Aquecer a casa com ventiloconvectores

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
filipe70
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça fev 16, 2010 8:11 pm

Aquecer a casa com ventiloconvectores

Mensagem por filipe70 »

boas,

necessito da v/ ajuda:
construi casa em 2007 e após muitas consultas decidi instalar ventiloconvectores na casa para ter a possibilidade de instalar mais tarde uma bomba de calor para frio e quente.
assim instalei apenas um recuperador a lenha ecofogo ligado a um deposito de inércia de 500l e este ligado aos ventiloconvectores.

no entanto desde o inicio que tenho problemas e não consigo aquecer a casa, apesar do deposito chegar a 70º.

alguns factos:
- a casa das máquinas está numa ponta da casa com o ponto mais distante a climatizar é a 40 m.
- tem 220 m2 area climatizavel
- dos 9 ventiloconvectores alguns nunca ligam (estão programados para ligar aos 40ºc), enquanto que outros (os mais próximos ) apenas emitem ar "tépido".

o instalador contratado "faliu" depois de concluir a instalação e todos os que tentei contratar ou quiseram impingir-me uma instalação totalmente nova, ou não me transmitiram segurança suficiente para contratá-los.
qual poderá ser o problema da casa? necessidade de outra fonte de calor para o depósito? dimensão da tubagem? ar na tubagem?

obrigado pela ajuda,

filipe

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Aquecer a casa com ventiloconvectores

Mensagem por mauri »

não há aí ninguém que possa dar uma ajuda a este novo membro?
eu não tenho conhecimentos. quem tenha que diga de sua justiça.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
filipe70
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça fev 16, 2010 8:11 pm

Re: Aquecer a casa com ventiloconvectores

Mensagem por filipe70 »

obrigado pela força mauri


pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça jan 06, 2009 5:23 pm

Re: Aquecer a casa com ventiloconvectores

Mensagem por pirika »

posso-me enganar, mas penso que a ligação devia passar directamente pelos convectores...

já agora se puderes carregar algumas imagens d toda a instalação, talvez s possa arranjar alguma solução...


lbvp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: segunda mar 30, 2009 12:45 pm

Re: Aquecer a casa com ventiloconvectores

Mensagem por lbvp »

boas,

vou precisar de mais dados da instalação para ser mais concreto.

mas, cada ventiloconvector tem valvulas de entrada e saida estas devem ser reguladas. o ventiloconvector mais longe (todo aberto) e o primeiro (muito fechado) o objectivo é a que a água quente passe em todos ventiloconvec e a velocidade lenta.
ao ligar os ventiloconvectores á que verificar a temperatura do deposito e 10 minutos apos ligar rever novamente a temperatura para tirar ideia do calor absorvido pela instalação.


abraço se possivel envie mais dados,


DrLabel
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda abr 27, 2009 8:10 pm

Re: Aquecer a casa com ventiloconvectores

Mensagem por DrLabel »

boas

olha tenho uma instalação mista com piso radiante e ventiloconvectores, ligados a uma maquina de geotermia. tinha o mesmo problema. como a maquina de geotermia não faz mais de 40º de agua por causa do piso radiante os ventiloconvectores nunca ligavam. o que eu fiz foi tirar a sonda que "lê" a temperatura da agua de cada um deles mas deixei a que "lê" a temperatura da divisão. e voilá aquecem as casas onde estão, mas uma coisa muito importante não penses que sentes ar muito quente a sair deles sai sim morno mas pelo menos no meu caso conseguem por na boa uma divisão na casa dos 25 a 30º.


Autor do tópico
filipe70
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça fev 16, 2010 8:11 pm

Re: Aquecer a casa com ventiloconvectores

Mensagem por filipe70 »

boa noite a todos,

antes de mais as minhas sinceras desculpas por não ter respondido ás vossas questões, a verdade é que só nos lembramos de santa bárbara quando troveja e o inverno vem ai...

no próximo fim de semana enviarei fotos da instalação e mais detalhes acerca da mesma,

cumprimentos


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Aquecer a casa com ventiloconvectores

Mensagem por raposo »

o problema esta na capacidade do deposito de inerçia, 500 l e pouco.


Autor do tópico
filipe70
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça fev 16, 2010 8:11 pm

Re: Aquecer a casa com ventiloconvectores

Mensagem por filipe70 »

boa noite membros do forum,

junto envio fotos da instalação.
segundo pude averiguar no ultimo ano, parece que todos os ventiloconvectores estão mal montados- sem purgadores nos pontos mais altos ( cada ventiloconvector tem um), sem entrada de ar adequada, grelhas de insuflação demasiado pequenas e mal montadas.
enfim, um cenário nada animador que me leva a ponderar a hipótese de esquecer o investimento de 10.000€ que fiz e optar por algo que cumpra com os requisitos mínimos para aquecer a casa.

contudo, antes de tomar uma decisão, gostava de ouvir as v/ sugestões acerca deste problema e eventuais soluções para o mesmo.

obrigado pela ajuda

um abraço

filipe
Anexos
Grelha de entrada e saida de ar ao ventiloconvector
Grelha de entrada e saida de ar ao ventiloconvector
Ventiloconvector quarto2.JPG (27.79 KiB) Visto 9046 vezes
Tubagem que liga o permutador aos ventiloconvectores. Divide-se em dois circuitos á saida do permutador
Tubagem que liga o permutador aos ventiloconvectores. Divide-se em dois circuitos á saida do permutador
Pormenor ligação permutador.JPG (40.92 KiB) Visto 9046 vezes
Permutador 500l.JPG
Permutador 500l.JPG (43.41 KiB) Visto 9046 vezes

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”