A minha experiência com uma Hidrocopper

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por ffbento »

ora vivam,

venho aqui como prometido dar feedback da minha experiencia com a hidrocopper:

1- instalação - sábado passado

foi relativamente fácil, sendo que o que deu mais luta foi a abertura do buraco para o "tubo de escape".
isto porque furar uma parede é sempre coisa para poder correr mal ou muito mal. neste caso, correu só mal. e da primeira quase que acertávamos num tubo que passava na parede (do aquecimento central) e na segunda tentativa aconteceu mais ou menos o mesmo que com os túneis da crel: fura-se de um lado depois fura-se do outro mas no meio as coisas não "casam". ultrapassadas essas questões a verdade é que o 3º furo foi 5* e os outros ficaram tapadihos que nem se dá por eles (nota: era preciso furar 2 paredes e só a interior é que sofreu mais. a de fora só teve um furo). na verdade gostei do trabalho e da postura das pessoas que fizeram a instalação.

2- funcionamento da caldeira - desde sábado até hoje

tirando o primeiro dia em que claramente a casa esteve a recuperar, daí para a frente a casa está realmente a uma temperatura porreira: r/c a 19-20º e o 1º andar a 18-19. isto com a caldeira a funcionar entre as 06h00 e as 08h00 e entre as 18h30 e as 23h00. a funcionar no nível 7 tem gasto aproximadamente 1 saco por dia (ontem e hoje), sendo que durante o fim-de-semana, a minha estimativa é que vá gastar 2 sacos (este fim-de-semana só funcionou a partir das 18h00 de sábado e gastou 3 sacos). comparativamente ao consumo que fazia com o gasóleo, parece-me que fico a gastar cerca de 50% (ou menos) com mais conforto.

3- pellets

não posso comparar este pellets que nenhuns outros porque foram os primeiros que comprei. deixei a trabalhar de sábado até ontem sem limpar absolutamente nada. isto de propósito para "testar" a coisa. trabalhou até ontem à noite sem nunca se ter negado mas ontem tinha uns restos tipo "pedra pomos" no copo (embora continuasse a trabalhar). o vendedor da caldeira, que também comprou pellets no mesmo fornecedor, disse-me que está bastante satisfeito com a sua qualidade, pois têm um bom poder caloríficos e não deixam resíduous. eu, só posso falar em relação aos resíduos que se limitam ao que já descrevi.

resumindo:

embora ainda seja um pouco prematura, estou bastante satisfeito com o sistema. apesar de ter investido num segundo sistema (tinha gasóleo) e de ter gasto algum dinheiro com o mesmo, passei a ter aquecimento "verde" e deixei-me de preocupar com todos os problemas que a caldeira a diesel me estava a dar. o meu objectivo é recuperar o investimento desta caldeira em 5-6 anos pela diferênça de custos no combustível.

só me falta resolver a questão do sistema complementar da energia solar. vou explorar a questão de usar esta hidrocopper como complemento do painel solar (termo-sifão) que tenho. no manual da hidrocopper está explícito que existe uma versão que faz (com opcional) aqs. só ainda não percebi exactamente como: se realmente tem de alimentar um depósito extra ou se são aqs instantâneas.

obrigado a todos pela ajuda que me foram dando no processo de escolha e decisão.

ffb

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por mauri »

ainda bem que está satisfeito com a sua experiência: é assim que se avança!
espero que o problema do sistema complementar da energia solar seja resolvido rapidamente.
parabéns!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por jeanuc »

pelo que se pode depreender dos manuais da hidrocopper o sistema de aqs é um sistema instaneo.
o sistema é simples. um fluxostato identifica a solicitação de água quente e desvia a agua quente do aquecimento central para um permutador de placas que aquece a agua sanitária. depois de fria a água do aquecimento central retorna para a hidrocopper.
num sistema de termosifão usualmente quando está frio é ligado o apoio electrico.
assim para utilizar a hidrocooper é necessário ter um termostato que vai desligar o apoio electrico do termosifão e ligar uma valvula de três vias que vai passar a água pelo sistema de aqs da hidrocooper quando esta está quente. quando a hidrocopper está fria o termostato liga o apoio electrico, e fecha a valvula passando a aqs directamente para as torneiras.
o sistema funciona bem se tens a hidrocopper sempre ligada. caso contrário acabas por ter momentos em que vais gastar electricidade no termosifão de forma desnecessária.
uma solução para evitar este problema (mas cara) era um sistema solar de circulação forçada...


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por dmorgado »

boa noite. quando se tomam decisões que melhoram a carteira e o ambiente estamos no caminho certo!
estou a estudar a possibilidade de fazer o mesmo em relação ao meu aquecimento central.
tal como o sr. tenho uma caldeira a gasóleo em que o único problema é mesmo gastar, gastar, gastar...é essa a razão que me leva a possivelmente investir num sistema alternativo - por certo a pellets.

de momento aqueço uma sala bastante grande com uma salamandra a pellets da qual só tenho a dizer bem. aquece rápido e é bastante económica.
o problema maior é que não me aquece a casa toda e ainda por cima tenho chão radiante em toda a casa. como lhe parece que se irá comportar um sistema destes no meu aquecimento radiante? gastará menos? necessitarei de menor potência na caldeira a pellets?

tenho mais uma coisa em comum consigo o painel solar por termosifão que gostaria que fosse complementado com este sistema para aqs. gostaria que expusesse aqui a sua decisão.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por sugarstorm »

bom dia dmorgado,

sugiro que contacte o nosso membro pedropinheiro (por mp) que tem aquecimento central por piso radiante com uma hidrocooper. tem o link para o seu perfil em baixo:

http://novaenergia.net/forum/memberlist ... ile&u=3221

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por raposo »

boas,

a caldeira tem limpeza automática?
se não tem!!!!


Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por ffbento »

ora vivam,

desculpem não ter respondido antes, mas estive ausente e só agora tive oportunidade.

jeanuc

"pelo que se pode depreender dos manuais da hidrocopper o sistema de aqs é um sistema instaneo.
o sistema é simples. um fluxostato identifica a solicitação de água quente e desvia a agua quente do aquecimento central para um permutador de placas que aquece a agua sanitária."

isto significa que tem um depósito interno para as águas sanitárias? suponho que não aqueça directamente a água que está a ser solicitada pela rede. correcto? o circuito é sempre "fechado"...ou não? (peço desculpa pela ignorâncias mas não sei o que é um permutador de placas).

o meu termosifão não tem o apoio eléctrico ligado. o backup é dado pelo esquentador a gaz (que quero "eliminar"). tenho um módulo solar que escolhe o termosifão ou a alternativa (qualquer que ela seja) em função da temperatura da água no termosifão. o que teria de fazer, caso a hidrocopper fosse alternativa, era ligá-la a esse módulo.

compreendo que tivesse de ter a hidrocopper sempre ligada (pelo menos quando quisesse ter água quente e o solar não estivesse disponível). contudo, acho que isso não seria um problema. no inverno (quando o solar não é autónomo) tanto de manhã como à noite (alturas em que a água quente sanitária faz falta) a hidrocopper já estará ligada (mesmo que num nível de consumo mais baixo).

dado que comprei a caldeira sem a opção de aqs, sabem se o poderia adquirir agora (à parte)? a ecoforrest vende o kit? onde e por quanto, alguém tem ideia? posso instalar algo semelhante que desempenhe as mesmas funções? do que necessito para esse efeito?

dmorgado

pelo que li (não sou espero no assunto) deduzo que com chão radiante qualquer solução funciona ainda melhor do que com radiadores de parede. isto porque com menos temperatura (logo menor consumo) vocês consegue ter a casa à mesma temperatura (e de forma mais uniforme).
logo deduzo ainda que este tipo de solução não será excepção. o que lhe posso dizer é que, ao fim de uma semana, as minhas conclusões apontam para estar a gastar menos de 50% do que gastava com o gasóleo e tenho a casa mais quente (por causa dos custos eu cortava um bocado no consumo da outra caldeira). portanto, juntando a isto a componente ecológica, cada vez estou mais contente com a opção que tomei. só lamento não o ter feito antes. a minha caldeira a gasóleo tem 34.4kw e esta a pellets tem 24. a caldeira a gasóleo estava na garagem (por debaixo da casa) e tinha uns bons 20 metros de tubo multicamadas até ao colector, não sei quantos kw perdia no percurso...
a hidrocopper está na despensa, ao lado colector e o que posso dizer é que os 24kw aquecem a casa sem problemas.

raposo

peço desculpa mas não sei o que significa limpeza automática. limpeza de quê? do copo de queima? dos permutadores?
o que sei é que de 2 em 2 ou no máximo de 3 em 3 dias, pego no copo e deito dentro do balde de cinzas (aproveito para o jardim) por acumula um pouco de "pedra". basta fazê-lo de 3 em 3 dias, porque mesmo assim não é suficiente para parar a caldeira.
e no fim-de-semana aproveitei para limpar os permutadores (tem os varões que é só arrastar para um lado e outro). ao todo terei gasto 10 minutos (incluindo a aspiração de toda a cinza).


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por jeanuc »

um permutador de calor é o seguinte (em inglês mas tem um bom desenho):
http://en.wikipedia.org/wiki/plate_heat_exchanger
a solução que tens para aqs parece ser uma boa solução. apenas aqueces o volume de água que necessitas e quando necessitas.
o kit de águas sanitárias da hidrocopper não sei se está disponivel para venda, mas sempre podes contactar a larinox.
sei que para as salamandras da edilkamin o preço ronda os 400€, o que sinceramente leva muitos anos a amortizar.
para teres a hidrocopper a funcionar para aqs tens que ter um sistema mais complexo pois tens que fazer a selecção entre o termosifão, a hidrocopper e o esquentador. basta teres três valvulas, dois termostatos, fio e alguma paciencia para montares...

em relação ao piso radiante, não é verdade que tenhas uma redução muito considerável em termos de consumos. é pura fisica, se queres aumentar a temperatura de um corpo a quantidade de energia que gastas é sempre a mesma. o que acontece é que com temperaturas mais baixas a eficiencia das caldeiras aumenta porque a diferença de temperatura entre o fluido de trabalho e a da chama é maior.
o que acontece é que com piso radiante tens um melhor isolamento do solo, logo menos perdas termicas, ao invés dos radiadores que são colocados muitas vezes onde é mais fácil e não onde é melhor...
o conforto com piso radiante usualmente é superior porque o calor é disperso de forma uniforme pela divisão. mas pelo feedback que dão trablhar de pé por longos periodos sobre este chão é bem mais cansativo.


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por dmorgado »

boa noite amigo ffbento
então como se tem portado a sua salamandra nestes dias?
estando em dúvida em relação à salamandra a adquirir (possivelmente 24 ou 29 kw) gostaria que me respondesse a algumas questões.
quantos sacos de pellets têm gasto por dia?
em relação à potência da mesma optaria ainda pelos 24kw ou comprava a hidrocooper super de 29kw?
não sei se sabe existe uma versão para colocar na cabe (cantina) de 29kw. continuaria a optar pela solução de sala tendo em conta o calor vs sujidade produzidos?
o calor que a sua salamandra produz na dispensa que fala é significativo? na sua opinião, que área poderá aquecer directamente quando colocada numa divisão?
a sua caldeira já tem limpeza automática?



ffbento Escreveu:ora vivam,

desculpem não ter respondido antes, mas estive ausente e só agora tive oportunidade.

jeanuc

"pelo que se pode depreender dos manuais da hidrocopper o sistema de aqs é um sistema instaneo.
o sistema é simples. um fluxostato identifica a solicitação de água quente e desvia a agua quente do aquecimento central para um permutador de placas que aquece a agua sanitária."

isto significa que tem um depósito interno para as águas sanitárias? suponho que não aqueça directamente a água que está a ser solicitada pela rede. correcto? o circuito é sempre "fechado"...ou não? (peço desculpa pela ignorâncias mas não sei o que é um permutador de placas).

o meu termosifão não tem o apoio eléctrico ligado. o backup é dado pelo esquentador a gaz (que quero "eliminar"). tenho um módulo solar que escolhe o termosifão ou a alternativa (qualquer que ela seja) em função da temperatura da água no termosifão. o que teria de fazer, caso a hidrocopper fosse alternativa, era ligá-la a esse módulo.

compreendo que tivesse de ter a hidrocopper sempre ligada (pelo menos quando quisesse ter água quente e o solar não estivesse disponível). contudo, acho que isso não seria um problema. no inverno (quando o solar não é autónomo) tanto de manhã como à noite (alturas em que a água quente sanitária faz falta) a hidrocopper já estará ligada (mesmo que num nível de consumo mais baixo).

dado que comprei a caldeira sem a opção de aqs, sabem se o poderia adquirir agora (à parte)? a ecoforrest vende o kit? onde e por quanto, alguém tem ideia? posso instalar algo semelhante que desempenhe as mesmas funções? do que necessito para esse efeito?

dmorgado

pelo que li (não sou espero no assunto) deduzo que com chão radiante qualquer solução funciona ainda melhor do que com radiadores de parede. isto porque com menos temperatura (logo menor consumo) vocês consegue ter a casa à mesma temperatura (e de forma mais uniforme).
logo deduzo ainda que este tipo de solução não será excepção. o que lhe posso dizer é que, ao fim de uma semana, as minhas conclusões apontam para estar a gastar menos de 50% do que gastava com o gasóleo e tenho a casa mais quente (por causa dos custos eu cortava um bocado no consumo da outra caldeira). portanto, juntando a isto a componente ecológica, cada vez estou mais contente com a opção que tomei. só lamento não o ter feito antes. a minha caldeira a gasóleo tem 34.4kw e esta a pellets tem 24. a caldeira a gasóleo estava na garagem (por debaixo da casa) e tinha uns bons 20 metros de tubo multicamadas até ao colector, não sei quantos kw perdia no percurso...
a hidrocopper está na despensa, ao lado colector e o que posso dizer é que os 24kw aquecem a casa sem problemas.

raposo

peço desculpa mas não sei o que significa limpeza automática. limpeza de quê? do copo de queima? dos permutadores?
o que sei é que de 2 em 2 ou no máximo de 3 em 3 dias, pego no copo e deito dentro do balde de cinzas (aproveito para o jardim) por acumula um pouco de "pedra". basta fazê-lo de 3 em 3 dias, porque mesmo assim não é suficiente para parar a caldeira.
e no fim-de-semana aproveitei para limpar os permutadores (tem os varões que é só arrastar para um lado e outro). ao todo terei gasto 10 minutos (incluindo a aspiração de toda a cinza).


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por dmorgado »

boa noite amigo ffbento
então como se tem portado a sua salamandra nestes dias?
estando em dúvida em relação à salamandra a adquirir (possivelmente 24 ou 29 kw) gostaria que me respondesse a algumas questões.
quantos sacos de pellets têm gasto por dia?
em relação à potência da mesma optaria ainda pelos 24kw ou comprava a hidrocooper super de 29kw?
não sei se sabe existe uma versão para colocar na cabe (cantina) de 29kw. continuaria a optar pela solução de sala tendo em conta o calor vs sujidade produzidos?
o calor que a sua salamandra produz na dispensa que fala é significativo? na sua opinião, que área poderá aquecer directamente quando colocada numa divisão?
a sua caldeira já tem limpeza automática?



ffbento Escreveu:ora vivam,

desculpem não ter respondido antes, mas estive ausente e só agora tive oportunidade.

jeanuc

"pelo que se pode depreender dos manuais da hidrocopper o sistema de aqs é um sistema instaneo.
o sistema é simples. um fluxostato identifica a solicitação de água quente e desvia a agua quente do aquecimento central para um permutador de placas que aquece a agua sanitária."

isto significa que tem um depósito interno para as águas sanitárias? suponho que não aqueça directamente a água que está a ser solicitada pela rede. correcto? o circuito é sempre "fechado"...ou não? (peço desculpa pela ignorâncias mas não sei o que é um permutador de placas).

o meu termosifão não tem o apoio eléctrico ligado. o backup é dado pelo esquentador a gaz (que quero "eliminar"). tenho um módulo solar que escolhe o termosifão ou a alternativa (qualquer que ela seja) em função da temperatura da água no termosifão. o que teria de fazer, caso a hidrocopper fosse alternativa, era ligá-la a esse módulo.

compreendo que tivesse de ter a hidrocopper sempre ligada (pelo menos quando quisesse ter água quente e o solar não estivesse disponível). contudo, acho que isso não seria um problema. no inverno (quando o solar não é autónomo) tanto de manhã como à noite (alturas em que a água quente sanitária faz falta) a hidrocopper já estará ligada (mesmo que num nível de consumo mais baixo).

dado que comprei a caldeira sem a opção de aqs, sabem se o poderia adquirir agora (à parte)? a ecoforrest vende o kit? onde e por quanto, alguém tem ideia? posso instalar algo semelhante que desempenhe as mesmas funções? do que necessito para esse efeito?

dmorgado

pelo que li (não sou espero no assunto) deduzo que com chão radiante qualquer solução funciona ainda melhor do que com radiadores de parede. isto porque com menos temperatura (logo menor consumo) vocês consegue ter a casa à mesma temperatura (e de forma mais uniforme).
logo deduzo ainda que este tipo de solução não será excepção. o que lhe posso dizer é que, ao fim de uma semana, as minhas conclusões apontam para estar a gastar menos de 50% do que gastava com o gasóleo e tenho a casa mais quente (por causa dos custos eu cortava um bocado no consumo da outra caldeira). portanto, juntando a isto a componente ecológica, cada vez estou mais contente com a opção que tomei. só lamento não o ter feito antes. a minha caldeira a gasóleo tem 34.4kw e esta a pellets tem 24. a caldeira a gasóleo estava na garagem (por debaixo da casa) e tinha uns bons 20 metros de tubo multicamadas até ao colector, não sei quantos kw perdia no percurso...
a hidrocopper está na despensa, ao lado colector e o que posso dizer é que os 24kw aquecem a casa sem problemas.

raposo

peço desculpa mas não sei o que significa limpeza automática. limpeza de quê? do copo de queima? dos permutadores?
o que sei é que de 2 em 2 ou no máximo de 3 em 3 dias, pego no copo e deito dentro do balde de cinzas (aproveito para o jardim) por acumula um pouco de "pedra". basta fazê-lo de 3 em 3 dias, porque mesmo assim não é suficiente para parar a caldeira.
e no fim-de-semana aproveitei para limpar os permutadores (tem os varões que é só arrastar para um lado e outro). ao todo terei gasto 10 minutos (incluindo a aspiração de toda a cinza).


Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por ffbento »

então aqui ficam as minhas respostas.

"então como se tem portado a sua salamandra nestes dias?"

tem-se portado muito bem. basicamente limito-me a colocar os pellets e de 3 em 3 dias a limpar o copo de queima. ao fim-de-semana (nem todos, alias tem sido mais de duas em duas semanas) faço uma limpeza mais profunda, limpando o comutadores, o depósito das cinzas e aspirando o interior para ficar mais limpa.

"estando em dúvida em relação à salamandra a adquirir (possivelmente 24 ou 29 kw) gostaria que me respondesse a algumas questões.

quantos sacos de pellets têm gasto por dia?"

durante a semana estou a gastar menos de 1.5 por dia.
ao fim-de-semana estou a gastar 2 sacos (nestes dias mais frios).
isto no nível 7 (tem os níveis 1,3,5,7 e9) maioritariamente. ao fim-de-semana, depois de ter a casa quente, reduzo para o nível 5.

"em relação à potência da mesma optaria ainda pelos 24kw ou comprava a hidrocooper super de 29kw?"

continuaria a optar pelos 24kw. a água chega aos 60º rapidamente (no nível 7).

"não sei se sabe existe uma versão para colocar na cabe (cantina) de 29kw. continuaria a optar pela solução de sala tendo em conta o calor vs sujidade produzidos?"

sim. continuaria a optar por esta opção. existem várias razões mas a principal está relaccionada com o rendimento/aproveitamento do calor. eu antes tinha uma caldeira a gasóleo de 34kw. a quantidade de calor que era perdido nas tubagens desde o canto da garagem até ponto de distribuição (que fica na despensa) era enorme. aliás agora nota-se a garagem mais fria. mas o objectivo é aquecer a casa e não a garagem.
por outro lado, mantendo a porta da despensa aberta, a cozinha tira partido do calor radiado pela própria estufa. além disso é muito simpático estar na cozinha e aproveitar para aquecer mais um bocadinho, especialmente quando se chega da rua. se estivesse na garagem não ia "aproveitar" esse conforto.

"o calor que a sua salamandra produz na dispensa que fala é significativo?"

bom, confesso que pelo que me tinham dito, estava a espera que a despensa ficasse muito mais quente. felizmente isso não acontece. por um lado significa que o calor transferido para a água é melhor aproveitado (eficiência) e por outro permite-me continuar a usar a despensa ser problemas para o que lá é guardado.

"na sua opinião, que área poderá aquecer directamente quando colocada numa divisão?"

bom essa é uma pergunta para a qual tenho dificuldade em dar uma resposta fundada (gosto pouco de "adivinhar" as coisas). de qualquer forma, a julgar pela quantidade de calor que mesmo assim radia pelo topo, e por comparação com o que radia por cima de um radiador, eu acredito que seja perfeitamente capaz de aquecer uma sala com uns 40m2.
faço novamente a ressalva que isto é pouco fundado. tenha ainda em atenção o facto de ser importante pensar no chão da divisão onde a mesma fica instalada. no meu caso, a sala é de madeira e a cozinha e despensa são de granito. portanto, também isso contou para a decisão. não deve instalar em chão de madeia, a não ser que coloque uma placa protectora entre o chão e a mesma.
posso ainda adiantar-lhe que a minha cunhada, que comprou uma de 6kw, aquece uma sala (num apartamento) de aproximadamente 40m de tal forma que tem a mesma a 30º. claro que a diferença é obvia, apesar de ter as portas abertas e deixar o calor fluir para o resto da casa, a sua distribuição não é uniforme.

"a sua caldeira já tem limpeza automática?"

olhe, confesso-lhe que ainda não percebi o que isso significa. está a falar de qual limpeza?
copo de queima? permutadores? extracção?

na minha, a limpeza do copo (a tal que consiste em de 3 em dias pegar no copo e deitar o que lá está no balde das cinzas) é manual. a limpeza dos permutadores é feita puxando umas varetas para um lado e outro (o que faz a cinza cair sobre o copo e depósito). a extracção é feita pela ventilação automática. segundo me disseram e li, no verão convém fazer uma limpeza mais profunda de todos os componentes (incluindo extracção) mas também essa é manual.

espero ter ajudado. boa sorte e se precisar de mais alguma informação, por favor, disponha.

ffb


carrizog60
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta mar 08, 2007 10:49 pm

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por carrizog60 »

qual o tamanho da casa?
tenho um modelo desses numa casa de 240/250m2 e vai ser substituida por uma mais potente,n aguenta a casa toda sequer...


Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por ffbento »

a área útil a ser aquecida é de 280m2.

onde é que tem a sua caldeira? está numa garagem, numa cave, numa divisao separada, com x metros de tubo enterrado na terra?


carrizog60
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta mar 08, 2007 10:49 pm

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por carrizog60 »

estava na cave,cave que esta dividida a meio e a zona onde a caldeira esta tem ligaçao ao resto da casa.
o certo é que se ligasse a caldeira ela n aquecia a casa toda,agora com uma hidrocopper super ja aquece,tenho de ver é os consumos...


Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por ffbento »

poderá estar relaccionado com a zona onde vive (muito fria?) ou com a quantidade de calor perdida nos tubos até aos colectores.

no meu caso, tinha um caldeira a gasoleo de 34kw e estava numa garagem também em cave. os tubos percorriam uma distancia ainda consideravel mas sempre dentro da garagem ate passarem para o piso de cima (r/c) e ligarem ao colector. o que noto é que consigo mais facilmente aquecer a casa agora com a agua a sair da caldeira a mesma temperatura (60º) do que conseguia antes. a grande diferenca é que a hidrocooper esta ao lado do colector (na despensa) e portanto nao ha perdas. tambem noto que a garagem antes era mais quente mas nao era esse o objectivo.

cada caso sera um caso, mas acho fundamental estimar, alem das necessidade calorifica da casa, as perdas de calor relaccionadas com a instalacao. parece-me óbvio que daí poderá depender também o bom funcionamento do sistema.

conheço alguns casos de caldeiras instaladas em casas das maquinas (fora da casa) com tubos que passam (mal enterrados) pelo chão, muitas vezes com dezenas de metros de comprimentos. é claro que nesses casos existe uma grande perda de calor e isso tem de ser estimado na altura da instalação.

resumindo: quanto mais perto do circuito e menos perdas, mais próximo se fica de tirar partido da potência útil produzida.


carrizog60
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta mar 08, 2007 10:49 pm

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por carrizog60 »

a zona n é fria,troviscal.
a 20km de aveiro.

o certo é que a maquina esta no mm sitio da outra,so foram trocadas e agora ja aquece a casa toda...


Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Re: A minha experiência com uma Hidrocopper

Mensagem por ffbento »

pois de facto a zona não é muito fria...

é por isso que cada caso é um caso e de facto a solução para uns pode não ser solução para outros.

bom de qualquer forma, tem o seu problema resolvido. ainda bem, espero que tenha sorte com a sua super de 29kw.

cumprimentos,

franclim

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”