motor 2 tempos a hidrogenio

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Miguel1994
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Miguel1994 »

isso que se fala aí de lubrificação à parte não é bem assim, o depósito do óleo é que está á parte do da gasolina e depois a mota é que faz a mistura correcta.

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Flamingo
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Flamingo »

miguel1994 Escreveu:isso que se fala aí de lubrificação à parte não é bem assim, o depósito do óleo é que está á parte do da gasolina e depois a mota é que faz a mistura correcta.
há que diferenciar algo mais importante em primeiro lugar, se 2 ou se 4 tempos.


dieselPower
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por dieselPower »

motor a 2 tempos sem problemas de lubrificação, só se for um motor diesel a 2 tempos, cuja lubrificação é feita como nos mais comuns motores a 4 tempos. mas esse tipo de motores só existem em dimensões gigantescas, e para serem usados em coisas tais como locomotivas de combóios...


dieselPower
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por dieselPower »

já agora, nas yamaha dt o óleo de mistura está num recipiente separado da gasolina, mas é adicionado à mistura gasolina/ar previamente feita pelo carburador, no colector de admissão, antes de entrar no cilindro.

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Flamingo
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Flamingo »

dieselpower Escreveu:já agora, nas yamaha dt o óleo de mistura está num recipiente separado da gasolina, mas é adicionado à mistura gasolina/ar previamente feita pelo carburador, no colector de admissão, antes de entrar no cilindro.
antes de entrar no carter, queres tu dizer.
mas isso é o mais comum nos motores a 2 tempos modernos. nos mais antigos é que se misturava o oleo na gasolina.
creio que aqui atrás houve alguma confusão sobre a lubrificação nos diferentes tipos de motor, e os motores a 2 tempos tem sistema de lubrificação diferente dos motores a 4 tempos.
generalizando, os motores a 2 tempos tem carter seco, o oleo que lubrifica a combota e biela vai junto com a gasolina, seja misturado na gasolina antes do abastecimento, seja por sistema autolub (depósitos de gasolina e oleo separados, e misturafeita pelo proprio veiculo)


dieselPower
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por dieselPower »

no caso da yamaha dt entra no cilindro e passa posteriormente pelo carter. a janela de admissão é no cilindro, não no carter. senão o motor pura e simplesmente teria a admissão sempre aberta... explicando melhor: o motor de uma dt 50 lc não tem qualquer tipo de válvula. o pistão é que tapa e destapa a janela de admissão no seu movimento. ao mesmo tempo que comprime os gases na câmara de combustão, deixa a janela de admissão destapada por baixo de si, de modo a que a mistura ar/gasolina/óleo entre no cilinro e passe imediatamemente para o carter. ao dar-se a explosão, o pistão vem abaixo e tapa a janela de admissão, ao mesmo tempo que empurra a mistura que entrou antes por uma espécie de conduta que termina no cilindro, por cima da posição do pistão nessa fase. ao entrar no cilindro, a mistura ar/gasolina/óleo expulsa os gases resultantes da explosão pela janela de escape, que nesse momento se encontra destapada, já que o pistão está na sua posição mais inferior.

vê-se muitos esquemas na net a explicar o funcionamento dos motores a 2 tempos, em que a admissão é feita directamente no carter, com recurso a válvulas. no entanto esse não é o caso da dt 50 lc.

já agora, uma pequena correcção: os motores a 2 tempos a gasolina têm carter seco, mas os motores a 2 tempos a diesel não.

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Flamingo
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Flamingo »

dieselpower Escreveu:no caso da yamaha dt entra no cilindro e passa posteriormente pelo carter. a janela de admissão é no cilindro, não no carter. senão o motor pura e simplesmente teria a admissão sempre aberta... explicando melhor: o motor de uma dt 50 lc não tem qualquer tipo de válvula. o pistão é que tapa e destapa a janela de admissão no seu movimento. ao mesmo tempo que comprime os gases na câmara de combustão, deixa a janela de admissão destapada por baixo de si, de modo a que a mistura ar/gasolina/óleo entre no cilinro e passe imediatamemente para o carter. ao dar-se a explosão, o pistão vem abaixo e tapa a janela de admissão, ao mesmo tempo que empurra a mistura que entrou antes por uma espécie de conduta que termina no cilindro, por cima da posição do pistão nessa fase. ao entrar no cilindro, a mistura ar/gasolina/óleo expulsa os gases resultantes da explosão pela janela de escape, que nesse momento se encontra destapada, já que o pistão está na sua posição mais inferior.

vê-se muitos esquemas na net a explicar o funcionamento dos motores a 2 tempos, em que a admissão é feita directamente no carter, com recurso a válvulas. no entanto esse não é o caso da dt 50 lc.

já agora, uma pequena correcção: os motores a 2 tempos a gasolina têm carter seco, mas os motores a 2 tempos a diesel não.
segundo o que eu conheço, é tal e qual como acabas-te de explicar.
quando eu digo que a mistura entra para o carter, não fiz referência aos diferentes tipos de entrada por não estar muito seguro do meu conhecimento sobre essa matéria, mas conheço essa forma que explicas-te, a janela de admissão. de seguida sobe para a camara de combustão pelas chamadas janelas de transferência as tais condutas que referes anteriormente. sei que algumas marcas passaram a optar pela admissão directa no carter usando para isso valvulas de palhetas, que algumas vezes ouvi chamar valvulas de lamelas, mas tanto quanto conheço, esse modelo foi,... ou é... mais utilizado em motos de maior potência e maior cilindrada.
também existe um outro modelo que funciona mais ou menos idêntico ao principio da janela de admissão no cilindro, que é através de uma valvula de disco, mas esse penso que tenha sido pouco utilizado.
sobre o carter de motores a diesel a 2 tempos ser humido não comento. é algo que desconheço por completo...

um abraço.


dieselPower
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por dieselPower »

um motor diesel a 2 tempos tem o carter com óleo como no motor a 4 tempos. usa uma janela de admissão também, que é tapada quando o pistão sobe. para o escape usa uma válvula como nos 4 tempos. quando o pistão está no ponto mais baixo, o ar entra pela janela de admissão. nesse momento a válvula de escape está aberta para que os gases resultantes da combustão do ciclo anterior saiam. o pistão, na sua subida, tapa a janela de admissão e comprime o ar (já a válvula de escape está fechada nessa altura), sendo que no ponto mais alto, dá-se a injecção do combustível, e consequente combustão. o pistão baixa e voltamos ao início. ou seja, uma combustão por cada rotação do motor.
no entanto, estes motores implicam admissão de ar forçada, ou seja, implicam o uso de um turbo ou de um compressor volumétrico. senão o ar pura e simplesmente nao entrava no cilindro, pois o motor não o sugaria.

abraço!

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Flamingo
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Flamingo »

dieselpower Escreveu:um motor diesel a 2 tempos tem o carter com óleo como no motor a 4 tempos. usa uma janela de admissão também, que é tapada quando o pistão sobe. para o escape usa uma válvula como nos 4 tempos. quando o pistão está no ponto mais baixo, o ar entra pela janela de admissão. nesse momento a válvula de escape está aberta para que os gases resultantes da combustão do ciclo anterior saiam. o pistão, na sua subida, tapa a janela de admissão e comprime o ar (já a válvula de escape está fechada nessa altura), sendo que no ponto mais alto, dá-se a injecção do combustível, e consequente combustão. o pistão baixa e voltamos ao início. ou seja, uma combustão por cada rotação do motor.
no entanto, estes motores implicam admissão de ar forçada, ou seja, implicam o uso de um turbo ou de um compressor volumétrico. senão o ar pura e simplesmente nao entrava no cilindro, pois o motor não o sugaria.abraço!
será qualquer coisa assim como isto:
http://www.youtube.com/watch?v=25xolzhg3lo&nr=1

se bem me recordo, o princípio de funcionamento é muito idêntico a um que a mitsubishi aplicou num motor que desenvolveu à uns anos. era um motor a 2 tempos, mas a gasolina e com carter humido, mas tal como referiste, para poder funcionar tinha aplicado um compressor volumétrico (roots).


dieselPower
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por dieselPower »

sim, com efeito é isso. esses motores usam muito os roots blower, como lhes chamam.
só aplicavam essa arquitectura a motores muito grandes e com muita potência por serem de admissão forçada, o que noutros tempos implicava tecnologia cara e complicada. hoje em dia qualquer diesel (e mesmo os otto que estão a aparecer) usa um turbo. acho que se desenvolvessem e aplicassem motores diesel 2 tempos em veículos rodoviários, provavelmente só se sairia a ganhar. em vez de um 4 cilindros em linha a 4 tempos, teríamos por exemplo um 2 cilindros (em linha, v ou opostos), com metade da cilindrada e muitíssimo menos peso e peças móveis, provavelmente com a mesma potência.

não conheço esse motor mitsubishi, mas pelo que dizes o mais certo é ser a mesma implementação, embora tivessem que afinar muito bem o tempo de escape para não perderem a mistura da admissão directamente por lá. é que nos diesel, se passar algum ar não faz mal. ou então injectavam a gasolina directamente na câmara de combustão!

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Flamingo
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Flamingo »

dieselpower Escreveu: (...)
não conheço esse motor mitsubishi, mas pelo que dizes o mais certo é ser a mesma implementação, embora tivessem que afinar muito bem o tempo de escape para não perderem a mistura da admissão directamente por lá. é que nos diesel, se passar algum ar não faz mal. ou então injectavam a gasolina directamente na câmara de combustão!
esse a que me refiro da mitsubishi, à uns anos bons saiu um artigo sobre ele da revista "autohoje", foi lá que eu tomei conhecimento sobre ele e seu funcionamento, até guardei as páginas onde estava esse artigo, num dossiê onde guardava essas coisas. já mais adulto, acabei por dar isso ao meu garoto, e como tal, o paradeiro das ditas páginas é aquilo que se imagina.
tinha diferenças face a este a diesel. sei que tinha o compressor roots, e se bem me recordo tinha mais um dado curioso, tinha a injeção de gasolina ao género do diesel, dentro da cãmara de combustão, mas incendiada por uma vela. o motor tinha apenas 2 cilindros, e com uma cilindrada baixa,... que não me recordo quando, debitava penso que 84 cv...
se por acaso o meu garoto encontrar alguns papeis sobre o dito motor mesmo que em mau estado, passo-os no scanner e coloco aqui.
um abraço


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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por dieselPower »

exactamente como eu pensava. injecção de combustível directamente na câmara de combustão. de outra forma não estava a ver como seria eficiente. a taxa de compressão devia ser muito baixa quando comparada com um diesel, senão a injecção de combustível resultaria em combustão imediata, mesmo sem faísca de ignição.
um motor diesel funciona com gasolina, mas como é compreensível, os resultados seriam catastróficos para a mecânica.

abraço!


Zeno Fernandes
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Zeno Fernandes »

nada impede q se utilize qquer gás combustível em um motor 2 tempos. o q se há de ter é um cárter banhado a óleo e bomba para lubrificação do motor, como em qquer motor 4 tempos. evidentemente q isso encareceria o motor, mas funciona perfeitamente bem.

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Flamingo
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Re: motor 2 tempos a hidrogenio

Mensagem por Flamingo »

eu penso que isso é um tanto lógico. o que será certamente mais complexo é ter num motor a 2 tempos um carter banhado a oleo e sistema de lubrificação a condizer. não é impossivel, mas para carter de oleo em motor a 2 tempos, a fisionomia do motor e e concepção do mesmo varia por completo.

(uma vez que és novo por estas bandas, passa pelas apresentações e fala alguma coisa de ti aqui à malta )

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