Hidrocopper - ideias para resolução de problemas

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Hidrocopper - ideias para resolução de problemas

Mensagem por jeanuc »

quem passa por este forum tem ideia que a ecoforest é uma das marcas mais comum para salamandras a biomassa, mas também existe um constante problema de queixas de problemas com estes equipamentos.
a ideia deste post é dar indicações sobre o modelo hidrocopper para resolução de alguns problemas, pois a quantidade de ajustes que permite é vasta.
o primeiro ponto de salientar é limpeza. tal como referido no manual é necessário limpar permutadores (diário, pois aumenta o rendimento), cesto de queima (depende da qualidade das pellets mas usual é todos 3 dias), e cinzeiro (todas as semanas).
além disto aconselho quando a hidrocopper se encontra desligada a abrir o t de saída (se não tem devia ter), e dar umas pancadas de amigo na tubagem de exaustão. o objectivo é retirar fuligem que acumulou na tubagem e que caíu para o t. também limpar a parte posterior da caldeira, paralela ao cinzeiro, e perpendicular ao ventilador de exaustão (têm uma abertura de inspecção).
o segundo é pellets, sua qualidade. eu sei que é discutivel este ponto mas o objectivo é simples. por muito que se queira as pellets não são todas iguais, pelo que existe diferenças em termos de queima, pelo que temos que adaptar a hidrocopper a estas, muito embora ela faça um bom trabalho sem ajustes. com esse objectivo o ideal é comprar as pellets necessárias para uma temporada, pois supõe-se que não exista grandes diferenças num lote, e ter boas condições de armazenamento (baixa humidade). além de pellets sei que na estremadura espanhola utilizam caroço de azeitona, mas não tenho muitas referências....
o terceiro é ajuste do modo de gestão de ar e combustível (sei que a ecoforest utiliza outra notação, mas a verdade é que mexe nos dois) - menu 1.7 a - existem quatro e por defeito é utilizado o primeiro, que modula ar e combustivel segundo o nivel de potencia. o segundo é igual ao primeiro, mas modela apenas o ar. o terceiro é estatico, existe uma tabela de ar/combustível fixo para cada nivel de potencia e são esses os valores que a hidrocopper utiliza. o quarto é igual ao terceiro, mas a quantidade de combustível é fixa. qual escolher, não escolham por defeito o 1 é o mais adequado (por isso por defeito). apenas utilizem os outros se tiverem problemas. por exemplo se as pellets são de muito má qualidade utilizem o 4, pois "engole tudo", mas tem tendencia a ter mais cinza no cesto de queima. o terceiro se acharem que o consumo está exagerado (esta é interpretação que dou, porque quando experimentou os consumos reduziram, mas não de forma significativa).
quarto ajuste de ar - menu 1.6 existem dois itens que se podem modificar o ar de combustão e velocidade de rotação do exaustor. diminuindo o ar de combustão a queima é mais lenta, e existe mais tendencia para formar fuligem, o que é mau. demasiado ar diminui a eficiencia da hidrocopper pois o calor é expulso com o excesso de ar. é necessário equilibrio, para saber se temos a mais ou a menos temos que ver dois parametros a chama e a cinza no cesto de queima. chama pequena com grande acumulação de pellets é sinal de pouco ar. no cesto de queima deverão ter uma cinza dura que não cai para baixo (isto é porque a queima é lenta dando tempo a que cinza se una). a velocidade de rotação está intimamente ligada á cinza. quando têm cinza dura no cesto de queima aumentar a velocidade de rotação poderá ajudar pois a cinza é "puxada" com mais facilidade. como saber qual é o melhor? se têm muita cinza no t de saída é porque têm rotação a mais, se têm muita cinza no cesto queima é rotação a menos. estes dois itens estão intimamente ligados à qualidade das pellets, por isso por é necessário ajustar o ar de combustão à qualidade de pellets. peço assim aos colegas que se queixam que têm muita cinza no cesto de queima a aumentar a velocidade de rotação do extractor, e partilhem o resultado.
por enquanto fico aqui, espero este pequeno texto seja util....


Autor do tópico
jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Enchimento de deposito de hidrocopper automático

Mensagem por jeanuc »

vou partilhar com a comunidade uma ideia para encher a deposito da hidrocopper de forma mais automática, útil para quem usa bigbags.
tendo tido um problema com a hidrocopper foi utilizado um aspirador de cinzas (aqueles que custam 25€ da einhell), e o resultado foi que as pellets ficaram no deposito de cinzas, e não no aspirador.
com base nisto poderia-se colocar uma chapa com dois orificios na entrada do deposito da hidrocopper. uma seria a entrada de pellets feita por um tubo flexivel como o tubo do aspirador, e a outra seria para acoplar o aspirador. assim dentro do deposito da hidrocopper haveria vácuo e sugaria as pellets do outro lado.
problemas
o deposito da hidrocopper não é estanque (tem pelo a saída dos em fim), o que poderá influenciar de forma muito negativa a eficácia deste sistema. o sem fim poderá dar alguma estanquecidade mas não sei até que ponto.
fixação da chapa. a minha ideia inicial era utilizar uma tábua de madeira com o comprimento igual á largura da hidrocooper, e largura 4cm maior que a entrada do deposito. depois segura-la com dois grampos nos extremos. numa versão definitiva ainda não tenho ideias consistentes.
selagem da chapa. - para aumentar a estanquicidade utilizar uma borracha de vedação de portas e janelas ao redor da entrada do deposito.
funcionamento simultaneo com a hidrocopper. ao aspirar estamos também a aspirar a chama, mas tendo em conta que o tempo de enchimento é curto poderá não ter muito impacto.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”