Dificuldades em lavar biodiesel

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Geogalhano »

Ok, vou experimentar e depois informo.
Obrigado e um abraço


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Geogalhano »

Amigo, realmente resultou, coloquei o sal e aqueci agitando. A maionese desapareceu. Coloquei no funil, onde decantou algum sal, misturado talvez com um pouco de glicerina.
Fiz a lavagem, muito suave com água nebulizada. Como sempre ficou sumo de laranja. Aqueci o BD a 50ºC e ficou clarinho e limpo, tipo óleo vegetal novo de garrafa.
A minha pergunta é sempre a mesma, existem aqui pessoas no fórum que depois da lavagem com água o BD fica impecável. O meu fica sempre sumo de laranja, gastando então energia para um segundo aquecimento, isto é normal? É que assim lá se vai o preço barato do BD.
Depois coloco aqui figuras do processo.
Obrigado

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por CarlosPoças »

Olá geo
O Bio se for lavado com agua morna que é o meu caso ( para não emulsionar) mesmo assim fica cor de laranja turbo porque ainda está carregado de água.
A turbidez é agua no Bio- e é preciso lavar no minimo tres vezes. para ser lhe ser retirado a acidez.

Como inicialmente dizias a parte da lavagem não te corre bem.
E até perceberes o funcionamento do equipanento que tens para o fazer vai demorar algum tempo.
Para mim quando fazia quase tudo manualmente correu-me lindamente,
quando fiz um equipamento (reactor) mais elaborado é que começaram os problemas e que foi ultapassado após várias bateladas.
Quanto Oleo consegues por mes?
Que equipamento tens?
Talvez te possa ajudar mais.
Abraço Carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Geogalhano »

Amigo Carlos, não consigo muito por mês, vou reservando. Por exemplo este mês tenho para aí 30 litros, mas isto é dificil com a história de os restaurantes terem de entregar a empresas.

Em relação à lavagem, não percebo realmente o que possa fazer mais, pois esta é efectuada com o máximo de cuidado, com água destilada (ph=7), com água morna. Um spray fininho manual. Fica logo sumo de laranja e nunca mais sai esse sumo, só aquecendo o Bio novamente, ora isso é impossível em termos energéticos.

Eu apenas produzo manualmente, em laboratório, cerca de 3 litros de cada vez. Um sistema laboratorial simples. Uma placa de aquecimento com rotação e agitação magnética. Um copo de vidro que aguenta temperatura e depois um funil de vidro grande com torneira no fundo. Nada de especial, pois apenas produzo para consumo próprio devido à escassez de óleo.

O problema realmente está a ser a lavagem. Acha que a aplicação de um filtro no final resolve o problema?

Obrigado

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por CarlosPoças »

Geogalhano Escreveu:Amigo Carlos, não consigo muito por mês, vou reservando. Por exemplo este mês tenho para aí 30 litros, mas isto é dificil com a história de os restaurantes terem de entregar a empresas.

Em relação à lavagem, não percebo realmente o que possa fazer mais, pois esta é efectuada com o máximo de cuidado, com água destilada (ph=7), com água morna. Um spray fininho manual. Fica logo sumo de laranja e nunca mais sai esse sumo, só aquecendo o Bio novamente, ora isso é impossível em termos energéticos.Eu apenas produzo manualmente, em laboratório, cerca de 3 litros de cada vez. Um sistema laboratorial simples. Uma placa de aquecimento com rotação e agitação magnética. Um copo de vidro que aguenta temperatura e depois um funil de vidro grande com torneira no fundo. Nada de especial, pois apenas produzo para consumo próprio devido à escassez de óleo.

O problema realmente está a ser a lavagem. Acha que a aplicação de um filtro no final resolve o problema?

Obrigado
------------------------------------------------
Percebi que tens um reactor com sistema de recirculação. Correto ?

A primeira agua que injectas no reactor para a lavagem pode ser a frio com o bio quente
mas muito lentamente e spray fino,A primeira lavagem é muito importante que seja feita muito lentamente e é inevitavel o Bio ficar com aspecto de sumo de laranja (não tem inconveniente nehum)

Só no fim das tres ou quatro lavagens e depois de retirada a ultima agua é que vais secar o Bio por recirculação ou manual mas com temperatura acima dos 70 º

Descreve com minucia todas as fazes da lavagem ?
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Geogalhano »

Amigo Carlos, não tenho recirculação, o que tenho é agitação magnética, ie, a placa de aquecimento, funciona como aquecimento e tem também um sistema de rotação magnética, em que colocas um íman com o comprimento de um cigarro dentro do óleo que com a rotação de uma placa por baixo do prto de aquecimento, vai fazendo com que esse íman cigarro comece a rodar a alta velocidade, agitando o óleo. Depois de feita aí a reacção, transfego o Bio para o funil de decantação, e com um spray igual áquele que se deita nas flores de casa, burrifo o Bio para fazer a lavagem.

Fica então alaranjado, tipo sumo de laranja, e passado umas horas, retiro a glicerina e a água suja pela torneira no fundo do funil. Volto a fazer mais um spray de água morna, espero 1 hora e retiro a água turva. Faço isso as vezes necessárias até a água no fundo sair cristalina e transparente. Mas o BIO em cima fica sempre sumo de laranja, nunca fica, como diz aqui no fórum, de maneira a poder-se ler uma revista do outro lado do BIO, muito longe disso. Só aquecendo então nos tais 70ºC é que ele fica realmente tipo óleo novo comprado de garrafa.

Agora, ouço dizer que a última faze de aquecimento não é necessária, o que poupava energia, mas como é isso possível se o BIO sai sumo de laranja? Posso usá-lo assim tipo sumo de laranja?

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por CarlosPoças »

Parte 1. Mas o BIO em cima fica sempre sumo de laranja, nunca fica, como diz aqui no fórum, de maneira a poder-se ler uma revista do outro lado do BIO, muito longe disso. Só aquecendo então nos tais 70ºC é que ele fica realmente tipo óleo novo comprado de garrafa.

Parte 2-Agora, ouço dizer que a última faze de aquecimento não é necessária, o que poupava energia, mas como é isso possível se o BIO sai sumo de laranja? Posso usá-lo assim tipo sumo de laranja?[/quote]
------------------------------
Parte 1 -O Bio tem que ficar tipo sumo de laranja após ser lavado e a agua é que fica cristalina mais ou menos.
O aquecer e agitar com iman a 70º é o que dá origem a ficar transparente e sem humidade.
Parte 2-Sim é possivel não aquecer o bio para lher ser retirado a agua (humidade)Experimenta tê-lo em repouso um mês ou mais (Ser fôr uma Garrafa sem tampa) e vais vêr o que acontece após a decantação.
Abraço Carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Geogalhano »

Então amigo Carlos, acho que não estou a fazer nada de errado? É que realmente existem aqui algumas lacunas no fórum referentes a isso.

Quer dizer que se deixar a repousar o BIO, ele vai ficar sem o aspecto alaranjado tipo sumo. Assim poupo em energia.

Mas como saber se ele tem, ou não tem a percentagem de água mínima para se poder colocar no motor? Existe algum ensaio para isso?

Obrigado

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por CarlosPoças »

Após a decantação ou repouso (Período longo) o Bio fica transparente,Se a vasilha em que o bio está a repousar for opaco não se vê a agua acumulada NÃO ESQUECER de drenar essa ÀGUA.
Podes testar uma pequena quantidade num balão de ensaio ,aqueces até ferver e se nas paredes do Balão ainda tiver goticulas de agua é porque o processo não está completo.
Solução deixar repousar mais tempo ou secar por aquecimento.
Se continuares com dúvidas vai perguntando
Abraço Carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Geogalhano »

CarlosPoças Escreveu:Após a decantação ou repouso (Período longo) o Bio fica transparente,Se a vasilha em que o bio está a repousar for opaco não se vê a agua acumulada NÃO ESQUECER de drenar essa ÀGUA.
Acho que já entendi, quer dizer que a água na realidade não evapora, vai é deixar o Bio e ficar a sedimentar na parte baixa, como a glicerina, certo? Mas ao fim de bastante tempo.

O problema aqui é arranjar um funil grande o suficiente, e que não seja necessário, para então a água cair para baixo e depois tirá-la por gravidade, o que nem sempre é fácil de arranjar.

Estou já a pensar numa certa quantidade, para aí 15 litros.

Como é que tu fazes?

Um abraço

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por CarlosPoças »

Eu tenho um Reactor inox com fundo cónico e torneira de saida na parte mais baixa

e outra torneira de saida 10 Cm mais acima de onde extraio o Bio limpo

Entendido ?
Abraço Carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Geogalhano »

E fazes a lavagem e a reacção tudo no mesmo reactor? E colocas em repouso durante muito tempo tb no mesmo reactor?
Abraço

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por CarlosPoças »

Faço tudo no reactor e seco com temperatura de resistência electrica na ordem dos 90º Cº.

Quando ainda tinha um processo muito artesanal, secava ao sol no verão em garrafões de 5 litros sem tampa. Quando já não tinha o ressuado no gargalo, estava pronto.
Abraço Carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Geogalhano »

Já alguma vez contabilizaste o custo por litro? Isto pq o aquecimento a 90ºC deve ser um custo acrescido bastante grande. Quanto tempo aqueces e quantos litros de cada vez?

Um abraço

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por CarlosPoças »

Nunca contabilizei o custo do fabrico incluindo secar o Bio
Mas como faço isto por GOZO e para aprender tudo tem um custo,
e não tenciono vir a ser um rei do bio.

Mas não deito dinheiro fora e como presentemente não consigo oleo suficiente para uma batelada de 60 litros .
Lavo só o oleo que me dão ,seco e aplico directamente no depósito na proporção de 4 L de OVD para 20 L de Diesel e com esta operação fica muito mais barato.

Abraço Carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Geogalhano »

Portanto usas o OVD, usado mas lavado. Tens o carro adaptado de alguma forma para isso? Nunca tiveste problemas com essa proporção? Que carro usas? Desculpa as perguntas, mas sempre me meteu confusão o pessoal usar o OVD ainda para mais no teu caso é OVDUsado.
Fazes apenas a lavagem com água? Não fazes nenhuma filtragem para retirar pequenas impurezas.

Um abraço

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por CarlosPoças »

Olá geo

Vais a OLEO VEGETAL DIRECTO e

Procuras lá tudo o que quizeres incluindo:

Tipode Bomba Injectora. Percentagem de O V Recomendado.

Abraço Carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Dioni Borges
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Dioni Borges »

ME DIZ UMA COISA , ESTOU UTILIZANDO 1 LITRO DE OLEO , 220 ML DE METANOL E 7 GRAMAS DE SODA .... MINHA PERGUNTA É PRECISO MISTURAR AGUA NO METOXIDO (METANOL + soda) ?????

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Emanuel Couto »

Dioni Borges Escreveu:ME DIZ UMA COISA , ESTOU UTILIZANDO 1 LITRO DE OLEO , 220 ML DE METANOL E 7 GRAMAS DE SODA .... MINHA PERGUNTA É PRECISO MISTURAR AGUA NO METOXIDO (METANOL + soda) ?????
Também evitar escrever em maiúsculas!
Escrever com letras maiúsculas, na cultura web é considerado “gritar” com quem lê.
Para além de ser visualmente desagradável... :roll:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por jmal »

Dioni Borges Escreveu:ME DIZ UMA COISA , ESTOU UTILIZANDO 1 LITRO DE OLEO , 220 ML DE METANOL E 7 GRAMAS DE SODA .... MINHA PERGUNTA É PRECISO MISTURAR AGUA NO METOXIDO (METANOL + soda) ?????
Não mistures agua no metanol, ou então depois de misturares no óleo fazes um belo sabão, nada de água nestas partes, e o óleo deve estar bem seco ou perto disso, cuidado com substâncias perigosas, usa equipamento e local arejado, o metanol é altamente combustivel e com uma chama que não se vê, a soda caustica é duplamente perigosa. Deves misturar muito bem a soda no metanol até estar completamente dissolvida, depois deves juntar o metóxico ao óleo á temperatura que deve ser feita a reação, não abuses na temperatura porque o metanol tem um ponto de ebulição muito baixo, e se o óleo estiver muito quente, ele vai evaporar, fazendo com que a mistura fique pobre, depois disso deves mexer durante algum tempo toda a mistura (óleo + metóxico) mantendo a temperatura do óleo.

Procura tutoriais nesta secção, existem vários, e novamente: não te esqueças das proteções e de todos os cuidados ao manusear produtos tóxicos.

Um dos tutoriais feito pelo grande Fry: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... f=6&t=1044
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”