Uma Vectrix catalã em Lisboa

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por paulo.oliveira »

Boas!

Ainda não tenho veículo eléctrico mas hoje fui dar a paga de sinal para uma Vectrix Li+ :)
Agora é esperar que chegue a moto e a matricula...

É a minha primeira moto eléctrica e estou a trocar uma scooter 125 por ela, espero que seja tudo o que eu espero.

Vou escrevendo aqui as novidades, quando chegar a moto, meto fotos! :D


Cumprimentos a todos!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por serges »

Fizes te tu muito bem, mas conta lá um pouco melhor a tua história pois de Espanha vem bons ventos pelos vistos pois a masac portuguesa upa upa...

Um abraço e bem vindo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por pafi »

Parabéns paulo.oliveira!
De facto a Espanha está em alta no que diz respeito a VE's. E a partir de agora, fotos turísticas de Barcelona aqui no fórum. E pelo que está no electromaps não faltam postos de carregamento. Boa ;) E já agora, quais são os custos dos carregamentos?
Até era engraçado aparecer aqui mais pessoal lusitano possuidor de VE's no estrangeiro... Pode ser que sim :)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Mumia »

Muitos Parabens!!! ora isso mesmo.. conta lá mais sobre essa aquisição... valores etc etc... e claro quando chegar... FOTOS!!

E aí pontos de carga? como é isso com valores? como é relativamente a estacionamentos?

bora bora..novidadessssssss :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Olá denovo,

Tentando resumir... Vivo aqui já á alguns anos e tenho usado uma Kymco 125 para ir e vir do trabalho.
A verdade é que estou farto da Kymco (deu bastantes problemas) e queria trocar-la por uma moto mais potente. Ao mesmo tempo gostava que a minha namorada que só têm carta de carro também a pudesse usar se precisar.

A nossa outra moto é uma FJR 1300 e era um bocado de egoismo meu trocar a Kymco por uma scooter > 125cc e ela não a poder usar. Está fora de questão usar a FJR todos os dias no transito de Barcelona, isto comparado com Lisboa tem as faixas muito mais estreitas e é chato estar a FJR a sofrer no meio do transito...

Ao mesmo tempo sempre gostei da Vectrix, desde que saiu o primeiro modelo NIMH que ando de olho nela, agora em 2011 fizeram a Li e teve que ser :)

Aqui em Espanha, a moto pode conduzir-se com carta B. Apesar de ter 27cv, eles fazem as contas com os Kw/h das baterias e como as baterias têm menos de 11 Kw/h a moto está homologada como uma 125 :) (não sei se em PT é igual)
Então com esta conta meio parva, as pessoas com carta B podem conduzir Vectrix's :)

O preço da Li+ aqui é assim:

Preço base + Iva = 10372€
Subvenção do estado por compra de veículos eléctricos = -2197€

PVP final já com IVA: 8175€

A isto soma-se a matricula que são uns 150€

A parte pior desta subvenção do estado é que primeiro temos que pagar a moto toda e só depois é que o estado faz a transferência do subsidio, mas é melhor que nada.

E é tudo, quando chegue a moto, meto aqui fotos :)


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Mumia Escreveu:Muitos Parabens!!! ora isso mesmo.. conta lá mais sobre essa aquisição... valores etc etc... e claro quando chegar... FOTOS!!

E aí pontos de carga? como é isso com valores? como é relativamente a estacionamentos?

bora bora..novidadessssssss :)
Pontos de carga aqui há bastantes e de momento são gratis. Acho que me vão oferecer um cartão quando for buscar a moto, depois quando souber explico-vos como funciona.
Acho que são gratis durante o proximo ano para tentar promover o uso.

O estacionamento é onde calhar :P Em cima do passeio ou nos locais definidos para isso, não há muito controle e não se paga em nenhum. (para os carros é carissimo estacionar, mas as motos de momento safam-se)

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Mumia »

Bom vamos lá ver se consigo responder bem.. ;)

Por cá as Vectrix ( e para já todas as motas electricas) são tambem equiparadas as 125c, e por cá tambem com carta B (veículos ligeiros) podes conduzir motas até 125cc.

O que me espanta.. é logo o preço delas aí....

Li+ = 10372€
Li+ em Pt =1150€

Depois claro.. o apoio do Governo Espanhol que faz com que fique 750€ mais cara que uma VX-1 cá em Portugal. O que me leva a dizer... SURREAL!!!!!!!

Lógico que os nossos incentivos cá são poucos e vao passar a ser nenhuns... porem... o valor das motas cá é BEM DIFERENTE!!! Enfim.... nem vale pena falar mais...


Aí entregam-vos o cartão para os pontos de carga com a entrega da mota?? que louco :) muito bom...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Boas!

Fui buscar a moto na 5ª feira á tarde e fiz logo 85 kms :)
É excelente, o comportamento é muito bom, a autonomia também é mais que suficiente para mim (no meu trajecto diário só gasto 1/2 bateria)
A malta nos semáforos faz algumas perguntas ;)

Aquí estão algumas fotos:

https://picasaweb.google.com/1149400682 ... _Ktt7_xpwE

Até agora tudo bem, só tem um pequeno problema no pneu dianteiro que vai ter que ser trocado em garantia.
A sensação é que parece que a roda tem mais borracha de um lado que noutro (é esquisito, nunca tinha visto) :P
Aparte de uma vibração a 10km/h não se nota mais nada.

Levei-a ontem ao stand, entenderam o problema e na próxima semana vão trocar a roda por outra que têm lá.

Uma duvida: Vocês deixaram os autocolantes de lado a dizer "ELECTRIC" ? Acho que dão um bocado nas vistas, talvez até demais...

Outra duvida: Esta sexta á noite carreguei-a totalmente até apagar-se o painel, hoje de manhã (sábado) desliguei-a da tomada. Se não a usar no fim de semana e segunda-feira for para o trabalho, devo carregar algo antes? Ou as baterias não perdem nada em 2 dias?

Cumprimentos!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por pafi »

Bonita, sem dúvida! Ou mais propriamente, qué guapa :) !
Isso é que foi uma volta inaugural. Sorte Barcelona ser grande. 85 km (sem nenhuma carga intermédia?) e ainda sobraram aquelas 4 barras, ou já a tinhas à carga quando tiraste a foto?!
Quanto aos autocolantes deixa ficar. São a alma da máquina!!! Os VE's servem para despertar o resto das pessoas. Aliás, cada vez mais vezes terás que explicar o silêncio do teu movimento :) A minha Predator só tem três palavras "eléctrica" (2 de lado e 1 atrás) e tenho que arranjar uns mais esclarecedores e vistosos com raios e faíscas para o pessoal se assustar. Neste fórum há um tópico sobre autocolantes. Já não me recordo em que pé é que isso está...
Relativamente a estar sempre ligada 2 dias acho que não deve fazer mal, pois a electrónica depois do carregamento continua a fazer a gestão e balanceamento das baterias, mas o pessoal vectrixiano certamente dir-te-á isso muito melhor que eu :)
Agora não esqueças as fotos turísticas!!!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Olá Pafi,

Os 85 kms foram com a carga com que saiu do stand (tinha as barras todas) sem muita preocupação com o consumo e abusando bastante do final a ver se acabava de gastar tudo... O vendedor disse-me para tentar gastar a primeira carga até ao fim e eu fui andando até desaparecerem todas as barras, depois vi que continuava a andar e passado um bocado começou a acender a luz da bateria só quando acelerava a fundo... Continuava sem notar nada na moto, puxava igual, mas nessa altura deu-me medo de ter que a empurrar e fui até casa meter-la á carga :)

@Vectrix owners:
Eu quando falei dos 2 dias nao éra ligada, é por ex, carregar numa Sexta á noite e desligar da tomada depois de terminar a carga.
Depois não tocar nela até segunda de manhã. A minha pergunta é, para ter a autonomia toda devo carregar algo na segunda antes de sair ou posso confiar que as baterias não perderam nada estando 2 dias desligadas?

Cumprimentos!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Mumia »

não te preocupes... podes bem carregar... e usar só 2ª :) só quando é muitooooo tempo é que convem.. isso é irrelevante... :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por pafi »

Depois da minha primeira aventura de ontem na Predator (fiz 68km seguidos no IP3 e IC12 e gastei 5 dos meus 9 led's) fiquei a pensar nas tuas baterias. Tu podes gastar carga diariamente sempre até esse limite sem correr risco de prejudicar o tempo de vida delas, ou tens algum limite de barras que não devas ultrapassar frequentemente? No meu caso os 2 últimos led's são vermelhos e indicam que estarei a ultrapassar os 80% de limite de descarga. Na Vectrix as barras não têm cores não é, mas há alguma cautela que tenhas que ter à medida que elas vão sumindo? Isto para dizer que 85km (ou um pouco mais) é uma autonomia muito muito agradável. Dá para ficar satisfeito, mas podes fazer isso numa base diária?
(Reparei agora que interpretei mal o teu post dos 2 dias. Lapso meu.)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

A mim disseram-me que o sistema de gestão da bateria nunca deixa a bateria chegar a baixar de forma que seja perigosa para ela.
É sempre conservador, por isso considero que as 17 barras que têm a vectrix podem-se usar todas não há que ter compaixão :)

O que reparei (e gostei de ver) foi que as barras vão se gastando muito progressivamente, ou seja, a ultima barra não se gasta mais rapido que a primeira (não estive a cronometrar mas deu-me esta sensação), assim evitam-se sustos ;)

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Volt »

Sim, podes gastar as barras todas. As últimas só desaparecem mais rápido se estiveres com as células muito desiguais e há que fazer uma descarga completa (ou duas seguidas) de vez em quando para equilibrar. Basta acender a luz da bateria uma vez que já é considerado descarga completa.

Em dois dias não perdes nada, nem vale a pena recarregar antes de usar. Acho que até podes deixar um mês sem carregar, depois de a deixares cheia. :-). Há um caso aqui no fórum de uma bateria NiMH que ao fim de 8 meses sem tocar ainda tinha carga.

Se precisares de mais alguma coisa, diz.

Agora vou ver as fotos. ;-).

PS: Parabéns.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por ricardocruzs2 »

Olá Paulo ;)

Muitos parabéns, já vi as fotos do teu novo brinquedo, antes de comprar a minha tive quase para comprar uma Li+ na Espanha (Goinggreen) e para poder usufruir da subvension iria compra-la em nome de um familiar que vive entre Barcelona e Madrid

Depois tive para comprar uma outra em 2ª mão num stand de Valência, com alguma pesquisa fiquei a saber que estão anos-luz à frente, tens sorte em viver num país que se interessa de facto pela mobilidade alternativa e dão apoios significativos como o caso da subvension para que isso seja uma realidade.

Recentemente estive em Tenerife onde deu para constatar que a polícia local e algumas empresas de entrega de pizzas usam as Vectrix no seu dia-a-dia.

Realmente o Li+ é outra coisa, eu por enquanto tenho umas baterias de Niql, por enquanto estou satisfeito, é claro que não vou ser hipócrita, se tivesse mais autonomia seria fantástico. :(

Respondendo à tua dúvida…não sei como é nas de Li, mas hoje por exemplo, às 14h30 peguei na minha mota que esteve à carga durante a noite e já se encontrava com uma tensão 139, ainda que as barras estivessem todas completas, algo que a tensão depois de carregada ronda sempre os 142 mais coisa menos coisa, na minha moto noto logo uma ligeira descida da tensão ao fim de apenas alguns dias depois de carregada, talvez o imenso frio seja a principal razão.

Um exemplo concreto: um dia destes fui para o trabalho às 09h, depois de percorridos 11 km deixei a mota no local de trabalho debaixo de um telheiro, passou toda a noite sem qualquer carga e exposta às baixas temperaturas, sai ao outro dia de manha ás 09h, percorridos os 11 km de regresso chego a casa com a tensão quase no mínimo 126, ainda que no visor do lado direito mostrava-me apenas 6 barras consumidas, a temperatura rondava os 10 graus durante o dia e de noite atrevo-me a dizer que rondou os 3 graus.

Nestes dias e com estas temperaturas tenho feito aproximadamente 40 Km com uma carga, é claro que Viseu contrariamente a Barcelona não é plana, existe muitas subidas íngremes e é um facto que também não ando propriamente a 50 e nem acelero de uma forma muito suave…mas não consigo conter-me… :roll:
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Boas!

Já tenho 300kms feitos e ontem fui trocar a roda da frente (em garantia) porque pensavamos que a vibraçao vinha daí...

Parece que nao vinha :/ É dificil explicar por palavras a sensaçao que dá:
Entre 5 e 40 km/h a moto vai dando pequenos saltos (como se a estrada fosse um pouco ondulada)
Nao se nota nada de ruido na caixa nem no motor. Tambem me parece que "amplifica" qualquer pequena irregularidade no piso (mas isso já posso ser eu a imaginar coisas)

Experimentei dentro do parque de um centro comercial (100% plano) e sente-se que vai dando pequenos saltos :/
As pressoes dos pneus estao normais.
A parte boa é que o mecânico do concessionário concorda comigo, a parte má é que nao sabemos o que é.
El vai hoje telefonar para Madrid a ver se a minha é a única que faz isto ou nao.

Suspeitamos da roda ou jante traseira, é a proxima coisa a trocar...

A parte desta vibraçao, os 300kms foram excelentes :)


Alguem tem alguma ideia ou sintomas parecidos?


Cumprimentos!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por RuFuS »

Boas!

A faísca McWatt tb teve esse problema...fala com o user (só me lembro do nome que o user deu à mota...o nome do user ñ... :lol: ) da outra vectrix li+ gold cá do fórum...!

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

RuFuS Escreveu:Boas!

A faísca McWatt tb teve esse problema...fala com o user (só me lembro do nome que o user deu à mota...o nome do user ñ... :lol: ) da outra vectrix li+ gold cá do fórum...!

Cumps
Muito obrigado! Já fui ver o tópico dele, trocaram a suspensao dianteira... Vamos ver se é isso!

Cumps!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Volt »

Era isso mesmo... A mota dele agora está impecável. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Boas,

Depois de um mes e meio, 1500 kms feitos y muitos mails enviados, finalmente na próxima segunda-feira vão tentar ver o que se passa com a suspensão da moto...

A parte positiva é que a autonomia continua boa como no primeiro dia e não tenho mais queixas :)

A ver se ha sorte!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”