Bereco EVO Amarelinha

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

ora viva.

a minha bereco evo amarela chegou ontem, finalmente, já de noite (agora também fica logo de noite às 5 da tarde), por isso começo hoje este meu diário de bordo para contar todas as aventuras e desventuras (espero que sejam poucas).
Scooter Bereco EVO 2009-12-09 010.JPG
Scooter Bereco EVO 2009-12-09 010.JPG (79.52 KiB) Visto 19845 vezes
como já era tarde só tive tempo de "desembrulhar" e montar algumas das peças que vinham enroladas em bolhas para o transporte. aproveitei para tirar algumas fotos que podem consultar aqui no picasa.

agora ainda estou a tratar do seguro, o que significa que as voltas em estrada ainda vão esperar mais um bocadito.

num próximo post falo do material que já comprei.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmgp »



parabéns! que tenhas muitos e bons quilómetros com ela!

Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


arturaraujo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 156
Registado: terça out 28, 2008 11:07 am

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por arturaraujo »

parabéns! idem aspas aspas....
Parapente + EVT 4000e + Teycars Cantábrico

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por serges »

boas,

bem vindo ao mundo dos eléctricos, muitas saudades desse modelo!

parabéns e muitos kms...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Volt »

parabéns. fico a aguardar novidades.
bem que podias, entretanto, colocar algumas informações sobre o teu "background" motociclista (se o tens) e aparecer nos nossos encontros aqui em lisboa.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por marcopns »

parabéns pela compra... tens mota para mais de 100 000 km sem chatices. tem cuidado com a fera pois ela no inicio custa a domar... facilmente fazes um burnout numa estrada molhada...

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Edu_Rod »

parabéns pela compra,


fica porreira em amarelo...
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

obrigado a todos pelo incentivo... aliás, foi por começar a ler/frequentar este fórum que me ficou o bichinho dos ve (ok, ele já existia, mas cresceu consideravelmente).

o meu passado motociclista realmente é zero... bem, só se contar com as voltas que dei na motoreta do meu avô ou numa sachs no alentejo... de resto só btt mesmo

quanto ao acelerador... esse foi um dos pontos que insisti com o eduardo para melhorar, e ela vem já mais suave! já não arranca de esticão como as que experimentei no test-drive.

ps - a motoreta do meu avô já tinha sido dos tempos de adolescência do meu pai... não sei se algum de vós se lembra, ou alguma vez viu, umas motorizadas 50cc antigas que tinham o quadro em tubo de diâmetro largo, e que servia também de depósito da gasosa (dentro do quadro). não tinha pedais, só o kick-start... e tinha as mudanças no punho, só com 1ª e 2ª... alguém conhece ou sabe a marca? ... ai que saudades daquele ruido e fumarada
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Volt »

hmma Escreveu: ps - a motoreta do meu avô já tinha sido dos tempos de adolescência do meu pai... não sei se algum de vós se lembra, ou alguma vez viu, umas motorizadas 50cc antigas que tinham o quadro em tubo de diâmetro largo, e que servia também de depósito da gasosa (dentro do quadro). não tinha pedais, só o kick-start... e tinha as mudanças no punho, só com 1ª e 2ª... alguém conhece ou sabe a marca? ... ai que saudades daquele ruido e fumarada
procura imagens da sachs minor no google e vê lá se é dessas. as buell é que continuam a adoptar esse sistema de gasolina no quadro...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Barrocas »

parabéns, escolheste a cor mais catita

agora deves estar em pulgas para tratar da burocracia e começar a "xispar electrões"

ja agora, podes também elucidar-nos sobre as tuas considerações para optares pela eléctrica, e o que te levou a optar pela evo?

volt - as buell guardam o óleo no quadro, nao é a gasosa...

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Volt »

nahhhh... barrocas, eu já conduzi uma buell com um reservatório de gasolina no quadro. .

nem foi por isso que não gostei.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Bluesky »

boa escolha,hmma. bem vindo ao mundo novo
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por eucurto »

bluesky Escreveu:boa escolha,hmma. bem vindo ao mundo novo
parabéns!

"welcome to the real world!"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

barrocas Escreveu:ja agora, podes também elucidar-nos sobre as tuas considerações para optares pela eléctrica, e o que te levou a optar pela evo?
basicamente eu tinha prometido a mim próprio que o meu próximo carro seria um eléctrico... como eles tardam em chegar, e como o trânsito na cidade está cada vez mais caótico, acabei por optar pela experiência de 2 rodas - com o grande incentivo da alteração da lei sobre carta para as 125cc.

nas minhas comparações, exclui primeiro a vetrix pelo seu preço e também pela incerteza que se estava a viver em torno da marca/fábrica... além disso tenho alguma preferência por motas mais "maneirinhas", embora se calhar dentro em breve mude de opinião e a médio prazo até possa evoluir naturalmente para outro modelo mais "encorpado". no tópico comparativo scooters eléctricas podem ver alguns dos pontos que tentei avaliar para a minha decisão final entre a evo e a thunder 5000. se calhar se no test-drive a thunder me tivesse entusiasmado mais teria ido antes para esse modelo. o problema foi que me pareceu um pouco instável (e a evo torna-se mais intuitiva a desviar-se dos obstáculos), e como eu sou maçarico nestas andanças, nesta fase quanto mais intuitiva for a condução melhor.

ps - a fumarenta era algo deste género Imagem mas não era bem assim...
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

ontem foi o primeiro grande teste... fiz pela primeira vez a viagem de casa até ao trabalho (de almada até ao aeroporto de lisboa ~= 20kms).

no sábado de manhã fiz o meu primeiro passeio na evo: algumas voltas até ao centro comercial e fui à portagem da ponte comprar o viacard. nessa altura já estava a acusar falta de carga (o ponteiro já descia mais de metade nas subidas, mesmo ligeiras) e então fui fazer a primeira "crava" por uma ficha a casa do meu pai. depois de tarde levou então uma carga completa já na garagem (pensava eu ), e depois da carga só fui até ao almada fórum e voltei ( < 5kms).

ahh, de manhã não estava a contar os kms porque a bicha estava desenroscada por baixo do painel... foi só tirar uns quantos parafusos e enroscar tudo de novo.

ontem (segunda-feira) é que lá me aventurei na primeira travessia da ponte 25 de abril... com um frio de rachar (5ºc quando saí de casa) valeram-me dois pares de luvas calçados e o casaco espectacular que comprei na caparica peles (ali ao lado da via rápida da costa)... o pior foi mesmo as pernas só com as calças de ganga.

o problema é que ao chegar aqui ao aeroporto começou a cortar na velocidade com a luz vermelha a piscar... a última subida (ligeira) fez a 20km/h... o resto do caminho vim sempre entre 40 - 70 km/h (com bastante vento de frente na travesia da ponte).

resultado: já tive de ir cravar por aqui uma ficha para lhe dar uma carga de forma a conseguir voltar para casa sem ficar apeado a meio da ponte. no entanto ela não fez mais do que 25kms desde o carregamento de sábado

pelos vistos (depois de ter falado com o eduardo) a carga de sábado não tinha chegado a encher, porque quando eu desliguei a ficha estava com uma luz vermelha a piscar (que eu pensei que fosse o final da carga, mas afinal não era). à noite, depois de ter carregado durante 4 horas seguidas aqui no trabalho, já tinha um comportamento completamente diferente, a puxar mesmo com força e a acompanhar (ou ultrapassar) os outros carros... sempre à volta de 60 - 70 km/h


hoje, com este frio do catano, e com previsão de chuva para a tarde e para amnhã, já voltei ao carrito e aos transportes (o comboio da ponte é bem mais quentinho e também é eléctrico )... enquanto durar o passe...
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por rocker_pt »

ai as perninhas....
ó pá! por uns €65 já compras umas calças impermeáveis muito quentes com forro extraível e te desenrascas.
apanhar frio, não dá para andar de mota. tens de te vestir bem, se não não dá gosto nenhum andar de mota.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

finalmente o tempo deu-nos uma aberta e esta semana já consegui ir todos os dias na evo para o trabalho.

sim, porque com a minha pouca experiência de motas ainda não me arrisquei andar à chuva, com medo de escorregar no piso. de qualquer forma já vou furando pelo meio das latas com alguma facilidade, apesar de ainda estar a treinar o equilibrio e as distâncias (laterais para passar e à frente para travagens). nesta 6ª-feira então deu um jeitasso porque na 25-abril estava tudo paradinho com 2 carros avariados no tabuleiro e um deles a ser rebocado quando passei.

para proteger do frio tenho usado o casaco da caparica peles, que já tinha falado, e umas luvas e calças da decathlon, que já tinha antes para o snowboard (tenho umas mais finas, só com forro de rede, que sempre tapam um pouco o vento e outras com forro de aquecimento do ski). com as calças grossas tá-se bem, agora as luvas é que deixam arrefecer as mãos. até houve um dia em que calcei 2 pares, umas wind-stopper da btt por baixo e as da neve por cima, mas parece que arrefeceu ainda mais por causa da pouca mobilidade dos dedos.

de resto não tive grandes sobressaltos, a não ser alguma diminuição da autonomia - não sei se devido ao frio ou ao pára-arranca do trânsito (como a 2ª circular tem estado caótica devido ao fecho da crel...). mas o problema da 1ª viagem (onde cortou ao fim de 20kms) já não se repetiu. dessa vez deve ter havido qualquer coisa com o carregador, que felizmente não voltou a acontecer. penso que foi na 3ª-feira que começou a acender a luz ainda no eixo norte-sul, antes da ponte, no regresso a casa. então diminuí para uns 40/50km/h e só à chegada a casa, na subida do fórum almada, é que começou a cortar mesmo na velocidade. depois disso, para evitar contratempos, tenho feito umas cargas à tarde no trabalho, e assim já volta para casa com a pica toda.

até agora tenho quase 500km feitos com 20kw gastos em casa, a 0,12€/kw = 2,4€, o que implica 0,5€ por 100kms - mais ou menos dentro da estimativa.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

este post é mais dedicado aos acessórios

capacetes tenho 2, ambos comprados na norauto. um lem tipo jet que comprei ainda no verão por 50€, antes ainda de ter a scooter (e como depois ela demorou bastante a chegar nunca cheguei a usar este capacete a não ser nos test-drives).

Imagem
Imagem
Imagem

e um can integral, em que aproveitei uma promoção de natal, que ficou por 75€.

Imagem
Imagem
Imagem

entretanto, queria arranjar um relógio para o painel de instrumentos e no fds passado, quando estava a pagar umas coisas no lidl, olhei para o lado e lá estava o aparelhómetro perfeito: um termómetro interno e externo, mais relógio, por 8€.
e o melhor de tudo é que encaixou na perfeição entre os mostradores e a "pala"... nem sequer precisou de cola

Imagem

supostamente aquilo não deverá aguentar muita humidade, porque é suposto ser usado no interior, mas já lavei a mota com ele lá montado e continuou a trabalhar. agora queria ver se punha o sensor do termómetro externo a passar por dentro do plástico para apanhar o vento nas entradas de ar ao lado dos faróis.

nesta semana marcou, nos mais frios, 7/8º externo e 10º "interno", e na sexta 12º ext. e 14º int. não tem iluminação para se ver à noite, mas já desenrasca bem.

ahh, e como os espelhos ficam um bocado estreitos tou a experimentar também com este "olho-de-boi" no espelho da esquerda para ver melhor os carros que estão mesmo atrás... os braços dos espelhos é que precisavam de ser um bocadito mais compridos.

Imagem

em relação à mala traseira, que foi oferta junto com a scooter (mas nas primeiras fotos não a tinha ainda montado), tive de fazer novos furos no plástico para encaixar nas furações do suporte, mas depois a vibração começou a rachar o plástico no sítio dos furos, e então fiz-lhe um reforço em chapa, por dentro e por fora, que parece já aguentar bem (agora precisa é de uma pintura).

Imagem
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por hmma »

hoje fui à bomba de gasolina, verificar a pressão dos pneus pela primeira vez... eu realmente estava a notar o pneu de trás um bocado mole, mas até fiquei parvo quando vi quanto tinha --- 0,9 bar

como também não tinha a certeza de quanto havia de por, e para não encher demais, pus 2,2 à frente e a trás, mas amanhã já tenho de lá passar novamente para corrigir para 2,5.

beeeemmmm.... notei logo uma diferença enorme no rolar... nem precisava acelerar tanto

espero que não tenha nenhum furito... mas se tiver também já ando com uma lata de tapa-furos debaixo do banco, não vá o diabo tecê-las.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Volt »

o tapa-furos é uma excelente ideia. eu também ando sempre com um. o post dos acessórios está muito bom. agora, quanto às luvas, tens de comprar umas luvas de jeito. eu já tenho mais de uma dezena de pares de luvas. tenho de tudo. desde experiências falhadas, a luvas acidentadas, passando por luvas mais pequenas para pendura, por luvas de verão, luvas de inverno... tudo. na semana passada mandei vir mais umas luvas do ebay que estou a gostar bastante. são impermeáveis e térmicas. são estas.
já agora, para não passar muito frio nas mãos, é preciso luvas boas, mas não só! convém não deixar as mãos arrefecerem quando saímos de casa. o ideal, é colocá-las quentinhas dentro das luvas imediatamente antes da viagem. ajuda imenso.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”