EÓLICA

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EÓLICA

Mensagem por Jorge Rocha »

Tenho um eucalipto no quintal, com 30 metros de altura (plantado pelo meu pai há muitos anos), e nele pretendo colocar um aerogerador de 1000W ou pouco mais.
Penso assim num pequeno aerogerador para que não provoque muita vibração ao tronco da grande arvore. Também para não causar muito atrito em caso de temporal, pois a alavanca é enorme!

Mesmo em dias de pouco vento, como moro a 2 Km do mar, e em Aveiro (cidade mais ventosa do país, penso), lá em cima sempre faz muito vento.

Já vi alguns exemplos neste site http://www.agges.net/loja/index.php?cPath=55 que me pareceram ter preços aceitaveis (para Portugal). Alguém sabe de mais algum site onde se possa comprar qualquer coisa do mesmo genero?
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: EÓLICA

Mensagem por MRider »

Tem um a venda no mercado livre.
1000w 24v
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EÓLICA

Mensagem por Jorge Rocha »

Sim, pois tem, e parece-me ter a papinha quase toda feita!
Um bom negocio certamente. Numa oportunidade, se ninguém se antecipar, vou dar um paceio até Tomar! :)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: EÓLICA

Mensagem por rocker_pt »

Procura um "Gerador apropiado para resistir a ventos marinhos...salinidade"
http://www.agges.net/loja/product_info. ... 9be7a3379a por exemplo
Vê os outros links que coloquei no outro local da alibama
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: EÓLICA

Mensagem por Esteves »

Atenção a um dos reguladores de carga que a ag*es comercializa não vale nada, julgo que já mencionei aqui no fórum o meu é o que menciono na imagem, avariou 3 vezes e há 4 vez foi para o lixo.
Já o gerador de 1000W que comprei lá esse ainda funciona, é igual ao que está aqui há venda no fórum.

Mas atenção este gerador de 1000W e julgo que qualquer um só justifica se o vento for mesmo forte e constante, como eu digo vale mais 300W de fotovoltaico que 1000W de eólico.


Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: EÓLICA

Mensagem por rocker_pt »

Esteves Escreveu:... como eu digo vale mais 300W de fotovoltaico que 1000W de eólico.
Não tenho nenhuma experiência nas eolicas e paineis...mas estou de certo modo de acordo Esteves pois.....garanto que após uma noite vem um dia (mesmo sem sol, está a produzir nem que seja 50%), mas após um dia sem vento ninguem garante que no dia seguinte venha vento.

O problema é que tendo contadores digitais da EDP, o que se produzir durante o dia/noite tem de estar a ser consumido.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EÓLICA

Mensagem por Jorge Rocha »

rocker_pt Escreveu:
Esteves Escreveu:... como eu digo vale mais 300W de fotovoltaico que 1000W de eólico.
Não tenho nenhuma experiência nas eolicas e paineis...mas estou de certo modo de acordo Esteves pois.....garanto que após uma noite vem um dia (mesmo sem sol, está a produzir nem que seja 50%), mas após um dia sem vento ninguem garante que no dia seguinte venha vento.

O problema é que tendo contadores digitais da EDP, o que se produzir durante o dia/noite tem de estar a ser consumido.
Eu não partilho da mesma ideia!
Um aerogerador, estando ele em altura suficiente para receber os ventos estaveis, na minha zona, verifico através do site http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=826 que teria mais horas de vento do que de sua ausencia.
Claro que para arranjar uma torre suficientemente alta para lá colocar um aerogerador para que ele tenha um bom rendimento, custa muito dinheiro. A não ser que haja condições naturais (que é o meu caso, um eucalipto com 30 metros de altura).

Quando durante o dia o ceu está inublado a produção fica-se por uns 5 a 10%. Podes perguntar a quem é micro produtor com solar fotovoltaico.

Para aproveitar a energia excedente, poderá ser criado um sistema inteligente, que em caso de excesso, liga um circuito alternativo para ajudar na poupança energetica da casa, como por exemplo:
Um aparelho ar condicionado/inverter (podendo dar calor durante o Inverno e frio durante o Verão).
Um desumidificador (pois quase todas as casas beneficiam se se mantiverem com pouca humidade).
Um termo acomulador de água com umas resistencias electricas (poupando assim no gás ou na electricidade).
Um bloco de baterias (como já começa a existir um nucleo de baterias em fim de vida no veiculos electrico, poderam ser aproveitadas por mais uns anos desta forma), e sua energia acomulada poderá ser depois fornecida em qualquer altura, por qualquer aparelho.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: EÓLICA

Mensagem por MRider »

Mas para produzir algo útil tem de estar a rodar a bom ritmo com bom vento durante algum tempo...
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: EÓLICA

Mensagem por visitante1 »

A orla maritima de Aveiro é uma excelente zona, não percebo porque não existem mais aerogeradores de baixa potencia por lá.
Acredito perfeitamente que com 2 aerogeradores e 1 duzia de paineis conseguiria produzir energia quase na totalidade.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: EÓLICA

Mensagem por nunopaulo1975 »

Eu tambem gostava de saber se alguem tem algum gerador Ista Breeze 500 instalado e onde comprou.

Parece-me ser um equipamento interessante, pela potencia 500W e facilidade de instalação.


vsantos69
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo jun 01, 2014 12:14 am

Re: EÓLICA

Mensagem por vsantos69 »

nunopaulo1975 Escreveu:Eu tambem gostava de saber se alguem tem algum gerador Ista Breeze 500 instalado e onde comprou.

Parece-me ser um equipamento interessante, pela potencia 500W e facilidade de instalação.
Chegaram a testar este material? Gostava de ouvir feedback sobre o seu funcionamento, nomeadamente quanto ao ruído que produz em funcionamento e claro sobre o tema princípal - produção de energia.

Cumps,

VSantos

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: EÓLICA

Mensagem por rocker_pt »

Este é outro equipamento a bombar na marina de Gaia
Anexos
IMG_20140705_151722.jpg
IMG_20140705_151722.jpg (366.63 KiB) Visto 16089 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”