfeita a Sul, mas quase...)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CastroCaçador
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 22, 2020 9:13 am

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por CastroCaçador »

Olá pessoal.
Instalei 4 painéis solares de 260w cada. Tenho reparado que este mês, janeiro, em um dia de céu limpo e na hora de pico, às 14h30, não consigo produzir mais que 740w. Será normal? Vivo no norte de Portugal.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por serges »

Bem vindo, CastroCaçador

Primeiro deveria apresentar se e depois ler um pouco pois também tenho notado essa situação e devido a inclinação e orientação faz com que o rendimento não seja o que queremos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


CastroCaçador
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 22, 2020 9:13 am

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por CastroCaçador »

serges Escreveu: quarta jan 22, 2020 9:40 am Bem vindo, CastroCaçador

Primeiro deveria apresentar se e depois ler um pouco pois também tenho notado essa situação e devido a inclinação e orientação faz com que o rendimento não seja o que queremos...
Obrigado pela partilha de informação. Sou um leigo na matéria mas tenho vontade de aprender.


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por Biod »

CastroCaçador Escreveu: quarta jan 22, 2020 9:19 am Olá pessoal.
Instalei 4 painéis solares de 260w cada. Tenho reparado que este mês, janeiro, em um dia de céu limpo e na hora de pico, às 14h30, não consigo produzir mais que 740w. Será normal? Vivo no norte de Portugal.
sim é normal, mas a hora de pico costuma ser mais cedo um pouco

lá para maio/junho consegue acima de 1000


CastroCaçador
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 22, 2020 9:13 am

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por CastroCaçador »

Biod Escreveu: quarta jan 22, 2020 11:35 am
CastroCaçador Escreveu: quarta jan 22, 2020 9:19 am Olá pessoal.
Instalei 4 painéis solares de 260w cada. Tenho reparado que este mês, janeiro, em um dia de céu limpo e na hora de pico, às 14h30, não consigo produzir mais que 740w. Será normal? Vivo no norte de Portugal.
sim é normal, mas a hora de pico costuma ser mais cedo um pouco

lá para maio/junho consegue acima de 1000
Agradeço-lhe a ajuda. Já me preparava para ativar a garantia pensando que um dos paineis ou o microinversor estivesse avariado. Sempre bom poder contar com a ajuda de quem entende do assunto e já têm experiência.


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por Biod »

e no inverno n se assuste se em dias com sol e nuvens tiver picos acima de 1200w .


n4rs
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 28, 2018 2:42 pm

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por n4rs »

Sistema com 6 painéis monocristalinos de 345W cada da Q-Cells com 3 microinversores APS600, virados perfeitamente a sul e com 35° de inclinação.
Produção de hoje até ao momento, em dia nublado no concelho do Cartaxo.
Screenshot_20200124-120140.png
Não me parece mau de todo.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por Freddy_krueger »

n4rs Escreveu: sexta jan 24, 2020 12:06 pm Sistema com 6 painéis monocristalinos de 345W cada da Q-Cells com 3 microinversores APS600, virados perfeitamente a sul e com 35° de inclinação.
Produção de hoje até ao momento, em dia nublado no concelho do Cartaxo.
Screenshot_20200124-120140.png
Não me parece mau de todo.
Já agora qual o produto de monitoramento do sistema? Eu tenho um owl intuition PV mas como paineis fora do wifi, meu sistema fica a meio entre router e paineis... por vezes perde-se sinal, etc...
APP não deixa fazer muitas personalizações, parece parada no tempo :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


n4rs
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 28, 2018 2:42 pm

Re: Quanto Produz um SISTEMA SOLAR Fotovoltaico de 1,5 KWH ?

Mensagem por n4rs »

Freddy_krueger Escreveu: segunda jan 27, 2020 2:14 pm
n4rs Escreveu: sexta jan 24, 2020 12:06 pm Sistema com 6 painéis monocristalinos de 345W cada da Q-Cells com 3 microinversores APS600, virados perfeitamente a sul e com 35° de inclinação.
Produção de hoje até ao momento, em dia nublado no concelho do Cartaxo.
Screenshot_20200124-120140.png

Não me parece mau de todo.
Já agora qual o produto de monitoramento do sistema? Eu tenho um owl intuition PV mas como paineis fora do wifi, meu sistema fica a meio entre router e paineis... por vezes perde-se sinal, etc...
APP não deixa fazer muitas personalizações, parece parada no tempo :(
A monitorização é através da ECU-C da Apsystems que liga aos microinversores e dá a produção de cada painel.
A APP é própria da APS, neste caso a EMA APP.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”