Isolamento de paredes exteriores

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
Babo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 27, 2006 10:26 pm

Isolamento de paredes exteriores

Mensagem por Babo »

boas a todos!

andei a procurar informações sobre como isolar paredes da forma mais económica possível e sem fazer grandes obras. falaram de poliuretano injectado para a caixa de ar das paredes. andei a procurar informações sobre o assunto mas até agora pouco encontrei, mas, no entanto parece ser uma solução viável.

o que eu queria saber é se alguém já ouvi falar do assunto (certamente que sim), se acham viável e se conhecem alguma empresa que o faça na zona de braga.

desde já obrigado pela atenção.
Última edição por Tó Miguel em sábado fev 20, 2010 4:25 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Andavam alguns tópicos a falar do mesmo temas e dando as mesmas soluções de isolamento de paredes exteriores. Assim alterei o titulo e juntei os tópicos

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Isolamento de paredes por injecção de poliuretano

Mensagem por pseudominus »

já ouvi falar, e já vi. é boa solução mas de recurso.
se tem casa feita com caixas de ar, sem isolamento ou isolamento deficiente é uma boa solução.

como se faz?
- localizam-se os pilares e as caixas de ar entre eles.
- em cada caixa, fazen-se 2 furos pelo exterior em lados opostos, um em cima e um em baixo 20 cm acima do fundo.
- injecta-se poliuretano no furo inferior um quantidade de cerca 10 vezes inferior ao volume estimado para a caixa. fecha-se este furo e espera-se que o poliuretano saia no furo superior, tapando este logo de seguida.
- cuidado com fendas e caixas de estores, para não ter surpresas.

vantagens: isolamento térmico e acústico mt bons.

desvantagens: vai ficar com as paredes muito impermiáveis á humidade, logo mais dificil de secar pelo interior.

quem faz na zona de braga não sei, pesquise em projecção de poliuretano, isolamentos térmicos.
conheço em aveiro e zona do porto/gaia.
se for pouco e gostar, porque não compra produto mais reagente e faz você?

cumpts


Autor do tópico
Babo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 27, 2006 10:26 pm

Re: Isolamento de paredes por injecção de poliuretano

Mensagem por Babo »

obrigado pelo esclarecimento. já andei à procura e por acaso encontrei uma empresa que faz isso com sede a 1km de minha casa.

quanto ao fazer eu mesmo a injecção... tenho 2 problemas: o apartamento não é meu e é num prédio (o que não deve invalidar a aplicação). eu queria saber preços e se realmente era viável para depois tentar acordar as obras com o senhorio. eu queria mesmo isolar as paredes porque a casa é mesmo gelada. passo horas com o aquecedor ligado numa divisão com a porta fechada, se o desligo, passados uns 30min volta ao que estava. parece-me que o problema está no deficiente isolamento das paredes (estão geladas).

já agora uma pergunta, não é possível fazer isso a partir do interior?

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Isolamento de paredes por injecção de poliuretano

Mensagem por pseudominus »

pelo mesmo principio é possivél fazer pelo interior, mas em zonas com azulejos é complicado.
reparação no final para tapar buracos. convém utilizar tubos na ligação aos buracos para tentar controlar e manter interior e paredes limpas durante a operação.

cuidado com caixas de estores se tiver. verificar que não estão em contacto com caixas de ar pois podem encher.

em 2001 tinha preço de referência de 10 euros por m2 para 5cm caixa, em construção, sem grandes cuidados com limpeza. agora não faço ideia. peça vários valores e alguns de mais longe.

forrar as paredes pelo interior é tb uma solução a considerar.

quanto a aquecimento, convém ventilar a casa muito bem diáriamente (1º grande "segredo" para aquecimento eficaz). depois utilizar o aqurcimento de forma regular.

cumpts.


Autor do tópico
Babo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 27, 2006 10:26 pm

Re: Isolamento de paredes por injecção de poliuretano

Mensagem por Babo »

estava a pensar começar pelo meu quarto para ver como fica. acho que posso experimentar pelo interior. o meu medo é a parede da janela... aquilo devia ser espuma a aparecer por todo o lado!


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Isolamento de paredes por injecção de poliuretano

Mensagem por Laranjeiro »

babo olá
eu moro em guimarães, ah algum tempo que tenho um contato de braga que nunca cheguei a usar, na época ele fazia poliuretano projetado penso que +/- 30mm por 4,3€/m2, imagino que quem faz projetado faz também enchimento de caixa d'ar...

espero ter ajudado, abraço
Última edição por Tó Miguel em sábado fev 20, 2010 3:54 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Apaguei a nome e o contacto pois isso é considerado publicidade, nesse caso deverias ter utilizado a informação através de PM e nunca directamente no fórum
Chernobyl corria Windows


Autor do tópico
Babo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 27, 2006 10:26 pm

Re: Isolamento de paredes por injecção de poliuretano

Mensagem por Babo »

olá laranjeiro

obrigado pela ajuda!


AdriaqnoP
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sexta set 28, 2007 2:11 pm

Re: Isolamento de paredes por injecção de poliuretano

Mensagem por AdriaqnoP »

acho que o melhor isolamento a aplicar nesse caso, é pelo interior da habitação.

consiste em colcar um isolamento em lã de rocha/vidro e com pladur a revestir toda a área. esta solução tem o incoveniente de lhe diminuir a área interior, mas o resultado final é significativo.
a habitação aquece mais rapidamente e mantém a temperatura durante mais tempo.

o projectado, apenas vai gasta dinheiro. sem obras nas pardes, não vai ficar nada de jeito e va continuar com as pontes térmicas, que é por onde passa a maioria do frio/humidade.


hbalao
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta mai 08, 2009 4:58 pm

Re: Isolamento de paredes por injecção de poliuretano

Mensagem por hbalao »

ola

pelo que li no forum parece uma boa opçao e estou interessado em aplicar em minha casa , sou da zona de ovar e so tenho o contacto de uma empresa queria ter outros contactos para pedir orçamentos como vi no forum que o pseudominus tem o contacto de aveiro e gaia\porto agradecia imenso que me desse esses contactos para poder pedir outros orçamentos

cmp


jose costa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta jan 22, 2010 10:23 pm

CONDENSAÇÃO

Mensagem por jose costa »

ainda a condensação das paredes e especialmente os tectos da casa:

para além de abrir janelas e portas diariamnete (mesmo no inverno?), será que no momento em que tudo se apresenta demasiado sujo (negro), a solução passa por pintar novamente a casa com uma tinta antifúngica? quais as melhores marcas/referências? e para o exterior: dizem-me que se usar uma tinta muito "aborrachada" a casa respirarrá menos, logo mais condensação haverá dentro da casa.

em resumo, estou em vias de ter de gastar (bastante) dinheiro e preciso de conselhos sobre como optimizar esse investimento.
nota: vivo numa zona muito húmida.obrigado


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Tó Miguel »

olá josé
isto da condensação nas paredes, que vulgarmente se dá o nome do efeito da tampa da panela, é o mal de paredes pouco espessas e mal isoladas.
o novo regulamento das edificações urbanas em portugal, prevê o calculo térmico dos edifícios e posso dizer que melhorou muito a construção, desde, que este regulamento entrou em vigor.
aqui põe-se a seguinte pergunta:
a tua casa já tem cálculo térmico?
dá pormenores das paredes e das janelas.
assim talvez possa ajudar.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por joaquimdelisboa »

arejar a casa.... mas nem sempre!

vamos imaginar que a casa não tem aquecimento e arrefeceu naqueles dias frios de inverno, como os que estiveram no princípio de janeiro com perto de zero no exterior (região de lisboa), e que o interior veio para os 10º.

logo depois houve um dia ou dois em que a temperatura subiu para 17º .

quem abriu portas e janelas, com a ideia de aquecer a casa, teve a "grata" surpresa de ficar com os mosaicos e azulejos, para além dos espelhos, todos embaciados e a pingar água!
e se tiver tintas não apropriadas nas paredes vai acontecer o mesmo.
salvam-se as paredes estucadas já que o gesso tem uma enorme capacidade de absorver humidade.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por marcopns »

condensação é uma das fases em que ocorre a transformação da matéria, do estado gasoso vapor para líquido. a condensação que normalmente ocorre quando o vapor é resfriado pode ocorrer em sistemas fechados com o vapor comprimido sendo que ambas as situações dependem somente do equilíbrio entre a pressão e temperatura.

a temperatura de arrefecimento onde ocorre a condensação do vapor de água é chamada de ponto de orvalho.

esse fenômeno pode ser observado também no dia-a-dia quando um copo de água gelado é cercado externamente por gotículas de água. essas gotículas eram vapor de água que estavam no ar e que, ao serem resfriadas pela superfície gelada do copo, condensaram.
wikipedia

não sei até que ponto podemos culpar a qualidade de construção por tal, penso que, conseguimos minorar o problema mas não resolve-lo completamente pois, pela nossa saúde deve sempre existir humidade no ar que irá sempre aderir a superfícies mais frias, normalmente pisos cerâmicos, janelas, nas paredes nota-se menos pois como o joaquimdelisboa referiu, ela é parcialmente absorvida . a condensação ocorre nos tectos do r/c ou 1º andar? imagino que ocorra mais no 1º andar certo?


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por NunoNeiva75 »

então de quem é a culpa? do copo com água gelada não deve ser.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por marcopns »

nunoneiva75 Escreveu:então de quem é a culpa? do copo com água gelada não deve ser.
a culpa de que? das paredes/tectos ficarem frios, ou de existir humidade no ar?


koluirty
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: segunda fev 01, 2010 12:00 pm

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por koluirty »

eu tenho o mesmo problema, a minha casa fica numa zona de serra e o quarto virado para poente fica cheio de humidade condensada, as paredes extariores são duplas com placas azuis no meio, devo dizer que é frequente o ar dentro de casa apresentar > 80% humidade relativa, que soluções posso aplicar para evitar o aparecimento das manchas pretas ?

p.s.
as janelas são de aluminio lacado com vidro duplo, mas creio não terem corte termico.
Por agora de semi-electrico e assim:

Imagem

Em breve (espera-se) de Predator 90Ah


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Tó Miguel »

as janelas serem de vidro duplo mas se forem de correr o frio e a humidade entram pela calha.
no que diz respeito ás paredes é mau isolamento destas.
no entanto uma casa virada a poente, não é boa escolha pois nunca aquece o necessário durante o dia para eliminar a humidade interior. assim sendo só se resolve com aquecimento interior seja lareira ou outros.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


koluirty
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: segunda fev 01, 2010 12:00 pm

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por koluirty »

as janelas são oscilo-batentes e têm portadas também de aluminio que fechamos à noite
pelo que percebo da tua resposta, as tais placas azuis que estão no meio das paredes não são suficientes?

um dos problemas penso eu que serão os pilares que ficam nas esquinas mais expostas, existe alguma maneira de isolar pilares de betão ?

a casa tem uma frente para nascente e outra para poente, mas na zona as que estão orientadas norte/sul tem muito mais problemas na frente norte inclusive ficam verdes de um ano para o outro...
Por agora de semi-electrico e assim:

Imagem

Em breve (espera-se) de Predator 90Ah


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Tó Miguel »

pois pelo que vejo as zonas de betão nomeadamente vigas e pilares não tiveram qualquer tipo de isolamento, criando assim uma ponte térmica para o interior do edifício.
pelo que percebi as paredes exteriores são duplas com wallmate (o isolante azul) no seu interior, como é uso corrente em portugal, só que este tipo de isolamento deixa muitas pontes térmicas, pois não isola todas as partes da casa do exterior.
outro problema que é comum é o de não deixar passar um verão por cima da estrutura de betão antes de rebocar e pintar as paredes, deixando assim o betão cheio de humidade interior.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por itisix »

o problema do isolamento das casas é que (regra geral) aplicam o que nós mandamos e pagamos.

a minha casa tem 20 anos e tem alguns problemas de isolamento. foi comprada assim. tenho vindo a resolver alguns problemas. apliquei janelas de batente com vidro duplo (que por sinal ficaram uma grande me***, mas enfim). o próximo passo será isolar o sótão (ou o tecto do primeiro andar, agora estou indeciso). depois queria aplicar capotto pela casa toda. e assim penso que ficava bem melhor.
apesar de tudo, não tenho tido problemas de maior em casa. tenho uma pequena infiltração (?) de água junto da porta exterior da cozinha que penso se deva a uma má aplicação dos aros da mesma, mas vou tentar resolver mal venham uns bons dias de sol para secar um bocado (ainda por cima virado a norte).
mas não nos podemos esquecer que este ano tem sido terrível. com este inverno muito, muito chuvoso e super húmido, diria que é quase impossível não ter "problemas". se a própria humidade do ar é tão alta durante tanto tempo, não há casa que resista a não ser que tenha sistemas mecânicos para retirar a humidade (desumidificadores). então na minha zona que é humidade do mar, pinhal e ria de aveiro...

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”