Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

als andrescar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta mai 15, 2013 5:47 pm
Localização: Paraná

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por als andrescar »

Ola pessoal, sou novo aqui , e , voces estao de parabens pelo forum, muita coisa boa , pessoal bacana ,, é eu estou vendo entre alguns projetos e procurando uma forma de tentar fazer o meu , bom , eu tinha comprado uns umãs redondo 22x10 na verdade para se fazer um motor magnetico parecido com o Perendev , mas como encontrei varios obstaculos acho que vou tentar fazer um gerador deles , estou pensando em fazer com 32 imãs de 22x10 16 em cada estator e 12 bobinas de cobre , o estator nao e muito grande porem tem 240 mm de diametro e 6mm de espessura , e gostaria de saber o que voces usam para colar o imã no estator ,só que ainda nao defini qual o fio de cobre ideal para usar e nem se a quantidade de bobinas , tenho duvida sobre usar um grosso em poucas voltas ou um fino duplo ou mais pernas para compensar , ja vi alguns projetos com esta quantidade de imas e bobinas , mas os caras sao feras para se fazer , e tambem os imas dos demais projetos sao retangualares na maioria deles , gostaria se possivel de saber da opiniao dos colegas companheiros do forum o que acham ok um abraço a todos .


Jorge Encanador
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda set 09, 2013 10:02 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Jorge Encanador »

Olá! Alguém poderia esclarecer umas dúvidas?

Já vi dois projetos de gerador axial onde se diz:

bobina com 35 espiras de fio 14awg duplo = 12V.
bobina com 70 espiras de fio 14awg (fio simples) = 24V.
E bobina com 140 espiras de fio 17awg = 48V.

E estou com outro projeto onde se usa 8 ímãs de FERRITE 50 x 50 x 20, 9 bobinas com 100 espiras de fio 14awg trifásico com ligação em estrela onde diz produzir 180W a 420rpm (15A x 12V)

Eu ia construir este projeto de 180W, mas aí complicou tudo, porque li este tópico inteirinho e me interessei pela idéia do gerador bifásico mostrada pelo Josenir aqui neste tópico.

Pretendo agora construir este gerador bifásico, com 12 ímas em cada rotor e 12 bobinas no estator.

Pergunta:

Se eu me decidir por um gerador 24V é só colocar as 70 espiras e pronto? Ou este número de espiras deve variar de acordo com o novo projeto?

Eu entendi que tem que construir uma bobina com x espiras e botar provisoriamente no rotor e ir testando a tensão e amperagem. Mas aí pode acontecer da bobina pro meu projeto ter por ex. 90 espiras. Aí então este gerador seria de 12, 24 ou 48V??? Ou estou fazendo confusão?

Qual a melhor escolha de potência para ligar num inversor grid tie e injetar a energia direto na rede. 12, 24 ou 48V???

É isso aí! Vamos discutir. Agradeço as respostas e até quem apareça com mais dúvidas. Obrigado!

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Wolfire »

Jorge Encanador Escreveu:Olá! Alguém poderia esclarecer umas dúvidas?


Pergunta:

Se eu me decidir por um gerador 24V é só colocar as 70 espiras e pronto? Ou este número de espiras deve variar de acordo com o novo projeto?

Eu entendi que tem que construir uma bobina com x espiras e botar provisoriamente no rotor e ir testando a tensão e amperagem. Mas aí pode acontecer da bobina pro meu projeto ter por ex. 90 espiras. Aí então este gerador seria de 12, 24 ou 48V??? Ou estou fazendo confusão?

Qual a melhor escolha de potência para ligar num inversor grid tie e injetar a energia direto na rede. 12, 24 ou 48V???

É isso aí! Vamos discutir. Agradeço as respostas e até quem apareça com mais dúvidas. Obrigado!
Acho que está a fazer confusão, primeiro tem que ver o espaço fisco para a bobina, ver o fio que tem a mão e colocar o máximo de voltas que conseguir, ai faz o teste com o rotor e vê
a tensão que consegue na velocidade que acha que vai conseguir com o vento da tua região, multiplica esta tensão vezes x bobinas de uma fase é mais ou manos essa tensão que terá. Quanto mais rápido gira o rotor mais volts conseguirá então o mesmo gerador poderá produzir 12 24 48 ou mais.


Jorge Encanador
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda set 09, 2013 10:02 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Jorge Encanador »

Entendi o que você disse Wolfire. Obrigado!

Por eu estar usando ímãs de ferrite que são bem mais fracos que neodimium, seria melhor eu usar um fio um pouco mais fino como o 17AWG e aumentar o número de espiras para conseguir mais voltagem?

Pelo que imagino, o gerador iria ter o valor da amperagem menor, causando aquecimento em ventos mais fortes, mas será que pode esquentar a ponto de danificar o estator, usando ímãs fracos como o ferrite?

Obrigado!


vaparecido39
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta set 20, 2013 2:42 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por vaparecido39 »

Ola amigos sou novo aqui no forum e estou com um projeto de construir um aerogerador que alcançe uma boa potencia perto dos 1000w e estou com muitas duvidas de como enrolar as bobinas e o tamanho da bobina e quantas voltas de fio cada bobina, pois onde moro os ventos sao fracos ente 3 e 7 ms quero contruir um aerogerador que atinja os 12V em 140 RPMs ou mais proscimo disto.
pois vi em um saite da Otherpower.com um estator de 3 fases 12V é enrolado com três fios de arame n º 14 bitola. Tem 9 bobinas e cada bobina tem 28 espiras no mesmo. este estator deve produzir 12 Volts a 140 rpm.
alguem do forum pode me ajudar estou pretendeno a fabricar um estator igual a este com 3 fios de cobre com 28 voltas, mas sera que funciona vai ficar bom e como vou faser as ligaçoes das 9 bobinas no estator.
pois ja comprei 24 imas N50 retangular tamanho 60m x 20m x 10mm e comprei 4 quilos de fio esmaltado 14AWG se algum amigo do forum poder me ajudar ficarei muito grato.

um abraço a todos.


Jorge Encanador
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda set 09, 2013 10:02 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Jorge Encanador »

Olá vaparecido!

Na página 7 deste mesmo tópico tem um desenho do esquema de ligação para um estator trifásico com 9 bobinas.

Dicas de como deve ser o formato e tamanho das bobinas tem tudo bem explicado aqui neste tópico. Tem muito pra ler, mas vale a pena.

Já visitei muitas vezes o site otherpower e não achei nada de bobinas com 3 fios, isso pra mim é novidade. Me explique como achar isso lá no site. Lá tem muitos projetos...

Tua turbina terá de ter umas pás bem compridas, não? Pra produzir 1.000W? Qual diâmetro está calculando que terá?

Pro meu projeto que deva produzir pouco mais de 200W eu imagino uma turbina com 2 metros de diâmetro. ;)

Abraço!


vaparecido39
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta set 20, 2013 2:42 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por vaparecido39 »

Ola Jorge obrigado pelas respostas na verdade la nao tem o projeto pronto do estator e de como fazer, e um estator de 12V que esta a venda na loja online http://www.forcefieldmagnets.com/catalo ... cts_id=186.
e no anuncio tem as informaçoes de como foi enrolado as bobinas e foram ligadas em estrela.
e como ainda eu nao tinha visto nenhum projeto igual fiquei na duvida mas fiquei muito intereçado em tentar faser um igual.
agora sobre o tamanho das pas ainda nao sei qual tamanho usar estou na duvida de quantas pas usar o que voce acha?


Marceloss8
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta out 03, 2013 3:18 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Marceloss8 »

Olá!! Sou novo aqui no forum e gostaria de começar o meu projeto de aerogerador, tenho o material e os imãs neodimeo e já fiz duas chapas com 12 imãs cada uma, achei mais facil essa parte, por isso fiz primeiro, agora não sei como fazer as bobinas, como saber o numero de espiras para obter a tensão de 24v sendo que o fio que tenho aqui é o 19awg??? agradeço desde já.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Marceloss8 Escreveu:Olá!! Sou novo aqui no forum e gostaria de começar o meu projeto de aerogerador, tenho o material e os imãs neodimeo e já fiz duas chapas com 12 imãs cada uma, achei mais facil essa parte, por isso fiz primeiro, agora não sei como fazer as bobinas, como saber o numero de espiras para obter a tensão de 24v sendo que o fio que tenho aqui é o 19awg??? agradeço desde já.
Se quiser obter algum sucesso nessa área, vai ter que estudar e pesquisar bastante. Dificilmente você vai conseguir uma "receita pronta". Você pode encontra projetos prontos, mas pode ter dificuldade em encontrar o material exato e fazer a construção exata, e por isso pode não obter o resultado que o autor do projeto obteve.

Uma forma prática de se chegar a algo satisfatório é:
1) Definir qual o tipo de bobinamento. Se vai ser bifásico ou trifásico. Eu sugiro bifásico. A meu ver dá mais resultado, e é mais fácil de fazer;
2) Definir a quantidade de bobinas por fase;
3) Fazer um experimento com uma bobina, com um número qualquer de espiras para ver qual a tensão (volts) que consegue obter;
3) Multiplicar a tensão obtida com uma bobina pela quantidade de bobinas por fase, e avaliar se essa tensão é maior ou menor do que você deseja para o seu gerador;
4) Aumentar ou diminuir a quantidade de espiras dessa bobina até obter a tensão que deseja.

Se vai fazer bifásico, como tem 12 imãs, deve usar 6 bobinas por fase. Veja no início deste tópico que eu postei alguns desenhos do bobinamento bifásico. Assim, como são duas fases, terá 12
bobinas no total.

Não se esqueça que, quando for fazer o teste com uma bobina, deve mover o estator a uma rotação que seja aproximadamente a rotação que a sua turbina vai poder proporcionar ao gerador. Um valor razoável seria 600 RPM.

Boa sorte.


Marceloss8
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta out 03, 2013 3:18 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Marceloss8 »

Muito obrigado Josenir, estou estudando o assunto e daqui a uns 2 meses posto foto do projeto pronto..


Tesla
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta out 16, 2013 11:59 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Tesla »

Primeiramente peço desculpa caso o tópico não seja este, e também por minha inexperiência.
Meu grupo na faculdade começou a desenvolver um gerador eólico, já fizemos as pás, rotor, a base... tudo.
O problema esta na parte elétrica do projeto. Temos um motor de esteira, girando na mão obtive 6v. O nó do projeto é este:

1) O principal requisito do projeto é acender uma lampada de 90w ou 6 lâmpadas de 15w. Podendo usar a bateria 12v 60A
2) conseguir regular uma tensão para que ela carregue a bateria.
3) transformar a tensão da bateria em 220v AC
4) a autonomia dessa bateria ligada a um inversor?, disseram que ele puxa até 20A/h da bateria, isso é verdade? se for assim, a bateria se esgotaria em 3hs isso? Qual teria que ser a taxa de reposição dessa carga? a principio estipulamos que o projeto deveria manter as luzes acesas por pelo menos 5 horas.

Agradeço imensamente a quem tirar essas dúvidas, e também sugerir projetos eletrônicos para regular, e inverter a tensão deste projeto. Desde já Obrigado

Avatar do Utilizador

rogerio.rxs
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta nov 06, 2013 8:44 pm
Localização: Planaltina-DF

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por rogerio.rxs »

Ola Josenir,

Estou iniciando meu primeiro projeto de um gerador, gostaria que desse uma olhadinha no desenho abaixo, queria saber pelas dimensões da bobina qual seria o melhor fio, penso em usar 90 aspira de fio 18awg o que acha?

Grato e parabéns pelo tópico!


Imagem


Imagem

Avatar do Utilizador

rogerio.rxs
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta nov 06, 2013 8:44 pm
Localização: Planaltina-DF

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por rogerio.rxs »

rogerio.rxs Escreveu:Ola Josenir,

Estou iniciando meu primeiro projeto de um gerador, gostaria que desse uma olhadinha no desenho abaixo, queria saber pelas dimensões da bobina qual seria o melhor fio, penso em usar 90 aspira de fio 18awg o que acha?

Grato e parabéns pelo tópico!


Imagem


Imagem


Correção: 9 Bobinas e 9 imãs, norte e sul ficarão errado.

Novo desenho:

Imagem


joaovieira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta fev 14, 2014 12:29 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por joaovieira »

Boa noite,
Mais uma vez vou tentar fazer um outro aerogerador ,
Mas desta vez estava a pensar em aproveitar um alternador de uma gerador pequeno daqueles a gasolina, será que que me vou safar com esse alternador?
Pensei assim, se ele produz uns 220 volts em altas rotações , pensei que se mete se ímans permanentes e a baixas rotações, iria obter facilmente tensões para carregar baterias de 12 voltes .
Cumprimentos


joaovieira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta fev 14, 2014 12:29 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por joaovieira »

Boa tarde,
Gostaria de saber se um alternador de um gerador daqueles a gasolina de 220 volts , seria bom para um gerador para carregar baterias de 12 volts, visto que tenho te por ímans permanentes ?


Maruco
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo fev 23, 2014 12:56 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Maruco »

Como Estas Josenir.

Venho até você para pedir ajuda, pois estou construindo um gerador eólico para uma carga de 5KW vertical, mas tentei inúmeras bobinas , estraguei muito material e não estou conseguindo o resultado esperado.
Bem tentei com 18 bobinas mas nçao funcionou, estou tendo dificuldades para calcular a quantidade de voltas que estas bobinas terão que ter, seria possível me ajudar.
Desde já vos agradeço pela atenção, ajuda e pelo tempo despendido à leitura deste.


Tieres
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 12, 2014 12:54 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Tieres »

Olá
é a 1 vez que posto, embora tenha vindo a acompanhar a algum tempo.
Tenho vários projectos em andamento, tanto WANT como VANT
O protótipo da turbina WANT que estou a construir tem 1,8 m de diâmetro por 1,50 de altura nua torre de 8 m.
mas as minha dúvidas são para o Alternador que estou pensando em construir.
No desenho que posto, apresento uma das soluções que tenho vindo a estudar.
Agradecia que se pronunciassem, e corrigissem o que acharem por bem.
O tipo de Alternador é de 16 x 2 ímanes N45 35*20 mm, 12 bobines em trifásico, de fio AWG 16(1,29) bobinado em 3 ou 4 fios.
Como ainda não testei não sei qual a melhor opção, para um Cut in de 90 ou 100 rotações, ou ainda menos.
Agradeço sugestões.

Tieres Neves
E tudo o vento trouxe.
Anexos
eolica6.jpg
eolica6.jpg (98.23 KiB) Visto 13103 vezes


Purpc
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo set 23, 2012 5:59 am
Localização: Gondomar

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Purpc »

Boas
Após ver muitos exemplos de geradores axiais e como construir, verifiquei que todos enrolavam as bobines de forma que a cada camada adicionada era invertido o sentido da corrente, como na imagem abaixo o exemplo A2 :
Imagem

Sabendo que um íman ao atravessar uma bobine provoca corrente num sentido, uma bobine sobreposta a esta ira ter a corrente no mesmo sentido. Verificado que os enrolamentos, acima descritos, estão ligados entre si:
-não haverá uma forma de cancelamento entre as camadas (A2)?
-não será mais eficiente num enrolamento tipo A1, sacrificando mais um bocado o tamanho da bobine, isto é, de cada vez que a camada chega ao fim, em vez de enrolar no caminho oposto deslocar o fio novamente para o inicio e tornar a enrolar no mesmo sentido?

Haverá vantagens?
Alguém já testou?

Obrigado
parabéns por este tópico.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Wolfire »

Purpc Escreveu:Boas
Após ver muitos exemplos de geradores axiais e como construir, verifiquei que todos enrolavam as bobines de forma que a cada camada adicionada era invertido o sentido da corrente, como na imagem abaixo o exemplo A2 :
Imagem

Sabendo que um íman ao atravessar uma bobine provoca corrente num sentido, uma bobine sobreposta a esta ira ter a corrente no mesmo sentido. Verificado que os enrolamentos, acima descritos, estão ligados entre si:
-não haverá uma forma de cancelamento entre as camadas (A2)?
-não será mais eficiente num enrolamento tipo A1, sacrificando mais um bocado o tamanho da bobine, isto é, de cada vez que a camada chega ao fim, em vez de enrolar no caminho oposto deslocar o fio novamente para o inicio e tornar a enrolar no mesmo sentido?

Haverá vantagens?
Alguém já testou?

Obrigado
parabéns por este tópico.
Acho que está a fazer confusão, as bobinas não são feitas em camadas e sim um único fio do inicio até o fim.
Mesmo que fossem feitas em camadas, era só ligar as pontas corretamente que não teria cancelamento algum.


Purpc
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo set 23, 2012 5:59 am
Localização: Gondomar

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Purpc »

Wolfire Escreveu:
Purpc Escreveu:Boas
Após ver muitos exemplos de geradores axiais e como construir, verifiquei que todos enrolavam as bobines de forma que a cada camada adicionada era invertido o sentido da corrente, como na imagem abaixo o exemplo A2 :
Imagem

Sabendo que um íman ao atravessar uma bobine provoca corrente num sentido, uma bobine sobreposta a esta ira ter a corrente no mesmo sentido. Verificado que os enrolamentos, acima descritos, estão ligados entre si:
-não haverá uma forma de cancelamento entre as camadas (A2)?
-não será mais eficiente num enrolamento tipo A1, sacrificando mais um bocado o tamanho da bobine, isto é, de cada vez que a camada chega ao fim, em vez de enrolar no caminho oposto deslocar o fio novamente para o inicio e tornar a enrolar no mesmo sentido?

Haverá vantagens?
Alguém já testou?

Obrigado
parabéns por este tópico.
Acho que está a fazer confusão, as bobinas não são feitas em camadas e sim um único fio do inicio até o fim.
Mesmo que fossem feitas em camadas, era só ligar as pontas corretamente que não teria cancelamento algum.
Acho que não fiz entender, quando fazemos uma bobine idêntica ao desenho, na primeira camada enrolamos "x" voltas de fio, quando chegamos ao fim da espessura do molde somos obrigados a tornar a enrolar mais "x" voltas no sentido contrario, sabendo que a corrente no fio todo move-se no mesmo sentido, vendo de lado a bobine verificamos que por ex. a primeira camada a corrente move-se da esquerda para a direita percorrendo todas a x voltas dadas, mas na camada acima que enrolamos (e esta ligada ao primeira) a corrente move-se da direita para esquerda, até aqui tudo bem desde que não haja linhas magnéticas a percorrer o seu centro, quando isso acontece e de acordo com a "regra da mão direita" umas das camadas vai estar de acordo com a regra e outra não, ou as linhas magnéticas influenciam de forma diferente as camadas?
Imagem

Responder

Voltar para “Energia Eólica”