Rocket Mass Heater - introdução e projecto

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
Ronco
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm

Rocket Mass Heater - introdução e projecto

Mensagem por Ronco »

Basicamente é um tipo especifico de queimador de lenha que teve por objectivo de design o aproveitamento máximo da energia gerada pela queima da madeira.

Recentemente entrei em contacto com a tecnologia das caldeiras de pellets de chama invertida, o que me fez crer que a tecnologia deriva destes ou pelo menos que partilham o mesmo conceito.

Imagem
Imagem

Caracteriza-se normalmente por estes elementos:

- um carregador automático vertical -> permite intervalos significativos na alimentação;
- chama invertida;
- Um radiador rápido -> permite aquecer o espaço rapidamente logo apos a ignição;
- um banco térmico -> armazena o calor da exaustão para radiação lenta.

Um site de referencia: http://www.richsoil.com/rocket-stove-mass-heater.jsp/

Aqui fica uma galeria de construção de um rocket:

http://picasaweb.google.com/eritter/Roc ... cember2007#

E aqui fica a galeria do que estou a construir:

https://picasaweb.google.com/112030274594483704018/RMH

Imagem

nesse caso a ideia é instalar um classico sistema de open vent para AQS:

Imagem

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Rocket Mass Heater - introdução e projecto

Mensagem por g_card »

engraçado o sistema! nao conheçia. para que foi o secador?
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


Autor do tópico
Ronco
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm

Re: Rocket Mass Heater - introdução e projecto

Mensagem por Ronco »

Este 'prototipo' foi construído subvertendo o conceito do rocket dado que não dispõe de um alimentador vertical.

Imagem

Isto seria um rocket, o da foto tem uma camara de combustão fechada como uma lareira moderna. E foi aqui que os intervenientes divergiram. O meu colega potenciou que a admissão poderia ser mais pequena, do género de tantas que tínhamos visto em recuperadores convencionais. E como este foi construído em casa dele, seguimos a sua ideia, cientes que mais tarde poderíamos ter de aumentar a admissão. No entanto assim que fizemos o teste de queima verificamos que de facto a admissão era insuficiente, e o secador entrou para o demonstrar. Depois de alguns minutos a queimar bem e de a chaminé estar quente, a admissão instalada per si já suportava a combustão, se bem que bastante constrangida.

Na documentação dos rockets referem que o ponto de estrangulamento deve ser no espaço à saída da câmara de combustão e não na admissão.


cardosoferreira
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta nov 24, 2017 5:03 pm

Re: Rocket Mass Heater - introdução e projecto

Mensagem por cardosoferreira »

Bom dia.
Parabéns pelo RMH.
Depois de vários anos em funcionamento, quais os constrangimentos/pontos fracos que notou?
Eu construi um rocket stove, sem banco de inércia, porque estava em casa arrendada - a ideia da caixa de madeira com gravilha talvez me tivesse permitido poupar 50% de lenha, mas era um 2º andar sem elevador...
Logo que possa (casa própria) conto fazer um do tipo Batch Box Rocket (que no fundo é o que fez!).
Teve problemas com fumo na porta no arranque?
A serpentina de cobre que se ve nas fotos é usada para aquecer água sanitária? consegue retirar energia significativa? Funciona com circuladora ou em termossifão.
Faço estas perguntas todas porque queria fazer também aquecimento de água com serpentina maior, de maior diãmetro ou do tipo "water jacket", em sistema aberto, circulação por termossifão mas mesmo assim tenho alguns receios.

Boa sorte e espero podermos trocar ideias!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Rocket Mass Heater - introdução e projecto

Mensagem por serges »

Epa desde 2013 sem resposta tenta enviar uma MP ou mail pode ser que nos volte a presentear com a sua presença o fundador deste tópico.

Obrigado pela sua questão!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Ronco
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm

Re: Rocket Mass Heater - introdução e projecto

Mensagem por Ronco »

Ora aqui está o mote para uma pequena viagem...

Na época tinha um colega que estava a remodelar a casa e apresentei-lhe o conceito do rocket. Sendo ele um experimentalista de cerne, arrancamos com um piloto no alpendre com algum material que se adquiriu para o efeito. O radiador rapido seria um cilindro metalico de sucata, que posteriormente foi trocado por um tanque de ar comprimido. O banco termico seria encaixotado para se poder trabalhar dentro dos constrangimentos de uma sala convencional, de modo a ser depois estofado e apresentado ao comum mortal como um sofá.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E aqui começamos a ver onde a coisa foi parar... bem longe do conceito RMH:

Imagem

Imagem
Teve problemas com fumo na porta no arranque?
Saltando agora dos ensaios para o prototipo, primeira queima, antes de aplicar e ligar o secador:

Imagem

Na primeira queima, fumo é normal, até porque a tinta do radiador rapido tinha de cozer/queimar, não obstante o Imagem que já não é de todo um rocket mass heater, mas um hibrido, sofria de alguns problemas, deixo aqui alguns:
  • admissão insuficiente
  • camara de combustão transitou do tunel para a caixa de alimentação
A serpentina de cobre que se ve nas fotos é usada para aquecer água sanitária? consegue retirar energia significativa? Funciona com circuladora ou em termossifão.
A serpentina foi instalada no heat rizer, que é nada mais do que a chaminé pequenina que fica dentro do radiador rapido e portanto ambos os tubos entram por baixo, o que elimina a possibilidade de termossifão dado que não dá para meter um sangrador no ponto mais quente do circuito...

E as brincadeiras ficaram por aqui. Pouco depois fui hospitalizado por um periodo alargado devido a um problema de saude. O meu colega entusiasmado com estes testes acabou por desmontar o prototipo, mas animou-se e no ambito da rehabilitação da sua habitação mandou instalar radiadores alimentados por um recuperador com caldeira incorporada e bomba de circulação em esquema open vent. Entretanto mudou de casa e desta vez apostou numa caldeira a pellets...

Quanto aos Rocket mass heaters, recomendo para quem puder integra-los com sucesso na sua habitação, mas se falarmos de construir de raiz, mais vale seguir logo os metodos passive solar (p.e. earthships).

Bem sei que se passaram vários anos desde o post inicial, e meio ano desde que o cardosoferreira manifestou interesse nisto, mas não se pode culpar a bussola por apontar para o Norte, portanto aqui estou a partilhar convosco alguns bons momentos, bem passados em boa companhia, a fazer alguma coisa construtiva.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Rocket Mass Heater - introdução e projecto

Mensagem por serges »

Muito bem...

Assim creio que ficou mais que explicito!

Parabéns pelo retorno.

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Ronco
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm

Re: Rocket Mass Heater - introdução e projecto

Mensagem por Ronco »

Ainda dentro deste tema, o Paul Wheaton, americano ponta de lança nesta tecnologia dos rockets, lançou mais um kickstarter, desta vez a promover um forno baseado nesta tecnologia.

Deixo-vos o link: https://www.kickstarter.com/projects/pa ... ocumentary

Nesta plataforma de crowdfunding já não é a primeira vez que lançam projectos deste tipo relacionados com rockets. Neste caso entrar com $15 dolares dá acesso a todos os objectivos estendidos até ao momento, mas tem opções de participação a partir de $1 dolar.

e o intodutorio:


Link


Link

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”