Diário de Bordo Renault Twizy

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por klinzter »

Parabéns pela compra :-)

Esse veículo deve ser porreio quando está a chover :-)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Autor do tópico
turbolento_4R1V
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta mai 23, 2013 5:53 pm

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por turbolento_4R1V »

Como adquiri as janelas não tenho nenhum problema com a chuva. Já tenho o Twizy desde Março e tive muita chuva. A unica coisa que me chateia é que quando as tiro no dia seguinte começa mau tempo outra vez. Vou tira-las este fim de semana (depois da 1ª lavagem) o que significa que lá para domingo ou segunda deve chover...

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por klinzter »

Espero bem que não :-P

Andas por onde?
houve um dia que fui até o Dolce vita tejo, e tava uma Twizy lá a carregar, e volta e meia, apanho no campo grande sentido campo grande -> lumiar :-P

e por acaso não és tu? :-p
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por Nunio »

Olá, parabéns pela compra.

Nas tuas contas estás a esquecer um ponto importante, que para mim é a favor do twizy. O preço inicial do twizy vs preço inicial de carro a gasóleo/gasolina. Mas tenho algumas dúvidas.

Como funciona exactamente esse aluger de bateria? É um contrato de quantos meses e quantos kms podes fazer por ano? Quanto custa o km adicional?
Se no fim do contrato não quiseres renovar é possivel "arranjares" tu uma bateria por tua conta? (não estou a dizer que é melhor ou pior, apenas a perguntar se é possível)

cump.
Nunio

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por MRider »

Sim era porreiro se depois de acabar o contrato tive a opção de ficar com a bateria :-)
Ou então de ficar só com o carro :-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
turbolento_4R1V
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta mai 23, 2013 5:53 pm

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por turbolento_4R1V »

Contratei o aluguer mais barato - 50 euros por mês que dá para 7.500 km por ano e fiz um contrato de 3 anos. É possível mais (tempo e/ou quilômetros) mas tendo em conta que o Twizy é um citadino duvido que seja preciso mais - dito isto, depende da vida de cada um. O contrato é variável com o tempo e quilômetros (quanto mais tempo mais barato fica) e pode ser transferido com a venda do veiculo. A bateria é sempre propriedade da locatora logo nunca podemos ficar com ela mas também sempre que a capacidade da bateria atinge (creio) os 80% eles trocam por uma nova. Sobre se podemos ficar só com o carro é uma ideia interessante - no outro dia fiquei a olhar para ele a pensar que seria interessante colocar o motor de um suzuki ayabusa no lugar do pendura...

E não, não ando por Lisboa...um deste dias prometo aparecer num dos encontros que organizam. para já não dá mas prometo um destes dias dar um ar da minha graça ;)

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por klinzter »

Cool assim ficamos a aguardar a tua visita à capital :)

No que refere ao aluguer, caso pretenderes comprar a bateria, paga por inteiro (o custo normal) ou pagas a diferença?

E mais uma vez obrigado pela tua participação

:)

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por RJSC »

Os contratos da Renault referem explicitamente que a bateria nunca poderá reverter a propriedade para o utilizador: o aluguer é eterno e o utlizador terá que pagar a reparação de qualquer problema que ocorra com a bateria. Eles só se responsabilizam pela perda de capacidade das células.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por klinzter »

Estou a ver. Nao pagas em combustível (petróleo) / manutenção mas pagas em aluger lol


Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por ICEM4N »

klinzter Escreveu:Estou a ver. Nao pagas em combustível (petróleo) / manutenção mas pagas em aluger lol


Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

existem muitas formas de negocio .... por isso nao sou completamente contra este aluguer, é mais uma forma ... apenas condeno veemente o limite de km, isso era o que me faz afastar do aluguer...

Se as baterias sao assim tao boas nao limitem os km que nao me importo de pagar 60 ou 70eur mes pelo aluguer
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


Autor do tópico
turbolento_4R1V
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta mai 23, 2013 5:53 pm

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por turbolento_4R1V »

Eu gasto 50 euros no aluguer da bateria por mês e como cada carga à noite (bi-horário) custa 0,54 euros e faço 4 cargas por mês logo o custo por combustível no twizy é de 52.16 euros por mês. Normalmente em diesel eu gastava entre 70 a 75 euros por mês.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por RJSC »

Mas não era num diesel desse tamanho pois não?
É que o aluguer de bateria num ZOE sai mais caro que as despesas com um clio.
Eu com um Clio II tenho menos 30€ por mês de consumo que o aluguer para um ZOE. Dá para cobrir a manutenção.


Autor do tópico
turbolento_4R1V
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta mai 23, 2013 5:53 pm

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por turbolento_4R1V »

Que eu saiba nem um Smart é do tamanho de um Twizy. Mas se conseguires encontrar um carro que faz (pelas minhas contas) 80 quilômetros com 0,54 euros de combustivel...
Se tudo correr bem, este domingo de manhã vou responder à pergunta de quantos quilômetros se faz numa carga de bateria de um Twizy com uma maratona. É que neste momento faço 70 km mas sempre numa cidade que fica num vale (e eu moro numa das inclinações )e sempre com 2 rabos bem pesados a bordo. Logo direi o que descobri.

Como eu disse antes o automóvel eléctrico não dá para todos, é preciso fazer algumas contas, mas se gasta apenas 30 euros por mês de combustível então não faz assim tantos quilômetros, mas tenho um colega em Lisboa com um Leaf que faz 90 quilometros todos os dias da semana de carro e para ele vale muito a pena.

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por ICEM4N »

turbolento_4R1V Escreveu:Que eu saiba nem um Smart é do tamanho de um Twizy. Mas se conseguires encontrar um carro que faz (pelas minhas contas) 80 quilômetros com 0,54 euros de combustivel...
Se tudo correr bem, este domingo de manhã vou responder à pergunta de quantos quilômetros se faz numa carga de bateria de um Twizy com uma maratona. É que neste momento faço 70 km mas sempre numa cidade que fica num vale (e eu moro numa das inclinações )e sempre com 2 rabos bem pesados a bordo. Logo direi o que descobri.

Como eu disse antes o automóvel eléctrico não dá para todos, é preciso fazer algumas contas, mas se gasta apenas 30 euros por mês de combustível então não faz assim tantos quilômetros, mas tenho um colega em Lisboa com um Leaf que faz 90 quilometros todos os dias da semana de carro e para ele vale muito a pena.
Nem sempre podemos pensar em contas.
Eu tenho um yaris que gasta 4L/100 mas ando sempre no Bmw que gasta 6.5L/100. As vezes o nosso gosto prevalece.
O facto de andar a electricidade mesmo que nao se poupe nada pode também ser um conforto e um gosto

ICEM4N - Ricardo
Predator 40Ah - 24.000km
Tapatalk
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


Autor do tópico
turbolento_4R1V
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta mai 23, 2013 5:53 pm

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por turbolento_4R1V »

Verdade, mas o Twizy tem algo que poucos têm: o factor Cool. Ninguem fica indiferente e acredito que alegramos o dia ao pessoal que se cruza conosco.


BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 459
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por BE-COOL »

Olá turbolento_4R1V.

Aqui há muito desagrado (que eu partilho) com a atitude da Renault de obrigar a pagar um aluguer de baterias, mas não consideres que são criticas pessoais nem sequer aos veículos, até porque o Twizy e o Zoé da Renault são dos VEs mais interessantes que estão disponíveis actualmente. Por isso o teu testemunho é importante.

Quanto à autonomia, tenho uma questão para ti.

Já reparaste se com as janelas tens mais autonomia do que sem elas? É de esperar que com as janelas a aerodinâmica seja melhor. As janelas são as oficiais da Renault?

Existem umas janelas excelentes feitas em carbono por um espanhol:


Link

Abraço.
PushEVs.com


Autor do tópico
turbolento_4R1V
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta mai 23, 2013 5:53 pm

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por turbolento_4R1V »

Este é igualzinho ao meu...
Estás parecem ser feitas com mais atenção, inclusivamente tapam a abertura atrás e parece tapar as várias frinchas que ficam na porta. Mas também parecem bem mais complicadas, devem ser caras e um pormenor que aprendi com as minhas janelas: quando abrimos a porta com "a janela fechada" aquilo funciona como uma vela e apanhei uma ventania que basicamente entortou um dos suportes. Agora, quando vejo que esta vento abro um dos fechos de correr e só depois abro a janelas - estas como são acrilico rigido têm se sempre uma vela... a menos que o sistema de suporte na porta (que não se vê) seja muito resistente.

As minhas são da renault e encaixam bem. Estou a pensar em modificar um pouco a parte traseira para tapar a abertura que deixam - um dos projectos em mente. Se ajuda a aerodinamica deve ajudar mas como eu disse, o meu problema é mais o peso a bordo e o facto que vivo numa area de forte inclinação. Se calhar na segunda-feira tenho mais novidades

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por Mumia »

va pessoal... se serve ou não a cada um... cada um é que sabe e tem de fazer as suas contas ;) não vale pena tar smp a martelar na mm tecla ;) faz lembrar a velha questao vectrix VS chinesas.. ai ai ai....

Pois assim essas janelas que estão nesse video ja me enchem as medidas sem qq duvida!! ;) Assim sim era algo bem apelativo a nivel de conforto... :P certamente serão mais caras mas va... tb mais eficaz.

Tb tinha notado essa questao da tala abertura que fica nas tuas... como tas pensar resolver isso? Pq pensas em algo assim deste genero mais "forte" e confortavel? será que não se faz por aí numa qq empresa (nacional) q trabalhe com aluminios e acrilicos :P

va va venham de la mais relatos ;) e mais fotos claro :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
turbolento_4R1V
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta mai 23, 2013 5:53 pm

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por turbolento_4R1V »

O que me preocupa nestas janelas é o que não se vê - como é que estão apoiadas na porta. É que as janelas da Renault são leves e têm 2 apoios mas não são mujito fortes, são 2 parafusos. Estas são maiores e ao serem rigidas têm sempre um grande efeito de vela espero que estejam bem ancoradas. As janelas da Renault têm a vantagem que encaixam melhor no design da porta.

Tenho vários projetos de modificar o meu Renault Twizy:
- alterar as espumas do assento (já encontrei um estufador que tenho que levar o carro para avaliar possibilidades)
- adquirir borrachas com perfil adequado para tapar algumas frinchas (localizei uma loja de borrachas que faz por medida)
- construir um acrescento (em acrílico, plástico ou uma tela porosa) que use os apoios já existentes das janelas.
- 2 acessórios que penso adquirir no futuro: a rede para colocar debaixo do banco e o Parrot bluetooth.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Mensagem por rocker_pt »

Muito bem...sempre a melhorar. Mas cuidado que sendo um quadriciclo, não estará sujeito às mesmas restrições que nos carros? É que nos carros, qualquer meio parafuso tem de estar homologado com a gramagem correta.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Responder

Voltar para “Automóveis”