INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
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Autor do tópico - Membro Silver
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INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
tem carro a gasóleo e pretende contribuir para um ambiente melhor?
se sim, então de uma forma simples e em segurança, poderá fazê-lo utilizando óleo vegetal (ov) como aditivo ao combustível da sua viatura; isto para qualquer marca ou modelo, sem qualquer modificação ou perda de performance, através dos seguintes passos:
1- abasteça c/ €20, junte-lhe 1 lt de ov (do mais barato) e faça 500km's antes de passar ao patamar seguinte (conforme os consumos, efectuará 2 ou 3 abastecimentos);
2- abasteça c/ €20, junte-lhe 2 lts de ov e faça 500km's;
3- abasteça c/ €20, junte-lhe 3 lts de ov e faça 500km's;
4- abasteça c/ €20, junte-lhe 4 lts de ov e faça 500km's;
5- abasteça c/ €20, junte-lhe 5 lts de ov e faça 500km's;
com estas percentagens (5%,9%,13%,17%,20%) de óleo que até aqui aditivou, em princípio não terá notado nada de anormal (excepto quando chegar o inverno, altura em que deve reduzir as percentagens de óleo por causa do arranque a frio, nunca esqueça - o motor deve pegar sempre bem), no entanto se em qualquer patamar notar algo de estranho coloque mais gasóleo, como tal e por precaução nunca ateste, procurando posteriormente averiguar se esse mau funcionamento esteve relacionado com o ov. preventivamente, deverá também substituir o filtro de gasóleo ao fim de 5.000km's ou quando note quebra de potência a altas rotações.
chegado ao 5º patamar, você está:
- a poluir -20% do que no dia em que leu este post pela 1ª vez;
- a contribuir para a diminuição da nossa dependência energética;
- a poupar €2,5 por abastecimento (valor variàvel em função do preço do ov).
entretanto e enquanto "vai fazendo km's", vá lendo os diferentes post's do fórum, vá colocando as suas questões, porque quando chegar ao 5º patamar já está confiante - a utilização de ov para si é uma realidade - e vai querer ir mais além, e também utilizar ov usado. chegado a este ponto, é altura de também começar a introduzir 2% de gasolina (sobre o total do abastecimento: 25lts = 0,5lt) para optimizar a mistura.
ao prosseguir, informe-se bem (já que está por sua conta e risco e as reparações não são baratas), certifique-se de qual a bomba injectora da sua viatura, os cuidados a ter com o óleo usado, para em consciência e em função da sua realidade, ao incrementar a utilização de ov, adoptar aquele que para si será o melhor sistema, podendo passar ou não pela instalação de um kit de pré-aquecimento.
para terminar, devo adverti-lo(a) que caso tenha um furo ou o rádio não funcione, a culpa não é do ov.
saudações oleosas
aviso: recomenda-se não iniciar a introdução de ov, enquanto a sua viatura estiver dentro da garantia (será uma desculpa para a retirarem).
se sim, então de uma forma simples e em segurança, poderá fazê-lo utilizando óleo vegetal (ov) como aditivo ao combustível da sua viatura; isto para qualquer marca ou modelo, sem qualquer modificação ou perda de performance, através dos seguintes passos:
1- abasteça c/ €20, junte-lhe 1 lt de ov (do mais barato) e faça 500km's antes de passar ao patamar seguinte (conforme os consumos, efectuará 2 ou 3 abastecimentos);
2- abasteça c/ €20, junte-lhe 2 lts de ov e faça 500km's;
3- abasteça c/ €20, junte-lhe 3 lts de ov e faça 500km's;
4- abasteça c/ €20, junte-lhe 4 lts de ov e faça 500km's;
5- abasteça c/ €20, junte-lhe 5 lts de ov e faça 500km's;
com estas percentagens (5%,9%,13%,17%,20%) de óleo que até aqui aditivou, em princípio não terá notado nada de anormal (excepto quando chegar o inverno, altura em que deve reduzir as percentagens de óleo por causa do arranque a frio, nunca esqueça - o motor deve pegar sempre bem), no entanto se em qualquer patamar notar algo de estranho coloque mais gasóleo, como tal e por precaução nunca ateste, procurando posteriormente averiguar se esse mau funcionamento esteve relacionado com o ov. preventivamente, deverá também substituir o filtro de gasóleo ao fim de 5.000km's ou quando note quebra de potência a altas rotações.
chegado ao 5º patamar, você está:
- a poluir -20% do que no dia em que leu este post pela 1ª vez;
- a contribuir para a diminuição da nossa dependência energética;
- a poupar €2,5 por abastecimento (valor variàvel em função do preço do ov).
entretanto e enquanto "vai fazendo km's", vá lendo os diferentes post's do fórum, vá colocando as suas questões, porque quando chegar ao 5º patamar já está confiante - a utilização de ov para si é uma realidade - e vai querer ir mais além, e também utilizar ov usado. chegado a este ponto, é altura de também começar a introduzir 2% de gasolina (sobre o total do abastecimento: 25lts = 0,5lt) para optimizar a mistura.
ao prosseguir, informe-se bem (já que está por sua conta e risco e as reparações não são baratas), certifique-se de qual a bomba injectora da sua viatura, os cuidados a ter com o óleo usado, para em consciência e em função da sua realidade, ao incrementar a utilização de ov, adoptar aquele que para si será o melhor sistema, podendo passar ou não pela instalação de um kit de pré-aquecimento.
para terminar, devo adverti-lo(a) que caso tenha um furo ou o rádio não funcione, a culpa não é do ov.
saudações oleosas
aviso: recomenda-se não iniciar a introdução de ov, enquanto a sua viatura estiver dentro da garantia (será uma desculpa para a retirarem).
Última edição por Jorge Santos em terça out 16, 2007 10:41 pm, editado 10 vezes no total.
A fritar OV à 61.500Km's.
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Composição da Mistura do OVD; BI Opel Corsa 1.7 1999
olá
jorge santos
em primeiro lugar queria agradecer o conselho à iniciação.
tenho-o seguido à risca.
ainda estou na primeira fase, mas até agora nada a assinalar.
pedia, no enatnto a tua opinião relativamente à mistura ou seja tenho lido bastante, mas ainda não percebi bem.
a mistura é: 2% gasolina, 1% da quantidade da gasolina em acetona e 1 oleo 2t?
relativamente a bi do opel ainda não consegui encontrar informação sobre a marca e tipo da mesma.
aquele abraço oleoso
reganight
jorge santos
em primeiro lugar queria agradecer o conselho à iniciação.
tenho-o seguido à risca.
ainda estou na primeira fase, mas até agora nada a assinalar.
pedia, no enatnto a tua opinião relativamente à mistura ou seja tenho lido bastante, mas ainda não percebi bem.
a mistura é: 2% gasolina, 1% da quantidade da gasolina em acetona e 1 oleo 2t?
relativamente a bi do opel ainda não consegui encontrar informação sobre a marca e tipo da mesma.
aquele abraço oleoso
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olá reganight
nada de acetona. isso é desnecessário e pode até ser prejudicial. basta a diluição com gasóleo e um pouquinho de gasolina. o óleo 2t também é redundante, o óleo vegetal encarrega-se de lubrificar a bomba.
a marca da bomba é importante, pois dela depende até onde podes ir.
saúde da boa!
nada de acetona. isso é desnecessário e pode até ser prejudicial. basta a diluição com gasóleo e um pouquinho de gasolina. o óleo 2t também é redundante, o óleo vegetal encarrega-se de lubrificar a bomba.
a marca da bomba é importante, pois dela depende até onde podes ir.
saúde da boa!
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Autor do tópico - Membro Silver
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reganight;
o que está no post é: quando chegares ao patamar 5 deves colocar 0,5lts de gasolina por cada 25lts de abastecimento, em que são 20lts de diesel e 5lts de ovd, isto nºs redondos (imprime o post da iniciação, para teres sempre a mão a sequência), no entanto podes proporcionalmente adicioná-la antes. a acetona não me lembro de ter mencionado .
continua a ler os post's e verás que ao chegares ao 5º patamar, tinhas concluido por ti próprio que essa da acetona era escusada, mas fizeste bem em tirar a dúvida, continua a tirá-las sempre que as tenhas, é muito preferível isso que optar por uma via errada e dar buraco, não é esse o objectivo do fórum; o objectivo é efectuar as coisas em segurança para não haver nada a apontar.
um oleoso abraço,
o que está no post é: quando chegares ao patamar 5 deves colocar 0,5lts de gasolina por cada 25lts de abastecimento, em que são 20lts de diesel e 5lts de ovd, isto nºs redondos (imprime o post da iniciação, para teres sempre a mão a sequência), no entanto podes proporcionalmente adicioná-la antes. a acetona não me lembro de ter mencionado .
continua a ler os post's e verás que ao chegares ao 5º patamar, tinhas concluido por ti próprio que essa da acetona era escusada, mas fizeste bem em tirar a dúvida, continua a tirá-las sempre que as tenhas, é muito preferível isso que optar por uma via errada e dar buraco, não é esse o objectivo do fórum; o objectivo é efectuar as coisas em segurança para não haver nada a apontar.
um oleoso abraço,
A fritar OV à 61.500Km's.
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Acetona
olá oleosos
relativamente à acetona, eu não disse que foste tu jorge santos.
eu, nas pesquisas que fiz no forum, é que me recordo de alguém, ter mencionado que punha acetona e gasolina para melhorar a eficácia da mistura .
quantos aos conselhos, mais uma obrigado pelos mesmos.
eu vou dando noticias.
já agora pedia uma dica para encontrar um link de como fazer uma boa filtragem/lavagem do oleo vegetal directo usado.
aquele abraço oleoso
reganight
relativamente à acetona, eu não disse que foste tu jorge santos.
eu, nas pesquisas que fiz no forum, é que me recordo de alguém, ter mencionado que punha acetona e gasolina para melhorar a eficácia da mistura .
quantos aos conselhos, mais uma obrigado pelos mesmos.
eu vou dando noticias.
já agora pedia uma dica para encontrar um link de como fazer uma boa filtragem/lavagem do oleo vegetal directo usado.
aquele abraço oleoso
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ora boas,
podes ver por aqui uma ideia de outro utilizador basta usares o
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... ght=#20209
podes ver por aqui uma ideia de outro utilizador basta usares o
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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todas ajudas sao valiosas!
dispoe!
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fiz uma tabelinha no meu diário de bordo para não ter sempre de andar a fazer contas
supondo sempre 20l gasóleo (por causa dos cupões desconto bp ):
gasóleo óleo gasolina
20l=78% 5,1l=20% 0,51l=2%
20l=68% 8,8l=30% 0,59l=2%
20l=58% 13,8l=40% 0,69l=2%
20l=48% 20,8l=50% 0,83l=2%
ou então supondo sempre 1l de gasolina (por facilidade de medição basta encher garrafa de óleo vazia)
gasolina óleo gasóleo
1l=2% 15l=30% 34l=68%
1l=2% 20l=40% 29l=58%
1l=2% 25l=50% 24l=48%
só agora reparei que assim dá tudo em valores inteiros!!
tá bem assim?
supondo sempre 20l gasóleo (por causa dos cupões desconto bp ):
gasóleo óleo gasolina
20l=78% 5,1l=20% 0,51l=2%
20l=68% 8,8l=30% 0,59l=2%
20l=58% 13,8l=40% 0,69l=2%
20l=48% 20,8l=50% 0,83l=2%
ou então supondo sempre 1l de gasolina (por facilidade de medição basta encher garrafa de óleo vazia)
gasolina óleo gasóleo
1l=2% 15l=30% 34l=68%
1l=2% 20l=40% 29l=58%
1l=2% 25l=50% 24l=48%
só agora reparei que assim dá tudo em valores inteiros!!
tá bem assim?
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boas pessoal, estou a pensar iniciar me nestas andanças, o meu carro é um vw passat 1.9tdi de 97, e custumo usar sempre gasoleo especial... a mistura com oleo vegetal pode ser com este gasoleo? ou o normal é melhor? se ele der ser bem com ov estou a pensar por lhe um kit de 2 depositos.. qual o melhor sitio para fazer essa instalação?
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olá pessoal. é a primeira vez que participo. ontem comecei a por oleo vegetal no meu carro. já algum tempo que tenho conhecimento do oleo nos carros porque um amigo meu já usa à muitos meses sem qualquer problema chegando mesmo a percentagens de 80 e 90% sem qualquer alteração. ontem decidi por 25 litros de gasoleo e 27 de ov. já cheira bem a farturas. só hoje de manhã a por a trabalhar notei uma pequena alteração no pegar do carro e no ralenti mas passado poucos segundos normalizou. acham que coloquei ov a mais? obrigado pelo vosso forum veio esclarecer algumas duvidas. tenho um saxo 1.5d com bomba bosh.obrigado
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- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
olá rasousa
infelizmente aquilo que notaste no teu carro vai piorando com o tempo até que deixa de pegar. aqui neste fórum temo-nos pautado pela experiência da comunidade internacional que usa o ovd desde a década de 70. não seguimos a experiência de um vizinho ou amigo que anda a tentar o diabo e a reduzir drasticamente a vida útil de um motor que foi dispendioso e que deve fazer muitos milhares de quilómetros. o mais acertado será ler um pouco e estudar o assunto antes de te aventurares. ok?
saúde da boa!
infelizmente aquilo que notaste no teu carro vai piorando com o tempo até que deixa de pegar. aqui neste fórum temo-nos pautado pela experiência da comunidade internacional que usa o ovd desde a década de 70. não seguimos a experiência de um vizinho ou amigo que anda a tentar o diabo e a reduzir drasticamente a vida útil de um motor que foi dispendioso e que deve fazer muitos milhares de quilómetros. o mais acertado será ler um pouco e estudar o assunto antes de te aventurares. ok?
saúde da boa!
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- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
olá pirilampo mágico
o gasóleo que usas é bastante bom.
relativamente á tua questão sobre a instalação do kit 2t tenho a dizer-te o seguinte:
1º nós não recomendamos directamente nenhum instalador. o mercado é recente e a coisa ainda não está bem definida, nem temos tido relatos da experiência dos nossos membros (coisa que encorajamos a fim de se constituir uma base de dados das experiências individuais que possam servir a comunidade).
2º na falta do referido acima, alguns dos moderadores deste fórum organizaram um workshop próximo de alcanena a fim de realizar a montagem de um kit profissional bastante sofisticado no carro do filho de um deles.
3º o referido workshop serviu também para dar formação ao mecânico da oficina onde a montagem foi realizada. sobre esse mecânico podemos dar referências certas porque trabalhamos com ele dois dias inteiros na montagem do kit.
4º relatório completo e fotos desse i workshop podes encontrar aqui neste fórum. faz uma busca.
5ºestamos disponíveis para repetir a realização desse evento caso se verifique a existência de boas condições para ele.
6º na secção dos classificados já estão afixados, e deverão surgir mais, referências a empresas que comercializam e/ou montam os referidos kits. caso tenhas duvidas sobre as virtudes e defeitos de cada um deles talvez possamos discutir casos em concreto.
7º todo o conhecimento sobre o ovd tem por base a contribuição de indivíduos, quer investigadores universitários, quer utilizadores de longa ou curta data. no caso de realizares uma montagem, ou teres algum problema deves partilhar aqui a tua experiência a fim de enriquecer o conhecimento da comunidade.
que tal como resposta
o gasóleo que usas é bastante bom.
relativamente á tua questão sobre a instalação do kit 2t tenho a dizer-te o seguinte:
1º nós não recomendamos directamente nenhum instalador. o mercado é recente e a coisa ainda não está bem definida, nem temos tido relatos da experiência dos nossos membros (coisa que encorajamos a fim de se constituir uma base de dados das experiências individuais que possam servir a comunidade).
2º na falta do referido acima, alguns dos moderadores deste fórum organizaram um workshop próximo de alcanena a fim de realizar a montagem de um kit profissional bastante sofisticado no carro do filho de um deles.
3º o referido workshop serviu também para dar formação ao mecânico da oficina onde a montagem foi realizada. sobre esse mecânico podemos dar referências certas porque trabalhamos com ele dois dias inteiros na montagem do kit.
4º relatório completo e fotos desse i workshop podes encontrar aqui neste fórum. faz uma busca.
5ºestamos disponíveis para repetir a realização desse evento caso se verifique a existência de boas condições para ele.
6º na secção dos classificados já estão afixados, e deverão surgir mais, referências a empresas que comercializam e/ou montam os referidos kits. caso tenhas duvidas sobre as virtudes e defeitos de cada um deles talvez possamos discutir casos em concreto.
7º todo o conhecimento sobre o ovd tem por base a contribuição de indivíduos, quer investigadores universitários, quer utilizadores de longa ou curta data. no caso de realizares uma montagem, ou teres algum problema deves partilhar aqui a tua experiência a fim de enriquecer o conhecimento da comunidade.
que tal como resposta
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- Registado: quarta mai 16, 2007 4:44 pm
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- Novo membro
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- Registado: quarta mai 16, 2007 8:24 pm
oleo vegetal direto
ola ,tenho um mercedes123 300d e gostaria de saber que cuidados a
ter.obrigado
ter.obrigado