Teste: Petróleo vs BC.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Teste: Petróleo vs BC.
"para guiar (já) amanhã
combustíveis alternativos
pode o automóvel divorciar-se do petróleo? testámos oito soluções energéticas.
ideias para reduzir ou eliminar a actual dependência em relação ao petróleo e ao mesmo tempo defender melhor o ambiente não faltam.
neste trabalho submetemos as melhores soluções a uma prova de consumo. ao mesmo tempo avaliámos as emissões, as prestações, a economia, a autonomia e o prazer de utilização de cada uma delas.
o tratado de quioto e as “jogadas” políticas que tornaram a gasolina e o gasóleo mais caros do que nunca são factores mais que suficientes para repensarmos o futuro. a utilização de alternativas a curto e médio prazo é a melhor ideia para reduzirmos o consumo, a dependência, as emissões e, consequentemente, os encargos que temos com o combustível do nosso automóvel. este pode utilizar várias fontes de energia e, no que se refere aos motores diesel ou gasolina, a evolução é notável. para se perceber o que foi feito basta dizer que um vw carocha consumia, há 30 anos, mais de 12 litros aos cem e que o seu sucessor (o golf 1.4 tsi presente neste comparativo) gasta em média 7 litros (menos 41 por cento). é graças a este tipo de progressos que hoje 25 carros poluem menos que um único automóvel há 15 anos atrás.
do gás natural à gasolina
para além do vw golf 1.4 tsi que usa o princípio da injecção directa num motor a gasolina, reunimos neste trabalho várias ideias que vão desde um motor convencional a gasolina de injecção indirecta, representado pelo mercedes a150, até ao ford focus flexi-fuel, que tanto pode usar gasolina como uma mistura de 15 por cento de gasolina com 85 por cento de etanol (e85) num motor normal modificado, passando pelo gpl (subaru legacy), o gás natural (vw touran eco fuel), as duas soluções híbridas mais acessíveis (honda civic hybrid e toyota prius) sem esquecer a opção diesel com três por cento de biodiesel (uma mistura comum a todo o gasóleo vendido em portugal) aqui representado pelo renault mégane 1.5 dci de 85 cv, precisamente o que revelou ser o mais económico. o mais ecológico foi o ford focus quando funciona exclusivamente com o e85, enquanto a melhor ideia é a conjugação de interesses simbolizada pelos dois híbridos, que reúnem um pequeno motor a gasolina com um motor eléctrico. esta associação rende 110 cv no toyota prius e 115 cv no honda civic hybrid mas tem particularidades. o prius pode funcionar apenas no modo eléctrico, ao contrário do civic e ambos aproveitam a energia resultante das desacelerações e travagem para carregar as baterias situadas na mala.
o gpl (gás de petróleo liquefeito) e o gás natural não são ideias novas embora continuem a oferecer virtudes interessantes, como é o caso do preço (58 cêntimos para o gpl e 60 cêntimos para 1m3 de gás natural).
infelizmente, estas duas soluções, que do ponto de vista tecnológico têm sofrido progressos significativos, carecem de apoios mais consistentes como uma legislação de incentivo à diversificação das fontes de energia. enquanto o gpl já tem muitos postos de abastecimento, o gás natural só tem um posto em lisboa! esta é uma limitação bastante grande para o vw touran eco fuel, cujas quatro botijas de 18kg (26 m3) têm uma autonomia reduzida. o mesmo se passa com o depósito de 15 litros de gasolina que funciona como reserva.
diesel vence
durante o nosso ensaio, a autonomia do vw touran ecofuel não foi além dos 262 km (contra os 310 km anunciados), quase cinco vezes menos que o renault mégane que, com um consumo de 5,1 litros, ultrapassou largamente os 1000 quilómetros! o subaru também consegue ir longe sem visitar a bomba, uma vez que junta os 653 quilómetros de autonomia do depósito de gasolina com os 450 quilómetros do depósito de gpl. outra vantagem é que o recipiente para guardar o gpl deixou de ter o aspecto de uma botija de gás guardada na mala para passar a estar alojado no local do pneu sobressalente! o consumo médio deste subaru oscilou entre os 9,8 litros a gasolina e os 11,2 litros quando trabalha com gpl. mesmo assim, os custos de combustíveis são favoráveis à segunda fonte de energia. as despesas com o gás natural utilizado pela touran são muito semelhantes ao gpl (ver tabela) de acordo com o consumo de 7,5 kg (11,1 m3) aos 100 km.
no banco de potência do cepra o vw touran mostrou-se mais potente quando usa o gás natural em vez da gasolina, que só dá para percorrer pouco mais de 100 quilómetros! curiosamente, nenhum destes combustíveis alternativos revelou uma grande amizade para com o ambiente face aos níveis de co2 anunciados e registados. nesta matéria, o renault mégane 1.5 dci consegue proteger melhor o ambiente de co2!
mostrou ser o mais económico em tudo (preço, consumos, custos de combustível e autonomia) ao mesmo tempo que revelou mais potência (90 cv). o mais certinho em relação aos valores declarados pela marca foi o vw golf tsi de 140 cv, que apresentou uma média de consumo quase igual (mais 0,2 litros). é também o que proporciona o maior prazer de condução graças à grande disponibilidade de binário. o mercedes a150 não é tão agradável de utilizar nem tão económico.
a maior diferença nos consumos foi registada pelo ford focus flexi-fuel, com uma média de 10 litros a gasolina e 13,6 litros com e85. como este tipo de biocombustível não é vendido em portugal, considerámos o preço de referência praticado nos países escandinavos (86 cêntimos o litro). contas feitas, o custo de combustível desta opção energética é muito elevado.
nos híbridos a situação é mais económica, tendo em conta os benefícios ambientais. para além de reduzir o consumo e as emissões, a ajuda do motor eléctrico torna a potência e o binário mais expressivos e a condução mais agradável."
percurso - retrato do dia-a-dia
o trajecto escolhido para esta prova tentou retratar a utilização normal de um automobilista que vive na cidade, onde os consumos são mais elevados, mas que ao fim-de-semana se evade para o campo, onde a vida é menos agitada e a poluição menos intensa. o itinerário escolhido levou-nos a sair de lisboa à hora de ponta por uma artéria congestionada, a segunda circular, em direcção à ponte vasco da gama e ao alentejo, onde percorremos mais de 200 quilómetros, com passagem obrigatória pela cidade de évora. o “mix” de quilómetros percorridos entre trajectos urbanos, extra-urbanos e auto-estrada foi o utilizado pela norma sobre consumos correspondente ao consumo combinado.
texto:marco antónio
fotos:adelino gonçalves e josé bispo
metrologia:miguel gomes e cepra
comparativo publicado na revista turbo de março de 2007
ao todo, percorremos 350 quilómetros, chegando mesmo a fazer um inesperado troço de todo-o-terreno, quando nos confrontámos com o péssimo estado em que se encontrava a en1071 (leu bem, estrada nacional), que liga alcáçovas a alcácer do sal. por momentos pensámos que estávamos no lisboa-dakar!
em http://turbo.clix.pt/default.asp?cpcontentid=327422
dados do teste.
bom teste realizado pela revista turbo(com dados técnicos), que cada um retire as suas ilações
combustíveis alternativos
pode o automóvel divorciar-se do petróleo? testámos oito soluções energéticas.
ideias para reduzir ou eliminar a actual dependência em relação ao petróleo e ao mesmo tempo defender melhor o ambiente não faltam.
neste trabalho submetemos as melhores soluções a uma prova de consumo. ao mesmo tempo avaliámos as emissões, as prestações, a economia, a autonomia e o prazer de utilização de cada uma delas.
o tratado de quioto e as “jogadas” políticas que tornaram a gasolina e o gasóleo mais caros do que nunca são factores mais que suficientes para repensarmos o futuro. a utilização de alternativas a curto e médio prazo é a melhor ideia para reduzirmos o consumo, a dependência, as emissões e, consequentemente, os encargos que temos com o combustível do nosso automóvel. este pode utilizar várias fontes de energia e, no que se refere aos motores diesel ou gasolina, a evolução é notável. para se perceber o que foi feito basta dizer que um vw carocha consumia, há 30 anos, mais de 12 litros aos cem e que o seu sucessor (o golf 1.4 tsi presente neste comparativo) gasta em média 7 litros (menos 41 por cento). é graças a este tipo de progressos que hoje 25 carros poluem menos que um único automóvel há 15 anos atrás.
do gás natural à gasolina
para além do vw golf 1.4 tsi que usa o princípio da injecção directa num motor a gasolina, reunimos neste trabalho várias ideias que vão desde um motor convencional a gasolina de injecção indirecta, representado pelo mercedes a150, até ao ford focus flexi-fuel, que tanto pode usar gasolina como uma mistura de 15 por cento de gasolina com 85 por cento de etanol (e85) num motor normal modificado, passando pelo gpl (subaru legacy), o gás natural (vw touran eco fuel), as duas soluções híbridas mais acessíveis (honda civic hybrid e toyota prius) sem esquecer a opção diesel com três por cento de biodiesel (uma mistura comum a todo o gasóleo vendido em portugal) aqui representado pelo renault mégane 1.5 dci de 85 cv, precisamente o que revelou ser o mais económico. o mais ecológico foi o ford focus quando funciona exclusivamente com o e85, enquanto a melhor ideia é a conjugação de interesses simbolizada pelos dois híbridos, que reúnem um pequeno motor a gasolina com um motor eléctrico. esta associação rende 110 cv no toyota prius e 115 cv no honda civic hybrid mas tem particularidades. o prius pode funcionar apenas no modo eléctrico, ao contrário do civic e ambos aproveitam a energia resultante das desacelerações e travagem para carregar as baterias situadas na mala.
o gpl (gás de petróleo liquefeito) e o gás natural não são ideias novas embora continuem a oferecer virtudes interessantes, como é o caso do preço (58 cêntimos para o gpl e 60 cêntimos para 1m3 de gás natural).
infelizmente, estas duas soluções, que do ponto de vista tecnológico têm sofrido progressos significativos, carecem de apoios mais consistentes como uma legislação de incentivo à diversificação das fontes de energia. enquanto o gpl já tem muitos postos de abastecimento, o gás natural só tem um posto em lisboa! esta é uma limitação bastante grande para o vw touran eco fuel, cujas quatro botijas de 18kg (26 m3) têm uma autonomia reduzida. o mesmo se passa com o depósito de 15 litros de gasolina que funciona como reserva.
diesel vence
durante o nosso ensaio, a autonomia do vw touran ecofuel não foi além dos 262 km (contra os 310 km anunciados), quase cinco vezes menos que o renault mégane que, com um consumo de 5,1 litros, ultrapassou largamente os 1000 quilómetros! o subaru também consegue ir longe sem visitar a bomba, uma vez que junta os 653 quilómetros de autonomia do depósito de gasolina com os 450 quilómetros do depósito de gpl. outra vantagem é que o recipiente para guardar o gpl deixou de ter o aspecto de uma botija de gás guardada na mala para passar a estar alojado no local do pneu sobressalente! o consumo médio deste subaru oscilou entre os 9,8 litros a gasolina e os 11,2 litros quando trabalha com gpl. mesmo assim, os custos de combustíveis são favoráveis à segunda fonte de energia. as despesas com o gás natural utilizado pela touran são muito semelhantes ao gpl (ver tabela) de acordo com o consumo de 7,5 kg (11,1 m3) aos 100 km.
no banco de potência do cepra o vw touran mostrou-se mais potente quando usa o gás natural em vez da gasolina, que só dá para percorrer pouco mais de 100 quilómetros! curiosamente, nenhum destes combustíveis alternativos revelou uma grande amizade para com o ambiente face aos níveis de co2 anunciados e registados. nesta matéria, o renault mégane 1.5 dci consegue proteger melhor o ambiente de co2!
mostrou ser o mais económico em tudo (preço, consumos, custos de combustível e autonomia) ao mesmo tempo que revelou mais potência (90 cv). o mais certinho em relação aos valores declarados pela marca foi o vw golf tsi de 140 cv, que apresentou uma média de consumo quase igual (mais 0,2 litros). é também o que proporciona o maior prazer de condução graças à grande disponibilidade de binário. o mercedes a150 não é tão agradável de utilizar nem tão económico.
a maior diferença nos consumos foi registada pelo ford focus flexi-fuel, com uma média de 10 litros a gasolina e 13,6 litros com e85. como este tipo de biocombustível não é vendido em portugal, considerámos o preço de referência praticado nos países escandinavos (86 cêntimos o litro). contas feitas, o custo de combustível desta opção energética é muito elevado.
nos híbridos a situação é mais económica, tendo em conta os benefícios ambientais. para além de reduzir o consumo e as emissões, a ajuda do motor eléctrico torna a potência e o binário mais expressivos e a condução mais agradável."
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o trajecto escolhido para esta prova tentou retratar a utilização normal de um automobilista que vive na cidade, onde os consumos são mais elevados, mas que ao fim-de-semana se evade para o campo, onde a vida é menos agitada e a poluição menos intensa. o itinerário escolhido levou-nos a sair de lisboa à hora de ponta por uma artéria congestionada, a segunda circular, em direcção à ponte vasco da gama e ao alentejo, onde percorremos mais de 200 quilómetros, com passagem obrigatória pela cidade de évora. o “mix” de quilómetros percorridos entre trajectos urbanos, extra-urbanos e auto-estrada foi o utilizado pela norma sobre consumos correspondente ao consumo combinado.
texto:marco antónio
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ao todo, percorremos 350 quilómetros, chegando mesmo a fazer um inesperado troço de todo-o-terreno, quando nos confrontámos com o péssimo estado em que se encontrava a en1071 (leu bem, estrada nacional), que liga alcáçovas a alcácer do sal. por momentos pensámos que estávamos no lisboa-dakar!
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Autor do tópico - Membro Silver
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Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 12:08 am, editado 1 vez no total.
Cpts,
João Prates
TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/
João Prates
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Autor do tópico - Membro Silver
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ainda bem que existem opiniões diferentes é bom sinal é sinal que existe liberadade de expressão e que cada um retira as sua próprias conclusões enquanto consumidor , já que se fala (bem ou mal depende do ponto de vista/imparcialidade do raciocínio ) fica aqui mais um artigo sobre os consumos automóveis.
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- Membro Silver
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boas
com o jornalismo que temos hoje em dia tenho que dar razao ao j.prates e ao orbis.
afinal de contas só se fala aqui de gasolina; etanol; hibridos; gpl,gas natural e de uma estupida percentagem de bd no diesel, e entao o ovd e bd 100 onde fica.
quais sao nisto tudo as aleternativas ao petroleo????????????????
alguns de voces tao todos contentes com este resultado entao digam-me lá onde estao os vossos combustiveis preferidos. ov onde estas???????? e o bd tá tao pequenino que nem se vê.
e já agora onde foram eles buscar o etanol
esta revista devia ser processada por falso jornalismo, por isso mesmo e que nem a compro.
com o jornalismo que temos hoje em dia tenho que dar razao ao j.prates e ao orbis.
afinal de contas só se fala aqui de gasolina; etanol; hibridos; gpl,gas natural e de uma estupida percentagem de bd no diesel, e entao o ovd e bd 100 onde fica.
quais sao nisto tudo as aleternativas ao petroleo????????????????
alguns de voces tao todos contentes com este resultado entao digam-me lá onde estao os vossos combustiveis preferidos. ov onde estas???????? e o bd tá tao pequenino que nem se vê.
e já agora onde foram eles buscar o etanol
esta revista devia ser processada por falso jornalismo, por isso mesmo e que nem a compro.
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Autor do tópico - Membro Silver
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resposta simples (infelizmente!!) actualmente não existe alternativa energética que consiga substituir o petróleo a 100% nas necessidades e exigências da sociedade moderna em todas as suas componentes e quem dizer o contrário não está a ser honesto.sa Escreveu:boas
com o jornalismo que temos hoje em dia tenho que dar razao ao j.prates e ao orbis.
afinal de contas só se fala aqui de gasolina; etanol; hibridos; gpl,gas natural e de uma estupida percentagem de bd no diesel, e entao o ovd e bd 100 onde fica.
quais sao nisto tudo as aleternativas ao petroleo????????????????
alguns de voces tao todos contentes com este resultado entao digam-me lá onde estao os vossos combustiveis preferidos. ov onde estas???????? e o bd tá tao pequenino que nem se vê.e já agora onde foram eles buscar o etanol
esta revista devia ser processada por falso jornalismo, por isso mesmo e que nem a compro.
por isso a existência de toda esta panóplia de alternativas em teste.
quanto ao uso de bd100 ou ovd também é de simples resposta, em vez de se culpar os agentes económicos (errado) pois estes só seguem o circuito comercial e suas regras, deve-se antes exigir ao poder político que tome medidas que alterem as regras do jogo
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Autor do tópico - Membro Silver
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- Membro Silver
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Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 12:09 am, editado 1 vez no total.
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João Prates
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João Prates
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Autor do tópico - Membro Silver
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para quem não sabe, essas condições são as ideiais coisa que na realidade nunca acontece, logo é natural os valores serem díspares entre o anunciado e o verificado.para quem não sabe: os consumos são efectuados de acordo com normas e regras estabelecidas pelas entidades competentes, neste caso a ce. são utilizados diversos "ciclos" de teste, os quais definem perfeitamente todos os dados e condições a ser praticadas, nomeadamente o esforço, a velocidade, os períodos de tempo em cada patamar de velocidade, etc e são realizados em dinamómetro, vulgo "rolos
quanto ao resto nada de novo.
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- Membro Silver
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Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 12:10 am, editado 1 vez no total.
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João Prates
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João Prates
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Autor do tópico - Membro Silver
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eu leio o que é plausível/concreto não fosse a minha área profissional de rigor matemático quanto ao resto cada um decida por si tendo por base os seus próprios conhecimentos.joao.prates Escreveu:mas tu ao menos leste o que eu escrevi ou passaste a correr por cima?energiadiesel Escreveu:para quem não sabe, essas condições são as ideiais coisa que na realidade nunca acontece, logo é natural os valores serem díspares entre o anunciado e o verificado.
quanto ao resto nada de novo.
*os japoneses fazem muito melhor que o consumo "oficial" do prius, eu que nem sou maluco por consumos faço um pouco melhor, coloquei uma foto com um depósito a fazer uma média de 4.4 litros, que é inferior ao que o ciclo de teste oficial faz, faço inferior em 90% dos depósitos, e tu dizes que nunca acontece???
para além do mais não é isso que está em causa, **é a acusação que o jornalista faz de que as marcas enganam os consumidores que está em causa, porque não são as marcas de determinam os ciclos de teste, e as marcas não estão autorizadas a mencionar outros valores nem que o quisessem fazer.
e os ciclos de teste são o que os legisladores quiserem que sejam, podem ser muito piores do que o pior pesadelo de consumo, logo não se entende o que dizes ser o "ideal".
onde é que um ciclo de teste pode reproduzir todas as condições de condução de toda a gente? tu conheces 2 pessoas que façam o mesmo percurso à mesma velocidade todos os dias? eu não.
obviamente não fazes puto de ideia do que é um ciclo de teste, ou não dizias tamanho disparate. como é que alguém pode querer que um ciclo de teste, seja ele qual fôr, bata certo com a sua condução???
a única ideia num ciclo de teste, e que resulta comprovadamente, é teres um teste certificado que podes repetir vezes sem conta sempre com o mesmo resultado e que te serve de bitola para comparar entre vários modelos porque todos fizeram o mesmo teste rigorosamente da mesma forma.
***enough said.
* qualquer condutor tendo disposição/possibilidade para tal o faz ind. do automóvel/motorização.
** o jornalista!
*** em português pois este fórum é português (apesar de dominar bem a língua inglesa )
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- Membro Dedicado
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- Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm
um milhão de vezes o gpl ao diesel... e, sim, estes jornalistas são uma anedota.
exactamente qual é o defeito do gpl, se é que alguem percebeu?
gastar muito? num carro com aquelas caracteristicas... porque é que não pegaram numa lancer... ou num outro carro, como um honda jazz, que pode fazer médias de 5,4 a gpl...
este é só mais um clarissimo exemplo de artigo-da-treta-hó-pra-mim-que-sou-tão-bom-jornalista-a-falar-de-diesel.
podem até não lhe ter pago directamente, mas faz parte de um esquema bem organizado de dieselização que temos em pt.
exactamente qual é o defeito do gpl, se é que alguem percebeu?
gastar muito? num carro com aquelas caracteristicas... porque é que não pegaram numa lancer... ou num outro carro, como um honda jazz, que pode fazer médias de 5,4 a gpl...
este é só mais um clarissimo exemplo de artigo-da-treta-hó-pra-mim-que-sou-tão-bom-jornalista-a-falar-de-diesel.
podem até não lhe ter pago directamente, mas faz parte de um esquema bem organizado de dieselização que temos em pt.
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- Membro Dedicado
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- Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm
- Localização: Lisboa / Portugal
caro joão.prates, em termos economicos, verifico que de facto ter um diesel é bem melhor que ter um hibrido (pelo menos o prius).
eu até tenho esse carro nas melhores das considerações, mas eu tenho um a4 1.9 tdi e faço médias de consumos à volta dos 4.5l/100km.
é certo que raramente ando com o carro e quando ando é para fazer viagens (consumo mais baixo) e sou de facto um maniaco do baixo consumo (sempre a tentar bater records ). mas mesmo assim tendo em conta a diferença de preço entre o gasoleo e a gasolina, quer-me parecer que o meu carro é mais economico que o teu...
eu até tenho esse carro nas melhores das considerações, mas eu tenho um a4 1.9 tdi e faço médias de consumos à volta dos 4.5l/100km.
é certo que raramente ando com o carro e quando ando é para fazer viagens (consumo mais baixo) e sou de facto um maniaco do baixo consumo (sempre a tentar bater records ). mas mesmo assim tendo em conta a diferença de preço entre o gasoleo e a gasolina, quer-me parecer que o meu carro é mais economico que o teu...
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ai!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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