Biodiesel em Portugal

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

xico norris
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: domingo set 24, 2006 7:18 pm

Mensagem por xico norris »

josé rui Escreveu:sabiam que já se consegue transformar glicerina em biodiesel? existe um país europeu que tem tecnologia para isso. fica a leste.
uma vez li num artigo que queriam adicionar ácidos gordos e glicerol para reverter a hidrólise do óleo. com esses novos triglicéridos faziam biodiesel. mas acho que esse processo requer altas pressões e temperaturas.

Avatar do Utilizador

AngelMar
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça dez 12, 2006 12:44 pm

Mensagem por AngelMar »

xico norris Escreveu:ainda bem que achaste isso, é que eu esforcei-me para que vocês gostassem da visita.
eu sou um dos que vos recebeu, eu perguntei-vos na brincadeira se a vossa faculdade tinha labs.
o trabalho está a correr bem?

fogo ainda bem keu disse bem.
não sabia kem eras...lol.
mas tava a ser sincera. voces foram muito porreiros cnosco!
já sei qual eras... és aquele do ist né?
olha o trabalho até n ta muito mau, problema é k temos otra cadeira que nos ta a levar o tempo todo.
vamos agora nos balanços de massa!
bjinho
Marlene


Autor do tópico
afonsoaires
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta dez 07, 2006 10:49 am

Tempo de produção?

Mensagem por afonsoaires »

alguem sabe quanto tempo demora o ciclo de produção do biodiesel desde o oleo vegetal até ao biodiesel final?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

tudo depende do processador e processo de lavagem e secagem.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
afonsoaires
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta dez 07, 2006 10:49 am

Tempo de fabrico

Mensagem por afonsoaires »

mas tudo deve ter uma margem... não me sabem dizer mais ou menos, vai de x a y, dependendo do processo claro.


xico norris
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: domingo set 24, 2006 7:18 pm

Mensagem por xico norris »

se o processo for contínuo, tudo depende do caudal, volume dos equipamentos e recirculações aplicadas no processo.

se for descontinuo o volume é importante pois podes precisar de mais tempo para atingir pressões, temperaturas, etc.

é preciso ter uma base de cálculo para dar respostas concretas, produzir quilos é diferente de produzir toneladas.


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

bom...

para 70 litros no meu processador com banho de paragem uso:

2 horas de mistura

8 de decantação

3x6 lavagem

barbas

Avatar do Utilizador

toakiuai
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça dez 12, 2006 3:48 am
Localização: Rondonia/Brazil

Mensagem por toakiuai »

josé rui Escreveu:eu peço desculpas por não poder dizer neste momento, porque isso foi-me divulgado e explicado por um colega meu engenheiro quimico, que quando procurava o que era feiro à glicerina que sobrava no processo de produção de biodiesel, encontrou por acaso matéria sobre transformação da glicerina em biodiesel. vou tentar saber o principio quimico e coloco aqui. é claro que para quem dominar esta tecnologia vai ser uma mais valia para negociar com quem produz biodiesel. porque eu conheço quem produz de forma industrial e neste momento tem alguma dificuldade em vender.
meu amigo jose rui,

veja isto para nós, estou com um projeto aqui mas o problema é a eliminação da glicerina aqui no brasil, estou no aguardo de novas informações, veja para nos como funciona o sistema. eu tenho um projeto para produzir 600 litros de biodiesel/dia q dará 1600 kg de glicerina bruta por mes e nao sei o que vou fazer com ela. pelo menos se alguem comprar tá bom d+, se conseguirmos transformar ela em biodiesel também..... super melhor ainda... aguardo novidades...
Chega de dar dinheiro ao governo e as Petroleiras. Agora é a nossa vez, nós também merecemos! - ehehehhe - Brazil OOOOLÉEEE!

Responder

Voltar para “BioDiesel”