Etanol Celulósico: O futuro chegou!

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Etanol Celulósico: O futuro chegou!

Mensagem por Luciano Kaefer »

recebi um mail sobre o lançamento de uma enzima para processar etanol celulósico, o que será o futuro do biocombustível.
essa enzima, age sobre resídos celulósicos como bagaço de cana, casca de arroz, bambu, galhos de árvores ( tudo devidamente triturado).
as pesquisas já existem à muito tempo, mas até agora, as enzimas oferecidas, continham custos superiores ao etanol, o que inviabilizava sua comercialização.

mais informações em: http://www.bioenergy.novozymes.com/

e o diagrama do processo: http://www.bioenergy.novozymes.com/cell ... c-roadmap/
cellic® ctec2
the first commercially viable enzyme for cellulosic ethanol production

novozymes’ newest cellulase complex can provide more than twice the performance, making it the first commercially viable enzyme for cellulosic ethanol production. this latest advancement in our enzyme solutions is key to bringing cellulosic ethanol to market.

ctec2 works with a wide variety of feedstocks and process technologies. as with our previous cellulosic ethanol enzymes, cellic ctec2 is a concentrated product that is globally available in commercial-scale quantities. but compared to the earlier version, it allows up to a 50% lower dosage, driving the enzyme use cost down to as low as $.50 per gallon of ethanol produced.

cellic ctec2 offers groundbreaking features and benefits
ctec2 provides increased process flexibility, giving you more ways to lower operating and capital costs:



higher conversion yields – ctec2 contains a unique protein complex that improves the enzyme’s performance and reduces dosage. this technology speeds up the conversion process and increases the ethanol yield.

better performance at higher total solids - a new beta-glucosidase delivers better performance when hydrolyzing pretreated lignocellulose substrates at higher total solids. this allows more substrate to be processed, resulting in lower capital costs and higher ethanol yield.
higher tolerance to inhibitors – ctec2 achieves a higher conversion of cellulose, even in the presence of known enzyme inhibitors that have historically adversely affected enzyme performance.

improved performance - compared to the industry-leading cellic ctec, ctec2 has an average performance improvement of 1.8x across a broad spectrum of processes and substrates.

realistic dosing - because it reduces both enzyme dosage and supply chain cost while setting the standard for high conversion of lignocellulose to fermentable sugars, cellic ctec2 is the first commercially viable enzyme solution for cellulosic ethanol production.

cellic® ctec2 feature and benefit illustrations
e a tradução do google:
cellic ® ctec2
a primeira enzima comercialmente viável para produção de etanol celulósico

novo complexo da novozymes celulase pode fornecer mais do que dobro do desempenho, tornando-se a enzima primeiro comercialmente viável para produção de etanol celulósico. este último avanço em nossas soluções de enzima é a chave para trazer para o mercado de etanol celulósico.

ctec2 trabalha com uma grande variedade de matérias-primas e tecnologias de processo. tal como acontece com nossas enzimas anterior etanol celulósico, cellic ctec2 é um produto concentrado que é globalmente disponível em quantidades em escala comercial. mas, comparado à versão anterior, que permite até uma dose 50% menor, levando o custo do uso de enzimas para baixo para um valor tão baixo quanto $ .50 por galão de etanol produzido.

cellic ctec2 oferece características inovadoras e benefícios
ctec2 oferece maior flexibilidade do processo, dando-lhe mais formas de reduzir custos operacionais e de capital:


maiores rendimentos de conversão - ctec2 contém um complexo de proteínas únicas que melhora o desempenho da enzima e reduz a dosagem. esta tecnologia acelera o processo de conversão e aumenta a produção de etanol.

melhor desempenho em mais de sólidos totais - um novo beta-glucosidase proporciona melhor desempenho ao hidrolisar lignocelulose substratos pré-tratados com maior sólidos totais. isso permite que mais de substrato a ser processado, resultando em menores custos de capital e maior rendimento de etanol.
maior tolerância aos inibidores - ctec2 alcança uma maior conversão da celulose, mesmo na presença de inibidores da enzima conhecida que historicamente têm afetado negativamente o desempenho da enzima.

melhor desempenho - em relação ao líder da indústria cellic ctec, ctec2 tem uma melhora no desempenho médio de 1,8 x em um amplo espectro de processos e substratos.

dosagem realistas - porque ela reduz a dosagem de enzimas e os custos da cadeia de abastecimento, estabelecendo o padrão para alta conversão de lignocelulose em açúcares fermentáveis, cellic ctec2 é a primeira solução comercialmente viável de enzimas para produção de etanol celulósico.

ilustrações cellic ® característica ctec2 e benefício
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Etanol Celulósico: O futuro chegou!

Mensagem por Njay »

outra fonte:

http://www.nytimes.com/cwire/2010/02/16 ... 93478.html (ia colocar a tradução do google mas o nyt parece que não gosta...)
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Etanol Celulósico: O futuro chegou!

Mensagem por mauri »

njay Escreveu:outra fonte:

http://www.nytimes.com/cwire/2010/02/16 ... 93478.html (ia colocar a tradução do google mas o nyt parece que não gosta...)
tradução do google:

muitos produtores celulósico do combustível estão trabalhando com enzymes para quebrar abaixo as peças resistentes, inedible da planta, tais como corncobs ou grama do interruptor, em uns açúcares mais simples que possam fermented ao ethanol. agora as companhias do enzyme dizem que são próximo a quebrar abaixo um outro obstáculo resistente: o custo dos enzymes que farão a geração seguinte de combustíveis low-carbon.
o progresso pode ajudar ao etanol celulósico posto no curso competir comercialmente quando as primeiras plantas grandes abrem o ano seguinte.
novozymes, produtor industrial o maior do enzima do mundo, lançou hoje uma linha que nova diz renderá a ethanol dos desperdícios da planta em um preço do enzyme de aproximadamente 50 centavos um o galão. o produto o mais atrasado de uma década da pesquisa, esta marca uma gota de um preço de 80 por cento de dois anos há, de acordo com o diretor introduzindo no mercado global poul ruben andersen.
os avanços, andersen dito, ajudarão trazer a preços celulósico da produção do ethanol a $2 inferiores um o galão por 2011, um custo no par com etanol milho-baseado e gasolina em estados unidos atuais. preços de mercado.
ontem, o concorrente de novozyme, genencor califórnia-baseado, uma divisão do enzyme danisco gigante, anunciou seu próprio produto novo do enzyme, que cai dentro de uma escala de preço similar de aproximadamente 50 centavos para fazer um galão do combustível, de acordo com philippe lavielle, do vice-presidente executivo do desenvolvimento de negócio.
“o que nós podemos ver agora é que é praticável fazer hoje este. naturalmente, esse ser dito, você tem que ter que você tem que construir as fábricas em grande escala para fazer este, “andersen dito.
essa capacidade, though mais próximo do que sempre, tem sido por muito tempo um prospeto futuro. ano seguinte, as plantas primeiramente comercial-feitas sob medida da nação esperam-se abrir suas portas. entre os benefícios que do clima os peritos vêem seja que o uso do stover do milho e de outros produtos waste melhor que o milho cortarão a necessidade para etapas gás-produzindo do fertilizante, arar e o outro da estufa usadas actualmente fazer o etanol.
uma necessidade do grande-bilhete começa de repente mais barata
nos estados unidos, novozymes está trabalhando com llc do poeta, produtor superior do ethanol do milho da nação, que as plantas em 2011 para abrir um fed celulósico da planta de 25 milhão-galões com milho husks e corncobs. sobre o ano passado, o poeta halved quase seus custos de gastos de fabricação totais a $2.35 um o galão, e espera-os cair abaixo de $2 pelo fita-corte.
“uma parte grande de começar a nossa estrutura do custo tinha uma movimentação da companhia do enzyme seus custos para baixo, também,” disse a marca stowers, vice-presidente do poeta da pesquisa e do desenvolvimento.
historicamente, os enzymes foram o componente o mais caro de fazer combustíveis cellulosic. a parte traseira de alguns anos, enzymes comeu acima de mais do que a metade do preço da produção. isto era numa altura em que custou $5 a $10 para fazer 1 galão do combustível -- em nenhuma parte perto barato bastante para competir com o etanol uniforme da grão.
agora, o meio deixando cair dos custos do enzyme esclarecerão somente 25 por cento do preço da produção pelo ano seguinte, andersen dito.
as melhorias vêm porque os fabricantes do enzima optimizado e fino-ajustaram o cocktail exacto necessitado em cada estágio do processo. genencor disse que controlou uma melhoria threefold na eficiência de seu enzyme, que os meios necessitaram mais menos por o galão do combustível.
para trazer para baixo custos, as companhias trabalharam próxima com os produtores celulósico emergentes tais como o poeta, ou no caso de genencor, com um risco comum de sua companhia de pai, llc cellulosic do ethanol de dupont danisco.

uma outra gota do preço de 50% pode vir com produção mais grande

lavielle de genencor advertiu que a estimativa de 50 centavo-por-galões para o custo do etanol celulósico está amarrada pròxima aos detalhes e às eficiências do processo de produção. disse que, sobre diversos anos seguintes, as esperanças da companhia halve os custos do enzima outra vez, a 20 ou 30 centavos um o galão do combustível.
fazendo isso, disse lavielle, requererá escalas maiores da produção. novozymes e genencor têm plantas à rampa acima de sua produção de enzima em diversos anos seguintes enquanto os produtores cellulosic crescem sua demanda. “eu posso assegurá-lo que os enzimas não custarão o mesmo de uma planta a outra por completamente um tempo longo, até que todos estes processos agitem para fora,” lavielle dito.
o poeta está na parte que aposta em umas reduções de custo mais adicionais do enzima para ajudar encontrar-se com seu objetivo de custos de gastos de fabricação do corte a $1.50 um o galão sobre os cinco a sete anos seguintes, stowers dito.
os custos necessitarão vir para baixo para que o etanol celulósico compita com os biofuels convencionais e com o petróleo sem os créditos de imposto. endireite agora, em $1.01 um o galão, etanol celulósico aprecía duas vezes o crédito de imposto que vai à variedade milho-baseada.
enquanto o etanol celulósico vem mais perto do mercado, as barreiras tecnologicos podem levar a outros obstáculos que poderiam retardar seu crescimento.
hoje, até que haja umas mudanças grandes ao infraestrutura se abastecendo da nação ou nos regulamentos na quantidade de ethanol que pode ir nos motores de hoje do carro, lá está uns limites no uso expandido do combustível, não obstante o feedstock.
os produtores celulósico, entrementes, têm-se esforçado para encontrar o capital para construir as primeiras plantas comerciais, que podem custar para cima de $100 milhões. e enquanto mais plantas abrem, enfrentam a pergunta crucial de como contrair-se, coletam e transportam seus materiais crus inconveniente -- qual pode ser qualquer coisa das microplaquetas de madeira waste ao lixo municipal.
“a tecnologia está quase lá. necessita ser montado e demonstrado na escala grande. os bottlenecks são em algum lugar outros, “lavielle dito.

para mais notícia na energia e no ambiente, visita http://www.climatewire.net.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Etanol Celulósico: O futuro chegou!

Mensagem por Bluesky »

muito bem luciano, mas nao te esqueças que a idade da pedra nao acabou por falta de calhaus. o imperio romano tambem nao findou, simplesmente foi substituido por um mais moderno e com papado. como residuos a transformação da celulose pode ser atractiva, mas odiaria pensar o que causaria uma pressao consumista sobre esse recurso, para tal basta pensar na industria do papel. quando o futuro chegar, meu amigo, espero que não haja mais pressões sobre a biomassa. só serei a favor como gestão de resíduos e que possa subsidiar a limpeza tão necessária de florestas, mas para isto também temos a incineração. nao me impressiona a ciência aplicada neste processo, na verdade até me diverte. não esqueças que como energias de fuel nao tradicionais tambem existe o gás natural e as areias asfálticas. tudo isto será suficiente para acabar de apertar o nó ao pescoço das pessoas. o que o futuro necessita é fazer regressar o carbono aos solos, nao de os lançar à atmosfera. conceito simples.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Etanol Celulósico: O futuro chegou!

Mensagem por Tó Miguel »

bluesky Escreveu:muito bem luciano, mas nao te esqueças que a idade da pedra nao acabou por falta de calhaus. o imperio romano tambem nao findou, simplesmente foi substituido por um mais moderno e com papado. como residuos a transformação da celulose pode ser atractiva, mas odiaria pensar o que causaria uma pressao consumista sobre esse recurso, para tal basta pensar na industria do papel. quando o futuro chegar, meu amigo, espero que não haja mais pressões sobre a biomassa. só serei a favor como gestão de resíduos e que possa subsidiar a limpeza tão necessária de florestas, mas para isto também temos a incineração. nao me impressiona a ciência aplicada neste processo, na verdade até me diverte. não esqueças que como energias de fuel nao tradicionais tambem existe o gás natural e as areias asfálticas. tudo isto será suficiente para acabar de apertar o nó ao pescoço das pessoas. o que o futuro necessita é fazer regressar o carbono aos solos, nao de os lançar à atmosfera. conceito simples.
vamos ver a coisa pelo lado positivo, se começar a ser rentável, as matas passarão a andar mais limpas logo o risco de incêndio será menor.
assim não só teríamos um aproveitamento energético, como evitaríamos o flagelo dos incêndios no verão.
não conheço bem o processo, mas certamente este processo será gerador de um bagaço, que poderá posteriormente servir como fertilizante, mas neste ponto deixo a questão ao luciano, que certamente, poderá pôr-nos ao corrente de todo o processo.
mas nestas coisas o importante é aproveitar tudo ao máximo e desperdiçar o menos possível.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Etanol Celulósico: O futuro chegou!

Mensagem por Bluesky »

nao, tó miguel, escamotear a realidade será isso sim o lado negativo, porque será que estamos no actual pântano demagógico e sofremos de carências diversas incluindo a ética e a moral? foi precisamente pelos "lados positivos" das coisas, como tudo tivesse uma razão lógica e não tivesse sido forçado pelo despotismo ganancioso de alguns, como se a raça humana nao podesse tomar inumeras decisoes colectivas completamente erradas só porque milhoes de seres cegos recusam a aceitar a mais simples das verdades devido aos seus egos inflamados. nao, as coisas podem mudar e cada um de nós tem o poder para mudar um pouco, tudo começa pela nossa própria vontade. e temos de deixar de cavar a nossa própria sepultura com falsas soluções só porque acreditamos que, num universo cheio da mais densa energia irradiada por todos os lados, sofremos de uma crise energética.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Etanol Celulósico: O futuro chegou!

Mensagem por Tó Miguel »

tudo terá que ter peso conta e medida.
já dizia a artista portuguesa beatriz costa a ciência de uma dieta saudável é "provar de tudo e não comer de nada"

isso também se aplica aqui aos recursos energéticos não há nada como diversificar
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Etanol Celulósico: O futuro chegou!

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá à todos

dirijo uma fazenda, voltada à pecuária e produção de arroz. dentro dela, existem também alguns resíduos decorrentes da natureza, ou da produção de alimentos.
um deles é galhos de árvores que se quebram, outro é a casca de arroz. poderia citar muito mais, mas vou ficar por estes mesmos.
fico revoltado em ver alimentos serem utilizados para produção de etanol, como o milho, arroz, trigo etc. isso é possível através das enzimas, que transformam o amido em sacarose e depois destilado.

com o uso de enzimas que atuam sobre a estrutura da celulose, criamos um novo tipo de energia. etanol.
já conhecíamos a energia antes produzida: queima.

penso que cada litro de petróleo substituido por um combustível alternativo e de origem renovável, só vai agregar resultados.

tenho compreensão, mas não compactuo com idéias puristas, de que nada que polua é benéfico.
acho que toda a evolução tem um preço. cabe à nós acharmos o menor preço à pagar pela modernidade.

já fazíamos isso com o óleo vegetal usado. os puristas diriam que será mais um problema para a atmosfera. eu penso em resíduo, material que seria deitado nos esgotos e depois nos rios, contaminando e matando todo o animal que encoste nele.

vamos pensar em energia absolutamente limpa, sem nenhum tipo de danos ao ambiente ? até pode ser, mas teria que ser numa outra secção, pois nessa tratamos de reduzir o impacto pelo uso de resíduos.

e nisso a enzima que quebra a estrutura da celulose é muito boa.
não importa o tamanho da caminhada, mas sim, a disposição de ir em frente e de dar os primeiros passos.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Etanol Celulósico: O futuro chegou!

Mensagem por Tó Miguel »

luciano era essa a precisa ideia que eu tinha e já tinha solicitado a tua explicação, para este avanço.
matéria que é queimada ou simplesmente abandonada, só porque não tem aproveitamento, se o tiver, não há nada de errado no acto de aproveitar.
não importa o tamanho da caminhada, mas sim, a disposição de ir em frente e de dar os primeiros passos.
aqui fica um reforço à tua citação, feita há muitos anos pelo grande filósofo grego séneca “não há vento favorável, para aquele que não sabe para onde vai”
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”