Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por g_card »

a eólica hoje esta a tirar a ferrugem por ai?
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

g_card Escreveu:a eólica hoje esta a tirar a ferrugem por ai?
Sim, ultimamente tem rendido alguma coisa, mas só porque o tempo tem estado como está, porque em anos anteriores não deve dar 10 Kw por Ano, o que ultimamente já deve ter superado os 10Kw, mas sempre dá jeito para os dias de pouco sol, e como normalmente a probabilidade de haver vento é maior, sempre vai dando manutenção flutuante as baterias.
Por acaso não tenho qual quer controlo de produção na eólica, mas qual quer dia vou montar algo que contabilize o DC.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Emanuel Couto »

10 Kwatt! Ano!

Em S.Miguel dava muito mais...... sem a menor dúvida! Ui se dava.......{¥}
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Emanuel Couto »

Feliz Páscoa :D
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por rocker_pt »

Não pode ser verdade esses 10kwh de rendimento por ano para o aerogerador de 1kw.....
Já tens ideia do rendimento anual dele? claro que depende muito da zona, mas já dava para ter uma ideia se valeria a pena.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por MRider »

Novidades por aqui :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Emanuel Couto »

Espero que a nova estrutura dos painéis tenha ficado boa.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

rocker_pt Escreveu:Não pode ser verdade esses 10kwh de rendimento por ano para o aerogerador de 1kw.....
Já tens ideia do rendimento anual dele? claro que depende muito da zona, mas já dava para ter uma ideia se valeria a pena.
Boas!

rocker_pt o não ser verdade de facto é relativo, também não tenho nada a contabilizar a produção do aerogerador.
Mesmo sendo ele de 1Kw o que até podia ser de 2 Kw pouco mais rendimento tinha na minha zona.
A localização onde se encontra a minha casa é " má " para aerogeradores, o gerador encontra-se +/- a 465 metros nível mar, altitude tirada pelo Google Earth, e para dificultar mais ainda há minha volta tem obstáculos mais altos o que não ajuda muito, o vento por aqui não é nada de especial.
Quando falei nos 10Kw não devia andar muito fora da realidade, apesar que nos meses de março e abril o vento tem soprado com mais potencia, mas não nos podemos esquecer que um aerogerador para ser rentável tem de trabalhar horas e horas seguidas a produzir não é ver as pás a rodar e dizer está a produzir luz para dar e vender, nada disso, o meu até roda bastantes horas, mas até chegar a faze de carregar vai muita distancia.
Eu tenho quase a certeza que muita gente não tem a mínima noção do que é um aerogerador, sendo ele de que tenção for só produz acima de X ou melhor, no caso de um de 12V, sabemos nós que para carregarmos uma bateria de 12V temos de ter sempre a tenção mais alta que a bateria, porque o aerogerador até aos 12V roda sem qual quer esforço, assim que chega a fase de dar corrente entra em esforço e se a força do vento não for superior a essa prisão o aerogerador continua a rodar mas sem grande rendimento.
O meu já chegou a ter picos de 40 amperes mas por minutos, porque horas seguidas nunca vi, julgo que o máximo que vi até hoje foi cerca de 20 minutos a fazer uma média de 15 amperes de resto passa 70% do ano sem produzir nada.

Por isso para situações como a minha e quase que posso dizer mais de 50% de Portugal não justifica ter um aerogerador de brincar tipo o meu.
Agora em sítios altos e ventosos ou zonas litorais aerogeradores só a partir de 3 Kw
Quem tiver espaço e graveto o melhor são os fotovoltaicos, mesmo sem sol de momento que tenha claridade sempre produzem alguma coisa.

Haverá muito mais a dizer sobre aerogeradores mas o patuá já vai longo e eu até nem sou a pessoa mais indicada para falar disto, porque também entendo pouco da matéria.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

visitante2 Escreveu:Novidades por aqui :-)

As novidades são poucas, só aumentei o banco de baterias de 588Ap para 1170Ap
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

Emanuel Couto Escreveu:Espero que a nova estrutura dos painéis tenha ficado boa.
A estrutura só foi reforçada, mas já está na forja uma nova estrutura para um seguidor a rodar 360 graus para 10 painéis.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por MRider »

Esteves Escreveu:
visitante2 Escreveu:Novidades por aqui :-)

As novidades são poucas, só aumentei o banco de baterias de 588Ap para 1170Ap
Bem isso é brutal :-o

Eu também acho que vou ter de fazer mais upgrades lol
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por rocker_pt »

Obrigado Esteves pela tua preciosa explicação. O lugar que eu imaginava colocar um aerogerador de 500w era mesmo junto ao mar, a 100m da praia, em vila do conde. Claro que o ideal era com proteção contra a salinidade, mas sendo assim duvido mesmo que seja compensatório, ainda mais um pequeno para ligar à rede da casa. Com estes dias ventosos que tem estado, tenho mesmo pena de não ter um e estar já a aproveitar esta energia eolica toca....mas devem ser poucos os dias ventosos assim.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

rocker_pt Escreveu:Obrigado Esteves pela tua preciosa explicação. O lugar que eu imaginava colocar um aerogerador de 500w era mesmo junto ao mar, a 100m da praia, em vila do conde. Claro que o ideal era com proteção contra a salinidade, mas sendo assim duvido mesmo que seja compensatório, ainda mais um pequeno para ligar à rede da casa. Com estes dias ventosos que tem estado, tenho mesmo pena de não ter um e estar já a aproveitar esta energia eolica toca....mas devem ser poucos os dias ventosos assim.
rocker_pt espero não estar a dizer nenhuma besteira, mas ter um aerogerador de 500Wp vale mais estar quieto...
Em 365* dias do ano rentabiliza mais um painel de 100Wp de que os 500W da caravela, mas de longe.

Imagina um painel de 250Wp que já se arranja por volta dos 200 e poucos €uros a malhar quase todos os dias pouco ou muito malha sempre para um aerogerador de 500W que passa muito mas muito tempo sem dar nada, e o valor da caravela é sempre mais alto, resumindo com o valor da caravela (rasca) compras 2 painéis igual a 500Wp e não chateias ninguém com o barulho que ele faz em dias de rajadas de vento e quando é de noite alguns até assustam.
Ainda tens outra agravante… ou compras um aerogerador de muito boa qualidade para resistir ao clima litoral ou então após algum tempo deitas a caravela para o lixo, (no caso de ser rasca).
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por rocker_pt »

Obrigado pela tua preciosa mensagem... parece-me que estás inteiramente certo. Ainda não vi ninguém com pequenos aerogeradores a dar lucro que compense o investimento. E para dar algum lucro (já ouvi dizer) que só de 3kw para cima (>15m). Mas isso extrapõe a utilização doméstica que se pretendia. Só ouvi dizer bem de aerogeradores no telhado da parte de quem os vende....é que é suspeito.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

Quem vende em norma tem de dizer bem :D :D :D :D :D

Como eu digo os fotovoltaicos é a melhor opção, em casos de pouco tempo de vento e fraco.

No meu caso hoje, a caravela anda mas não atinge o ponto produzir, os painéis mesmo a chover estão a produzir cerca de 5 amperes isto num conjunto de 1500Wp.

Mais os fotovoltaicos para quem tiver algo já considerável tipo 1500Wp a 2500Wp durante o dia pelo menus enquanto há sol direcionado aos painéis pode-se alimentar até a potencia mencionada sem ter grande ajuda das baterias, eu por exemplo passo uma boa parte do dia (com sol) alimentar a casa sem tocar nas baterias sendo o meu consumo instantâneo de +/- 750 watts em condições normais.
Já com um aerogerador de brincar tipo o meu, tinha de estar a debitar cerca de 30 amperes para alimentar os 750W mas para o meu aerogerador produzir 30 amperes constantes durante as mesmas horas que os painéis, já os vizinhos o tinham deitado abaixo pelo ruido que faz para não falar nas telhas e outras coisas que já tinha voado para longe, porque para fazer rodar aquele gerador a produzir 30 amperes tem de estar uma ventania do catano, talvez mais de 100 quilómetros hora.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por MRider »

Já pensaste em fazer outro tipo de pás em maior número ou algo do gênero?

Ou então colocar ele na vertical com aquelas pás futuristicas .

Era uma ideia . Podia ser que rendesse mais . :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

visitante2 Escreveu:Já pensaste em fazer outro tipo de pás em maior número ou algo do gênero?

Ou então colocar ele na vertical com aquelas pás futuristicas .

Era uma ideia . Podia ser que rendesse mais . :-)
Sim as pás maiores e em vez de serem 5 serem 3 ai o rendimento seria maior, as pás teriam de ter cada uma 2.50cm (250cm) o que dava +/- um diâmetro de 5 metros, mas mesmo assim não ia justificar muito o investimento, e ao mesmo tempo aumentava o risco de um dia com rajadas fortes desintegrarem-se e provocar danos graves, visto ter alguns vizinhos a volta e para complicar uma autoestrada movimentada, já para não falar no ruido que ia fazer durante a noite e isso também ia incomodar a vizinhança.
Quanto ao sistema vertical também seria uma solução mas também carece de algum tamanho logo o mesmo problema do ruido.

Como já disse anteriormente vou investir em mais painéis e num seguidor com mais alcance que o atual, mais para os dias grandes porque como está nos dias pequenos chega.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por MRider »

Sim eu também concordo que na maior parte dos casos painéis e melhor.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por Esteves »

Parece que o verão já chegou a minha zona 8-) 8-) 8-) 8-)

Os 1170 amperes parece estarem agora a começar de carregar a serio, apesar que este mês já passei os 200Kw em AC produzidos pela solar, sem contabilizar os Kw que vão para as baterias.
Jugo que nesta época de verão o sistema vai ficar muito próximo do consumo total, pelo menos a fatura da EDP já anda por metade.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini sistema híbrido 2440W ao nominal, "terminado"

Mensagem por MRider »

Ainda bem :-)
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”