Aquecimento central com energia solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Luis Vale
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda fev 22, 2010 8:32 pm

Aquecimento central com energia solar

Mensagem por Luis Vale »

olá a todos,

pretendo instalar um sistema de aproveitamento de energia solar para aquecimento de águas sanitárias.
os paineis solares também dão para aquecimento central? ouvi falar num sistema que é por tubos de vácuo, que tem uma eficiencia muito superior aos paineis tradicionais. alguém me pode explicar? o aquecimento central tem de ser com este tipo de paineis? para uma moradia de 220m2 e 5 utilizadores qual poderá ser o valor do investimento para o aquecimento de águas e aquecimento central? a mina casa tem um telhado enorme com inclinação de 33º virado a sul.

há alguma forma de utilizar a energia solar (sem ser fotovoltaica) para refrigerar as casas, em substituição dos tradicionais aparelhos de ac?

obrigado

lv


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Aquecimento central com energia solar

Mensagem por manuelcar »

olá luis vale
teremos todo o gosto em partilhar a nossa experiência nessa matéria, mas primeiro uma apresentação, pode ser?
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=14
Porreiro, pá!


Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
Localização: Algarve

Re: Aquecimento central com energia solar

Mensagem por Kad »

boas,

realmente os paineis a vacuo dão um rendimento muito superior em relação ao selectivos, sendo assim aconselhavel caso pretenda aqs+aquecimento.

em relação aos custos, isso depende de muitos factores neste caso, não so do numero de pessoas mas também do tipo que aquecimento que tem\pretende... radiadores parede, chão etc... tudo isso são factores a considerar.

existe também outro ponto a considerar que é o seguinte, toda a energia que vai ser aproveitada no inverno será usada para os aquecimentos... mas então e no verão? tem sitio para dispersar toda essa energia, por ex. piscina ?

em relação a utilização dos paineis, sem ser fotovoltaico, para arrefecer, tal também é possivel através do uso de chillers, o qual seria uma boa solução para a energia em excesso no verão.

claro que isto não são valores propriamente baixos que estamos a falar aqui.

espero ter ajudado de alguma forma.

cumps.


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Aquecimento central com energia solar

Mensagem por system32 »

a ideia é boa e funciona, mas não se esqueça de energia de apoio (à noite e quando não existir sol)

quanto aos tubos,penso que a sua maior eficiencia (w/m2), é compençaada por um maior preço, e por isso se meter mais paineis tradicionais, ficará ela por ela, mas com a vantagem de ter menos telhado ocupado!!

e seim , convem ter uma piscina para aquecer no verão, esqueça os chillers para ter em casa, que ainda estão em fase experimental e são muito caros
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Avatar do Utilizador

Munky Boy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
Localização: Portalegre/ Alentejo

Re: Aquecimento central com energia solar

Mensagem por Munky Boy »

boas pessoal...

eu na minha casa tenho montados quatro paineis solares (zantia top selectivo ), que fazem 99% das aqs, e dão uma maozinha á caldeira a gazoleo (zantia dktronic 30), os paineis aquecem a agua ate ai aos 60 graus e a caldeira trata do resto.
no principio ainda fiz uns calculos de forma a por paineis para fazer o aquecimento e a aqs na totalidade, mas isso tinha gastos astronomicos, alem de que tinha que ter sempre uma fonte de aquecimento auxiliar para as horas de vazio de sol, e de verao tinha de ter uma forma de aproveitar o calor produzido pelos paineis, senao nao justifica o investimento.
quanto a instalação de chiller, pus sempre de parte, pois os entendidos que contactei, todos me disseram que ainda tava em fase exprimental e que dali a uns tempos, ate podia estar mais acessivel a niveis economicos.

portanto a forma mais economica que encontrei foi esta.
haaa, e o facto da caldeira funcionar a 50% ov no inverno e 90% ov no verão, tambem ajuda...
Todas as poupanças tem dois fins, o bolso e o ambiente...


Autor do tópico
Luis Vale
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda fev 22, 2010 8:32 pm

Re: Aquecimento central com energia solar

Mensagem por Luis Vale »

boa noite a todos,

obrigado pelas respostas e comentários. já desisti dos chillers. realmente tenho uma piscina em casa, mas sem ajuda nenhuma a água já passa o verão inteiro entre 26 e 30º. é uma autentica sopa... se me vou por a aquecer ainda mais...
não tendo nada para dissipar o excessp de calor, há algum perigo para a instalação? pode-se "tapar " parte da superficie dos paineis durante o verão?

lv


FSC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mai 13, 2009 9:54 am

Re: Aquecimento central com energia solar

Mensagem por FSC »

aumentar a inclinação dos painéis! assim diminui a área de incidência no verão e aumenta no inverno.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Aquecimento central com energia solar

Mensagem por manuelcar »

os colectores foram fabricados e testados para funcionarem perfeitamente sem problemas durante o verão e o inverno.
Porreiro, pá!


Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
Localização: Algarve

Re: Aquecimento central com energia solar

Mensagem por Kad »

realmente os chillers ainda são algo para ver ao longe hehehe.

para responder á tua pergunta, não existe problema em tapar os paineis, mas tens de admitir que é um tanto ou algo incomodo.

eu concordo com a solução de aumentar a inclinação dos paineis benificiando o inverno.

cumps.


cl33
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 04, 2015 11:53 pm

Re: Aquecimento central com energia solar

Mensagem por cl33 »

Re: Aquecimento central com energia solar
Mensagempor Munky Boy » quinta fev 25, 2010 8:15 pm

boas pessoal...

eu na minha casa tenho montados quatro paineis solares (zantia top selectivo ), que fazem 99% das aqs, e dão uma maozinha á caldeira a gazoleo (zantia dktronic 30), os paineis aquecem a agua ate ai aos 60 graus e a caldeira trata do resto.
no principio ainda fiz uns calculos de forma a por paineis para fazer o aquecimento e a aqs na totalidade, mas isso tinha gastos astronomicos, alem de que tinha que ter sempre uma fonte de aquecimento auxiliar para as horas de vazio de sol, e de verao tinha de ter uma forma de aproveitar o calor produzido pelos paineis, senao nao justifica o investimento.
quanto a instalação de chiller, pus sempre de parte, pois os entendidos que contactei, todos me disseram que ainda tava em fase exprimental e que dali a uns tempos, ate podia estar mais acessivel a niveis economicos.

portanto a forma mais economica que encontrei foi esta.
haaa, e o facto da caldeira funcionar a 50% ov no inverno e 90% ov no verão, tambem ajuda...

Boa noit monkyboy
eu tb tenho uma vivenda com mais ou menos 200 metros quadrados, com aquecimento central, com caldeira a gás com 8 radiadores e 3 toalheiros, a gás está a ficar insuportável, queria fazer o mesmo que tu fizeste !! a minha ideia era através de termocifão manter a agua quente nos radiadores e depois quando necessário a caldeira a gás irai entrar para elevar temperatura, isto é possível ?? seria um complemento mas iria poupar porque a agua já estaria morna e levaria menos tempo a aquecer com a caldeira a gás!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Aquecimento central com energia solar

Mensagem por O_volt »

Apostar no solar é bonito.
Mas contem lá os dias de sol de inverno que sejam rentáveis.
O dinheiro que enterram num sistema solar para aquecimento central será melhor numa bomba de calor.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Aquecimento central com energia solar

Mensagem por lrds »

Painéis solares para aquecimento central não dá. Basta pensar um pouco. Num excelente dia de inverno pode a água chegar a 60º mas isso é um dia por acaso. Quando precisamos de água quente com força é precisamente quando ela só vai dando para uns duches. E vá lá vá lá!!!!
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”