Ajuda para o inversor W7 Power Star

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por Esteves »

Boas!

Estou para comprar um inversor de onda pura para casa, sei que há por ai muitas marcas e muitos preços mas nos dias que correm hoje é preciso moderar as coisas.

Então é assim encontrei um inversor da marca W7 Power Star 24V 4000W a um valor aceitável diz ser onda pura e como já li tanta coisa sobre o sin wave e o quasi sin wave que já nem sei o que fazer.

O que eu peço, é alguém que tenha um W7 Power Star ou que conheça bem o W7 Power Star que possa dizer se é quasi sin wave ou sin wave , e se é algo que se possa investir para alimentar equipamentos electrónicos, desde acondicionados maquina de lavar roupa entre outros equipamentos mais sofisticados a nível de electrónica.

Fica as especificações do bicho (Julgo que muitas das vezes não correspondem a verdade)

Imagem


Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por CrOhN »

Pela tabela, quando o encomendares, pede pela referência: PS W7-S. Se fosse quasi-sine seria PS W7-Q.

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por g_card »

alguém me pode dizer qual é a diferença dos inversores de onda pura para os outros?
nunca consegui nada que me explicasse.

obrigado.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por CrOhN »

Os de onda sinusoidal pura, replicam a forma de onda que recebemos da rede, os outros, a forma de onda é quadrada, ou quasi sinusoidal (com as pontas dos quadrados arredondadas). O problema é que alguns equipamentos não se dão muito bem com outras formas de onda que não seja a pura, nomeadamente, transformadores, motores...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por visitante1 »

Viva,
questionei umas empresas que supostamente o fabricam (china claro) tais como a COMBO, OEM, e ZLPOWER todas garantem que uma tem o produto melhor que a outra!!! para mim só deve mudar a cor da caixa.
Parece um inversor razoavel para a gama que se procura, é claro que para ser produto garantido em alta qualidade no campo dos inversores isolados deveria ser um Xantrex ou um Sma ou um CE+T mas esses ficam pelo dobro ou até triplo do preço.
Também vi um que parece bonzito, já é um que trabalha a alta frequencia Meanwell TS3000 e custa cerca de 730euro + imposto, até andei mais virado para ele.
O melhor é comprar, submeter a ensaios e se não corresponder ao pretendido devolve-se...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por visitante1 »

Então cá vai o resultado de alguns testes feitos ao inversor Powerstar W7 3000w (do Esteves).

Que resumindo parecem aceitaveis para a relação qualidade preço.
Anexos
Valores de saida(tensão,corrente e potencia)
Valores de saida(tensão,corrente e potencia)
CIMG6359.JPG (27.76 KiB) Visto 9904 vezes
Taxa de distorção THD
Taxa de distorção THD
CIMG6364.JPG (32.32 KiB) Visto 9904 vezes
Formas de onda de corrente e de tensão
Formas de onda de corrente e de tensão
CIMG6368.JPG (34.31 KiB) Visto 9904 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por visitante1 »

Continuação...

O ensaio foi feito a cerca de 80% da carga com carga resistiva, naturalmente com mistura de cargas indutivas os valores serão menos atraentes...
cerca de 102Adc na entrada a 25volt o que dá cerca de 2550W, assim sendo apresenta uma eficiencia de cerca 86% !!! o fabricante diz que deve estar acima dos 80% outro diz 88% !!!

De salientar que o inversor tem um modo Powersaver auto que apalpa a carga e quando esta for superior a ceca de 25w activa a saida, o consumo neste modo será em média metade do valor de powersaver off que é de 3,7A.

A taxa de distorção não é das melhores mas como disse olhando a qualidade preço parece-me aceitavel.

A forma de onda na saída está muito proximo do bom não sendo otima, não será por aí que os equipamentos a ligar lá se vão estragar.

cumprimentos
Anexos
Aspeto geral do inversor
Aspeto geral do inversor
CIMG6339.JPG (35.13 KiB) Visto 9903 vezes
Preparação das ligações
Preparação das ligações
CIMG6350.JPG (34.17 KiB) Visto 9903 vezes
Mediada de corrente entrada sem carga na saída
Mediada de corrente entrada sem carga na saída
CIMG6353.JPG (34.65 KiB) Visto 9903 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por Esteves »

Boas!

Ai está o excelente trabalho do @pnunes que teve amabilidade de me fazer alguns testes ao inversor da qual eu agradeço, e mais fez os testes e ainda fez o especial favor de mo entregar em mãos.

Estes dias já o vou ligar e fazer alguns testes com cargas indutivas para ver o rendimento dele.

E como o @pnunes diz a onda não é 100% mas qualidade preço parece aceitável.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por Esteves »

Boas!

Ai vai o relto de alguns testes que ando a fazer ao inversor W7 Power Star.

Entre o de onda modificada e o de onda pura há algumas diferenças, o de onda modificada trabalha muito bem com equipamentos com resistências, microondas, aspiradores, lâmpadas económicas, etc, mas com equipamentos com muita electrónica delicada não trabalha como deve ser.

Os testes feitos com algum equipamento de casa:

Tudo que é de resistência: Inversor onda modificada OK, Inversor onda pura OK

Aspirador e maquina de lavar sem ser electrónica: Inversor onda modificada OK, Inversor onda pura OK

Frigorífico dos 2 que tenho um deles é bem recente: Inversor onda modificada OK, Inversor onda pura OK

UPS online: Inversor onda modificada Não, Inversor onda pura OK

Maquina de lavar electrónica: Inversor onda modificada trabalha mas com algumas falhas, (Não aconselhável) Inversor onda pura OK

Televisões: Inversor onda modificada "OK", Inversor onda pura OK (Nas tvs LCDs e Plasmas o de onda modificada por vezes mete um risco que muitas das vezes mal se nota, o Inversor de onda pura OK

Só me falta fazer os testes com os acondicionados mas julgo que deve dar positivo com o inversor de onda pura.

Resumindo, o W7 Power Star é muito aceitável relação qualidade preço.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por Esteves »

Boas!

Após alguns dias de funcionamento com varias cargas algumas delas até ao limite, então foi submetido de novo a novas medições.

Foi analisado com carga e sem carga e para espanto meu deu testes mais positivos que os anteriores.

Fica a imagem que vale mais que mil palavras.

Esta analise é feita com o inversor W7
Imagem












Agora uma analise feita na rede (EDP)
Imagem

Como já alguém disse por aqui, muitas das vezes os inversores teem melhor qualidade que a rede.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por electronick »

Pois é Esteves, já tinhamos conversado sobre este inversor e mais uma vez se prova que preço/qualidade é bastante bom. De um modo geral a forma de onda da rede está sempre muito pior do que os inversores, a tua até está muito boa para aquelas que eu já analizei, práticamente não é onda sinusoidal pura, mas isso é quase normal, depende muito das cargas que a rede no tem momento. Acho que vou ter mesmo de adquirir um W7 de 4000W.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por visitante1 »

O inversor de 4000W/24V com display apresenta praticamente as mesmas carateristicas.
De slientar que quando está com carga mais forte (mistura de varias cargas, motor MLR, frigorifico, e a mais forte uma resistencia de aquecimento de agua da MLR) , começa a distorcer piorando as carateristicas, mas isso será mais ou menos em todos, sendo logicamente uns piores que outros.
deixo o registo:
Anexos
com carga de 400w aprox.
com carga de 400w aprox.
Inv. com 400W.JPG (55.08 KiB) Visto 9162 vezes
Forma de onda rede EDP
Forma de onda rede EDP
Rede.JPG (58.11 KiB) Visto 9162 vezes
Com carga de 2200W
Com carga de 2200W
Inv com 2200w.JPG (56.08 KiB) Visto 9162 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


fca
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta ago 11, 2010 10:12 am

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por fca »

Boas, alguém tem ideia qual o consumo em standby de um w7 24v 2000W ? será também 3.7A ?

Outra Questão quando w7 começa a fornecer carga esse consumo de 3.7A vai desaparecendo (reduzindo) ou o consumo é sempre esses 3.7+ a Carga ?

No modo em que o W7 está " a dormir" à espera de carga, a saída tem os 220v activos ou nada ??
( se tiver um frigorífico ligado ao inversor ele vai precisar de corrente pouca mas vai, mas quando liga o motor é que vai precisar de mais carga, se o inversor estiver off o frigorífico nunca vai arrancar , certo ?)


3.7a x24v =88W *24h =~2kw por dia só para alimentar o inversor :(

Este inversor parece ter tudo bem tirando isto...


Obrigado pelos testes realizados.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por visitante1 »

fca Escreveu:Boas, alguém tem ideia qual o consumo em standby de um w7 24v 2000W ? será também 3.7A ?

Outra Questão quando w7 começa a fornecer carga esse consumo de 3.7A vai desaparecendo (reduzindo) ou o consumo é sempre esses 3.7+ a Carga ?

No modo em que o W7 está " a dormir" à espera de carga, a saída tem os 220v activos ou nada ??
( se tiver um frigorífico ligado ao inversor ele vai precisar de corrente pouca mas vai, mas quando liga o motor é que vai precisar de mais carga, se o inversor estiver off o frigorífico nunca vai arrancar , certo ?)


3.7a x24v =88W *24h =~2kw por dia só para alimentar o inversor :(

Este inversor parece ter tudo bem tirando isto...


Obrigado pelos testes realizados.

cumprimentos
Boas,
Em relação ao consumo em vazio do inversor de 2000W presumo que seja o mesmo, estes inversores são muito parecidos, a partir de 4000w tem 2 transformadores mas a eletronica de potencia é a mesma.

Quando o consumo aumenta a eficiencia melhora, o que qure dizer que continua a ter um consumo residual mas não é a soma de mais esses 3,7A.

Quando o inversor está no modo "stand-by" que não é a mesma coisa que estar no modo ligado sem carga ele está a "apalpar" a saída, quando essa carga for superior ao valor selecionado por defeito pelo fabricante que é cerca de 25W ativa automaticamente a saida colocando permanentemente os 230V.
Em satand-by ele está a dar impulsos de tensão não permanentes na saida, nunca exprimentei esse modo porque pessoalmente não gosto, não tenho a certeza se o frigorigico que tenha alguma eletronica se vai portar bem.

Em relação ao consumo...para quem não tenha um campo solar generoso e um bom suporte de bateria!!!!
Mas ou isso ou um Steca, Xantrex, Sma cujo custo é elevadissimo...
Existe um bom inversor de alta frequencia da Meanwell TS(xxx) cujo preço não é dos mais elevados e o consumo em stand-by é cerca de metade.

Os inversores tem carateristicas diferentes, o W7 por exemplo tem uma potencia de pico elevadissima o que faz dele muito robusto, não é muito comum neste tipo de inversores.
Cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


tvasconcelos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda ago 13, 2012 7:27 pm

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por tvasconcelos »

Boas, tenho também um aparelho desses, ou meu pai tem... e ele está com alguma dificuldade em perceber como se liga. Será que me podem ajudar?

Ora na parte das caixas de junção, onde diz, input e output... depois de ligado às baterias, o output não tem corrente, foi medido e não tem nada. o que tem corrente é o que diz input. Afinal aquilo é input e output de quê??

Alguem pode fazer-me um esquema, mesmo à mão, digitalizado, de como fazer as ligações correctamente? Ora ele, o meu pai, tem uns paineis, baterias e quase toda a casa já ligada a solar. Agora comprou este inversor por causa da onda pura, e por dar para ter mais coisas ligadas. Ele diz que já ligou a "casa" no input e que está tudo a funcionar. Mas acho estranho que seja no input e não no output. E não havendo corrente no output, o que se liga ali??

Obrigado desde já,

Tiago Vasconcelos

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por visitante1 »

Input= entrada 230Vac Bypass, ou seja se pretender que o sistema continue a funcionar quando se esgota a energia proveniente do sistema solar.

Output= saida 230Vac saida que pode ser em modo inversor ou em bypass para as cargas

Este inversor aqui testado dá prioridade a rede de bypass, ou seja se estiver alimentado com 24V (solar) e 230V (rede) ele está por defeito com a saida direta da rede.
Precisa de um aparelho adicional para gerir automaticamente o bypass.
Já vi um sistema em que a pessoa dizia que o sistema nunca tinha falhado desde a instalação... pois não, estava pendurado na rede!!

Existe uma outra versão que dá prioridade ao 24V e só mete o bypass quando estes se esgotam.

Já agora fale um pouco desse sistema solar que tem, quantos paineis, que bateria utiliza etc...

cumprimentos
Anexos
Entrada 220Vac Rede e saida 230Vac cargas
Entrada 220Vac Rede e saida 230Vac cargas
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Eng. Miguel Santos
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo mar 10, 2013 9:46 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por Eng. Miguel Santos »

Embora este tópico esteja parado há algum tempo parece-me que vale a pena complementar as análises já feitas. De facto tenho exerimentado vários inversores Power Star W7. Nem todos são iguais mas a base é a mesma, e sofrem do mesmo mal, o cosumo escessivo em vazio.
A indicação que aqui foi dada de 3,7 A é verdadeira, mas acrescento que o de 24V 5000W consome 7 Ampéres.
Estes inversores foram feitos para sistemas de UPS, daí terem carregador e comutarem para a rede assim que ela está presente.
Em sistemas fotovoltaicos este não é um bom inversor, a não ser que apenas esteja ligado pouco tempo. Existem montagens com dois inversores, um de menor potência mas menos gastador, e o Power Star para potências elevadas.

Depois de muito procurar concluí que mais vale um inversor que suporte a potência total da instalação, geralmente algo entre os 3000W e os 5000W mas com um consmo baixo.
Agora imaginem um inversor com 5000W a consumir 1,15A a 24V. Perfeitamente aceitável para funcionamento 24H.
Não... não é de uma dessas marcas caríssimas...

Irei publicar a descrição de uma istalação que tenho com este Inversor.

Cumprimentos,

Miguel Santos
Torne-se Independente!
Produza a sua própria energia.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por Esteves »

Na realidade o W7 para um sistema autónomo não é o mais aconselhável estar ligado 24H pelo consumo dele, como diz o Miguel e diz muito bem o ideal é ter um de baixo consumo para ligar as cargas leves durante o período que não há sol, é isso que eu tenho já há muito tempo, tenho um Steca que alimenta a iluminação toda mas umas emergências, como o meu sistema está totalmente automático tudo funciona as mil maravilhas, assim que a tenção programa baixa o W7 é desligado passa para a rede, o Steca nunca se desliga, que é para manter as emergências e a iluminação.


Miguel um desses se for em conta é uma mais-valia, para quem não quer gastar muito e ter mais autonomia pela noite dentro.
Agora imaginem um inversor com 5000W a consumir 1,15A a 24V. Perfeitamente aceitável para funcionamento 24H.
Não... não é de uma dessas marcas caríssimas...
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda para o inversor W7 Power Star

Mensagem por visitante1 »

Eng. Miguel Santos Escreveu:Embora este tópico esteja parado há algum tempo parece-me que vale a pena complementar as análises já feitas. De facto tenho exerimentado vários inversores Power Star W7. Nem todos são iguais mas a base é a mesma, e sofrem do mesmo mal, o cosumo escessivo em vazio.
A indicação que aqui foi dada de 3,7 A é verdadeira, mas acrescento que o de 24V 5000W consome 7 Ampéres.
Estes inversores foram feitos para sistemas de UPS, daí terem carregador e comutarem para a rede assim que ela está presente.
Em sistemas fotovoltaicos este não é um bom inversor, a não ser que apenas esteja ligado pouco tempo. Existem montagens com dois inversores, um de menor potência mas menos gastador, e o Power Star para potências elevadas.

Depois de muito procurar concluí que mais vale um inversor que suporte a potência total da instalação, geralmente algo entre os 3000W e os 5000W mas com um consmo baixo.
Agora imaginem um inversor com 5000W a consumir 1,15A a 24V. Perfeitamente aceitável para funcionamento 24H.
Não... não é de uma dessas marcas caríssimas...
Podias dizer logo a marca.. é que a curiosidade começa a fervilhar...
tás a vontade essa parte não há problema publicar aqui!!!
Irei publicar a descrição de uma istalação que tenho com este Inversor.

Cumprimentos,

Miguel Santos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Energia Solar”