SMART electrico

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

Boas,

Qual a vossa opinião dos novos smarts eléctricos? fiabilidade/autonomia?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

Andas a ver novo ou usado?!

Pessoalmente: Preço demasiado elevado para o que oferece, preferia um VW e-up, preço semelhante e com +/- dobro capacidade bateria e logo autonomia...

-Smart EV 2020: 17KWH bateria - autonomia +/- 90-110kms
-VW E-UP 2020: 36 KWH bateria - +/-180-220kms (atenção que modelos de anos anteriores têm uma bateria e autonomia equivalente ao Smart)

Valores de autonomia baseados na minha experiência de 2 anos condução de veiculo elétrico... o valor WLTP mencionado pelas marcas é demasiado optimista.

Acho que o carregamento rápido (DC) nos smart's é um opcional que poderá condicionar ainda mais (na minha opinião) a compra e uso deste carro, seja novo ou usado.

Em termos de fiabilidade, um veiculo elétrico é "per se" bem mais fiável que um ICE (veiculo combustão/explosão) pois tem muito menos peças móveis/susceptíveis de avaria, menos líquidos para terem fugas e haver mudanças... para teres noção paguei 370 eur manutenção de um nissan leaf.... mas foi manutenção para 5 anos e oficial na marca!!

Abraço e mais alguma dúvida, apita.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

Boas,

Obrigado pela resposta :)

Ando a ver tanto novo como usado, depende do preço de usado, penso que nos usados não existe muito o risco de comprar carros com problemas de motor/caixa como nos "outros"

Na smart obrigam a manutenção anual com valores a rondar os 130€, acho exagerado mas mesmo assim não é nada de mais

O vw com essa bateria estava no ponto, vou pesquisar preços, será que apenas em 2020 saíram com essa bateria?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

bicicleta Escreveu: sábado jun 20, 2020 4:49 pm O vw com essa bateria estava no ponto, vou pesquisar preços, será que apenas em 2020 saíram com essa bateria?
Sim, só modelo de 2020... cuidado que anteriores bateria era de metade do tamanho e logo metade da autonomia...

Apressa-te pois ouvi que parece que houve muita procura destes pequenos grandes carros por toda a Europa e parece que grupo VW não estão a querer que pessoal os compre :o
Tanto que cá em Portugal nem sairam os gémeos da Skoda e Seat...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: SMART electrico

Mensagem por Mumia »

bom o que dizer, sem duvida o "carro ideal" em eléctrico, pelo seu tamanho enquanto citadino...

Porém sou da mesma opinião, preço talvez elevado para a autonimia em causa, claro está paga-se a marca....

Havendo essa diferença que é falada em cima pelo Freddy_krueger, bom então a decisão para mim seria fácil eheheheheh

Agora, se a autonimia do Smart chega perfeitamente para ti, e se gostas efectivamente do dito (sim os novos tao bonitos sem qualquer duvida) entao, é ver o que há por aí de carros de serviço ou 2ª mão e comparar com novos e sigaaaaa :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

Amanha vou ver se dou uma visita a vw ver preços e prazos de entrega


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

bicicleta Escreveu: quarta jun 24, 2020 4:49 pm Amanha vou ver se dou uma visita a vw ver preços e prazos de entrega
Se o pessoal puder ajudar nalguma outra dúvida apita...

Tem em atenção que penso que incentivo à compra VE para particulares penso que esteja no limite (se não foi já atingido), pelo que não deves contar com este valor...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

Obrigado,

Ainda não tive tempo de passar na vw, mas enviei um pedido de contacto com uma simulação do up e estou a aguardar

Vou informando


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

bicicleta Escreveu: terça jun 30, 2020 10:46 pm Ainda não tive tempo de passar na vw, mas enviei um pedido de contacto com uma simulação do up e estou a aguardar
Se trabalharem tão bem como concessionários da Nissan bem que podes esperar...só querem vender SUV's ICE... :(
Eu enviei email's e desloquei-me a 3 e só num consegui ter a atenção certa.... vendeu logo um carro de >30 KEUR (Entreposto A Fontes Aveiro) ... dos outros (Caetano Porto e Entreposto Porto) não fiquei com grande impressão...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

É verdade, ainda espero o contacto, mas acredito que seja contactado em breve! Afinal nos ultimos meses quase não se venderam carros

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: SMART electrico

Mensagem por zeuz »

bicicleta Escreveu: quarta jul 01, 2020 5:26 pm É verdade, ainda espero o contacto, mas acredito que seja contactado em breve! Afinal nos ultimos meses quase não se venderam carros
Experimenta o seguinte: usa outro e-mail e contacta o mesmo concessionário, mas pede proposta para um Golf TDI... :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

bicicleta Escreveu: quarta jul 01, 2020 5:26 pm É verdade, ainda espero o contacto, mas acredito que seja contactado em breve! Afinal nos ultimos meses quase não se venderam carros
O ideal é mesmo lá ires e verificares "in loco" se aquele vendedor te vai mesmo querer vender aquele carro ou apenas "empurrar" para outro...se for o caso, vais "empurrado" para outro concessionário...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

Bom, como a vw não diz nada comecei a procurar outras alternativas mesmo em usados e noutros segmentos

Os Kia soul, parecem interessantes (usados)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

KIA SOUL:
- Um segmento maior....mais conforto...
- bagageira algo pequena em modo 5 lugares, mas devido a carro ser algo cúbico, fica com muita mala em modo 2 lugares
- Consumo AE algo elevado devido a formato SUV (+alto) e linhas (pouco aerodinâmicas) do carro

Qual o teu budget?

Por 20K€ (valor novo do vw eup) já há no standvirtual nissan leaf 40 (algo usados - provavelmente uber's - é certo)... vão ter alguma degradação de bateria, mas sendo bateria de 40kwh, é pacífico nos próximos anos se for agora bem tratada... Eu considero em nivel de habitabilidade, o leaf 40 superior ao kia soul 28/30...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

Boas Freddy,

Obrigado pelos teus comentários

O budget em usado seria na casa dos 18k mas teria que ser relativamente novo e com boa garantia do fabricante ou então baixar o valor e a idade e mudar daqui a uns 3/4 anos que a coisa a nível de eléctricos já deve estar muito diferente do que é agora(espero eu :)

Entretanto recebi proposta do vw, perto dos 23 e 4/5meses, muito caro para o que oferece


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

Boas, para manter o tópico porque também existem muitas dúvidas

Não quero passar a fasquia dos 20k e nesse sentido tenho que procurar o melhor carro com a melhor garantia que não vou ter problemas

Kia soul
ionic
leaf

os pequenos
up
smart (muito pouca autonomia e sem carga rápida, em pouco tempo acho que nos iamos arrepender)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois, a VW sabe que tem um bom produto e está a fazer render... ainda por cima com COVID, pessoal repensa investimentos em ICE e pensa mais nos BEV ou pelo menos plug-in... muitas marcas têm até cancelado aceitar reservas pois já têm mais que produção tomada para ano 2020...

Os Leaf 40 que vi no standvirtual (pelos kms), parecem todos tipo UBER services...com crise atual devem começar a aparecer muitos infelizmente. Tentar negociar... É sempre um risco é comprar um carro destes com apenas 2 anos e já +/- com metade da garantia da bateria esgotada (os que vi rondavam os +70K Kms)... se conseguires esticar aos 20KEUR penso que arranjas um Leaf 40 (2018 para a frente) com muito menos kms - acho que o ideal seria menos de 50K Kms que é um uso comum e em linha com a garantia para as baterias...

Os ionic (podes ver DB que há na secção), é o mais evoluído e eficiente.. .também parece o mais bem preparado para viagens maiores (entenda-se + de 300kms seguidos)... eu pessoalmente quando andei a ver apenas não gostei de habitabilidade traseira e capaidade da mala que eram inferiores ao Leaf. Dinamicamente o hyundai gasta menos que leaf pois é mais eficiente, mas motor não é tão potente nas acelerações e reprises... mas sempre melhor que um ICE com valores de potência semelhantes
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

O limite serão os 20k e quero um 100% electrico para acabar com os óleos que parece coisa do século passado LOL


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

bicicleta Escreveu: segunda jul 06, 2020 9:31 am O limite serão os 20k e quero um 100% electrico para acabar com os óleos que parece coisa do século passado LOL
Eu ao lado do Leaf na garagem tenho uma Renault Mégane DTI 2000... nunca mais vejo a hora de a trocar também, mas só por avaria ou custo manutenção muito elevado no horizonte, senão daqui a 6-8 anitos quando Leaf fizer 8-10 anos e se já não der para 1º carro de família (passa a ser o segundo).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: SMART electrico

Mensagem por rnlcarlov »

Já o disse no clubelétricos, mas o Ioniq de todos é os modelos mais "económicos" é aquele com maior potencial para acabar por completo com a necessidade de um ICE. Para as voltas da cidade todos os carros dão. Quando toca a viagens maiores, o Ioniq é superior ao leaf40 apesar da bateria menor. Esta diferença é ainda maior no Verão, em que a falta de refrigeração da bateria do Leaf e o consequente rapidgate (limitação de corrente de carga em PCRs quando a bateria está quente) permite poupar tempo de viagem e € nos PCRs pagos ao minuto de utilização.
Agora é questão de conseguir encontrar um dentro do orçamento.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”