Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
CarlosMartins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: segunda abr 04, 2011 12:40 am

Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por CarlosMartins »

acho piada quando aqui no forum se referem à eficiência dos painéis fotovoltaicos....
a eficiência de um painel é apenas (e só) importante, quando a àrea disponível para a instalação é pequena. de resto estamos a falar de mais centímetro/menos centímetro de painel. é irrelevante na produção!
o que é realmente importante é a potência máxima e o inversor, este sim, extremamente importante!
os painéis se são sanyo, kyocera, toshiba, etc....têm importância apenas psicológica.
a maior ou menor eficiência resolve-se com maior ou menor área de instalação, mas atenção, conforme já disse, as diferenças de eficiência são tão poucas (apenas algumas unidades em percentagem, 1% ou 2%).
note-se que a maior eficiência paga-se bem caro. simplesmente não compensa em microgeração ou minigeração!

neste momento há parques solares em espanha que têm apenas 2 anos e que estão a ser desmantelados, por defeito de fabrico nos painéis!
uma das empresas bastante bem credibilizada e que ninguém fala é a martifer (portuguesa por sinal).
a martifer é produtora de paineis fotovoltaicos policristalinos.
os espanhóis incumbiram à martifer a substituição de milhares de painéis em centrais solares fotovoltaicas em que não houve cuidado com a escolha do fornecedor.
os painéis da martifer são todos testados e certificados à saída da fábrica ao contrário de muitos outros fabricantes, mesmo de renome internacional, os quais apenas fazem testes de x em x painéis.
não é por acaso que a martifer dá 10 anos de garantia e a sanyo (e outras) dá apenas 5 anos.
o processo de fabrico não pode ter falhas e tem que ser efectuado sob condições absolutas de vácuo.
se este processo falha, o aparecimento de bolhas destruirá o painel, foi isto que aconteceu em espanha em vários parques solares.
por isso, lembrem-se na hora de comprar os painéis, que a única coisa que ganharão se comprarem painéis mais eficientes, será espaço no telhado, mas não muito, face às pequenas áreas em questão.
o importante é ter um sistema que produza a máxima potência durante o maior período de tempo, e a potência é gerida por maior ou menor numero de painéis.
pode-se conseguir poupar bastante e efectuar um investimento melhor com painéis mais baratos.
um painel solar não é um motor!
se o painel é certificado e se tem inscrito um determinado valor de potência, quer tenha maior ou menor eficiência, estes produzirão sensivelmente o mesmo.

o segredo é encontrar a melhor relação qualidade/preço e a melhor relação potência da instalação/potência injectada na rede.
a marca de renome internacional poderá revelar-se pouco importante.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por visitante1 »

mas os bons paineis e de renome não é só por questão de eficiencia, esta é referida também porque é um facto.
ou será que existem duvidas que os japoneses nesse aspecto estão a frente nesta tecnologia?
a martifer dá 10 anos de garantia mas é apenas uma questão comercial...
qq painel dura 10 anos sem problemas e até pode estar com alguma anomalia que não é facilmente detectado por pessoas que não estejam dentro da matéria.
provavelmente os parque espanhois que estão a substituir e escolheram a martifer foi também uma questão de concurso e foi a melhor relação qualidade preço...
quanto ao mais importante ser o inversor e a potencia maxima tenho duvidas, pode ter um bom inversor e com uma potencia maxima muito alta mas se o silicio não for de qualidade.... nada feito.
já vi inversores com potencia maxima grande mas que não se consegum segurar nessa potencia por muito tempo, e ve-se outros com potencia maxima mais baixa mas muito mais constantes nessa mesma potencia.
existem pelo menos dois inversores que se conseguem manter muito tempo senão quase sempre np maximo que são o xantrex e o sma, o fronius tambem é um inversor que se porta muito bem mas só se levar com muita potencia na entrada.
neste momento é o sma que consegue melhor resultados na saída com menos potencia na entrada, a maioria das marcas por aí tem picos muito mais altos mas tambem precisa de mais potencia na entrada.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por BondadeSua »

carlosmartins Escreveu:acho piada quando aqui no forum se referem à eficiência dos painéis fotovoltaicos....
a eficiência de um painel é apenas (e só) importante, quando a àrea disponível para a instalação é pequena. de resto estamos a falar de mais centímetro/menos centímetro de painel. é irrelevante na produção!
o que é realmente importante é a potência máxima e o inversor, este sim, extremamente importante!
os painéis se são sanyo, kyocera, toshiba, etc....têm importância apenas psicológica.
a maior ou menor eficiência resolve-se com maior ou menor área de instalação, mas atenção, conforme já disse, as diferenças de eficiência são tão poucas (apenas algumas unidades em percentagem, 1% ou 2%).
note-se que a maior eficiência paga-se bem caro. simplesmente não compensa em microgeração ou minigeração!

neste momento há parques solares em espanha que têm apenas 2 anos e que estão a ser desmantelados, por defeito de fabrico nos painéis!
uma das empresas bastante bem credibilizada e que ninguém fala é a martifer (portuguesa por sinal).
a martifer é produtora de paineis fotovoltaicos policristalinos.
os espanhóis incumbiram à martifer a substituição de milhares de painéis em centrais solares fotovoltaicas em que não houve cuidado com a escolha do fornecedor.
os painéis da martifer são todos testados e certificados à saída da fábrica ao contrário de muitos outros fabricantes, mesmo de renome internacional, os quais apenas fazem testes de x em x painéis.
não é por acaso que a martifer dá 10 anos de garantia e a sanyo (e outras) dá apenas 5 anos.
o processo de fabrico não pode ter falhas e tem que ser efectuado sob condições absolutas de vácuo.
se este processo falha, o aparecimento de bolhas destruirá o painel, foi isto que aconteceu em espanha em vários parques solares.
por isso, lembrem-se na hora de comprar os painéis, que a única coisa que ganharão se comprarem painéis mais eficientes, será espaço no telhado, mas não muito, face às pequenas áreas em questão.
o importante é ter um sistema que produza a máxima potência durante o maior período de tempo, e a potência é gerida por maior ou menor numero de painéis.
pode-se conseguir poupar bastante e efectuar um investimento melhor com painéis mais baratos.
um painel solar não é um motor!
apesar de me sentir um leigo, pelo que aprendi por cá, o "motor" baseia-se em silício. e aí, se queremos fazer comparações, de eficiência, teríamos que ter em conta a superfície. isto é m2.
se fizesse-mos essa comparação (igual área ocupada), entre um dito topo de gama e um não, creio que as diferenças seriam notórias. não acredito que 14% de eficiência, seja o mesmo que 19%. e qualquer comparação, teria que ser feita em igualdade de circunstancias. aí, até o nevoeiro conta. e a tolerância à temperatura, se calhar ainda mais.
as questões comerciais, são logicamente importantes, mas todos tentam disfarça-las.
para dar vida ao "motor", vem o inversor, que deve acompanhar a estratégia montada...penso eu de que!
os "projectos", que por cá estão descritos são o melhor indicador que eu vejo. mas eu sou apenas um leigo.

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
CarlosMartins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: segunda abr 04, 2011 12:40 am

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por CarlosMartins »

para "pnunes"

não tenho duvidas, em painéis planos os japoneses estão à frente. mas noutras tecnologias tais como a que está na minha foto e que comercializo, estão muito atrás!

quando me referi à potência, referi-me apenas à potencia máxima gerada pelos painéis!
volto a repetir, a minha empresa já tem um milhar de instalações efectuadas e a experiência fala mais alto!
a menor eficiência pode ser sempre colmatada com mais área de painel.

apenas quero que os menos incautos ao não saberem, comprem soluções caras, que no fim da vida util dos painéis não darão mais lucro que outras soluções com menos eficiência!

a melhor relação é potencia gerada/custo/potencia injectada.

repito, a marca de renome, pode ser dispensada!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por visitante1 »

carlosmartins Escreveu:para "pnunes"

não tenho duvidas, em painéis planos os japoneses estão à frente. mas noutras tecnologias tais como a que está na minha foto e que comercializo, estão muito atrás!

quando me referi à potência, referi-me apenas à potencia máxima gerada pelos painéis!
volto a repetir, a minha empresa já tem um milhar de instalações efectuadas e a experiência fala mais alto!
a menor eficiência pode ser sempre colmatada com mais área de painel.

apenas quero que os menos incautos ao não saberem, comprem soluções caras, que no fim da vida util dos painéis não darão mais lucro que outras soluções com menos eficiência!

a melhor relação é potencia gerada/custo/potencia injectada.

repito, a marca de renome, pode ser dispensada!
mas então se calhar as tais grandes instalações espanholas optaram por soluções "menos boas" e agora estão a substituir...será isso??
é sempre uma incognita isso de paineis solares...

já agora sera que optar pelos tais paineis da martifer é melhor ou pior opção que por exemplo estes paineis que encontrei, por sinal dos mais caros que vi por cá ( painel fotovoltaico gce solar sl250ce-48m) que custa mais de 1300 euro mais iva penso eu.
possivelmente tem razão mas alguma diferença terá...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
CarlosMartins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: segunda abr 04, 2011 12:40 am

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por CarlosMartins »

relativamente aos gce, tê-mo-los em catálogo por razões relativas a questões contratuais.
são bons, de fabrico europeu (este grupo até tem uma fábrica em viana do castelo), mas é claro, contra os preços asiáticos, nada a fazer....
é uma opção que as pessoas têm que começar a fazer, ou seja, ou compram o que é português, ou daqui a não muitos anos não têm emprego.
não são a melhor opção, tal como também não vendemos painéis isoladamente. esse (pelo menos por enquanto) não é o nosso negócio.
o nosso negócio está descrito na secção do mercado livre como poderá verificar e se quiser poderá ver no site da hardbit.
martifer é outra questão, são bons e reconhecidos internacionalmente e são muito requeridos no estrangeiro, onde equipam muitos parques solares.
martifer é português e é bom!
a fábrica é completamente robotizada e efectuam tal como disse o controlo de qualidade e certificação de todos os painéis ao contrário da esmagadora maioria dos fabricantes.
vendemos soluções de várias marcas, mas preferimos os martifer. pelo que pudemos verificar ao longo de um milhar de instalações, revelaram-se uma solução equivalente a outras com marcas de renome internacional.
o cliente é bem servido e gasta menos dinheiro.

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por Patalhetas »

o cliente é bem servido e gasta menos dinheiro.
boas,
desculpa mas isso não é totalmente verdade, em relação a qualidade não posso argumentar, mas no preço para o cliente final, nas propostas que recebi para o projecto que estou neste momento e executar, a solução martifer em 2 propostas foram cerca de mil euros acima do valor que adjudiquei, andavam na casa dos 15 mil, 15500 mil euros ..... na altura até confrontei os comerciais das empresas, porquê o produto feito em portugal, que não paga taxas aduaneiras, transporte internacional, etc., são mais caros que a esmagadora maioria feitos em países nipónicos ....
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
CarlosMartins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: segunda abr 04, 2011 12:40 am

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por CarlosMartins »

quanto aos instaladores, não sei com quem negociou, mas eu falo por mim!

também há certos aspectos que as pessoas muitas vezes não têm em conta, tal como o serviço pós venda.
convém contratar os serviços de uma empresa sólida, e não olhar apenas ao preço, porque o sistema terá que estar a funcionar muitos anos e deverá ser bem dimensionado.
você pode ter uma empresa a funcionar com apenas um ou dois engenheiros (conheço muitas), mas e se eu lhe disser que na minha trabalham dezenas de bons engenheiros, arquitectos, gestores, etc....
a qualidade, como sempre é paga!
um renault não custa o mesmo que um mercedes....
uma viagem na easy jet não custa o mesmo que na tap.....
ambos andam, ambas voam, mas a qualidade não é a mesma!
verifico casos por exemplo, em que se fazem instalações com cabos de secção menor para darem orçamentos mais baixos.
os painéis são apenas uma parte do sistema, um cabo mal dimensionado, ou propositadamente aplicado para a empresa ganhar mais dinheiro com isso, pode fazer muita diferença na produção.

devido ao atraso que houve no ano passado na aprovação da nova legislação, muitas foram as empresas instaladoras que fecharam portas!
uma empresa tem que se precaver, se vai entrar por um caminho arriscado de vender por vender, acabará por fechar!

a minha empresa é constantemente procurada por pessoas que têm sistemas, mas que quando têm problemas, ligam para o instalador e o numero ou não está atribuido, ou já faliu, etc, etc....

eu falo por mim, primo pela qualidade e no que me toca, prefiro perder um negócio a pôr a empresa em risco!
daqui a 15, 20, 25 anos dar-me-á razão se por cá ainda estivermos!

cumprimentos,
carlos martins

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por Bubas »

boas,

tocaram no ponto fulcral:

"... daqui a 10, 15, 20, 25 anos..."

pois, é aqui que está o ponto fulcral da situação. empresas, responsáveis, onde estão? painéis, a qualidade? produzem com referiam no ínicio? então, acho que mais vale pagar do que viver na ilusão.

bubas

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por BondadeSua »

saudações verdes

pelo que ficou dito e daquilo que eu concluo, se pode aplicar a expressão:
- o meu peixinho encarnado, é mais encarnado que o teu!

no entanto volto ao ponto sobre o qual me expressei inicialmente. uma eficiência de 14% não pode ser igual a uma de a 19%.
o resto são as variáveis do negócio entre duas partes, que se podem por de acordo ou não.
qualidade é uma coisa e depende do produto e dos intervenientes, que a executam.
retorno do investimento é outra, e depende dos números que estejam envolvidos.
eu levei em conta a área ocupada pelos painéis, até porque, sou eu que tenho de ir acima do telhado limpa-los sempre que é preciso. e é preciso limpa-los mais que uma vez por ano.
até o espaço entre painéis deve ser levado em conta.
acho até, que se posso ter em cima do telhado apenas 300 kg, porque é que hei-de ter 600 kg?
mas cada um, tem que concluir o seu negócio, com as variáveis que tem e/ou conhece e com os números que lhe apresentam.
qualidade é o outro aspecto, que aqui se expôs... penso eu de que!

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


RickySolar
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta mar 25, 2011 10:49 am

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por RickySolar »

amigo carlos martins, desculpe-me intrometer mas acho que só veio aqui vender o seu peixe uma empresa como a hardbit que se dedica á venda de produtos x,y,z,b,d e fotovoltaico vêm falar de que trabalha com não sei tantos engenheiros e que têm não sei quantas instalações é que dá vontade de rir aja coerência no discurso. eu ainda me estou a rir peço aos membros que não se deixem enganar com este tipo de discurso e que nem deêm azos a discussão. não precisa me responder que eu já fui só vinho dar a minha opinião.

abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
CarlosMartins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: segunda abr 04, 2011 12:40 am

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por CarlosMartins »

a seu tempo disponibilizarei aqui um estudo técnico confrontando uma solução de menor eficiência, com outra de maior, depois tirem conclusões....

esta questão da eficiência, faz-me lembrar aqui há uns dois anos, quando estava numa reunião com os responsáveis em portugal de uma muito conhecida marca de informática e que acabava de lançar no mercado uma nova placa gráfica com 1gb de memória.
um dos presentes perguntou, e essa placa é mais rápida que a de 512mb?
resposta: não, mas as pessoas querem mais memória......

conclusão: o marketing é uma ferramenta muito poderosa!


brunopintocarmo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 23, 2010 6:27 pm

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por brunopintocarmo »

caros,

acompanhei esta discussão com bastante interesse, e na minha opinião há que ter mais um pouco de bom senso. a eficiência dos painéis não é tudo (é verdade), mas é alguma coisa, e não é seguramente um parâmetro desprezável na aquisição do sistema.
com o que já li neste tópico relativamente a produtos, optei por me coibir de fazer publicidade a marcas ou empresas, porque acho que não faz sentido afirmar que o nosso produto é melhor que os outros, e dizer que como tem uma eficiência inferior é porque a eficiência não interessa para nada.
srs. potenciais compradores de sistemas fotovoltaicos, acho que é útil que percebam o mais depressa possível que estes equipamentos se baseiam em leis físicas, e que não existem soluções milagrosas.
nesta área como noutras não falta quem queira vender gato por lebre (não estou a dirigir-me a nenhum membro deste tópico em particular, apenas a alertar para o perigo dos negócios da china), e é preciso avaliar bem todos os factores da instalação sem menosprezar nenhum.
às vezes uma diferença de 1.000,00€ numa instalação é perfeitamente justificável, uma vez que estamos a falar de contratos de 15 anos (de acordo com o dl 118a/2010) basta que os sistema produza mais 6,00€/mês para justificar a diferença.
a eficiência dos painéis tem a sua importância, mas não esquecer que este valor é obtido em condições ideais (radiação solar de 1000w/m2). em portugal temos uma média de 500 horas por ano nestas condições, o que comparado com o total de 8760 h/ano, é muito pouco. assim importa saber: qual o comportamento do painel quando a radiação é mais baixa?
por outro lado os inversores também são importantes, também tem a sua eficiência, potência de pico e capacidade de sicronizar com a rede.
além de tudo isto há também que contar com o dimensionamento, e a instalação. o efeito do sombreamento no painel é bastante importante, uma vez que um sombreamento de 20% da área do painel, provoca um decréscimo para cerca de metade da potência (ver: http://www.labplan.ufsc.br/congressos/c ... 5684_1.pdf), e ao que tenho visto nas instalações que conheço, este aspecto não tem recebido a devida atenção.

assim caríssimos, quando quiserem comprar um sistema fotovoltaico, aconselho-vos:
não olhem só para a eficiência, mas também não a desprezem;
não queiram comprar a instalação "às peças" porque montar uma instalação não é só ligar cabos...;
procurem uma empresa especializada no assunto, mas avaliem os conhecimentos da pessoa que está a vender o produto;
desconfiem de preços demasiado baixos, e avaliem a produtividade do sistema (com base no pvgis ou no pvsyst), o preço inicial não é tudo;
peçam para falar com outros clientes, e para ver as suas facturas de produção;
confirmem em obra se o material que está a ser instalado corresponde ao que foi orçamentado;

com seriedade, os negócios correm bem para toda a gente.
Cumprimentos,

Bruno Pinto Carmo

Enernatura


poirot
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 13, 2013 12:00 pm

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por poirot »

Bom dia.
Estou em fase de decisão para a instalação de painéis fotovoltaicos neste caso fixos, em cima de telhado.
Gostaria, se possível, que me elucidassem acerca dos preços para uma instalação em minha casa.
Desde já obrigado.
Miguel

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Eficiência dos paineis fotovoltaicos, a verdade!

Mensagem por visitante1 »

Pelo que tenho visto por aqui ronda entre 7000 a 7500€ com potencia superior a 5500wp, mas claro podem existir particularidades que façam subir ou descer esse valor.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Energia Solar”