Constituição de lobby

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ana
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta out 06, 2006 12:28 am
Localização: Lourinhã

Constituição de lobby

Mensagem por Ana »

agora que o assunto das alterações ambientais e das energias alternativas estão nas agendas internacional e nacional talvez não fosse má ideia constituir um movimento cívico de pressão para aplicação das medidas necessárias.
os cidadãos podem agrupar-se de forma mais ou menos formal para obrigar o estado, as empresas e os particulares a comportar-se de forma ambientalmente responsável.
penso que deve haver levantamentos realistas dos problemas e das soluções possíveis e viaveis. (porque há objectivos e medidas utópicas ou fundamentalistas que não são de levar a sério).

depois de se concluir quais os problemas a resolver e as soluções adequadas pensa-se nos meios mais adequados para os conseguir atingir.

em portugal não são comuns os movimentos e as chamadas "acções populares" a não ser em questões de problemas locais relativos a pontes, estradas ou portagens, etc.

ou então são associações de defesa de problemas diversos num determinado domínio como a quercus ou a greenpeace, que defendem todos os problemas ambientais, desde a poluição aos animais em extinção.

há possibilidades intermédias. movimentos que visam interesse nacional ou planetário mas que têm um objectivo concreto apenas. é mais fácil mobilizar os instrumentos juridicos ou politicos (lato sensu) se se dirigir a questões mais concretas e realizáveis.

isto só funciona se se mantiver à margem de interesses partidários, religiosos, económicos ou outros que se possam vir a tornar fundamentalistas ou utópicos.

por outro lado, a internet é um maravilhoso meio de publicitar e ampliar a informação (quando ela é boa).

o que vos parece?
Ana

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas

exelente ideia. desde que nao se entre em fanatismos nem em outras que dizes podem contar comigo.


sabelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 159
Registado: terça abr 25, 2006 1:47 pm
Localização: Capital do Porco - Montijo

Mensagem por sabelo »

também podem contar comigo, sem fanatismos.

1 oleoso abraço.
Um oleoso abraço
Corsa B 1.5TD -80% OVU
Sócio Nº55


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

apoio e podem contar comigo!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

ora mais um...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

os cidadãos podem agrupar-se de forma mais ou menos formal para obrigar o estado, as empresas e os particulares a comportar-se de forma ambientalmente responsável.
não é para desanimar a ana.... só de pensar na dificuldade que temos em juntar o pessoal para um simples almoço de convivio... enfim... já foram realizados três e no ultimo conseguimos uma enorme participação do forum sentados á mesa eramos cinco, mas três foram de minha casa
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

ana, é uma ideia excelente a desenvolver. podes contar com meu apoio.
em primeiro lugar temos de decidir o que queremos e como chegar lá.
alguns pontos:
- legalizar o uso do bd e óleo vegetal, sem encargos fiscais
- legalizar a recolha do ov usado por pessoas singulares, para reciclagem doméstica (limpeza com finalidade de uso directo do ov nas viaturas, caldeiras, etc., e para produção do bd)
- legalizar a pequena produção doméstica do bd
- legalizar a instalação dos postos de venda directa ao público do ov e do bd
- legalizar a venda directa ao público do ov e do bd pelas empresas de recolha do ov e da produção do bd
- incentivos fiscais para quem adapta o carro ou caldeira a ov ou bd (como acontece com paineis solares)
- etc.......
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Geral”