leitao_da_bairrada Escreveu:Parece-me que o BMS deve ter protecção contra excesso de corrente e para isso só tendo esse sensor, certo? Se sim, devemos aproveitar para também implementar o estado de carga das baterias.
E que tal usar um mosfet (ou apenas a alimentação do cabo "corta corrente"/Vin) para ligar esta parte do circuito/consumo (e também a parte do Bluetooth??) apenas quando o veiculo está a carregar ou ligado?
Estive a falar ao telefone com o Humberto e explicou-me uma série de coisas relacionadas com o sensor de corrente.
A protecção das células é feita só por medição de tensão, a corrente só será demasiada caso a tensão das células baixem até um determinado nível -- resumindo, basta medir apenas a tensão das células para as proteger.
Outra protecção é a temperatura da célula, a temperatura das células deve aumentar quando a corrente das células é grande -- é preciso monotorizar a temperatura.
Quanto ao Bluetooth, o Humberto esperava não o usar no BMS mas antes no CB. Como a minha ideia é ter um BMS em que seja fácil monotorizar a tensão das células e também que funcione
stand alone (sem depender por exemplo do CB) e seja modular, vejo o BMS a ter Bluetooth para que se consiga medir/visualizar a tensão das células usando um SmartPhone.
Vejo o BMS a ter também um sensor de corrente para poder calcular/implementar o estado de carga das baterias -- assim o conjunto células + BMS formam uma bateria "inteligente" com a qual podemos comunicar para saber a tensão das células e o estado de carga, etc.
É importante referir que tanto o Bleutooth como o sensor de corrente serão sempre opcionais, bastando não os usar para evitar estas funcionalidades e poupar o seu custo.
No fim, o Humberto concordou em usar o Bluetooth e o sensor de corrente. Aguardamos por sugestões/opiniões.
Falamos também em colocar o BMS a ser alimentado (incluindo o Bluetooth e o sensor de corrente) apenas quando o carregador está ligado ou o controlador/motor, evitando assim a descarga da bateria durante o não uso da bicicleta/moto/carro.
Pensei em usar um sensor de corrente que estou a usar no meu controlador, o ACS754 que pode ir até 200A. O Humberto explicou-me que 200A será insuficiente para algumas motos e carros, pelo que a estratégia será usar outro tipo de sensores do tipo "anel". A placa electrónica do BMS terá um borne com 3 pinos para a ligação deste sensor de corrente.