Projecto de Microgeração em Castelo Branco

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
ralberto13
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta ago 19, 2011 9:55 am

Projecto de Microgeração em Castelo Branco

Mensagem por ralberto13 »

Olá a todos,

Depois da consulta de diversos posts gostaria que me ajudassem a avaliar a proposta de me tornar microgerador que depois de várias análises está praticamente escolhida:

N.º de paineis: 18
Marca e modelo: Mage Solar Mage Plus 235/6 PJ
Tipo: Cristais Policristalinos
Potência: 3,45/ 4,23 kWp
Inversor: Kaco 3600 xi
Contador: Actaris SL 7000
Local de instalação: Álvaro, Oleiros - Castelo Branco

As minhas grandes questões são:
- Não tenho possibilidade de montar os paineis virados a SUL. Apenas a SW. no entanto pelas simulações feitas, dá uma produção anual estimada de 5800Kwh. Será que mesmo assim vale a pena investir?
- Outra questão: Policristalinos vs monocristalinos: Qual a grande diferença?
- Sobre a marca MAGE, não consegui encontrar ninguém que usasse estes paineis. Pelo que o fornecedor diz, são paineis melhores do que o "normal" e por isso nem toda a gente os escolhe. Alguém conhece?

Neste momento fiz i registo no renovaveisnahora e aguardo resposta. Depois irei decidir.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Projecto de Microgeração em Castelo Branco

Mensagem por JDuarte »

ralberto13 Escreveu:Olá a todos,

Depois da consulta de diversos posts gostaria que me ajudassem a avaliar a proposta de me tornar microgerador que depois de várias análises está praticamente escolhida:

N.º de paineis: 18
Marca e modelo: Mage Solar Mage Plus 235/6 PJ
Tipo: Cristais Policristalinos
Potência: 3,45/ 4,23 kWp
Inversor: Kaco 3600 xi
Contador: Actaris SL 7000
Local de instalação: Álvaro, Oleiros - Castelo Branco

As minhas grandes questões são:
- Não tenho possibilidade de montar os paineis virados a SUL. Apenas a SW. no entanto pelas simulações feitas, dá uma produção anual estimada de 5800Kwh. Será que mesmo assim vale a pena investir?
- Outra questão: Policristalinos vs monocristalinos: Qual a grande diferença?
- Sobre a marca MAGE, não consegui encontrar ninguém que usasse estes paineis. Pelo que o fornecedor diz, são paineis melhores do que o "normal" e por isso nem toda a gente os escolhe. Alguém conhece?

Neste momento fiz i registo no renovaveisnahora e aguardo resposta. Depois irei decidir.
Viva,

Quanto ao desvio para Oeste, pode não ser um problema (irá ter uma produção menor na parte da manhã, e uma produção melhor na parte da tarde, em relação a uma MP com orientação sul). Aqui pelo Oeste julgo que não seria grande problema, pois normalmente as manhãs são para o nevoeiro.

Quanto ao valer a pena, tudo depende do investimento a realizar.

O Mono vs Poli pode fazer alguma diferença uma vez que o comportamento com temperaturas elevadas é ligeiramente diferente. O verão por aí é quentinho? Os paineis irão ficar directamente sobre o telhado? O vento é significativo?

Cmps


Autor do tópico
ralberto13
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta ago 19, 2011 9:55 am

Re: Projecto de Microgeração em Castelo Branco

Mensagem por ralberto13 »

Obrigado pelas informações que já estão a ser úteis.

Neste local temos grandes problemas de temperaturas: No inverno rondam entre 0 a 10º (Novembro a Fevereiro) mas no verão atingem 40º facilmente. A partir de Abril começam a subir e a média é para ai 28 ou 30º e até Setembro inclusivé.

Neste momento o plano de instalação é de colocar os paineis directamente no telhado. Vento nem sempre. Estou a pensar levantar um pouco os paineis mas não sei se valerá a pena.

O valor deste projecto está neste momento nos 14.000+Iva.

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Projecto de Microgeração em Castelo Branco

Mensagem por Bubas »

ralberto13 Escreveu:Olá a todos,

Depois da consulta de diversos posts gostaria que me ajudassem a avaliar a proposta de me tornar microgerador que depois de várias análises está praticamente escolhida:

N.º de paineis: 18
Marca e modelo: Mage Solar Mage Plus 235/6 PJ
Tipo: Cristais Policristalinos
Potência: 3,45/ 4,23 kWp
Inversor: Kaco 3600 xi
Contador: Actaris SL 7000
Local de instalação: Álvaro, Oleiros - Castelo Branco


As minhas grandes questões são:
- Não tenho possibilidade de montar os paineis virados a SUL. Apenas a SW. no entanto pelas simulações feitas, dá uma produção anual estimada de 5800Kwh. Será que mesmo assim vale a pena investir?
- Outra questão: Policristalinos vs monocristalinos: Qual a grande diferença?
- Sobre a marca MAGE, não consegui encontrar ninguém que usasse estes paineis. Pelo que o fornecedor diz, são paineis melhores do que o "normal" e por isso nem toda a gente os escolhe. Alguém conhece?

Neste momento fiz i registo no renovaveisnahora e aguardo resposta. Depois irei decidir.

Boas,

Penso que o produto será bom. Marca alemã, 14,5 de eficiência do módulo, 10 anos de garantia, +5 watts de tolerância positiva, 12 anos potência 90% e 30 a 80% não é para todos.

Eu, pelo contrário, tenho melhores manhãs, porque o sistema está desfazado cerca de 40º em relação ao sul. Mas, e no que diz respeito à produção, penso que as perdas não são significantes. Aliás acabei o 1º ano com um bom registo.
Por ser uma zona de muito calor, Santarém, também me aconselharam os painéis Policristalinos.

O que me preocupa mais é o que está para vir e está no segredo dos Deuses. Os valores que são pagos neste momento aos produtores, irão manter-se? Espero que sim porque o investimento só foi feito devido a isso.
Espero que esses senhores de gravata, vindo dos paises nórdicos, que por acaso têm pouco sol e muito mais petróleo,
não tenham dado a machada final numa medida que foi das melhores que o anterior governo teve. Apostar nas renováveis.

Bubas


Autor do tópico
ralberto13
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta ago 19, 2011 9:55 am

Re: Projecto de Microgeração em Castelo Branco

Mensagem por ralberto13 »

Olá a todos!

Após um ano e meio de produção, estou um pouco insatisfeito com os resultados, mas gostava de poder ter uma avaliação de quem tem microgeração e experiência. Estou neste momento a ponderar montar nova microgeração mas tenho muitas dúvidas. Será que vale a pena com as regras atuais de preços?

Faço aqui o resumo dos valores obtidos neste período (Microgeração Castelo Branco fixa orientada a SW):

Microgeração de 3,45Kw
Inicio da produção: 18/11/2011
Produção até 11/11/2012: 5545Kw
Produção de 11/11/2012 a 16/6/2013: 2620Kw
Max. Potência injetada na rede: 3000w (Que também acho que deveria ser melhor)

Pelo que tenho visto em outras Micros, o valor de 5545Kw/ano é relativamente pouco. Todas produzem mais do que a minha.
E então este ano de 2013 está mais complicado ainda.

Agora estou a pensar numa nova Micro em V.N. Gaia mas com uma dilema ainda maior: As águas do telhado da casa estão voltadas a Este e Oeste. Como não quero estragar estética, tenho uma simulação para 20 painéis Luxor (4,6Kwp) + Solarmax 4200s instalados na água Este, que segundo a simulação, será a mais rentável e com uma produção estimada de 5380Kw/Ano. Aos preços atuais da energia em bonificado dá uns míseros 1.000€/ano se correr tudo bem...

Fico a aguardar comentários dos experts.

Entretanto estive este fim de semana a lavar a instalação de Castelo Branco, na expectativa de que este Verão corra melhor do que o anterior. Mas não está muito promissor com tanta chuva. Mesmo em Castelo Branco. O resultado da lavagem que demorou 2h foi o da foto em anexo.
Anexos
Paineis a brilhar após lavagem do ano.
Paineis a brilhar após lavagem do ano.
20130616 Após Lavagem.jpg (83.44 KiB) Visto 1688 vezes


Autor do tópico
ralberto13
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta ago 19, 2011 9:55 am

Re: Projecto de Microgeração em Castelo Branco

Mensagem por ralberto13 »

Olá a todos!

Após um ano e meio de produção, estou um pouco insatisfeito com os resultados mas gostava de poder ter uma avaliação de quem tem microgeração e experiência. Estou neste momento a ponderar montar nova microgeração mas tenho muitas dúvidas. Será que vale a pena com as regras atuais de preços?

Faço aqui o resumo dos valores obtidos neste período (Microgeração fixa orientada a SW):

Inicio da produção: 18/11/2011
Produção até 11/11/2012: 5545Kw
Produção de 11/11/2012 a 16/6/2013: 2620Kw

Pelo que tenho visto em outras Micros, o valor de 5545Kw/ano é relativamente pouco. Todas produzem mais do que a minha.
E então este ano de 2013 está mais complicado ainda.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Projecto de Microgeração em Castelo Branco

Mensagem por JDuarte »

Viva,
Se a orientação é Este/Oeste eu apostaria num inversor com multi-MPPT e instalava uma string em cada água.
Conheço um instalação com 4800Wp (2400Wp a Nascente e 2400Wp a Poente) com o Kostal Pico 3.6 e os resultados são bastante positivos. Não possui pontas máximas elevadas, fica-se pelos 3100W, mas consegue obter valores de produção a rondar os 30kWh/dia, tendo uma curva de produção que mais parece de um seguidor.
Cmps,

Responder

Voltar para “Projectos”