Controlador de velocidade para motor CC

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Jorge Rocha »

Josenir,
À já algum tempo que tenho acompanhado alguns dos seu trabalhos, e a cada dia que passa, mais me dou conta que é uma pessoa excepcional!
Muitos parabéns pela sua presença, e boa continuação de seus projectos (e também uma boa dose de paciencia, em certos casos :lol: )!
Um abraço de Portugal para voce!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

O importante é que cada um contribua com um pouco do que tem de melhor. Se você não tem muito conhecimento técnico para dividir, divida o bom humor, a simpatia, a generosidade, a tolerância, ou qualquer outra virtude, que ao final terá contribuído para o bem desta comunidade, e de seus membros.

Um brinde a nós que valorizamos o conhecimento e as boas virtudes do ser humano.

Agradeço a simpatia, Jorge. Importante saber que temos amigos também aí do outro lado do atlântico.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por serges »

Junto me ao jorge que a opinião é a mesma pela companhia do Josenir por cá...
Obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por BRICOLEIRO »

Amigo já faz algum tempo que mão escrevo nada por aqui! Mas agora tinha que dizer que estou em completo acordo com o rocha eo serges. Um abraço aqui de Potugal.


aRangel
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta dez 14, 2011 1:03 am

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por aRangel »

Olá Josenir e demais colegas,

Primeiramente gostaria de dizer que eu caí nas graças quando encontrei esse fórum. Meu nome é Adolpho Rangel, trabalho na área de administração, não entendo nada de eletrônica exceto um pouco de riscar e corroer placa de circuito e soldar componentes.
Eu estava/estou tentando fazer uma bicicleta elétrica para o meu filho mas estava/estou completamente perdido. Ainda não entendo direito das coisas mas se comparado a antes, depois desse fórum já virei um "expert". :mrgreen: Entretanto, ainda preciso de ajuda e se pudesse contar com os colegas, ficaria muito grato.
A questão é que o meu filho tem uma dificuldade de locomoção que limita a força dele. Ele não tem muita força nem nos braços nem nas pernas. Ele tem 7 anos, é bem inteligente (muito mais doq eu), bem ativo e feliz. Ele anda e é bem independente pra fazer as coisas. As limitações dele estão em andar distâncias "grandes", correr, subir escadas, levantar coisas "pesadas", etc... Ele precisa fazer fisioterapia e atividades com movimentos, evitando ficar muito tempo sentado, etc... Aí é q entra essa bicicleta elétrica diferente.
A bicicleta tá sendo montada com peças visando facilitar o acesso a ela e o conforto. O motor é pra funcionar auxiliando ele a pedalar para a bicicleta ficar mais leve. A bicicleta não pode correr (10 km/h máx) e a parte elétrica não pode substituir ele pedalando. Nisso eu estou tendo duas dificuldades:
- esse circuito do controlador tem 20A máx mas eu tô vendo um motor bosch de 300w que chega a 25A de corrente nominal (sem carga). Como faço para aumentar esse limite do controlador, principalmente porque com carga esse motor deve ir a quase 40A?
- como eu posso fazer um controle de tração para só acionar o motor se o pedal estiver sendo girado?

Peço desculpas se trago dificuldades muito elementares mas essa minha necessidade é muito específica e por isso não tô conseguindo ninguém que possa me ajudar.

No aguardo de alguma contribuição.


[]'s
Adolpho Rangel

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por mauri »

aRangel Escreveu:Olá Josenir e demais colegas,

Meu nome é Adolpho Rangel, trabalho na área de administração, não entendo nada de eletrônica
Adolpho Rangel
Olá Adolpho Rangel
Enquanto aguardas pela resposta de quem poderá saber, passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

aRangel Escreveu:- esse circuito do controlador tem 20A máx mas eu tô vendo um motor bosch de 300w que chega a 25A de corrente nominal (sem carga). Como faço para aumentar esse limite do controlador, principalmente porque com carga esse motor deve ir a quase 40A?
Troque os transistores IRFZ44 por IGBTs do tipo do IRG4PC50F ou equivalente, e a corrente vai para algo em torno de 50A.
aRangel Escreveu:- como eu posso fazer um controle de tração para só acionar o motor se o pedal estiver sendo girado?
O circuito deste controlador é baseado no CI SG3525. Se este CI receber no pino 10 (shutdown) uma tensão do pino 16 (Vref), ele para de funcionar (entra em shutdown).
Então o que poderia ser feito seria ligar um resistor de 2k do pino 16 para o pino 10, e em seguida montar um pequeno sensor de movimento no eixo do pedal que aterre o pino 10. Quando o pino 10 ficar com tensão 0V o CI funciona normalmente. Quando não tiver movimento o CI recebe a tensão do Vref, e fica desligado, não atendendo ao acelerador.
Para maiores detalhes, faça o download do datasheet do SG3525. Vendo o diagrama do CI você vai entender melhor.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Jorge Rocha »

aRangel Escreveu:Olá Josenir e demais colegas,

A bicicleta não pode correr (10 km/h máx) e a parte elétrica não pode substituir ele pedalando.Adolpho Rangel
Olá Adolpho Rangel,

Embora eu considere a ajuda do Josenir simplesmente fantástica, não deixo de tentar dar uma pequenina ajuda :)

Baseando-me apenas na minha experiencia com veículos eléctricos, será que não bastaria diminuir o numero de baterias, de modo a que o motor não tivesse tanta força (uma vez que será para limitar a velocidade aos 10 km/h, não seria assim tão relevante a falta de potencia), fazendo diminuir assim o pico de corrente?! :? ;)

Quanto ao sensor de pedal, penso que o sensor já muito utilizado em bicicletas eléctricas, poderia ser solução :?:
Deixo aqui algo do género http://www.evassemble.com/index.php?mai ... cts_id=138

Continuação de bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!


aRangel
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta dez 14, 2011 1:03 am

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por aRangel »

mauri Escreveu: Olá Adolpho Rangel
Enquanto aguardas pela resposta de quem poderá saber, passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Cumprimentos.
Olá Mauri,
Já publiquei a minha apresentação. Obrigado pela lembrança!
Como ainda estou me ambientando, peço que me oriente sobre as demais coisas que por ventura eu também deixe passar despercebido.

Saudações!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por mauri »

aRangel Escreveu: peço que me oriente sobre as demais coisas que por ventura eu também deixe passar despercebido.
Qualquer dúvida e isto serve para qualquer utente, estou ao dispor, basta enviar-me uma mp e no que possa, ajudarei.
Cump.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


aRangel
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta dez 14, 2011 1:03 am

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por aRangel »

Oi Josenir,
Obrigado por responder!
Josenir Escreveu:
aRangel Escreveu:- esse circuito do controlador tem 20A máx mas eu tô vendo um motor bosch de 300w que chega a 25A de corrente nominal (sem carga). Como faço para aumentar esse limite do controlador, principalmente porque com carga esse motor deve ir a quase 40A?
Troque os transistores IRFZ44 por IGBTs do tipo do IRG4PC50F ou equivalente, e a corrente vai para algo em torno de 50A.
Ok sobre os transistores. Eu imaginava algo desse tipo mas não tinha certeza nem tampouco imaginava qual usar na substituição.
Josenir Escreveu:
aRangel Escreveu:- como eu posso fazer um controle de tração para só acionar o motor se o pedal estiver sendo girado?
O circuito deste controlador é baseado no CI SG3525. Se este CI receber no pino 10 (shutdown) uma tensão do pino 16 (Vref), ele para de funcionar (entra em shutdown).
Então o que poderia ser feito seria ligar um resistor de 2k do pino 16 para o pino 10, e em seguida montar um pequeno sensor de movimento no eixo do pedal que aterre o pino 10. Quando o pino 10 ficar com tensão 0V o CI funciona normalmente. Quando não tiver movimento o CI recebe a tensão do Vref, e fica desligado, não atendendo ao acelerador.
Para maiores detalhes, faça o download do datasheet do SG3525. Vendo o diagrama do CI você vai entender melhor.
Essa dica do controle pelo CI é bacana, serve bem para o que preciso. Entretanto, como eu "faço" esse sensor de movimento?
A minha idéia inicial era fazer/comprar algum tipo de sensor de torque que serviria para identificar se o pedal está sendo girando no sentido correto, ou seja, para frente. Dessa forma o sistema iria funcionar exatamente como auxiliar a pedalada, o que seria o objetivo inicial. Dependendo de como isso ficar, penso que talvez fosse possível até fazer níveis de ajuste de operação do motor para que ele sempre compensasse a demanda: motor trabalha mais quando é preciso, idependente do acelerador.

No aguardo das considerações dos colegas.


[]'s

A. Rangel


aRangel
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta dez 14, 2011 1:03 am

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por aRangel »

Jorge Rocha Escreveu: Olá Adolpho Rangel,
Embora eu considere a ajuda do Josenir simplesmente fantástica, não deixo de tentar dar uma pequenina ajuda :)
Olá Jorge,
Obrigado pela resposta e pelo interesse!
Jorge Rocha Escreveu: Baseando-me apenas na minha experiencia com veículos eléctricos, será que não bastaria diminuir o numero de baterias, de modo a que o motor não tivesse tanta força (uma vez que será para limitar a velocidade aos 10 km/h, não seria assim tão relevante a falta de potencia), fazendo diminuir assim o pico de corrente?! :? ;)
Eu não tenho certeza se a diminuição no número de baterias daria esse resultado que você espera. Peço pouco que entendo, acho que isso somente levaria a uma descarga mais rápido das fontes ('x' baterias) pois seria diminuída a capacidade de atender a um aumento de carga. Eu entendo que um conjunto de baterias em paralelo consegue atender a uma carga por mais tempo porque vão dividir entre elas o fornecimento de corrente. Logo, se uma bateria puder fornecer menos corrente, ela perde menos carga, resultando em mais tempo "trabalhando". Me corrija se eu estiver enganado.
Jorge Rocha Escreveu: Quanto ao sensor de pedal, penso que o sensor já muito utilizado em bicicletas eléctricas, poderia ser solução :?:
Deixo aqui algo do género http://www.evassemble.com/index.php?mai ... cts_id=138
Continuação de bom trabalho!
Sobre esse sensor de pedal, como ele é? Parece interessante, mas eu nunca vi nenhum e nem achei nenhuma foto, vídeo ou descrição dele. Você teria mais informações?

No aguardo das considerações dos colegas!


[]'s
A. Rangel

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Jorge Rocha »

aRangel Escreveu:Eu não tenho certeza se a diminuição no número de baterias daria esse resultado que você espera. Peço pouco que entendo, acho que isso somente levaria a uma descarga mais rápido das fontes ('x' baterias) pois seria diminuída a capacidade de atender a um aumento de carga. Eu entendo que um conjunto de baterias em paralelo consegue atender a uma carga por mais tempo porque vão dividir entre elas o fornecimento de corrente. Logo, se uma bateria puder fornecer menos corrente, ela perde menos carga, resultando em mais tempo "trabalhando". Me corrija se eu estiver enganado.
Penso que o raciocinio está correto, mas talvez esteja a esquecer alguma coisa...
Vou dar um exemplo, para que se entenda melhor: Tenho um VE com o motor de 48V, com potencia nominal 2000W.
Se lhe for aplicado apenas 42V a sua potencia já só é de 1500W e ao contrário, se lhe aplicar 60V a sua potencia é aproximadamente 3000W (eu já fiz estas experiencias)!
O curioso é que se eu for ao maximo de velocidade em cada um dos casos, a autonomia em todos eles é muito parecida, e 42V*40Ah é muito menor que 60V*40Ah. Claro que neste ultimo caso chegaria muito mais rapido ao destino, pois a velocidade máxima é muito superior!
Mas claro que eu estava a pensar que ainda estava a calcular a capacidade total do pack de baterias, para sua construção, e assim poderia fazer que se mantivesse uma capacidade razoavel (por exemplo em vez de 3*12V * 10Ah = 360W, poderia ser 2*12V * 20Ah = 480W e respectivamente passar de 36V para 24V, podendo baixar a potencia do motor nuns 50%, que ainda seria uma ajuda fantastica)
aRangel Escreveu:Sobre esse sensor de pedal, como ele é? Parece interessante, mas eu nunca vi nenhum e nem achei nenhuma foto, vídeo ou descrição dele. Você teria mais informações?
Esse sensor já vem equipado numa grande parte das bicicletas electricas. Ele adapta-se a todas as rodas pedaleiras e é muito facil sua aplicação.
Seu funcionamento é feito com uns imans que vão influenciando uns sensores electronicos que se manifestam em presença de magnetismo (ainda gostava de saber se se pode comprar numa casa de componentes electronicos :?: )!
Se lhe for possivel procurar numa casa onde venda VE, será bastante facil encontrar, pelo menos aqui em Portugal é!
Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!


aRangel
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta dez 14, 2011 1:03 am

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por aRangel »

Jorge Rocha Escreveu:Penso que o raciocinio está correto, mas talvez esteja a esquecer alguma coisa...
Vou dar um exemplo, para que se entenda melhor: Tenho um VE com o motor de 48V, com potencia nominal 2000W.
Se lhe for aplicado apenas 42V a sua potencia já só é de 1500W e ao contrário, se lhe aplicar 60V a sua potencia é aproximadamente 3000W (eu já fiz estas experiencias)!
O curioso é que se eu for ao maximo de velocidade em cada um dos casos, a autonomia em todos eles é muito parecida, e 42V*40Ah é muito menor que 60V*40Ah. Claro que neste ultimo caso chegaria muito mais rapido ao destino, pois a velocidade máxima é muito superior!
Mas claro que eu estava a pensar que ainda estava a calcular a capacidade total do pack de baterias, para sua construção, e assim poderia fazer que se mantivesse uma capacidade razoavel (por exemplo em vez de 3*12V * 10Ah = 360W, poderia ser 2*12V * 20Ah = 480W e respectivamente passar de 36V para 24V, podendo baixar a potencia do motor nuns 50%, que ainda seria uma ajuda fantastica)
Certo Jorge, agora entendi a sua idéia.
No meu caso não sei se teria essa flexibilidade porque eu preciso colocar obrigatoriamente um controle de velocidade no motor, dessa forma vou acabar tendo que fazer um controle de tensão também. Entretanto acho que a corrente ainda seria um problema porque o motor quase travado teria um pico de corrente alto.
Jorge Rocha Escreveu:Esse sensor já vem equipado numa grande parte das bicicletas electricas. Ele adapta-se a todas as rodas pedaleiras e é muito facil sua aplicação.
Seu funcionamento é feito com uns imans que vão influenciando uns sensores electronicos que se manifestam em presença de magnetismo (ainda gostava de saber se se pode comprar numa casa de componentes electronicos :?: )!
Se lhe for possivel procurar numa casa onde venda VE, será bastante facil encontrar, pelo menos aqui em Portugal é!
Bom trabalho!
Obrigado Jorge, eu vou ver se eu encontro. De qualquer forma, se tiver alguma outra sugestão, igualmente agradeço.


[]'s

Rangel


aRangel
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta dez 14, 2011 1:03 am

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por aRangel »

Olá Josenir e amigos,

Ontem eu consegui finalmente montar o meu "primeiro protótipo" do controlador. Esse final de um ano/início do outro foi bem corrido e tem sido difício conseguir dedicar algum ao projeto.
Eu segui completamente o seu projeto, Josenir, mas fiquei com algumas dúvidas e com algum problema no meu circuito. Com relação aos MOSFETS, eu não entendi direito como você fez a ligação. Eles estão ligados em paralelo dois a dois? E na foto do seu controlador, não da pra ver onde estão ligados os drain e source, só o gate. Eles não estão na placa?
O meu circuito funcionou mas está com alguma coisa errada porque a tensão máxima fornecida ao motor está em 6,4Volts e o potenciômetro deslizante não faz diferença até chegar quase ao final do ajuste. O motor está quase praticamente com uma chave liga-desliga, pois é necessário mexer muito delicadamente na posição do cursor do potenciômetro para conseguir colocar o motor em velocidade reduzida.
Se alguém tiver alguma sugestão de como investigar o problema, eu agradeço.

No meu próximo post eu prometo colocar algumas fotos de como o projeto está ficando.

Saudações

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por serges »

aRangel, por favor partilha esse projecto mas na area mais acima... Projectos...

Obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


rjloureiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda abr 02, 2012 7:04 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por rjloureiro »

Josenir Escreveu:comprei recentemente uma scooter elétrica com a parte eletrônica irremedivelmente avariada, sem chances de conserto. logo observei que ela tinha um motor cc de 24v / 14a / 2750 rpm e funcionava com duas baterias de 12v x 13a, as quais não existiam mais. então pensei que seria fácil fazer um novo controlador para ela. na verdade não foi tão fácil como eu pensava, mas no fim ficou pronto e com ótimo desempenho e rendimento, e acredito ter introduzido uma invovação neste tipo de controlador.
como o controlador ficou tão bom e a scooter andou muito bem, resolvi fazer uma adaptação mecânica para alongá-la um pouco mais, deixando-a mais confortável para pilotar e abrindo espaço para pôr 6 baterias ao invés de apenas 2, como era originalmente. agora ao invés de um brinquedo de criança, tenho um veículo elétrico experimental bastante estável e com boa autonomia.
vejam na foto abaixo como ela ficou depois da modificação mecânica. pena que não lembrei de bater uma foto de como era antes. deixei sem as carenagens para ficar mais fácil de ver a sua estrutura.
bic_elet2.jpg
Oi amigo!! Será que me poderia fornecer as potências das resistências do seu circuito. ex: 1/2 W, 1/4 W, etc. Obrigado

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por mauri »

rjloureiro Escreveu:
Oi amigo!! Será que me poderia fornecer as potências das resistências do seu circuito. ex: 1/2 W, 1/4 W, etc. Obrigado
Enquanto aguardas pela resposta, passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por labutess »

aRangel Escreveu:Olá Josenir e amigos,

Ontem eu consegui finalmente montar o meu "primeiro protótipo" do controlador. Esse final de um ano/início do outro foi bem corrido e tem sido difício conseguir dedicar algum ao projeto.
Eu segui completamente o seu projeto, Josenir, mas fiquei com algumas dúvidas e com algum problema no meu circuito. Com relação aos MOSFETS, eu não entendi direito como você fez a ligação. Eles estão ligados em paralelo dois a dois? E na foto do seu controlador, não da pra ver onde estão ligados os drain e source, só o gate. Eles não estão na placa?
O meu circuito funcionou mas está com alguma coisa errada porque a tensão máxima fornecida ao motor está em 6,4Volts e o potenciômetro deslizante não faz diferença até chegar quase ao final do ajuste. O motor está quase praticamente com uma chave liga-desliga, pois é necessário mexer muito delicadamente na posição do cursor do potenciômetro para conseguir colocar o motor em velocidade reduzida.
Se alguém tiver alguma sugestão de como investigar o problema, eu agradeço.

No meu próximo post eu prometo colocar algumas fotos de como o projeto está ficando.

Saudações
boas,
sou novo aqui e estou gostando deste site,principalmente deste projecto do controlador,
sempre gostei dos temas sobre electronica e acabei por comprar uma «quase» scooter electrica a pedais-250w,penso ir para o trabalho nela,são 12 km para cada lado e nada de subidas.
Apenas queria ter um pouco mais de velocidade( dá 30km) com esse seu projecto do controlador é possivel adapta-lo e ter mais velocidade?ou há outras soluções mais praticas?
a minha scooter tem 4 baterias 12v12ah,pneus 18x2.5
cumprimentos


avila
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda nov 12, 2012 8:31 am

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por avila »

Bom dia , tenho um grande problebinha e vc com seus conhecimentos me ajudar

com uma plca com controle de velocidade esteira sandow s 800, parou de funcionar, gostaria de ver se vc pode me ajudar, tenho uma pequena oficina no fundo de minha casa, tenho que ir mas se vc ler isso o meu email [email protected], depois nos falamos, tenho que ir trabalhar um abraço

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”