O meu BE (Barco Elétrico)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por Jorge Rocha »

Estou com o Nunio... que mal tem? Que eu saiba este não é um forum dos milionarios? Tudo que seja nova energia conta de igual forma!


Gostei de quase tudo o que postaste RJSC, não fosse ver que levas duas baterias de chumbo, as que te ofereci em conjunto com o ogadiv, e ligas apenas a uma! :(

Queres acabar com elas o mais rapido possivel, é?

Ligando às duas, para além de terem as correntes distribuidas, também poderiam ter ficado com mais de 50% de carga!

Até me doi o coração ao ver...

Bons e lindos paceios sobre as águas!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por Emanuel Couto »

Acho que estão dando demasiado importância a uma coisa que não tem importância!!!

Pronto, o homem teve um comentário infeliz, quem aqui no fórum não teve!! ..........

Não vamos criar um bicho de 7 cabeças com isso.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por RJSC »

O objetivo foi determinar se a capacidade de descarga que medi com o carregador de modelismo a 5A se mantém numa descarga média a 20A, a que são sujeitas no barco.
A que suspeito que esteja mais fraca será testada da próxima vez.
Tenho que saber bem a capacidade delas senão arrisco-me a ficar á deriva na viagem de regresso.
Não posso medir com as baterias em paralelo senão quando descarrego até perto do fim não tenho outra para substituir e regressar.
Depois disso até já tenho aqui uns terminais e fichas para as ligar em paralelo.

Espero que elas dêem para o pessoal dar umas voltas no próximo encontro junto à água.
Se não for na aguieira, será em Águeda, se o ponto de almoço for junto ao rio.

Para a semana, deve navegar de novo e já deverei ter mais fotos.

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por Nunio »

O meu comentário das bicicletas 250w não foi no sentido negativo, mas sim apoiar a ideia do barco.
Anda devagar... e daí? Não vejo motivos para ficares envergonhado, muito pelo contrário.

Quanto a ficar "a pé" dentro de água também tenho a ideia de ser mais chato que em terra. :lol:
Compreendo perfeitamente que tenhas levado uma bateria de reserva. :D

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por Emanuel Couto »

Nunio Escreveu:O meu comentário das bicicletas 250w não foi no sentido negativo, mas sim apoiar a ideia do barco.
Anda devagar... e daí? Não vejo motivos para ficares envergonhado, muito pelo contrário.

Quanto a ficar "a pé" dentro de água também tenho a ideia de ser mais chato que em terra. :lol:
Compreendo perfeitamente que tenhas levado uma bateria de reserva. :D
Ficar a pé dentro de água!! deve ser muito chato :lol:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por MRider »

Leva uns remos :-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por RJSC »

Eu levo sempre, mas se houver corrente ou vento...

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por Jorge Rocha »

RJSC Escreveu:Eu levo sempre, mas se houver corrente ou vento...
Se houver corrente, encostas à berma e esperas que a maré mude. Se for no rio, quando inicias, vai contra corrente, que depois é só deixar a corrente trazer de volta.
Se houver vento leva uma vela, e anda à bolina!!! :lol: :lol: :lol: Mais ecologico ainda!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por RJSC »

Começam a chegar finalmente mais fotos ao diário de Bordo:

No 17º Encontro VE em Águeda.
Fotos por leitão_da_bairrada, passageiros pafi e Celestino:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos por pafi, passageiro leitão_da_bairrada:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Grupo Propulsor:

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por Mumia »

bem parecido ao que vi em Tavira... eheheh mas o outro era mais pequeno :) o motor é "identico" ehehehe
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Malm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: quarta jul 24, 2013 3:08 pm

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por Malm »

Eu e o meu filho também demos uma volta. Adorei e fiquei tentado a um dia arranjar uma coisa igual para subir o Mondego. Obrigado pelo passeio, RJSC.


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por RJSC »

Finalmente pude começar a "pagar" as voltas que dei nos vossos carros e motos, foi um prazer.
Sempre que existirem encontros em locais com água e rampas de acesso ou cais, ele aparece, e esperemos que não falte muito tempo para ele começar a ir na bagageira de um VE.

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por pafi »

A FFoz tem uma marina. Deve lá haver uma rampa ou duas, mas se não houver, atiramo-nos ao mar para subir a bordo :lol:

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por ICEM4N »

Emanuel Couto Escreveu:Sim, é pena não ter mais fotos :D
Vai ver o topico da concentracao de agueda
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por Celestino »

RJSC Escreveu:...Com a hélice que tem (apropriada para puxar grandes barcos lenta e silenciosamente na pesca) e com este barco, fica-se pelos 480 W (40 A).
No entanto ele na caixa tinha 60A como limite.

Com um barco hidrodinâmico e com uma hélice para velocidade talvez com 24 V se conseguisse manter nos 60A e chegar a 1.4 kW.

Este barco insuflável é péssimo para velocidade. Um fulano numa canoa faz 40 km/h sem se cansar e 2 neste barco para chegar a 7 km/h ficam exaustos.
Uma vez um senhor com uma embarcação tradicional daqui chamada bateira, bastante esguia pediu para experimentar o motor lá e até me assustei com a velocidade.
Para resolver o "handicap" da hidrodinâmica, podes deixar o teu insuflável a descansar e arranjar um destes:
521908_509601799109529_199733975_n.jpg
521908_509601799109529_199733975_n.jpg (52.1 KiB) Visto 8434 vezes
:)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por Emanuel Couto »

Qual deles e o Pafi !? :D
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


magronez
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta set 18, 2013 3:36 pm

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por magronez »

Opa, achei seu post pelo google e fiquei interessado, já que estou fazendo o mesmo esquema com um caiaque barracuda.

Gostaria de saber se pode me dizer como ligar o servo tester para utilizar como acelerador e quanto de energia eu poderia economizar com isso...

Eu utilizo um motor 54Lb Phantom, hoje utilizo um sistema paralelo para aceleração (liguei um seletor igual ao que vem no motor em paralelo com o mesmo).

Tentei fazer o controle de direção com um servo de 15kg, porém o mesmo não deu conta de virar o motor, estou pensando em colocar um de 30kg, será que daria conta...
Fiz o esquema para virar com correia de bicicleta e pedaço de k7 também de bicicleta.

Valeu!!!

RJSC Escreveu:Venho aqui finalmente apresentar o meu BE, não Beículo Elétrico como se diz no Norte, mas Barco Elétrico.

É um vulgar Barco Insuflável, com um suporte para motor e que encho e vazo com uma bomba elétrica.

O motor é um vulgar motor de escovas submersível.
O controlo de velocidade original funcionava intercalando resistências entre a bateria e o motor, desperdiçando energia em calor quando não estivesse a navegar à velocidade máxima.
Modifiquei-o para usar PWM com um variador de barcos de modelismo que me permite ter um controlo mais fino sobre a velocidade que as 5 velocidades originais e, muito mais importante, evita que desperdice energia nas resistências do antigo sistema de controlo de velocidade.

Quanto a bateria, tenho 3 baterias de chumbo que originalmente eram da Predator do ogadiv, antes do upgrade (um obrigado pela oferta).
São de 40 Ah capacidade nominal, mas uma delas já só disponibiliza 35 Ah, outra 28 Ah e outra uns 15 Ah.

Hoje naveguei 6,8 Km pelo Rio Águeda, metade a favor da corrente e metade de volta contra a corrente, o que fez com que contra a corrente tivesse que duplicar o consumo para voltar para trás à mesma velocidade.
Utilizei a bateria de 28 Ah, consumindo 25 Ah na viagem.
Na foto podem ver além do motor, um contador de Ah (verde) e um testador de servos de modelismo (azul) para gerar o sinal para controlar o variador do motor , que está dentro do mesmo.
Podem também ver duas baterias, a de 35 Ah e a de 28 Ah em uso. Como não sabia até onde o Rio estava navegável levei as duas.

Tirei uma foto ao grupo propulsor durante a viagem e era para mandar tirar mais a partir da margem para se ver o barco inteiro mas com a pressa de limpar e arrumar acabei por me esquecer.
Imagem

O próximo upgrade será colocar um servo capaz de virar o motor para não ter que ter constantemente um braço virado para trás a segurar no motor e a cabeça virada para a frente para ver os paus e bancos de areia que vão aparecendo. Ao fim de uns 20 minutos já começa a causar um torcicolo.
Assim poderei ir sentado virado para a frente e usar o radio-controlo de modelismo para controlar a velocidade e virar o barco.

Estes barcos insufláveis são muito pouco hidrodinâmicos e travam muito a velocidades acima dos 4 km/h. Duplico a potência do motor e nem 50% mais de velocidade ganho.
O ideal seria um pequeno barco em fibra de vidro ou plástico, mas além do preço depois já não se podia dobrar para colocar na mala do carro.


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por RJSC »

magronez Escreveu:Opa, achei seu post pelo google e fiquei interessado, já que estou fazendo o mesmo esquema com um caiaque barracuda.

Gostaria de saber se pode me dizer como ligar o servo tester para utilizar como acelerador e quanto de energia eu poderia economizar com isso...

Eu utilizo um motor 54Lb Phantom, hoje utilizo um sistema paralelo para aceleração (liguei um seletor igual ao que vem no motor em paralelo com o mesmo).

Tentei fazer o controle de direção com um servo de 15kg, porém o mesmo não deu conta de virar o motor, estou pensando em colocar um de 30kg, será que daria conta...
Fiz o esquema para virar com correia de bicicleta e pedaço de k7 também de bicicleta.

Valeu!!!
Não é o "Servo Tester" que controla o motor diretamente.
Removi o interruptor e coloquei lá dentro um Variador (ESC - Electronic Speed Controller) de modelismo, que por sua vez é comandado pelo servo tester.
Fechado lá dentro acabou por queimar e agora uso outro no exterior do motor.

Já comprei um servo de 40 Kg mas ainda não consegui fazer um sistema mecânico que permita fazer subir e descer o motor como o sistema manual.

Avatar do Utilizador

rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: segunda fev 20, 2012 9:35 am
Localização: Algarve

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por rmiguel »

Boas.

Está muito fixe o barquito.
Em quanto fica o seguro de uso de motor?
Cumprimentos
Ricardo Miguel


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu BE (Barco Elétrico)

Mensagem por RJSC »

Isto é como as bicicletas elétricas.
Uma embarcação com menos de 2,5m de comprimento não necessita de registo nem seguro, desde que o motor tenha menos de 4,5 kW (senão as motos de água escapavam).

Responder

Voltar para “Outros”