Lorenzo Green Power

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por pedrolima »

Com os paineis desligados consegues medir o consumo certo do bicho;)
JMLorenzo Escreveu:
pedrolima Escreveu:Bem, se de facto o consumo real fôr inferior a 20W sem "search mode" este inversor é muito bom negócio!

Quando tiveres disponibilidade podes confirmar no monitor da Victron (com os paineis e sem carga no inversor) se este valôr é verdadeiro?
Boas, com os paineis ligados e sem carga é dificil dar-te um valor certo pois a corrente está sempre a variar, mas rondará os 0.25/0.3A isto desligado, ligado por volta dos 0.7A.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Uma pergunta o que regula a carga solar para as baterias ? E o inversor ?
Ele faz tudo sozinho ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Ao desligar os painéis fica com um consumo de 0.25A desligado ou 0.68A ligado. Se ficar só ligado há bateria desligado (standby) consome 2W.

Sim o inversor faz tudo.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Estou a ficar fã desse inversor :-D lol
Já conseguiste ver se quando não há energia nos painéis se o inversor carrega as baterias com energia da rede ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

JMLorenzo Escreveu:Em relação ao díodo era para permitir corrente num só sentido, é que já apanhei o watt metter varias vezes apagado ou só com uns traços ao meio (isto durante o dia com os paineis a produzir) e como quando os painéis não produzem ele tem sempre há saída a voltagem das baterias era para evitar corrente inversa. Mas não tenho conseguido provar se é por esse motivo que ele apaga, o tempo não está a ajudar nada nos testes.

Por agora o projeto vai alimentar o 1º andar que foi a parte mais fácil de isolar da casa, depois logo se vê. O consumo na maior parte do dia ronda os 70W (dos aparelhos em stanby) só quando estou em casa com o pc ligado, tv, etc. é que pode ir para os 300/400W. Penso que o consumo diario rondará os 3500W.

Boas!

OK quanto ao díodo está explicado.

Agora a outra parte também me parece estar explicada, mas só mais uma dúvida, confirma-me se é assim que estás a trabalhar com o sistema...
Julgo que deves ter feito assim, definiste um valor mínimo e um valor máximo no inversor certo... Um para desligar a solar e passar para a rede, e o outro para passar para alternativa certo...
Do valor X ao valor Y até atingir o valor mais alto está na rede mesmo com sol, que será o tempo de carregar as baterias, após atingir a tenção mais alta passa para a solar e fica lá até chegar ao valor mínimo e volta a rede certo...

Quanto ao stand by, eu é mais um bocadito 6000W
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

visitante2 Escreveu:Estou a ficar fã desse inversor :-D lol
Já conseguiste ver se quando não há energia nos painéis se o inversor carrega as baterias com energia da rede ?
Durante este fim de semana o sistema esteve praticamente sempre desligado, como não houve sol estive revendo ligações e fazendo pequenos testes.
Na sexta é que aconteceu algo estranho que tenho de testar outra vez, depois de chegar a casa e tomar um duche liguei o secador que segundo a indicação tem 1600W e fui ver o que tinha acontecido. A carga estava a ser feita pelo solar mas a alimentação era feita pela rede, ainda esperei uns minutos e como ele não voltou ao solar cortei a alimentação da rede e voltou ao normal.

Para tirar a duvidas fui buscar o secador e liguei há saída do sistema que me deu um consumo de 2000W, o inversor passou para a rede e começou a carregar as baterias pela rede mas assim que desliguei o secador passado uns segundos voltou ao solar. O estranho é que as baterias tinham carga para aguentar esses 2000W. Como disse em cima tenho que testar bem isto.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Esteves Escreveu:Boas!
OK quanto ao díodo está explicado.

Agora a outra parte também me parece estar explicada, mas só mais uma dúvida, confirma-me se é assim que estás a trabalhar com o sistema...
Julgo que deves ter feito assim, definiste um valor mínimo e um valor máximo no inversor certo... Um para desligar a solar e passar para a rede, e o outro para passar para alternativa certo...
Do valor X ao valor Y até atingir o valor mais alto está na rede mesmo com sol, que será o tempo de carregar as baterias, após atingir a tenção mais alta passa para a solar e fica lá até chegar ao valor mínimo e volta a rede certo...

Quanto ao stand by, eu é mais um bocadito 6000W
O sistema está configurado para funcionar assim: durante o dia o 1º andar está sempre a ser alimentado pelos painéis e ao mesmo tempo carregam as baterias, quando os painéis deixam de fornecer energia (isto acontece por volta das 20h30/21h) passa para as baterias e supostamente só passa para a rede quando as baterias chegarem aos 23.5V que defini ou quando a carga é superior ao que os painéis e bateria podem fornecer. Esta é a parte que tenho de testar.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

Para tirar a duvidas fui buscar o secador e liguei há saída do sistema que me deu um consumo de 2000W, o inversor passou para a rede e começou a carregar as baterias pela rede mas assim que desliguei o secador passado uns segundos voltou ao solar. O estranho é que as baterias tinham carga para aguentar esses 2000W. Como disse em cima tenho que testar bem isto.

JMLorenzo eu por outras palavras já te tinha dito que isso ia acontecer.

As baterias que ai tens não se carregam com cocegas...

E depois é natural ligares o secador (2000W) e que passe para a rede e logo a seguir passe para a solar, então se estás a carregar as baterias com 50 amperes é natural que seja rápido, porque tu fizeste uma descarga violenta as baterias logo o inversor chegou quase aos 100% visto que ele é de 2400W.

Tens de anular a função de carregador do inversor, assim não poupas nada ainda gastas é mais, acabou a bateria simplesmente para a casa para a rede.


Só um aparte, qual é o valor tensão alta?
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

visitante2 Escreveu:Uma pergunta o que regula a carga solar para as baterias ? E o inversor ?
Ele faz tudo sozinho ?

visitante2 andas distraído :) :) :) :) :) o JMLorenzo já tinha dito que o inversor fazia tudo, quando ele diz ( o inversor não é mppt )
Agora alguns dados, o inversor não é mppt, os painéis dão 37V máximo, 45V em circuito aberto e 5,27A intensidade máxima.
visitante2 eu não conheço o inversor mas pelo que estive a ler sobre o dito parece-me ser razoável e olhando ao valor, agora vamos ver é a durabilidade dele e se aguenta bem as pancadas até os 2400W.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Esteves Escreveu:Tens de anular a função de carregador do inversor, assim não poupas nada ainda gastas é mais, acabou a bateria simplesmente para a casa para a rede.

Só um aparte, qual é o valor tensão alta?
Pois é isso que estou a tentar testar, a configuração que não carregue através da rede porque a solar não posso senão tinha de comprar um regulador há parte e para isso não precisava de um híbrido.

Que queres dizer "qual o valor da tensão alta"?
Mas Esteves um banco de baterias de 310A/24V não aguenta uma carga de 2000W?
Faltava a foto dos paineis
Faltava a foto dos paineis
Fotografia0142.jpg (92.37 KiB) Visto 2249 vezes
Última edição por JMLorenzo em domingo jun 09, 2013 11:18 pm, editado 1 vez no total.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por pedrolima »

Bem, pensava que esse inversor consumia uns 50W em vazio.. sendo assim, é excelente negócio ;)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Pois realmente ando meio distraído não liguem isto de responder por telemóvel da nisto :lol:

Agora realmente com essa carga de 2000w se passou para a rede, tens de ver bem isso.
Se calhar as baterias ainda não estão 100% carregadas e com a densidade de carga no máximo.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

Que queres dizer "qual o valor da tensão alta"?
Mas Esteves um banco de baterias de 310A/24V não aguenta uma carga de 2000W?
A tensão que me refiro é a quantos volts está passar para a solar depois de passar pelas baterias, por exemplo tens os 23.5 na mínima, e eu refiro-me a máxima.

Quanto as baterias, como diz o visitante2 se calhar ainda não estão 100% carregadas.
Tens que ter em conta que estas a tirar cerca de 80 amperes das baterias e não lhe estás a injetar quase nada.
Como deves saber esses 300 Ap com uma descarga igual a 300 Ap não te dura 1 hora!

O @pnunes em tempos explicou como funciona, aqui fica:
Para ter uma ideia precisa do comportamento de uma bateria o melhor será conhecer as suas carateristicas técnicas, o datasheet da mesma.
Por exemplo para uma bateria de 105Ah nova e para uma descarga leve (até 11,6V) com temperatura controlada nos 20Cº pode retirar dela o seguinte:
- cerca de 122A durante 15 minutos
-cerca de 15A durante 5h
-cerca de 8A durante 10h
-cerca de 4A durante 20h
Já para uma descarga profunda (até 9,9V), valor que não é muito aconselhavel ir muitas vezes devido ao envelhecimento rápido da mesma:
-cerca de 200A durante 15 minutos
-cerca de 19A durante 5h
-cerca de 10A durante 10h
-cerca de 5A durante 20h
Mais uma tabela que ajuda a entender o funcionamento das baterias:


Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Porque não deixas um dia de bom sol só para carregar as baterias sem consumir?
Uma coisa que aprendi nas minhas é que lá por estar a 14v em carga solar não quer dizer que estão a 100% .
Tem de se manter um bom bocado a 14v para ir acumulando.

Qual a tensão das tuas baterias a noite tipo 10h sem consumo?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por visitante1 »

Nao se esquecam das tolerancias de medidas e tambem do pico de carga inicial.
Ė normal uma bateria ao levar com uma carga violenta baixar rapidamente durante uns breves instantes e depois voltar á sua posiçäo inicial, começando a baixar lentamente a partir dai.
O inversor ao arrancar com uma carga violenta dessas tambem pode estar a detetar uma tensao mais baixa e assim ativar logo o bypass. 2000w ja e consideravel por isso ė q se coloca o setting de deteccao mais baixo ou se coloca uma temporizacao a atrasar a entrada do mesmo.
Eu coloquei atraso no meu inversor que e de 4kw e pico de 12kw em 1h
Acredito q o Lorenzo tenha so feito um teste com essa carga de 2000w para ver so mesmo o comportamento, porque se for para usar com regularidade nao hà-de ser saude nenhuma para o sistema em geral.
Com esse campo solar nao da para grande coisa.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Esteves, os 23,5V é a passagem para a rede em condições de consumo normal. Pelo solar está sempre a carregar desde que haja condições atmosféricas para isso.

Quanto aos painéis, neste momento tinha 2 ligados e estavam com 25.21V - 10.2A - 257.142W, quer dizer os painéis estavam praticamente na corrente máxima mas apenas a produzir 2/3 da sua potencia.
Tenho que decidir se troco de painéis ou arranjo outra solução para tirar o seu máximo rendimento antes de passar para o aumento do campo solar.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por visitante1 »

23,5V pode ser um valor bastante alto uma vez que não utilizas temporização de passagem a bypass, tenta colocar nos 23v ou colocar um atraso de 5 minutos no circuito do bypass.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Eu não sei agora com o meu novo regulador.
Mas nunca consegui tirar a potência toda dos painéis.
Para isso tinha de ter as condições ideais de temperatura e incidência de sol.
Digo eu
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

pnunes Escreveu:23,5V pode ser um valor bastante alto uma vez que não utilizas temporização de passagem a bypass, tenta colocar nos 23v ou colocar um atraso de 5 minutos no circuito do bypass.
Boas, não sei se chegas-te a ver o manual, eu não vejo nas configurações maneira de temporizar as passagens. Mas pode ser que me tenha escapado algo pois o manual está em inglês.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por visitante1 »

JMLorenzo Escreveu:
pnunes Escreveu:23,5V pode ser um valor bastante alto uma vez que não utilizas temporização de passagem a bypass, tenta colocar nos 23v ou colocar um atraso de 5 minutos no circuito do bypass.
Boas, não sei se chegas-te a ver o manual, eu não vejo nas configurações maneira de temporizar as passagens. Mas pode ser que me tenha escapado algo pois o manual está em inglês.
Deve ter mesmo que ser com temporizador, ou então baixar o valor de tensão, mas isso requer um campo solar melhor senão a bateria vai ter dificuldades em carregar...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”