Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Então, fazendo conforme vc disse, vou colocar 12 imãs (12 em cima e 12 em baixo) então colocaria 18 bobinas ? fazendo 3 fases, ou colocaria 12 bobinas fazendo 2 fases. sabendo que são imas de 15mm por 3 mm.
Sugiro que você pegue um projeto pronto e execute como descrito pelo autor. A chance de dar certo é bem maior do que começando do zero e tentando fazer algo que ainda não existe.

Então, ninguem disse que seria facil nao é, josenir ja fiz algumas partes para iniciar, mais nao gostei dos resultados. colocoquei os imãs desse jeito
05092012853.jpg
05092012853.jpg (136.14 KiB) Visto 9934 vezes
05092012855.jpg
05092012855.jpg (111.08 KiB) Visto 9934 vezes
e fiz a bobina assim,
05092012859.jpg
05092012859.jpg (110.75 KiB) Visto 9934 vezes
a bobina tem 80 voltas com fio 21, o que nao está batendo aqui ? coloquei numa rotação de 700 RPM e deu 550 MV

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

daniel.espadeti Escreveu:Então, ninguem disse que seria facil nao é, josenir ja fiz algumas partes para iniciar, mais nao gostei dos resultados. colocoquei os imãs desse jeito
e fiz a bobina assim,
a bobina tem 80 voltas com fio 21, o que nao está batendo aqui ? coloquei numa rotação de 700 RPM e deu 550 MV
Aparentemente, o que não está certo é o formato da bobina. Cada extremidade da bobina deve estar posicionada ao centro de um ímã.
050920a3.jpg
050920a3.jpg (45.65 KiB) Visto 9929 vezes

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Então, ninguem disse que seria facil nao é, josenir ja fiz algumas partes para iniciar, mais nao gostei dos resultados. colocoquei os imãs desse jeito
e fiz a bobina assim,
a bobina tem 80 voltas com fio 21, o que nao está batendo aqui ? coloquei numa rotação de 700 RPM e deu 550 MV
Aparentemente, o que não está certo é o formato da bobina. Cada extremidade da bobina deve estar posicionada ao centro de um ímã.
O ficheiro 050920a3.jpg não está disponível
então seria assim
05092012852.jpg
05092012852.jpg (57.33 KiB) Visto 9926 vezes
05092012860.jpg
05092012860.jpg (124.6 KiB) Visto 9924 vezes
mais ai daria 12 bobinas ? na realidade nessas posiçoes dos imas qual quantidade de bobinas pode se colocar, eu centralizei e ficou no meio de dois imas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

daniel.espadeti Escreveu:então seria assim
mais ai daria 12 bobinas ? na realidade nessas posiçoes dos imas qual quantidade de bobinas pode se colocar, eu centralizei e ficou no meio de dois imas.
Quantas bobinas caberão no espaço físico não vem ao caso neste momento. Uma coisa é certa: caberão no máximo 12 bobinas, mas nada impede que você use apenas seis ou use nove, como já falou anteriormente. Para 12 imãs eu preferiria usar 12 bobinas.

O importantante é saber que uma bobina possui dois pólos, e cada um desses pólos deve estar posicionado sobre um ímã.

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:então seria assim
mais ai daria 12 bobinas ? na realidade nessas posiçoes dos imas qual quantidade de bobinas pode se colocar, eu centralizei e ficou no meio de dois imas.
Quantas bobinas caberão no espaço físico não vem ao caso neste momento. Uma coisa é certa: caberão no máximo 12 bobinas, mas nada impede que você use apenas seis ou use nove, como já falou anteriormente. Para 12 imãs eu preferiria usar 12 bobinas.

O importantante é saber que uma bobina possui dois pólos, e cada um desses pólos deve estar posicionado sobre um ímã.
OK, então nesse caso eu devo almentar o numero de espiras usando 12 bobinas ? para obter mais voltagem. o tamanho da bobina vai influenciar na voltagem ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

daniel.espadeti Escreveu:OK, então nesse caso eu devo almentar o numero de espiras usando 12 bobinas ? para obter mais voltagem. o tamanho da bobina vai influenciar na voltagem ?
Você precisa primeiro saber qual a potência consegue obter de uma bobina só. Depois de saber quantos volts e quantos ampères consegue obter a uma rotação conhecida (algo em torno de 700RPM), aí sim, você vai definir se usa 6, 9 ou 12 bobinas. E neste caso multiplica o valor obtido por 6, 9 ou 12 para saber a potência do gerador.

Usando mais espiras você obtém uma tensão (volts) maior. Usando fio mais grosso obtém corrente(ampères) maior. A potência gerada (watts) é o produto da tensão pela corrente(W = V . A).

O tamanho da bobina não influencia na potência desde que a bobina tenha o tamanho exato dos ímãs. Se fizer a bobina menor do que os ímãs vai deixar de aproveitar todo o potencial dos ímãs, por isso terá menos potência. Se fizer a bobina muito maior que a área dos ímãs, vai usar mais fio, e por isso vai ter a potência reduzido pelo aumento da resistência do bobinamento.

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:OK, então nesse caso eu devo almentar o numero de espiras usando 12 bobinas ? para obter mais voltagem. o tamanho da bobina vai influenciar na voltagem ?
Você precisa primeiro saber qual a potência consegue obter de uma bobina só. Depois de saber quantos volts e quantos ampères consegue obter a uma rotação conhecida (algo em torno de 700RPM), aí sim, você vai definir se usa 6, 9 ou 12 bobinas. E neste caso multiplica o valor obtido por 6, 9 ou 12 para saber a potência do gerador.

Usando mais espiras você obtém uma tensão (volts) maior. Usando fio mais grosso obtém corrente(ampères) maior. A potência gerada (watts) é o produto da tensão pela corrente(W = V . A).

O tamanho da bobina não influencia na potência desde que a bobina tenha o tamanho exato dos ímãs. Se fizer a bobina menor do que os ímãs vai deixar de aproveitar todo o potencial dos ímãs, por isso terá menos potência. Se fizer a bobina muito maior que a área dos ímãs, vai usar mais fio, e por isso vai ter a potência reduzido pelo aumento da resistência do bobinamento.
OK. fiz um teste com 620 RPM, em uma bobina com 80 voltas fio 21 obitive 125 MV (alternado) 320 MV com diodo e 600 mv com diodo e capacitor. to achando muito pouco, mais se eu aumentar a quantidade de espiras vai passar do centro dos imãs.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

daniel.espadeti Escreveu:OK. fiz um teste com 620 RPM, em uma bobina com 80 voltas fio 21 obitive 125 MV (alternado) 320 MV com diodo e 600 mv com diodo e capacitor. to achando muito pouco, mais se eu aumentar a quantidade de espiras vai passar do centro dos imãs.
Parece pouco mesmo. Você precisa observar que a distancia entre os ímãs e as bobinas deve ser mínimo, no máximo 1mm.
Aumentar a quantidade de espiras não significa necessariamente aumentar o diâmetro da bobina. É só diminuir um pouco mais a medida interna, adequando o formato. Se a bobina ficar com espessura exagerada é porque o fio está muito grosso.
Verifique se os ímãs estão dispostos corretamente no disco(N-S-N-S-N-S...).

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:OK. fiz um teste com 620 RPM, em uma bobina com 80 voltas fio 21 obitive 125 MV (alternado) 320 MV com diodo e 600 mv com diodo e capacitor. to achando muito pouco, mais se eu aumentar a quantidade de espiras vai passar do centro dos imãs.
Parece pouco mesmo. Você precisa observar que a distancia entre os ímãs e as bobinas deve ser mínimo, no máximo 1mm.
Aumentar a quantidade de espiras não significa necessariamente aumentar o diâmetro da bobina. É só diminuir um pouco mais a medida interna, adequando o formato. Se a bobina ficar com espessura exagerada é porque o fio está muito grosso.
Verifique se os ímãs estão dispostos corretamente no disco(N-S-N-S-N-S...).
Os imas estão corretos, e sim está um pouco distante a bobina do imã, vou aproximar mais. uma duvida a espessura da bobina quanto mais fina melhor é ? achei que ficou muito grossa assim os imãs estão muito longe um do outro. mais se afinar o fio nao vai caber.


asterix
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda set 10, 2012 1:24 pm
Localização: sao paulo

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por asterix »

Bom dia senhores

Deixo aqui meus parabéns ao site que vem ajudar muitos que como eu querem entrar nesse mundo de energia mas tem muitas duvidas
Bom, me perdoem se por acaso ja tenham respondido alguma duvida parecida com a minha, mas é que nao achei nada por aqui
O meu problema é o seguinte:
Montei um aerogerador de 8 bobinas e
ao girar em vazio, apenas com o multimetro na ponta para ver se ele está gerando algo, ele roda perfeito e gerou em torno de 30 volts girando o eixo com as maos, mas ao ligar uma carga (lampadinha AC com retificador), o motor deu uma certa travada, ficou mais duro ao tentar girar
Isso seria normal, ou teria alguma coisa errada nessas ligaçoes
desde ja agradeço pela ajuda

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

asterix Escreveu:Bom dia senhores
O meu problema é o seguinte:
Montei um aerogerador de 8 bobinas e
ao girar em vazio, apenas com o multimetro na ponta para ver se ele está gerando algo, ele roda perfeito e gerou em torno de 30 volts girando o eixo com as maos, mas ao ligar uma carga (lampadinha AC com retificador), o motor deu uma certa travada, ficou mais duro ao tentar girar
Isso seria normal, ou teria alguma coisa errada nessas ligaçoes
desde ja agradeço pela ajuda
É normal que tenha um peso. E esse peso é proporcional à energia consumida pela carga. Ou seja, se ligar um led (com um resistor limitador, claro) vai ver que o led acende sem causar peso quase nenhum. Mas se ligar uma lâmpada de automóvel o peso Já é bem perceptível. Se ligar uma lâmpada de farol de automóvel, provavelmente ela nem vai acender, e o gerador vai praticamente travar.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

daniel.espadeti Escreveu:Os imas estão corretos, e sim está um pouco distante a bobina do imã, vou aproximar mais. uma duvida a espessura da bobina quanto mais fina melhor é ? achei que ficou muito grossa assim os imãs estão muito longe um do outro. mais se afinar o fio nao vai caber.
É preciso chegar a um meio termo. Por isso é que, para um primeiro projeto, é recomendado executar um que já se sabe que funciona. E que neste caso o autor já chegou a um bom termo entre as muitas variáveis envolvidas.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por carioca »

17102012(001).jpg
17102012(001).jpg (32.4 KiB) Visto 9532 vezes
Boa noite estou a iniciar um novo projeto utilizando parte de um estator de 36 canais, de um alternador penso eu que pelo tamanho seja de 24v, usando também um induzido de um motor de máquina de lavar como base para os imanes de neodímio de discos rígidos de computador, os quais cortei ao meio e amontoei, à semelhança do que já tinha feito num projeto anterior postado neste fórum.
Gostaria de algumas opiniões acerca da forma como poderei fazer o bobinamento , o original tinha 10 espiras de fio duplo em cada canal, as bobines estavam todas emroladas no mesmo sentido e cada canal era partilhado por duas bobines, ou seja tinha 12 bobines por fase.
Estava a pensar em bobinar com 6 bobines por fase , tipo em U, e vou usar fio de 1mm, ainda não sei quantos fios cabem em cada canal, o indutor tem 12 Imans.
Agradeço a opiniões.


Wilson tavares
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta dez 06, 2012 6:08 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Wilson tavares »

Estou querendo fazer um projeto que abasteça um GRID TIE de 1000W

Poderiam me fornecer as informações neceçarias, tipo quatidade e tamanho de bubinas, ímãs, diametros, se trifasico exafasico bifasico, para ventos medios de 8km/h, pás no modelo Vawt

desde já agradeço este tópico

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Wilson tavares Escreveu:Estou querendo fazer um projeto que abasteça um GRID TIE de 1000W
Poderiam me fornecer as informações neceçarias, tipo quatidade e tamanho de bubinas, ímãs, diametros, se trifasico exafasico bifasico, para ventos medios de 8km/h, pás no modelo Vawt
desde já agradeço este tópico
Não existe uma fórmula pronta. Só com muita pesquisa e disposição para experimentar é que se pode chegar a algo com um mínimo de rendimento.

Sugiro que comece procurando por projetos de geradores eólicos prontos. Existem muitos que se pode obter gratuitamente. Aqui mesmo no forum existem alguns.


Wilson tavares
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta dez 06, 2012 6:08 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Wilson tavares »

Bem então vamos lá, com sua experiência e se possível, poderia me dizer qual voltagem ou qual tipo de gerador devo me concentrar neste meu projeto para suprir este Grid Tie de 1000W?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Wilson tavares Escreveu:Bem então vamos lá, com sua experiência e se possível, poderia me dizer qual voltagem ou qual tipo de gerador devo me concentrar neste meu projeto para suprir este Grid Tie de 1000W?
Para até 500W pode-se trabalhar com 12V. Para até 1000W, é melhor usar 24V. Para mais de 1000W melhor usar 48V.
O gerador pode ser um axial de imãs permanentes, pois é do tipo que se encontram mais projetos prontos.


Purpc
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo set 23, 2012 5:59 am
Localização: Gondomar

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Purpc »

Boas

Para quem quer começar a fazer um gerador axial, existe um calculador em Excel que ajuda na construção do gerador, o único senão é estar em alemão, eu tenho um traduzido, se alguém precisar avise, eu vou tentar colocar na net e depois coloco aqui o link.
Alemão:
http://www.nadaparasiempre.com/hobbies/ ... index.html

Pelo que tenho lido, quem tem usado este calculador, diz que esta muito próximo da realidade, pode ajudar o daniel.espadeti na construção.


Sergio Mendes
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta fev 14, 2013 6:11 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Sergio Mendes »

Amigos.

Cheguei hoje a este forum apos procurar por muito tempo algo a respeito de projeto de geradores artesanais.


O topico é enorme e tem muita informação, mas como estou no trabalho nao tive tempo de ler tudo, percebi que no inicio nao se tratou de um ponto de minha curiosidade.

1 - Como se projeta o Nº de espiras X bitola X seção ?
2 - Pq em nenhum projeto (das que eu li) foi colocado um nucleo de ferro, ja que este aumenta o campo magnetico da bobina quando falamos em inducao.

Eu tenho comigo 22 Imas de HD, eles sao fortissimos porem sao pequenos, cada um tem a polaridade S e N na mesma face, diminuindo assim o foco do campo magnetico.

sendo assim pensei em projetar, para testes, um monofasico com duas chapas de 10 imas cada. dai veio minha duvida, alem das duvidas anteriores, o correto nao seria ter uma bobina totalmente dentro de um polo do ima e a outra parte dela dentro do polo oposto na outra chapa ?

fiz um desnho no Paint com 4 imas e 8 bobinas finas, cada uma com um nucleo de ferro silicio (placas lisas da parte de cima de um trafo que desmontei) , o desenho é apenas didatico, as bobinas na verdade estarao em angulo de 90º com os imans e serao 10 imas em cada chapa com 20 bobinas.

poderiam avaliar o que eu escrevi e o meu suposto projeto ?

segue

abs a todos
sergio mendes
Anexos
Gerador
Gerador


gilhis
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça mar 12, 2013 1:05 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por gilhis »

Olá, faço eng. mecânica, e estou com um projeto para fazer um areogerador de eixo vertical que acenda apenas algumas lampadas 12v.. porém não dominamos a parte elétrica. Conversei com um primo Eng. Elétrico, mas ele está bastante ocupado e recomendou que procurasse auxilio com você. estamos ainda na parte de projeto, a unica coisa que temos definido é que a base tem que ficar por volta de Ø200mm. ah! pretendemos utilizar flutuação magnética.

se puder ajudar ficaria muito grata!!

(segue email para contato, feito especialmente para este projeto, após o termino, ele será desativado: [email protected])

Responder

Voltar para “Energia Eólica”