Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

Boas,

Na minha conta da micro-produção aparece-me um consumo 7 a 8 kWh/mês devido ao sistema de posicionamento que, neste caso, é da Braux. Se a estes valores adicionar outro tanto referente ao período em que a instalação está a produzir e o sistema de posicionamento se está a movimentar, terei um consumo estimado de 16 kWh por mês.
Em minha opinião, estes valores parecem-me elevados pelo que pergunto a quem tem sistemas de posicionamento se tem valores equivalentes ou não.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por mauri »

Seria melhor abrir um tópico em projetos sobre a tua micro-geração e colocar lá essas dúvidas.
Passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por visitante1 »

Infelizmente esse é um tema que dá algumas dores de cabeça, de facto existem alguns seguidores que são autenticos "papões", chegam mesmo a consumir mais do que produzem em dias sem sol.
Nesse caso especifico penso que está a falar de um seguidor com trajetória astronómica programada o que no meu ponto de vista ainda é mais grave do que sendo um seguidor por busca atravéz de incidencia luminosa.
Tente colocar um contador só para o seguidor para tirar todas as duvidas.
Eu ando a tirar uns dados sobre consumo de alguns seguidores, pelos vistos esse é um dos que vai para a lista negra.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por PaulOL »

areosa Escreveu:Boas,

Na minha conta da micro-produção aparece-me um consumo 7 a 8 kWh/mês devido ao sistema de posicionamento que, neste caso, é da Braux. Se a estes valores adicionar outro tanto referente ao período em que a instalação está a produzir e o sistema de posicionamento se está a movimentar, terei um consumo estimado de 16 kWh por mês.
Em minha opinião, estes valores parecem-me elevados pelo que pergunto a quem tem sistemas de posicionamento se tem valores equivalentes ou não.

Boas areosa,

Explica lá isso: "Na minha conta da micro-produção aparece-me um consumo 7 a 8 kWh/mês", qual conta :?:

Gostava de fazer um control pessoal ao consumo do meu Deger, pelo que não sei efectivamente o real, pelo que a Deger diz os 8Kwh dá para o ano TODO, mas claro isto são o que eles dizem era precisar tirar a "prova do nove"... :|
Na verdade esses valores são uns "Glotões" de Kwh :twisted: não haverá modo de tornar o sistema mais poupadinho.
Uma duvida, a orientação é astronomica ou por leitura de radiação, tipo do Deger?


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:Infelizmente esse é um tema que dá algumas dores de cabeça, de facto existem alguns seguidores que são autenticos "papões", chegam mesmo a consumir mais do que produzem em dias sem sol.
Nesse caso especifico penso que está a falar de um seguidor com trajetória astronómica programada o que no meu ponto de vista ainda é mais grave do que sendo um seguidor por busca atravéz de incidencia luminosa.
Tente colocar um contador só para o seguidor para tirar todas as duvidas.
Eu ando a tirar uns dados sobre consumo de alguns seguidores, pelos vistos esse é um dos que vai para a lista negra.
cumprimentos

Boas pnunes,

Aproveito para lançar um convite ;) , quando tiver os tais valores "reais" de consumo dos seguidores, pode partilhar aqui connosco :?: seria uma mais valia para os futuros microproductores que optem por essa tecnologia, como também para quem já tem esses "bichinhos" a laborar :mrgreen: :lol:

Cumpts.
PaulOL

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por visitante1 »

PaulOL Escreveu:
pnunes Escreveu:Infelizmente esse é um tema que dá algumas dores de cabeça, de facto existem alguns seguidores que são autenticos "papões", chegam mesmo a consumir mais do que produzem em dias sem sol.
Nesse caso especifico penso que está a falar de um seguidor com trajetória astronómica programada o que no meu ponto de vista ainda é mais grave do que sendo um seguidor por busca atravéz de incidencia luminosa.
Tente colocar um contador só para o seguidor para tirar todas as duvidas.
Eu ando a tirar uns dados sobre consumo de alguns seguidores, pelos vistos esse é um dos que vai para a lista negra.
cumprimentos

Boas pnunes,

Aproveito para lançar um convite ;) , quando tiver os tais valores "reais" de consumo dos seguidores, pode partilhar aqui connosco :?: seria uma mais valia para os futuros microproductores que optem por essa tecnologia, como também para quem já tem esses "bichinhos" a laborar :mrgreen: :lol:

Cumpts.
PaulOL
Ok,
vou elaborar mais uns dados e depois coloco á disposição.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu: Ok,
vou elaborar mais uns dados e depois coloco á disposição.
cumprimentos

ÓPTIMO!!!... :mrgreen:

É disto que eu gosto, a partilha do conhecimento... :D


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

PaulOL Escreveu:
Explica lá isso: "Na minha conta da micro-produção aparece-me um consumo 7 a 8 kWh/mês", qual conta :?:

Gostava de fazer um control pessoal ao consumo do meu Deger, pelo que não sei efectivamente o real, pelo que a Deger diz os 8Kwh dá para o ano TODO, mas claro isto são o que eles dizem era precisar tirar a "prova do nove"... :|
Na verdade esses valores são uns "Glotões" de Kwh :twisted: não haverá modo de tornar o sistema mais poupadinho.
Uma duvida, a orientação é astronómica ou por leitura de radiação, tipo do Deger?
Quando recebo a fatura da EDP da micro-produção vêm lá dois valores: "consumo medido" e "produção medida". A EDP faz a diferença dos dois e paga pelo valor resultante, ou seja, esses kWh consumidos são pagos ao preço de venda, como quem diz, a peso de ouro - 0.38€ no meu caso!
Estas contagens também estão disponíveis diretamente no contador que é um Janz A1700.

No meu caso, o sistema de posicionamento é do tipo orientação astronómica. Segundo a conversa do instalador, estes sistemas eram melhores que os de leitura de radiação porque o consumo era menor pelo facto de seguir sempre o mesmo percurso e não andar para cá e para lá quando o tempo está incerto. Por outro lado, pelo facto de o motor não se movimentar tanto não desgastava tanto a mecânica. Estes foram argumentos que me convenceram na altura e, quanto a mim fazem sentido, até prova em contrário, mas isso é outro assunto.

Como o sistema de localização e posicionamento está ligado à mesma linha da produção, o consumo medido tem a ver com o que todo o sistema gasta enquanto não está a produzir energia, o que acontece essencialmente ao fim do dia e à noite. Durante a noite só está a eletrónica do posicionador ativa, já que o inversor se desliga automaticamente. No inicio da manhã e o final do dia é quando o posicionador faz o maior consumo porque é nessa altura faz a maior parte da movimentação de angulação e rotação para se preparar, e fá-lo sempre quando ainda não está a produzir. Todo este
consumo representa 7 a 8 kW por mês. Se durante o dia tiver um consumo idêntico, isso representa no total uns 15 kW por mês, dividindo por 30 dias x 24 horas dá um consumo médio de 20,8 W por hora. Dito assim até nem parece exagerado mas a dúvida surgiu quando consultei as especificações do Deger onde é anunciado que consome 10 kWh por ano! :o :o :o

Alguém confirma este valor?
Conseguem fazer uma estimativa de quanto gasta o vosso sistema de posicionamento?

Cps


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

pnunes Escreveu:
Nesse caso especifico penso que está a falar de um seguidor com trajetória astronómica programada o que no meu ponto de vista ainda é mais grave do que sendo um seguidor por busca através de incidência luminosa.
Pode detalhar melhor este seu ponto de vista?

Cps

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por visitante1 »

areosa Escreveu:
pnunes Escreveu:
Nesse caso especifico penso que está a falar de um seguidor com trajetória astronómica programada o que no meu ponto de vista ainda é mais grave do que sendo um seguidor por busca através de incidência luminosa.
Pode detalhar melhor este seu ponto de vista?

Cps
Era precisamente o que referiu na sua explicação em cima,
sendo um seguidor por posicionamento deveria gastar menos que o seguimento por sensores.
Pelos vistos com o seu relato não será bem assim pelo menos com essa marca.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por PaulOL »

areosa Escreveu:
PaulOL Escreveu:
Explica lá isso: "Na minha conta da micro-produção aparece-me um consumo 7 a 8 kWh/mês", qual conta :?:

Gostava de fazer um control pessoal ao consumo do meu Deger, pelo que não sei efectivamente o real, pelo que a Deger diz os 8Kwh dá para o ano TODO, mas claro isto são o que eles dizem era precisar tirar a "prova do nove"... :|
Na verdade esses valores são uns "Glotões" de Kwh :twisted: não haverá modo de tornar o sistema mais poupadinho.
Uma duvida, a orientação é astronómica ou por leitura de radiação, tipo do Deger?
Quando recebo a fatura da EDP da micro-produção vêm lá dois valores: "consumo medido" e "produção medida". A EDP faz a diferença dos dois e paga pelo valor resultante, ou seja, esses kWh consumidos são pagos ao preço de venda, como quem diz, a peso de ouro - 0.38€ no meu caso!
Estas contagens também estão disponíveis diretamente no contador que é um Janz A1700.

No meu caso, o sistema de posicionamento é do tipo orientação astronómica. Segundo a conversa do instalador, estes sistemas eram melhores que os de leitura de radiação porque o consumo era menor pelo facto de seguir sempre o mesmo percurso e não andar para cá e para lá quando o tempo está incerto. Por outro lado, pelo facto de o motor não se movimentar tanto não desgastava tanto a mecânica. Estes foram argumentos que me convenceram na altura e, quanto a mim fazem sentido, até prova em contrário, mas isso é outro assunto.

Como o sistema de localização e posicionamento está ligado à mesma linha da produção, o consumo medido tem a ver com o que todo o sistema gasta enquanto não está a produzir energia, o que acontece essencialmente ao fim do dia e à noite. Durante a noite só está a eletrónica do posicionador ativa, já que o inversor se desliga automaticamente. No inicio da manhã e o final do dia é quando o posicionador faz o maior consumo porque é nessa altura faz a maior parte da movimentação de angulação e rotação para se preparar, e fá-lo sempre quando ainda não está a produzir. Todo este
consumo representa 7 a 8 kW por mês. Se durante o dia tiver um consumo idêntico, isso representa no total uns 15 kW por mês, dividindo por 30 dias x 24 horas dá um consumo médio de 20,8 W por hora. Dito assim até nem parece exagerado mas a dúvida surgiu quando consultei as especificações do Deger onde é anunciado que consome 10 kWh por ano! :o :o :o

Alguém confirma este valor?
Conseguem fazer uma estimativa de quanto gasta o vosso sistema de posicionamento?

Cps

Boas areosa,

Na verdade, também vem mencionado na factura que recebo a “produção medida”e o “consumo medido” mas nesta rubrica como sempre veio a “0” :D nunca dei qualquer importância e daí o minha admiração por esses valores :o pois também não sei como é com outras marcas de seguidor, mas com o DEGER é assim!.. :mrgreen:

É de referir que o DEGER é dotado de um “Conversor de Energia” que e sito “…acumula as potencias mais reduzidas do modulo solar (que ainda não é suficiente para alimentação da rede) num condensador de alto rendimento e disponibiliza essa energia ao DEGER. Desta forma o DEGERconecter reposiciona e orienta o sistema no ponto mais claro do céu…” basta 0.01W e menos para iniciar as tarefas diárias, o que quer dizer que não precisa da “energia externa” na parte diurna (retirando ao modulo solar no máximo 1 a 3 W), já de noite é diferente, mas neste caso só precisará se o anemómetro der ordem para se por à defesa, no caso de um temporal !

Cumpts.

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por sousacastro »

O meu é o DAS4 da DASOLUZ e gastou 8 kW num mes. Como só efectuaram a ligação dia 7 de Dezembro só tenho este mes mas em comparação ao Deger gasta mesmo muito e ao fim de um ano sao 96 kw e menos 36,48 que recebo... :o :o :(
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

Boas,

Pelo que vejo, o Deger no capítulo do consumo está uns degraus acima da concorrência, pela amostra que temos (Braux e Dasoluz). Pelo facto de aproveitar a energia do módulo solar para alimentar a electrónica do seguidor já representa uma poupança considerável, como se pode ver pelos números apresentados (menos 8 kWh por mês).

No caso do Braux, no final do dia faz a rotação completa de poente para nascente e coloca-se em posição defensiva (na horizontal). Este movimento demora 5 minutos a realizar e é feito quando a instalação já não está a produzir, suponho que de manhã deve gastar uns 2 minutos para fazer a angulação, o que por mês pode representar um consumo de 0.63 Wh, considerando que os motores têm uma potência nominal de 180 W, ou seja, para 8 kWh ainda falta muito!
Outro aspeto interessante é o facto de no mês de Outubro/Novembro ter um consumo de 6 kWh, Novembro/Dezembro de 7 kWh e de Dezembro/Janeiro de 8 kWh. Suponho que esta diferença está relacionada com a diminuição das horas de exposição solar no Inverno.

Abrindo a caixa, o Braux tem lá dentro um autómato MicroLogix 1400 da Allen-Bradley e um driver de potência PowerFlex4M também da Allen-Bradley. Tentei ver nas especificações destes equipamentos qual o seu consumo mas nada dizem, mas pelas minhas estimativas devem ter um consumo aproximado de 14,1 Wh. Extrapolando para um ano a consumir as 24 horas do dia, a electrónica de controlo gasta a módica quantia de 123,5 kWh (1.5% da produção)! :shock: :shock: É arrasador!
Se a instalação produzir mais que o limite permitido por ano (8,28 MWh), conforme é a minha expectativa, este consumo é irrelevante porque basta produzir mais uma meia dúzia de dias para cobrir este gasto, o prejuízo aparece quando a instalação já não o fizer.

Para minorar o problema já pensei em colocar um relógio na alimentação do seguidor, mas isso implicaria que teria que fazer periodicamente ajustes da hora de inicio e fim, pelo menos uma vez por mês.
Uma segunda solução seria colocar um pequeno painel adicional com a tarefa de alimentar o autómato (à semelhança do que faz o Deger). Será que esta adenda ao sistema é ilegal?

Outras sugestões?

Cps

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por Esteves »

Para minorar o problema já pensei em colocar um relógio na alimentação do seguidor, mas isso implicaria que teria que fazer periodicamente ajustes da hora de inicio e fim, pelo menos uma vez por mês.

Boas!

Eu não tenho desses seguidores o meu é caseiro e só fornece para casa.
Mas essa ideia de por um relógio na alimentação do motor do seguidor eu tenho e porquê? é que o meu seguidor de X em X tempo mexe ou sendo numa hora é capaz de mexer umas 10 vezes, então o que eu fiz, meti um relógio programável, como o sol começa a chegar aos painéis por volta das 08:00H na 1ª programação meti a ter corrente das 08:00H até 08:10, 2º foi das 09:00H as 09:10H e esta assim até a noite de 50 em 50 minutos leva corrente durante 10 minutos, visto que o meu seguidor leva cerca de 3 minutos a fazer a rotação completa, como o meu seguidor não volta para a posição nascente só o faz de manhã quando volta haver claridade e como ele não oferece resistência ao mau tempo não tem anemómetro para se por a defesa.
No caso dos que teem anemómetro talvez será melhor meter um sistema entrecalado para que o anemómetro possa dar ordem para se por à defesa, no caso de temporal.

PS: Na questão de andar acertar o relógio todos os meses acho que não é preciso, se ele for programável com umas 12 ou mais programações julgo que 2 a 3 vezes por Ano chega.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

Esteves Escreveu: PS: Na questão de andar acertar o relógio todos os meses acho que não é preciso, se ele for programável com umas 12 ou mais programações julgo que 2 a 3 vezes por Ano chega.

Segundo os dados do Observatório Astronómico de Lisboa, um mês pode representar uma diferença entre 10 a 50 minutos na hora do nascer do sol e, contabilizando outro tanto no ocaso, pode haver variações do tamanho do dia que podem ir até 1h40m de diferença, só num mês. Para minorar o problema do consumo do seguidor penso que alterar o relógio pelo menos umas 8 a 10 vezes por ano se justifica.
Mais informações sobre o ocaso e nascer do sol neste link: http://www.oal.ul.pt/index.php?link=dados2012#
Cps

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por Esteves »

Bem é uma situação um pouco complexa, como já vi por ai MPs a produzirem mais que a cota máxima neste caso é fazer contas, se o cedente der para cobrir os gastos da motorização do seguidor tudo bem, se não der então o melhor é fazer algo que minimize o gasto da motorização do seguidor, o relógio é uma opção.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

Boas,

Ainda sobre este assunto do consumo do seguidor, tenho mais uma acha para juntar à fogueira!

Em resumo, estive a ler a documentação do roof traker da Braux que está disponível on-line e reparei que nas especificações referem que o auto-consumo desse modelo é de 4 Wh por dia, ou seja, cerca de 1,5 kWh por ano. Embora sejam modelos diferentes, no entanto a eletrónica de controlo deve ser igual (PLCs) pelo que, em teoria, o valor do auto-consumo deveria ser o mesmo, na prática, está quilómetros de distância, ou melhor, a 122 kWh de distância.

Neste ponto ficou-me uma dúvida, será que o fabricante anda a enganar a malta dando um valor nas especificações que depois na prática não se confirma ou será defeito do meu seguidor, seja por deficiência da montagem, do equipamento ou por qualquer outro motivo estranho :?: Na dúvida, já seguiu um mail para o instalador a pedir esclarecimento sobre este assunto, agora resta-me aguardar pelas notícias!

Entretanto, há alguém aqui no forum que já tenha resolvido um problema semelhante? Se sim, gostaria de saber como.

Pelas respostas que vi, há pelo menos dois sistemas da Dasolux que têm consumos semelhantes, o que me leva a questionar se estes consumos elevados são a normalidade ou não. Assim, lanço aqui o repto para que indiquem qual a marca do vosso seguidor e respetivos consumos que aparecem na fatura da eletricidade.
Cps

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por visitante1 »

Então para ajudar a animar segue o exemplo de um seguidor que parece que sou o unico cá no forum e que considero um verdadeiro roubo, CyA6000 da espanhola control y acessos, vai com cerca de 140kw consumidos e ainda faltam 3 m3ses para fazer 1 ano.
cheguei a pensar que tinha o contador de auxiliares avariado...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:Então para ajudar a animar segue o exemplo de um seguidor que parece que sou o unico cá no forum e que considero um verdadeiro roubo, CyA6000 da espanhola control y acessos, vai com cerca de 140kw consumidos e ainda faltam 3 m3ses para fazer 1 ano.
cheguei a pensar que tinha o contador de auxiliares avariado...


Realmente... é um GLUTÃO de Kwh :o
...deve-se ao facto do funcionamento hidraulico, não ???


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

pnunes Escreveu:Então para ajudar a animar segue o exemplo de um seguidor que parece que sou o unico cá no forum e que considero um verdadeiro roubo, CyA6000 da espanhola control y acessos, vai com cerca de 140kw consumidos e ainda faltam 3 m3ses para fazer 1 ano.
cheguei a pensar que tinha o contador de auxiliares avariado...
Bem, se eu me queixo, que dizer do seu :shock: :shock: :shock:

Nestas situações, a alteração mais simples e que é capaz de reduzir para metade a conta do consumo é instalar um sistema de relógio ou, até mais de modo mais eficaz, um interruptor crepuscular que desligue a eletrónica enquanto o sistema está em estado de espera. No entanto, só recomendo essa alteração se o seguidor se colocar em modo de segurança (na horizontal) ao final do dia e, obviamente, se o instalador também concordar.
Nesta altura do ano, a economia conseguida poderá ser superior a 58% porque o sistema passa 10 horas a produzir e 14 horas em estado de espera!

Cps

Responder

Voltar para “Micro-Produção”