Fim da EDP Universal

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Fim da EDP Universal

Mensagem por xandecool »

Boas,

Como sabem a tarifa regulada terá fim em 31 de Dezembro de 2012, bem como a EDP Universal (empresa com a qual temos, no meu caso ainda não, contrato de venda assinado).
Em Janeiro de 2013 será necessário mudar para a EDP Comercial (com preço livre) ou para outra empresa de comercialização de energia.
O que vai acontecer aos contratos de venda de energia da micro produção alguém sabe?

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por ogadiv »

Factura da luz aumenta mais 8% com fim da tarifa bi-horária ....

enfim ... onde irá parar este país?

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=39140
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info


afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por afstoni »

OS contratos de mp migram automáticamente, aliás neste momento quem quiser mudar de fornecedor já o pode fazer com algumas empresas concorrentes que o contrato migra automáticamente para eles.


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por xandecool »

Aqui está: http://www.erse.pt/consumidor/Paginas/E ... ladas.aspx

Para quem têm 10.35 (suponho que a grande maioria dos MPs) têm de mudar já em Julho deste ano:
- "(...) O calendário definido recentemente pelo Governo fixa duas fases para a extinção das tarifas reguladas que ainda subsistem:
1ª fase – a partir de 1 de Julho de 2012: acabam as tarifas reguladas para as pequenas empresas e os grandes agregados familiares, ou seja, para os consumidores de electricidade com potência contratada igual e acima dos 10,35 kVA e para os consumidores de gás natural com um consumo anual superior a 500 m3. (...)"

E com o fim da tarifa regulada, como já aqui foi dito, é o fim da tarifa bi-horária, no entanto a minha maior dúvida era saber o que ia acontecer aos contratos de micro geração, e nem direito temos aquela promoção rasca da edp/continente.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por Master »

A Bi-horária vai á vida....
Dos Fracos Não Reza a História...


Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por Neutrao »

Master Escreveu:A Bi-horária vai á vida....
Boas

Pelo que ouvi do regulador a bi-horária só acabará em 2015..........Mas não ponho as mãos no fogo :?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

Neutrao Escreveu:Pelo que ouvi do regulador a bi-horária só acabará em 2015..........Mas não ponho as mãos no fogo :?
O Regulador da Energia diz que as tarifas continuam a existir até ao final de 2015:
As tarifas bi-horária e tri-horária, que permitem minimizar os custos mensais de eletricidade, não vão acabar em 2013, como avançou hoje a Quercus num comunicado publicado no site da associação.
De acordo com um comunicado da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), as tarifas bi-horárias e tri-horárias vão continuar a existir, mas só até ao final de 2015, que é quando acaba o período de transição que se seguirá à extinção das tarifas reguladas, a 1 de Janeiro de 2013.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por xandecool »

afstoni Escreveu:OS contratos de mp migram automáticamente, aliás neste momento quem quiser mudar de fornecedor já o pode fazer com algumas empresas concorrentes que o contrato migra automáticamente para eles.
Boas,

Podes referir qual a fonte desta informação?


jose jose
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por jose jose »

afstoni Escreveu:OS contratos de mp migram automáticamente, aliás neste momento quem quiser mudar de fornecedor já o pode fazer com algumas empresas concorrentes que o contrato migra automáticamente para eles.
Eu foi contctado por uma dessas empresas para ser cliente deles quando disse que era microprodutor eles responderam que com microprodutores nao faziam contratos.


afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por afstoni »

A Iberdrola já faz!!


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por xandecool »

http://www.iberdrola.pt/02sicb/corporat ... OIBRSERMIC" onclick="window.open(this.href);return false;


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por xandecool »

Tenho potência contratada de 10.35kw, ou seja tenho que mudar para o mercado liberalizado até ao fim da semana senão fico sujeito ao agravamento da tarifa do mercado regulado (http://www.erse.pt/pt/imprensa/comunica ... 0final.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;)

Contactei hoje todos os fornecedores do mercado liberalizado:
-EDP Comercial: não fazem contratos com micro produtores;
-Endesa: não fazem contratos com micro produtores;
-Iberdrola: ainda não fazem contratos com mercado residencial;
-GALP: esqueci-me destes.

Como ninguem quiz fazer negócio comigo liguei para a linha da microprodução da EDP Distribuição que me disseram que já sabiam da situação mas que não era com eles e mandaram-me ligar para a ERSE, liguei para a ERSE disseram a micro geração é competência da DGEG e para eu ligar para lá (coisa que ainda não fiz), mas que sabiam que o governo estava a preparar uma lei para resolver o assunto.

Conclusões e factos (até ao momento):
- Ninguem quer fazer negócio com microprodutores;
- Vamos ver a tarifa de compra agrava em 2% de 3 em 3 meses;
- Nenhuma entidade pública presta esclarecimentos (dignos desse nome, porque foram todos muito simpáticos e prestáveis mas no final das contas fiquei a saber o mesmo) nem nos diz o que devemos fazer;
- Que avançou mais informação foi a ERSE que me disse que está a ser preparada uma lei que resolve este problema (até tenho medo do que aí possa vir!!).

Qual é a vossa experiência sobre este assunto?
A 3 dias da obrigatoriedade de mudar para o mercado liberalizado (ou isso ou aumentos trimestrais de 2%) já contactou alguma empresa ou entidade pública para saber como é no nosso caso?

Não estou a gostar disto.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por Volt »

Realmente, isso não augura coisa boa... Eu tenho 6,9. Ainda não contactei ninguém.
Vais ligar à DGEG?
Estou curioso para saber a resposta deles...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por xandecool »

Vou ligar hoje, estou desconfiado que me vão dizer que não é da competência deles...

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por Volt »

Epá, acho que não. Seria surreal.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por jmsouto »

Ora vivam.
Também sou micro produtor e contactei com a EDP na loja do cidadão e a resposta que me deram é que aguardam instruções. Esclareceram-me que, além de nós, também há o problema das baixadas para obras e outros fornecimentos "provisórios" que, até agora, eram assegurados pela EDP Universal.
Estamos feitos...


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por xandecool »

Mais um enleio!


ronha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça fev 14, 2012 4:56 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por ronha »

Bom Dia

Aínda não sou microprodutor, mas vou ser nos proximos tempos e, como tal esta situação estava a preocupar-me.
Resolvi ligar para as varias entidades, tanto comercializadores como organismos responsaveis para esclarecer a questão.
Em relação aos comercializadores de energia, neste momento ninguem faz contratos com microprodução.
os outros organismos não sabiam de nada excepto na DGEG que ao falar como Eng. José Bigares me disse que estava a espera que fosse aprovada uma nova ligislação em que os contratos eram estabelecidos com a EDP Universal independentemente do comercializador de energia, ou seja posso fazer contrato de compra de energia com quem quiser porque a venda vai ser feita com a EDSU.
Tambem me disse que lhe tinham garantido que a nova legislação iria sair até ao dia 1 de Julho mas, poderia não sair hoje
mas sim nos proximos dias.
Esperemos que isto se concretize.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por mauri »

ronha Escreveu: Aínda não sou microprodutor, mas vou ser nos proximos tempos e, como tal esta situação estava a preocupar-me.
Luis Filipe
Obrigado pela tua partilha, sempre oportuna.
Embora ainda não sendo microprodutor podes abrir um tópico com o teu projeto e lá colocares as tuas questões.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por xandecool »

E-mail enviado hoje para a ERSE e para a DGEG:


Exmo. Sr.,

Sou consumidor de energia com contrato com a EDP Serviço Universal, com potência contratada de 10.35 Kw e simultaneamente micro produtor de energia com contrato celebrado também com a EDP Serviço Universal.
De acordo com o Regime Jurídico da Microprodução celebrei com a EDP Serviço Universal um contrato de compra e venda de energia, dado que assim sou obrigado.
Em 29 de Junho de 2012 contatei todas empresas identificadas no site da ERSE para tentar celebrar contrato no mercado liberalizado, todas se recusaram a celebrar contrato com micro produtores.
Face ao exposto solicito de V. Exa. esclarecimento das seguintes questões:
- Tendo-se recusado todos os operadores do mercado liberalizado a celebrar contrato estou sujeito à aplicação das tarifas transitórias? Sem sim agradeço que me informe sobre o fundamento.
- De que forma devo proceder no sentido de resolver a questão?


Alguém têm mais informações?

Responder

Voltar para “Micro-Produção”