Trotinete Mach 1 48V 1000W

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por Jorge Rocha »

Jmal,
O Logger 8 tem memoria interna e dá para passar para o PC e verificar a cada fração de segundo todas as tensões das celulas, tensões maximas e minimas.
O que me ajudou bastante a perceber as baterias foi o PowerLog6s, que para além de gravar as tensões também grava as correntes, rotações do motor, temperatura de 4 sondas etc...
Esse motor de 1000W mesmo na pior das possibilidades, em média não dará uma descarga superior a 2C, e para a utilização que seu dono lhe quer dar, visitar as cidades com a namorada, duvido que faça uma média superior a 0,5 (aproximadamente 400W). Verifica as tensões do grafico e pensa melhor nas afirmações que fizeste anteriormente!
http://www.i4wifi.cz/img.asp?attid=255128
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Jmal,
O Logger 8 tem memoria interna e dá para passar para o PC e verificar a cada fração de segundo todas as tensões das celulas, tensões maximas e minimas.
O que me ajudou bastante a perceber as baterias foi o PowerLog6s, que para além de gravar as tensões também grava as correntes, rotações do motor, temperatura de 4 sondas etc...
Esse motor de 1000W mesmo na pior das possibilidades, em média não dará uma descarga superior a 2C, e para a utilização que seu dono lhe quer dar, visitar as cidades com a namorada, duvido que faça uma média superior a 0,5 (aproximadamente 400W). Verifica as tensões do grafico e pensa melhor nas afirmações que fizeste anteriormente!
http://www.i4wifi.cz/img.asp?attid=255128
Ok, então postem aqui os valores obtidos para verificarmos.

Não entendi o que queres dizer com descarga média não superior a 2C ??

Este gráfico não está correto, o que já é normal nos gráficos apresentados por alguns fabricantes, é fácil de detetar onde está o engano ou erro ou outra... , a curva de descarga para 3C nunca dá tanta tensão, até mesmo nas a123 a curva aos 3C tem uma tensão inferior, e depois o mais simples de ver é a capacidade, jamais qualquer bateria consegue ter uma capacidade muito semelhante com várias débitos de descarga, repara que a 1C até tem menos capacidade que a 3C.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:
Ok, então postem aqui os valores obtidos para verificarmos.
Se eu me entendesse com a informatica, com certeza já teria colocado alguns valores...
jmal Escreveu:Não entendi o que queres dizer com descarga média não superior a 2C ??
Na maior parte do tempo do trabalho do motor de 1000W, seu consumo será inferior a 1488W, que é o mesmo de 2C (2 x 15Ah x 16cell x 3.1V). Logo o desgaste para as celulas será inferior.
Podes verificar que existem muitas scooteres com 48v, com motor de 3000W e apenas com 40Ah das ThunderSky, e algumas delas já com mais de 500 recargas, outras até já bem perto das 1000, e sem se notar perda de autonomia. Já para não falar das maxi-scooteres com 5000W de motor e com 40Ah também. Esta relação é muito inferior à que eu recomendei para a trotinete, cujo seu peso é risorio em comparação com o das motas.

Pergunto eu agora, será que tinha feito assim tão má escolha?

jmal Escreveu:Este gráfico não está correto, o que já é normal nos gráficos apresentados por alguns fabricantes, é fácil de detetar onde está o engano ou erro ou outra... , a curva de descarga para 3C nunca dá tanta tensão, até mesmo nas a123 a curva aos 3C tem uma tensão inferior, e depois o mais simples de ver é a capacidade, jamais qualquer bateria consegue ter uma capacidade muito semelhante com várias débitos de descarga, repara que a 1C até tem menos capacidade que a 3C.
Neste grafico não vejo nenhum erro! Poderás não te ter apercebido que o que significa capacidade em Wh será diferente de capacidade em Ah. Neste grafico a capacidade em Ah será realmente a distancia lateral, mas se quisermos ver a capacidade em Wh teremos que multiplicar por a distancia em altura (a da tensão). Fica mais perceptivel se verificarmos a área do grafico.
Na verdade a energia (Wh) que se liberta das celulas será sempre a mesma, só que parte dela fica transformada em calor dentro das celulas (aumentando com o aumento da corrente).
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu: Na maior parte do tempo do trabalho do motor de 1000W, seu consumo será inferior a 1488W, que é o mesmo de 2C (2 x 15Ah x 16cell x 3.1V). Logo o desgaste para as celulas será inferior.
Podes verificar que existem muitas scooteres com 48v, com motor de 3000W e apenas com 40Ah das ThunderSky, e algumas delas já com mais de 500 recargas, outras até já bem perto das 1000, e sem se notar perda de autonomia. Já para não falar das maxi-scooteres com 5000W de motor e com 40Ah também. Esta relação é muito inferior à que eu recomendei para a trotinete, cujo seu peso é risorio em comparação com o das motas.

Pergunto eu agora, será que tinha feito assim tão má escolha?
Eu não disse que era má escolha, acho que por menos dinheiro fica com algo mais leve, de maior utilidade, que dá mais gozo e até fica mais barato.

Jorge Rocha Escreveu: Neste grafico não vejo nenhum erro! Poderás não te ter apercebido que o que significa capacidade em Wh será diferente de capacidade em Ah. Neste grafico a capacidade em Ah será realmente a distancia lateral, mas se quisermos ver a capacidade em Wh teremos que multiplicar por a distancia em altura (a da tensão). Fica mais perceptivel se verificarmos a área do grafico.
Na verdade a energia (Wh) que se liberta das celulas será sempre a mesma, só que parte dela fica transformada em calor dentro das celulas (aumentando com o aumento da corrente).
Acho que não entendes-te o meu ponto, deixo aqui outros gráficos que considero estar mais perto da realidade, para verificarem as diferenças.


Imagem
Winston 40 ah

Imagem
A123 2500 mAh

Imagem
Calb 40 ah


E finalmente o gráfico das que falas.
wina_15 ah.png
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:
Eu não disse que era má escolha, acho que por menos dinheiro fica com algo mais leve, de maior utilidade, que dá mais gozo e até fica mais barato.
Até aqui estamos de acordo! :)


jmal Escreveu: Acho que não entendes-te o meu ponto, deixo aqui outros gráficos que considero estar mais perto da realidade, para verificarem as diferenças.
Verifico uma pequena diferença, sim! Mas não tanta para colocar de parte estar correta. Posso-te dizer que existem coisas pouco explicaveis nas baterias! Por vezes um simples carregamento bem recente fará toda a diferença na forma como disponibilizam a energia. Nem sempre os testes são feitos exactamente nas mesmas condições, o que me faz aceitar algo menos logico.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:
Eu não disse que era má escolha, acho que por menos dinheiro fica com algo mais leve, de maior utilidade, que dá mais gozo e até fica mais barato.
Até aqui estamos de acordo! :)


jmal Escreveu: Acho que não entendes-te o meu ponto, deixo aqui outros gráficos que considero estar mais perto da realidade, para verificarem as diferenças.
Verifico uma pequena diferença, sim! Mas não tanta para colocar de parte estar correta. Posso-te dizer que existem coisas pouco explicaveis nas baterias! Por vezes um simples carregamento bem recente fará toda a diferença na forma como disponibilizam a energia. Nem sempre os testes são feitos exactamente nas mesmas condições, o que me faz aceitar algo menos logico.

Não existe ali nada correto, em termos de tensão tá errado,e em corrente também, alias, nem escala tem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
nios26
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 137
Registado: segunda dez 10, 2012 8:28 pm

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por nios26 »

Ninguém tem uma trotinete do género da minha que tenha tido chumbo e passado para lithium que possa dar uma opinião pessoal?

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por Barrocas »

Concordo com o jmal, em que o grafico das Wina 15Ah parece demasiado optimista :)

A trotinete é catita, deve rolar bem, e com as baterias mais leves, ate deve levantar a roda :D

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por ricardocruzs2 »

Ao ler este diário mais parece que estou a ler um jornal de pernas para o ar :roll:

A trotinete tem mesmo um excelente aspecto, gosto particularmente do descanso lateral... :)
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
nios26
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 137
Registado: segunda dez 10, 2012 8:28 pm

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por nios26 »

A minha nova aquisição para ter a noção das distâncias e velocidades, já que até agora para alguns testes tenho usado GPS.

http://www.ebay.com/itm/290730693758?ss ... 1439.l2649

Vamos a ver se isto funciona porque é sem fios e pelo preço não deve ser grande espingarda,ehehe.

Cumprimentos.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por Fidel »

Acho que vais ter problemas por causa do tamanho da tua roda... se não estou enganado para cada tamanho de roda tens de deixar uma certa distancia do iman no raio ao eixo. nao sei se vais conseguir para o tamanho da tua.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
nios26
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 137
Registado: segunda dez 10, 2012 8:28 pm

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por nios26 »

Fidel Escreveu:Acho que vais ter problemas por causa do tamanho da tua roda... se não estou enganado para cada tamanho de roda tens de deixar uma certa distancia do iman no raio ao eixo. nao sei se vais conseguir para o tamanho da tua.
Nós temos que medir a circunferência da roda e meter no conta kms, o conta kms mede a velocidade angular que é a mesma no centro na roda ou no extremo, o conta kms ao saber a medida da circunferência sabe a distância que percorro de cada vez que a roda dá uma volta, depois é fazer contas...

Penso que seja assim que funciona, o problema é que na descrição diz que o iman tem que estar a 1.5mm e vou ter que inventar para deixar assim tão perto mas vamos a ver no que dá.

Já comprei dia 11/12 portanto deve estar para chegar e logo testo.

Cumprimentos.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por Fidel »

nios26 Escreveu:
Fidel Escreveu:Acho que vais ter problemas por causa do tamanho da tua roda... se não estou enganado para cada tamanho de roda tens de deixar uma certa distancia do iman no raio ao eixo. nao sei se vais conseguir para o tamanho da tua.
Nós temos que medir a circunferência da roda e meter no conta kms, o conta kms mede a velocidade angular que é a mesma no centro na roda ou no extremo, o conta kms ao saber a medida da circunferência sabe a distância que percorro de cada vez que a roda dá uma volta, depois é fazer contas...

Penso que seja assim que funciona, o problema é que na descrição diz que o iman tem que estar a 1.5mm e vou ter que inventar para deixar assim tão perto mas vamos a ver no que dá.

Já comprei dia 11/12 portanto deve estar para chegar e logo testo.

Cumprimentos.
Es bem capaz de ter razao... quanto a essa distancia do iman tive o mesmo problema na bike nova... mas com uns enximentos la me safei.

Avatar do Utilizador

fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Trotinete Mach 1 48V 1000W

Mensagem por fkd »

Estou de acordo com o ricardocruzs2, este Db parece um jornal de pernas para o ar... :? (acho que num jornal de pernas par ao ar percebia mais um pouco)...

De qualquer modo, testei a trotinete, gostei e passo a acompanhar. ;)
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Responder

Voltar para “e-bike”