Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

Boas!

Este tópico já existe aqui no fórum apenas vou agrupar o conteúdo necessário num só post para que os users e visitantes tenham uma visão mais conjunta.

O meu mini sistema híbrido.

Com partilha de ideias desta comunidade montei o meu sistema alternativo de abastecimento eléctrico.
Um sistema pratico, com a possibilidade de ser mudado com alguma facilidade.


Material:

1 - Gerador Eólico futurenergy 1000W 30A, turbina de 5 pás com 1,8 metros de diâmetro.
1 - Seguidor de fabrico caseiro.
4 + 2 = 6 painéis foto-voltaicos 245W/230W = 1440W.
1 - Controlador de carga eólico 24V 1000W
2 - Reguladores de carga, 1 Steca 12V/24V 30A, 1 Wellsee WS-MPPT30 30A 12V/24V.
2 - Bancos de baterias 1170A total.
1 - Inversor W7 Power Star 24V 3000W onda pura.
1 - Inversor Steca Studer AJ200 onda pura.
2 - Minis contadores de KW ABB.
1 - Diodo 300 Ap
1 - Contactor com auxiliar.
2 - Disjuntores.
1 - Protecção de fusíveis.
1 - Inversor 24V para 13,6V 40A fabrico caseiro.
1 - Controlador de custos online.
1 - Relay Controler.
1 - 5 metros fita LED IP65 12V
1 - Relê Fotoelétrico
1 - Cabos, ligadores, etc...


Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Uma compilação de imagens e vídeo onde mostra o gerador Eólico em funcionamento.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem


Link


O mini sistema está modo automático com a rede, a funcionar perfeitamente sem falhas prejudiciais aos equipamentos eléctricos.


Este projecto foi elaborado por mim com partilha de ideias desta comunidade e ronda os 6000 euros só de material.

Boas!

Depois de algum tempo sem grandes alterações cá estou de volta com mais umas atualizações.
O que me impedia de fazer algumas atualizações era o contrato que tinha com a EDP, uma vez que já alterei o contrato para mensalmente também alterou o sistema.
Antes tinha 45 amperes trifásica agora tenho 30 monofásica, logo ai com o sistema monofásico foi mais fácil nas ligações, atualmente tenho o meu sistema em automático, quando há sol ou vento necessário está no sistema alternativo, quando as fontes baixam ao valor de 23.9 volts, as cargas pesadas para a rede, mas ficam as cargas leves (iluminação) na alternativa com um Steca Studer AJ Sinewave Inverter.
O sistema tem mais um contador e mais um inverter.
Um inverter e um contador só para a iluminação.

Do dia 4 de Outubro até ao dia de hoje (17-10-12) mesmo com o tempo estável com tem estado, o contador das cargas pesadas já registou 60 KW e o contador das cargas leves registou 8 KW, total 68 KW, tirando estes últimos dias o sistema tem-se aguentado cerca de 12 horas na alternativa nas cargas pesadas, quanto as cargas leves já a muitos meses que não passa pela rede.
É de salientar que os contadores quando passa para a rede não contam.
Como já tinha dito anteriormente a passagem da rede para a alternativa e visse verça não causa qual quer impacto nos eletrodomésticos.




O projecto foi desenvolvido AQUI e AQUI
Última edição por Esteves em quarta mai 15, 2013 6:46 pm, editado 2 vezes no total.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por MRider »

Boas
Esta brutal o teu projecto 8-) Muitos parabens pela dedicação :mrgreen:
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Volt »

Excelente. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por ProjectSolar »

Como não poderia deixar de comentar, sempre achei o melhor projeto desde que cá apareci.

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por ProjectSolar »

Boas, deixo te aqui a questão de como tratas as baterias, tipo o teu sistema descarrega ate aos (x) v que devem ser 23.9v e ele comuta para a rede e depois desliga se aos 24.5v digo eu e liga te no inversor . A questão é a seguinte se durante o processo de descarregar tu descarregas direto dos 25v a 23.9v sem o controlador atuar e só começa a atuar quando esta no minimo a bateria ou ele quando gastas x % de bateria ele repõem logo?

Ex. 1
O controlador meteu full a carga, desliga se para tu agora consumires tudo ate aos 23.9v e volta a ligar so quando esta no minimo.

Ex. 2
O controlador meteu full carga, tu gastas 15% e ele repoem logo os 15%, gastas te mais 25% e ele volta a repor.

Cumpts

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

ProjectSolar Escreveu:Boas, deixo te aqui a questão de como tratas as baterias, tipo o teu sistema descarrega ate aos (x) v que devem ser 23.9v e ele comuta para a rede e depois desliga se aos 24.5v digo eu e liga te no inversor . A questão é a seguinte se durante o processo de descarregar tu descarregas direto dos 25v a 23.9v sem o controlador atuar e só começa a atuar quando esta no minimo a bateria ou ele quando gastas x % de bateria ele repõem logo?

Ex. 1
O controlador meteu full a carga, desliga se para tu agora consumires tudo ate aos 23.9v e volta a ligar so quando esta no minimo.

Ex. 2
O controlador meteu full carga, tu gastas 15% e ele repoem logo os 15%, gastas te mais 25% e ele volta a repor.

Cumpts
Boas,

Bem vou ver se te sei explicar e se entendi a tua questão.

Eu trato as baterias da seguinte forma: quando está a trabalhar com cargas pesadas tenho a mínima 23.8V, quando está em cargas leves tenho a mínima a 23.6V, chegando a estes valores passa para a rede, e no espaço da mínima e da máxima (27.5V) está a receber carga alternativa ("sol"/vento) atingindo os valores da máxima volta de novo para alternativa.

O Ex. 1 e o 2 é a mesma coisa, se tens carga full gastas de X a X, se tens carga full e só gastas-te X % como ele não chega a mínima vai repondo, no caso de não ter consumos superiores a descarga.

Está situação de passagem da alternativa para a rede tem de ser feita com um By Pass estático que é uma espécie de uma chave estática sem tempo de interrupção comuta para rede alternativa em caso de falha do inversor ou sobrecarga, Caso o inversor não tenha o By Pass arriscas-te a danificar alguns equipamentos.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por ProjectSolar »

Boas, a finalidade da pergunta era se gastas tudo e depois carregas ou carregas e gasta ao mesmo tempo, ja me disseram que nao viciam as baterias era mais ou menos isso, sobre o by pass eu penso num rele, que tenha um sinal de 11.9 e 14.5 ou 14v em que quando esta a 11.9 ele troque para a rede e aos 14.5 ou 14v volte ao inversor, ja vi o esquema que fez e suponho que o neutro da rede e do inversor estejam ligados um ao outro no mesmo terminal e so a fase é que corta correto?

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por ProjectSolar »

Ou então o rele tenha 2 conjuntos separadas de fase e neutro e corte as 2 (fase / neutro) do inversor e vice versa.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

ProjectSolar Escreveu:Ou então o rele tenha 2 conjuntos separadas de fase e neutro e corte as 2 (fase / neutro) do inversor e vice versa.

Em resposta a esta situação ((depois carregas ou carregas e gasta ao mesmo tempo)) sim, quando a carga é superior ou igual a descarga.

Na situação da fase e neutro, convém ter as 2 linhas separadas por relé, isto quando o inversor não oferece condições para tal.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por visitante1 »

A situação de cortar só a fase e deixar os neutros juntos só se deve utilizar se a instalação não tiver diferencial.
Portanto como quase todas as instalações tem diferencial instalado no quadro geral deve-se fazer o corte nos dois polos, fase e neutro.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


anjomag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: sexta jul 06, 2012 10:21 pm
Localização: beira alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por anjomag »

ProjectSolar Escreveu:Boas, a finalidade da pergunta era se gastas tudo e depois carregas ou carregas e gasta ao mesmo tempo, ja me disseram que nao viciam as baterias era mais ou menos isso, sobre o by pass eu penso num rele, que tenha um sinal de 11.9 e 14.5 ou 14v em que quando esta a 11.9 ele troque para a rede e aos 14.5 ou 14v volte ao inversor, ja vi o esquema que fez e suponho que o neutro da rede e do inversor estejam ligados um ao outro no mesmo terminal e so a fase é que corta correto?
ola boas tardes,
eu procuro um inversor que possa fazer isso na minha instalaçao que se encontra ainda na bancada, se for possivel enviar-me ou dizer onde encontrar o esquema agradecia imenso!
cumps

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

anjomag Escreveu:
ProjectSolar Escreveu:Boas, a finalidade da pergunta era se gastas tudo e depois carregas ou carregas e gasta ao mesmo tempo, ja me disseram que nao viciam as baterias era mais ou menos isso, sobre o by pass eu penso num rele, que tenha um sinal de 11.9 e 14.5 ou 14v em que quando esta a 11.9 ele troque para a rede e aos 14.5 ou 14v volte ao inversor, ja vi o esquema que fez e suponho que o neutro da rede e do inversor estejam ligados um ao outro no mesmo terminal e so a fase é que corta correto?
ola boas tardes,
eu procuro um inversor que possa fazer isso na minha instalaçao que se encontra ainda na bancada, se for possivel enviar-me ou dizer onde encontrar o esquema agradecia imenso!
cumps

Boas,

Para ajudar na sua situação passe nestes tópicos, AQUI ou AQUI o inversor como este custa +/- 600€ AQUI posso informar onde comprar.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida um bom projeto ....tem aí uma bela potência, e um bom banco de baterias....meus parabéns...
Em breve também vou abrir um tópico do meu projeto de energias Alternativas.....Abraço :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


sierramike
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta jul 18, 2012 5:24 pm

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por sierramike »

Parabéns !! está um mega projeto! ...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

.
.
.
.

Não sei que se passou, no post inicial tem 3 imagens ao fundo que não aparecem, no caso de ainda estarem a falar aqui ficam.



Imagem

Imagem

Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

Boas!

Hoje pela primeira vez o meu sistema eólico está a superar todas as minhas duvidas em relação ao gerador. Como já foi dito por aqui os geradores de alguma potencia apesar do meu ser só de 1000W 24V só teem algum rendimento quando há vento mais a serio e constante, e o verdadeiro teste do meu está a ser feito hoje como já alguns dias que o sol é pouco ou nenhum as baterias já estavam a ficar descarregadas, de ontem para hoje os ventos por aqui teem soprado bem, ainda nada de galhos partidos aqui no local, visto que a minha zona é um buraco, então baterias baixas logo o gerador tem de carregar o que obriga a prender mais , mas posso dizer que já vi o gerador a debitar muitas vezes 35 amperes (+/-), já teve picos de 40 Ap mas em media tem estado na casa dos 15 amperes poucas são as vezes que tem chegado a zero, com algum consumo na casa , no caso da iluminação e mais uns equipamentos tenho tido a voltagem ao longo do dia na casa dos 25.5 volts.

Bem que também não passe disto porque está mal a coisa muita chuva e muito vento, e assim o Pai Natal não traz as prendas. :D :D :D :D


Enquanto isso os painéis vão tomando banho, para estarem limpinhos para quando voltar o sol. :D :D :D :D
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por MRider »

Pois um sistema hibrido é que é :mrgreen:
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por visitante1 »

Um dia destes se assim continua ainda vais buscar uma pá ao meio da A25!!! :lol:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

Balanço de 2012.


Os meus contadores (alternativa) contabilizaram cerca de 1015 KW, este Ano como quem diz, os contadores não estão aplicados desde o inicio de 2012, mas calculo que ronde os 1300 KW.

O sistema só entrou em pleno funcionamento desde do dia 04/10/2012 anteriormente era em modo arcaico, extensões provisórias de um lado para o outro, agora está ligado em AU ao quadro geral da casa.

Agora como já está mais afinado o sistema, para o Ano que vem vou fazer um apanhado mensal, também para ver o potencial do sistema.


Bom Natal.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por MRider »

Muitos parabéns. Sim senhor :-)
Bom natal
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”