Ajuda Controlador Solar CMP12

Responder

Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por rocheiro »

Boas ppl abri esse topico porque surgiu algumas duvidas e estou preocupado, tenho o controlador CMP12 o da imagem abaixo, hoje reparei que a voltagem que vai para a bateria é a mesma que recebe dos paines supostamente ele devia receber 18v e enviar a volta de 14v para as baterias, nao ? ou será que apenas os controladores mppt fazem a reduçao da voltagem ?

tenho painel 50w mono voltagem maxima 18v 2.78A

agradeço a quem me puder responder, obrigado
Anexos
29829_CMP12-312642769874b5b55fbd03cc.jpg
29829_CMP12-312642769874b5b55fbd03cc.jpg (89.31 KiB) Visto 6105 vezes

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por MRider »

Boas

Eu tenho um igual a esse,foi o primeiro que comprei e funciona muito bem.
Vamos ver se eu consigo explicar lol

No meu sistema tenho observado que quando o controlador solar de carga esta ligado e a carregar as baterias a diferença de voltagem entre o que entra e o que sai e de mais ou menos 0,5 v ou seja num dia bom de sol pode estar nos paineis 13,50v e a sair do controlador sai 13v mas isso depende da carga das baterias . E quando chega aos 14v e pouco corta .
No teu caso como esta a fazer ? Tens tudo bem ligado e com fios adequados?
Nos painéis tens 18v e na saída do controlador também tens 18v ? Ja testaste o multímetro a ver se esta a medir bem?
As vezes uma pilha fraca no multímetro faz mal as medições.
Live long and prosper!


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por rocheiro »

Boa noite e obrigado pela resposta :)
eu dei pela voltagem atraves de um voltimetro de led... e vi que algo nao estava a bater certo.. desliguei tudo do controlador e voltei a ligar e igual, o que ele recebe do painel é o mesmo que envia para as baterias... e já deve estar a trabalhar assim a alguns meses..... amanha se tiver bom dia tenta ver as voltagens que recebe e que envia a fim de tentar chegar a algum conclusao...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por MRider »

hum investiga isso bem 8-) eu tenho uns voltimetros iguais a esse que vi no teu projecto , mas tive que os calibrar com o meu multimetro :mrgreen:
Live long and prosper!


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por rocheiro »

esqueci de dizer que testei depois com outro voltimetro e tava na mesma :/ entao o teu so debita do painel 13W ? o meu normalmente estao spr na casa dos 19 a 20v, qual é o teu painel ?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por MRider »

Boas eu tenho vários painéis .

Neste caso com este controlador tenho 2 de 55w. por causa dos 10A que é a capacidade dele.
A voltagem que estou a falar e em carga e não em aberto. Em aberto da os tais 19 e tal quase 20v ,antes do controlador, pois mal ligas as baterias baixa logo praticamente para a voltagem que esta nas baterias com a tal diferença de 0,5v e depois vai subindo ate aos 14 e pouco volts que é quando corta . Quando o controlador esta a cortar, nas baterias esta 14 poucos volts e nos painéis esta 19 e tal 20 volts.
Live long and prosper!


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por rocheiro »

ja exprimentas te medir a saida sem estar ligado as baterias ? se tiver ligado as baterias ele fica consoante a carga da bateria 12a13v, mas supostamente ao medir sem estar ligado as baterias nao devia estar com a mesma voltagem que o painel envia, julgo eu !?


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por pedrolima »

Só os MPPT é que convertem. Nesses normais a voltagem do painel é só ligeiramente superior à da bateria, para a carregar.


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por rocheiro »

ok amigo obrigado, quero ver se compro MPPT mas queria com display e sao mt caros :/ alguma alternativa barata ?


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por pedrolima »

O display no controlador é um bocado "inútil", dá jeito para saber por exemplo a voltagem dos paineis mas pouco mais.. Para ser uma coisa em condições o melhor é comprares um monitor de baterias, que contabilizam os amperes que entram e que saem das baterias, dando assim o valor quase real da carga.
Os displays dos controladores geralmente mostram informação errada do estado da bateria por causa da influência do inversor..
Um monitor bom por exemplo da Victron custa 120eur, puxado mas é um bom investimento.

Em relação aos MPPT tens PM;)


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por rocheiro »

acerca do controlador fiz a pergunta ao site curto-circuito e a resposta deles foi
"Boa Noite,
O controlador baseia o seu funcionamento na caraga das baterias, se tem o circuito em aberto não tem o que controlar.

Obrigado"


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por rocheiro »

Penso que a minha duvida ja foi respondida . aproveito topico aberto para pedir vossa opiniao de como obter o controlo da voltagem e amperagem a ser descarregado do painel atraves do proprio contolador aplicar Display... SUGESTÕES :)


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por rocheiro »

Boas ppl estou com uma duvida em relaçao a esse controlador.

O controlador tem protecção contra baixa tensão que se desliga quando bateria atinge 10v80 será que é possivel aumentar a tensao para 12v ?

Imagem

a meio da placa tem um componente Azul onde tem um parafuso que se pode regular alguem me sabe dizer se aquilo regula a protecção de baixa tensao ?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por MRider »

pois não sei se calhar até é ,mas será que também mexe na voltagem máxima da bateria?

Tenho um igualzinho a esse, se desse para regular a voltagem baixa, era de valor :mrgreen:
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por visitante1 »

e porque não exprimentar? isso custa meia duzia de tostões por isso mesmo que fique estragado perde-se pouco!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Ajuda Controlador Solar CMP12

Mensagem por Emanuel Couto »

Feliz Páscoa......
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Energia Solar”