SW - Viper 3000 Lítio

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por Jorge Rocha »

Não existe qualquer comparação entre a energia que sai de umas baterias de 40Ah TS para umas baterias de gel 27Ah.

É provavel que onde a scooter do ogadiv suba a 40 km/h a tua nem a 10km/h. Mas não tem nada a ver com o motor ou controlador!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Jorge Rocha Escreveu:Não existe qualquer comparação entre a energia que sai de umas baterias de 40Ah TS para umas baterias de gel 27Ah.

É provavel que onde a scooter do ogadiv suba a 40 km/h a tua nem a 10km/h. Mas não tem nada a ver com o motor ou controlador!
Eu se estivesse no teu "lugar", já estava a equacionar acrescentar lítio a esse pack. Embora a questão prática aí seja diferente!
;)
É só por causa desse "problema", que eu não salto do barco e fujo pra ilha... só por isso! :lol: :lol: :lol:

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por ogadiv »

A minha motinha continua a rolar sem grandes problemas, ultrapassei os 14.000 km. atualmente está com 14.111 Km. em 1 ano e 2 meses e meio (44% do investimento rentabilizado), nada mau para uma 3.000W.
O mês de Setembro não bati o meu recorde de km. (Agosto com 1.981 km.), mas foi a minha 2ª melhor marca 1.494 km. Só ontem voltinha para aqui, voltinha para ali foram 139 km.

E é assim mais uma atualização, enquanto não me chega às mãos a tal ... Quanto a esta, está disponível para possíveis interessados.
Anexos
moto_dados2.JPG
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por MRider »

Bela marca de km se eu não tivesse a minha certamente a tua seria uma optima compra 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por ogadiv »

Hoje de manhã ia para pegar na minha motinha, aliás já estava todo equipado, ligo a chave e ... dou o empurrãosinho para trás para sair da garagem como é costume, mas parecia que estava presa. olhei para trás e ... pneu em baixo, ainda por cima o de trás, e pela 2ª vez que fura, e tinha que ser sempre o de trás, eu bem sei o trabalho que aquilo dá, não é Jorge?
Lá fui com a mota até umas bombas que tenho aqui a cerca de 300 m., enchi o pneu, e voltei para casa. estive analisar com pormenor, não vi nada de especial, a não ser tipo um buraquinho, que parecia um arame pequeno. Coloquei um pouco de água, mas não saía nenhum ar, logo não fazia bolhas.

Decidi arriscar e levar na mesma a mota, sabia que o destino tinha lá um compressor, caso precisasse de ar. Dei as minhas voltinhas (60 km.) passei na oficina de motas também aqui ao lado, estivemos a ver e não se viu nada de especial, no entanto, apercebi-me que perdeu um pouqinho de ar.

Ao fim do dia fiz mais 23 km. com 2 pessoas, passei nas bombas a aparentemente não tinha perdido ar. Agora não sei o que faça, é que tirar a roda de trás, não é uma tarefa fácil ... e andar assim é um desassossego...
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info


pena33
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 159
Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por pena33 »

O ideal é tirar a roda e verificar tudo, se necessário trocar de pneu.

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por pafi »

Eu acho que ela está a fazer birra... como já pressentiu que vai ter uma prima na garagem está a fazer essas cenas para ter a tua atenção :lol:.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por Jorge Rocha »

Num pneu tubless é facil isso acontecer! Basta que entre qualquer preguito para que aconteça algo parecido. Por vezes até chega a parar de sair ar mesmo com o prego lá espetado! É preciso é ter calma!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por ogadiv »

Fica aqui novo registo de km. efetuados, desta fez o marco histórico é dos 15.000 km. Em 1 ano e 3 meses.

Relativamente ao pneu, que tinha aparecido vazio, tenho andado a controlar, e uma vez perdeu um pouco de ar, mas ultimamente não tem perdido ar, não sei se o que vejo no pneu é uma taxinha, mas é tão pequeno que .... Vamos ver como se comportará nos próximos tempos, mas que não se anda descansado, isso não.
Anexos
24102012069.jpg
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por ogadiv »

Desta vez venho deixar notícias no meu DB, mas não é por boas razões.
Vinha eu no meu percurso habitual, quando derrepente, numa descida, a roda começa a bloquear e a fazer um barulho muito estranho, parei de imediato, desliguei a mota. Verifiquei que desligou o disjuntor, liguei-o, voltei a tentar ligar a mota, e nem sinal de vida, apesar, de o voltímetro, e luzes funcionarem normalmente. Levei-a para um sítio mais seguro, mas mesmo a empurrar, a roda traseira parecia bloqueada.
Lá teve que vir o reboque e deixá-la em casa. Claro, liguei logo ao "nosso" mecânico de serviço (Jorge), ainda tentou dar assistência remota, mas não era fácil. Verificamos que tem uma luz vermelha no controlador, que pisca 2x, seguidas, para, volta a piscar. Ainda tirei o sensor hall do acelerador, mas como quem não sabe, é melhor não mexer.
Agora estou sem a motona, já que o Jorge tem andado a trabalhar nela, e nem motinha, espero que o Jorge consiga avançar com a motona, para depois a trazer cá e tentar verificar o que se passa com a motinha, já que não me consigo ver a andar sem ser de elétrico :!: E amanhã lá vou ter que pegar no poluidor :cry:
Anexos
19112012070.jpg
19112012070.jpg (49.83 KiB) Visto 3559 vezes
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por pafi »

Verifica nas últimas duas páginas do manual do Kelly - http://kellycontroller.com/support.php - estão lá algumas possibilidades de problemas consoante o piscar dos led's.

É o "KEB Controllers".

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por jmal »

Se a roda está bloqueada, o controlador tá queimado, nesse caso só a substituição do mesmo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por RJSC »

Pode estar apenas o motor bloqueado mecanicamente. a empurrar a passo um curto circuito numa das fases não trava assim muito.
A força de bloqueio a 2 ou 3 km/h nota-se?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por ogadiv »

jmal Escreveu:Se a roda está bloqueada, o controlador tá queimado, nesse caso só a substituição do mesmo.
RJSC Escreveu:Pode estar apenas o motor bloqueado mecanicamente. a empurrar a passo um curto circuito numa das fases não trava assim muito.
A força de bloqueio a 2 ou 3 km/h nota-se?
A roda gira, agora nota-se um ligeiro barulho quando estou a empurrar, e parece que algo está a prender o andamento da roda.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por jmal »

ogadiv Escreveu:
jmal Escreveu:Se a roda está bloqueada, o controlador tá queimado, nesse caso só a substituição do mesmo.
RJSC Escreveu:Pode estar apenas o motor bloqueado mecanicamente. a empurrar a passo um curto circuito numa das fases não trava assim muito.
A força de bloqueio a 2 ou 3 km/h nota-se?
A roda gira, agora nota-se um ligeiro barulho quando estou a empurrar, e parece que algo está a prender o andamento da roda.

E roda aos impulsos certo ? ou seja, conforme rodas notas que o que está a prender faz-o aos impulsos ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por ogadiv »

Sim, é mais ou menos isso.
Quando aconteceu o problema, também começou aos impulsos
Última edição por ogadiv em segunda nov 19, 2012 11:10 pm, editado 1 vez no total.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por RJSC »

Se prende aos impulsos... Ou o controlador foi-se ou 2 fios do motor encostaram...

Se o controlador é kelly, o código de erro 2,1 é falha no arranque do motor.
Pode ser curto-circuito externo ou um transístor queimado no controlador.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por ogadiv »

Ao telefone com o Jorge, ele também referiu isso, até me pediu para ver a voltagem do acelerador e de uns fios do motor, mas eu como sou leigo nisto, disse-lhe logo que assistência remota não era fácil dada a minha azelhice ...
Agora todas as dicas são bem vindas.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por jmal »

ogadiv Escreveu:Sim, é mais ou menos isso.
Quando aconteceu o problema, também comeu aos impulsos
Uma ou mais fases do controlador estão em curto-circuito, dai o disjuntor ter desligado, se desligares as fases do controlador e o motor passar a estar livre como antes, o controlador ardeu, caso contrário o motor tem fios das fases encostados como diz o RJSC, com um medidor de continuidade podes medir as fases do controlador (depois de desligadas do motor), se encontrares alguma em curto-circuito com outra fase ou em relação ao positivo e negativo da entrada de corrente, está mesmo queimado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por Jorge Rocha »

Boas dicas!

O codigo de erro é o 2.2 , que pode representar também subcarga nos 5V. Por o que foi medido na saida do acelerador, apenas estavam a chegar 3,8V.
Logo se verá, e atá poderá ter arranjo! Pensamento positivo!
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”