Caldeira com funcionamento anormal

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder

Autor do tópico
Horacio Paulo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado out 18, 2008 11:48 am

Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por Horacio Paulo »

boas

venho aqui pedir ajuda urgente.
tenho uma caldeira roca laia gti para aquecimento central e aguas sanitárias e agora acontece
que se liga sózinha quando está desligada e por vezes quando a vou ligar não se liga, parece que
está com a agua quente e como tal não arranca, só ao fim de um bom bocado é que arranca.
como tenho tido uma pessima assistencia (peço desculpa aos bons tecnicos) mas desde a caldeira descomandada
a ter pegado fogo já me aconteceu de tudo um pouco e depois lá tenho de meter mãos á obra.

razão esta para vos pedir ajuda. desde já obrogado

horacio paulo


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por raposo »

boas,

liga-se sozinha como? esta desligada da corrente?


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por Njay »

se essa caldeira está dentro da garantia não lhe mexas, exige a substituição. pede ajuda da deco se for necessário.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Horacio Paulo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado out 18, 2008 11:48 am

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por Horacio Paulo »

boas

caro raposo
penso que independentemente da anomalia as caldeiras não se ligam sozinhas á corrente electrica, é obvio e logico que desligo a caldeira no botão on/off no painel central da caldeira, e ela quando lhe apetece arranca como se alguem tivesse carregado no botão para a ligar. ela arranca e no visor continua a mostrar o simbolo de desligada (que é um o com um risco la dentro).

caro njay
em relação á garantia ela já lá vai. a caldeira já a tenho para ai uns 4 ou 5 anos. tem funcionado mais ou menos bem, ainda tive uma primeira assistencia tecnica feita por um tecnico como deve ser, via-se que sabia o que estava fazer, deu-me varios conselhos de funcionamento e varias dicas de como mexer nas afinações. depois disso acho que os que lá foram, se bem que da mesma empresa, sabiam tanto como eu. o ultimo que lá foi após ter deixado o aquecimento central ligado durante a noite, quando me levantei de manha ia para a desligar e começou a deitar chamas pela chaminé,l á tive de fazer de bombeiro e não dei cabo de nada por sorte. o que se passou é que paguei uma revisão e substituição de peças esó foi feita a substituição de algumas peças que ainda por cima tive de lhe dizer alguns valores de ajustes que ele não se lembrava bem, (até estavam no manual de instruções, claro). mas o que aconteceu foi que a saida da caldeira para a chamine estava cheia de lixo e pegou fogo, e se ele não lhe apeteceu limpar ao menos dizia-me para eu o fazer para não acontecer o que aconteceu.

bem penso que chega , mas o que queria agora era ajuda para o problema de se ligar sozinha.

obrigado a todos


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por visitante »

vivam ...

não consideres as ideias que te vou dar como sendo as de um técnico especializado já que são apenas as que intuitivamente me surgiram ao ler a descrição do problema..

se por acaso..e penso que sim..as caldeiras devem estar equipadas com um qualquer dispositivo..comandado por termostato..que liga desliga/liga a mesma consoante a temperatura pré-programada está ou não dentro deses valores..pelo que deverias verificar o bom estado desse dispositivo..

referes ainda que o interruptor geral te oferece duvidas..substitui-o..

abraços
[***************]


Autor do tópico
Horacio Paulo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado out 18, 2008 11:48 am

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por Horacio Paulo »

boas

obrigado pelas dicas, vou verificar esses promenores. em relação ao interruptor geral não sei bem como fazer, uma vez que o painel de comando dá para retirar e mesmo assim ela arranca, o que penso deve haver algo mais para lá do botão.
mas obrigado , vou verificar as outras situações.


obrigados

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por Luciano Kaefer »

já lhe ocorreu que a chave on/off esteja estragada ? experimente isola-la e veja se o problema permanece.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por raposo »

boas,,

amigo não quero por dúvidas em técnicos ou nos teus conhecimentos de caldeiras!

mas não culpes os técnicos, culpa mais o instalador que te instalou a caldeira, esse e que te deveria explicar!


mas essa caldeira gti quer dizer grupo térmico instantâneo, deixa de fazer aquecimento, para produzir aqs!

podes ter o aquecimento desligado, mas a maquina necessita de ter o corpo quente para produzir aqs quando e necessário.

como fazia ela aqs? não e nenhuma caldeira de acumulação!!!!

e normal, pode precisar e de uma limpeza mas ai e o problema já e outro.

mas pelo que descreve não culpes muitos os técnicos, eles não são obrigados a ensinar tudo na profissão deles, ensinas tudo? e o ganha pão deles!!!

a maquina não e doida e difícil e entende-la!!!!

espero ter-te ajuda, !!!!!


Autor do tópico
Horacio Paulo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado out 18, 2008 11:48 am

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por Horacio Paulo »

boas

caro amigo, os meus conhecimentos de caldeira são meramente de utilizador, infelizmente já tive de intervir mais a fundo na manutenção da caldeira e li e reli os manuais que acompanham a caldeira para executar essa manutenção. já cheiguei ao ponto de retirar a tampa da caldeira para limpar por dentro, ou sej, para dar uso ao escovilhão que acompanha a caldeira que doutra maneira não tem uso.
em relação ao instalador e técnicos são todos da mesma casa , logo essas explicações não existiram além das basicas, liga e desliga aqui, o + e o- para dar mais ou menos temperatura á agua tem de escolher se é aquecimento ou agua sanitaria e aqui é para dar pressão colocando mais agua nesta torneira ou tirando naquele bojão, e foi assim a esplicação de funcionamneto, como vê é rápido.
em relação a ela ter pegado fogo após a assistencia técnica, em que paguei uma revisão geral, assim me perguntaram quando pedi assistencia, senão era só afinação e substituição de peças se precisasse, na revisão que desmontavam a caldeira e davam uma limpeza???, mas assim que telefonei e o tecnico voltou a aparecer e assim que viu o que aconteceu, disse-me logo que eu já devia ter limpo os tubos da chamine que saem da cladeira , pois esses tubos acumulam os residuos das queimas que quando se acumulam podem pegar fogo, e isto sem tem mexido em quer que fosse, bastou olhar para o que tava queimado. a questão é: não podia ter dito antes, olhe que a caldeira tem algum tempo já limpou a saida da caldeira? isto uma vez que ele não quiz fazer o que devia, penso eu isso estar incluido na tal revisão, mas eu só pedia que me alertasse para o assunto.
penso que isto não é ensinar tudo de modo a perder o ganha pão, perder o ganha pão é prestarem este tipo de assistencia. agora em vez de lhes ligar estou aqui a pedir ajuda para o assunto de a caldeira se ligar sozinha quando eu a desliguei do on/off.

bem já vou longo desde já agradeço a ajuda que me tem dado, mas ainda não consegui resolver o problema.

obrigados


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por Njay »

bem, realmente coitadinhos dos técnicos, ainda ficavam sem o seu ganha-pão por darem umas dicas aos seus clientes sobre a manutenção do producto que venderam. não sei se rio ou se choro! mas pelo menos serve para me manter o olho aberto.
talvez o horácio queira fazer o favor de nos dizer qual é o nome da empresa a quem comprou a caldeira, ficaríamos todos agradecidos.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Joaquim Santos
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça out 21, 2008 5:04 pm

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por Joaquim Santos »

boas

os técnicos que têm efectuado as reparações são representantes da marca.
tanto quanto sei a roca (actualmente baxi roca) tem uma rede nacional de concessionários de assistência técnica.
para além disso podes e deves sempre reclamar junto da mesma.
caso queiras posso tentar arranjar contactos.
de qualquer modo como já alguém aqui disse o facto de fazer água quente instantânea pode ter influência no "mau" funcionamento quando disses que a desligas estás a desligar completamente ou estás a colocar na posição de só fazer água quente?

espero que ajude.


Joaquim Santos
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça out 21, 2008 5:04 pm

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por Joaquim Santos »

joaquim santos Escreveu:boas

os técnicos que têm efectuado as reparações são representantes da marca.
tanto quanto sei a roca (actualmente baxi roca) tem uma rede nacional de concessionários de assistência técnica.
para além disso podes e deves sempre reclamar junto da mesma.
caso queiras posso tentar arranjar contactos.
de qualquer modo como já alguém aqui disse o facto de fazer água quente instantânea pode ter influência no "mau" funcionamento quando disses que a desligas estás a desligar completamente ou estás a colocar na posição de só fazer água quente?

espero que ajude.

para completar http://www.baxi-roca.com/ procura aqui o assistente da tua zona.


um abraço e depois diz como correu.

joaquim


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por raposo »

boas,

pelo que entendo não chamou técnicos da marca!!! mas sim o instalador,!!!

por acaso tinha-me parecido logo desde início que esse tipo de trabalho não era dos técnicos da marca.

amigo e como levar um carro a marca, ou ir a uma oficina de esquina!!!

peça uma assistência a própria marca, se quer resolver o problema!

com………


RicardoPinto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado fev 07, 2009 9:13 pm
Localização: Aveiro

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por RicardoPinto »

olá a todos!

tenho uma caldeira roca, já algo antiguinha, e por vezes assustava-me que se ligasse sozinha!
descarreguei o manual da internet e, ao lê-lo, verifiquei que ela se liga automaticamente de 6 em 6 horas durante 30 segundos. isto acontece para que o circulador não fique preso.
de igual modo, caso a temperatura da caldeira desça abaixo dos 5 graus, ela liga automaticamente , acendendo os queimadores, durante 30 minutos ou até que a temperatura chegue aos 35 graus. isto acontece para que a água não congele!

neste sentido, penso não ser boa ideia desligar a caldeira da rede eléctrica.
agora, se a caldeira do sr. horacio paulo estiver a ligar os queimadores, estando a àgua acima dos 7 graus e mesmo sem abrir uma torneira de aqs... isso sim seria mesmo estranho...


cumprimentos


Autor do tópico
Horacio Paulo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado out 18, 2008 11:48 am

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por Horacio Paulo »

boas noites

é exactamente isso que acontecia, os queimadores arrancavam sem razão aparente. è claro que não sei a temperatura da água mas garantidamente que era mais que os graus para ela arrancar por causa da baixa temperatura. pois em 6 anos nunca funcionou assim.
o problema já está resolvido e eram uns sensores , onde um deles estava avariado e como tal dava uma leitura errada e fazia com isso a caldeira arrancar como se a temperatura fosse muito baixa.

agora tudo ok. eu achava estranho ser de baixas temperaturas , pois onde vivo as temperaturas baixam mas não o suficiente para a caldeira arrancar para a agua não congelar.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por itisix »

ricardopinto Escreveu:olá a todos!

tenho uma caldeira roca, já algo antiguinha, e por vezes assustava-me que se ligasse sozinha!
descarreguei o manual da internet e, ao lê-lo, verifiquei que ela se liga automaticamente de 6 em 6 horas durante 30 segundos. isto acontece para que o circulador não fique preso.
de igual modo, caso a temperatura da caldeira desça abaixo dos 5 graus, ela liga automaticamente , acendendo os queimadores, durante 30 minutos ou até que a temperatura chegue aos 35 graus. isto acontece para que a água não congele!

neste sentido, penso não ser boa ideia desligar a caldeira da rede eléctrica.
agora, se a caldeira do sr. horacio paulo estiver a ligar os queimadores, estando a àgua acima dos 7 graus e mesmo sem abrir uma torneira de aqs... isso sim seria mesmo estranho...


cumprimentos
a minha também é uma laia sem aqs, e liga-se x em x tempo para manter tudo no sítio. não é de 6 em 6 horas. acho que é uma vez por dia, mas tou com pouca vontade de ir verificar


Autor do tópico
Horacio Paulo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado out 18, 2008 11:48 am

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por Horacio Paulo »

bons dias

è verdade a agua garantidamente que se encontra bem acima dos 7 graus . o problema está resolvido.
substituir os sensores, estavam avariados e como tal davam leituras erradas e assim a caldeira arrancava
era essa a razão .


mmoreira7
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta mar 04, 2010 12:14 am

Re: Caldeira com funcionamento anormal

Mensagem por mmoreira7 »

olá.

antes de mais penso que esta resposta não será em tempo util (visto ja terem passado 2 anos depois do primeiro post e penso que o senhor horacio paulo já tenha resolvido o seu problema) mas poderá servir para outras pessoas com o mesmo problema que o seu.

neste caso, segundo a minha experiencia (sem estar a olhar para o aparelho em questão) penso que exista um problema a nivel de sondas de temperatura. como aqui foi dito antes a caldeira está preparada com um sistema de protecção anti gelo. essa função é activada por um sensor de temperatura que informa a placa no caso da àgua passar abaixo de determinada temperatura. se a agua estiver acima dessa temperatura mas o sensor tiver uma avaria logo dará uma informação errada a placa e com isto ela arranca ate ele dar informação que a água está a uma temperatura "normal".

relativamente a chamas na chaminé se a caldeira estiver com todas as seguranças montadas correctamente (se não tiver sido retirada nenhuma segurança indevidamente), esta deveria auto-bloquear-se através do "sensor de fumos" que não é nada mais nada menos que uma sonda de temperatura (normalmente aprox. 70ºc).

relembro que, mesmo descontente com o serviço prestado por um ou outro técnico que tenha visitado a sua casa, só deve intervir no equipamento pessoal devidamente especializado e credenciado para o fazer.

espero ter ajudado, mesmo não ajudando o próprio senhor horacio paulo.

cumprimentos.

edit: ups... não tinha lido o ultimo post!

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”