Teste: Petróleo vs BC.

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
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serges
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ora nem mais pois dias de paciencia até o meu bogas faz os 3,5!

mas isso agora...
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joao.prates
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joao.prates
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Sa
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Mensagem por Sa »

boas
cá pra mim este forum ta a deixar de ser sobre energias alternativas pra passar a ser o forum dos carros diesel . a julgar pelas medias feitas pelo tlima no seu a4 1.9tdi fumarento a gasoleo nao ovd ou bd.
esta porcaria deste teste tem tudo pra ser uma farsa, pura incompetencia, comparam carros completamente diferentes sobre o pretexto de alternativas ao pretoleo. mas até ai mostram a sua imcompetencia ao apresentarem apenas 2 alternativas ao petroleo e dessas duas nenhuma esta ao nosso facil alcanse (gnv e etanol).
volto a perguntar, onde raio ficou o ovd e o bd, ou tambem estes sao derivados do petroleo
vejo aqui muita discussao mas tambem nao vejo nehum de nós a criticar o nao teste aos nossos biocombustiveis, porque será
alimentam uma discussao c/ j.prates, em relaçao ao seu prius, quando o carro deste faz mais pelo ambiente do que a maioria do que esta a criticar neste momento. já verificarm por acaso qual o nivel de emissoes poluentes dos vossos carros a circular por ai com apenas percentagems de bd ou ovd.
para isto ser uma comparaçao seria entao terá que se ser com carros identicos em segmento, cilindrada, peso, ai sim um teste em condições nem que para isso tivessem que ir á alemanha, onde ai sim encontra-os a todos.
quanto a alguns moderadores deste forum onde esta a vossa critica a estes resultados, ou será que só criticam quando lhes convem.

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serges
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Mensagem por serges »

4) gostava de ver isso de fazer 3.5 com um diesel na 2ª circular em hora de ponta, e até é fácil de testar: atestem na bomba do estádio da luz e voltem a atestar nos ralis, e depois façam as contas - aposto 1 almoço em como um 2000cc não faz os ditos 3.5 se houver trânsito a sério.
os que eu conheço fazem todos mais de 6, e abaixo de 6 só os 1600cc, claro que carros tipo smart ou saxo devem fazer menos, mas 3.5 não acredito, igualar os 4.4 acredito se fôr um destes últimos 2 carros que referi ou parecidos (pequenos e leves).
o record no meu prius na 2ª circular foi feito pela minha mulher: 2.3 litros de média no troço entre a vasco da gama e o campo grande;
realmente ninguem comparou o seu carro com os nossos falamos só de media mas o meu carro em dias de 2º circular em horas de ponta, quando ainda vivia em massama e ia todos os dias para o parque expo não passava dos 5lt... mas atenção o segmento em que o seu carro está incluido é muito superior ao meu...

mas... os 3.5 lt faço os em longas distancias já qu o meu veiculo tem depsito para 45lt e chego facilmente aos 1280km com um depsoito tendo em conta que acende a luz da reserva ou seja devo ter ainda perto de 4 lt por isso desprezando esse valor feito a unha os calculos faço cerca de 1280km com a media de 3.51lt embora a real seja mais baixa, os mancos , 3 cilindros são inspirados nos famosos 1.2tdi, que gastavam os 3lt por isso não vejo surpresa nenhuma em conseguir fazer menos de 4lt...

mas atenção o prius é gasolina e o meu é gasoleo!

mas mesmo que o preço da gasolina fosse igual ao do gasoleo só para compensar a diferença de preço entre ambos os carros e consumos demoraria pelo menos 10 anos para compensar o valor do prius, isto é se o prius não consumi se nada!

joao.prates espero que não leve a mal esta minha observação já quie é só uma opinião pois ponderei imenso entre comprar o veiculo que detenho ou o prius foi uma escolha muito dificil já que com o prius iria ter uma segunda renda com o ibiza foi a pp, nem todos temos a opurtunidade de o adquirir!

o honda hybrid foi a 3

espero que encare como mais uma opinião e não um ataque a sua escolha!
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Mensagem por Sa »

boas outra ves
já agora tambem pergunto, afinal qual o problema do gpl neste comprativo, leio e volto a ler e nao vejo nehum. afinal dos derivados de petroleo á nossa disposiçao e o mais ecologico, ou será que não

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serges
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Mensagem por serges »

não sabia que havia ibizas de 3 cilindros, já aprendi alguma coisa hoje.
seat ibiza 1.4tdi 3 cilindro existem duas motorizações uma de 70cv e a 2º de 80cv, a segunda não é mais que uma reprogramação da 1º e logo consome mais e claro mais co2.

mas creio que conhece este motor dos audi a2 1.4tdi, mesmo modelo do 1.2tdi, esse sim mais economico e menos pouluidor, o meu infelizmente está nos 120g/co2 mas com o bio...
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tlima
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Mensagem por tlima »

joão, nunca foi minha intenção afirmar que o meu carro é mais ecologico que o prius, isso seria no minimo ridiculo... mas a comparação entre os nossos carros em termos de consumo é plausivel, dado que o meu carro até é maior e mais pesado que o seu (sem contar o facto de o seu ser novo e o meu ter 10 anos).
sa, de facto o meu 1.9 tdi é fumarento e a gasoleo. mas tenho a certeza que polui menos que muitos smarts e hibridos, dado que só anda quando é mesmo necessário (faz uma média de 500 km/mês)
tudo o resto faço a pé ou de bicicleta e para mim isso sim é ecologico
não estou a defender o diesel, muito menos o jornalista que fez o artigo.

p.s.: as média de 4.5 que indiquei à pouco é, obviamente, com o ac desligado como ando sempre.

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Sa
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Mensagem por Sa »

joao.prates Escreveu:
sa Escreveu:boas outra ves
já agora tambem pergunto, afinal qual o problema do gpl neste comprativo, leio e volto a ler e nao vejo nehum. afinal dos derivados de petroleo á nossa disposiçao e o mais ecologico, ou será que não
olá sá

pois, eu tenho informações contraditórias quanto ao gpl.

a opinião generalizada, talvez propaganda dos instaladores gpl é de que o gpl polui menos, mas os dados oficiais das marcas em alguns modelos dizem precisamente o contrário.

não tive tempo para procurar testes credíveis feitos por entidades competentes para o efeito, por isso não afirmo nada com certezas.

há tanta coisa na internet, tipo aquela do hummer vs prius... que até arrepia, por isso é sempre preciso procurar em sítios de confiança.

aqui ficam os valores que penso serem oficiais de alguns carros a gpl que já vêm preparados de fábrica, e arrepiem-se com os valores das emissões...

http://www.moteurnature.com/actu/2006/g ... lution.php

a única vantagem que vejo é o preço francamente inferior do gpl face à gasolina ou até ao gasóleo, mas a poluir desta maneira é "carta fora do meu baralho".

boas j.prates
como já te dito á dias pensava que tinhas lido ao contrario, mas afinal tinhas razao, tinhas lido bem a informaçao é que esta mal e muito mal.
sendo assim aqui vai a resposta de alguem que percebe mesmo a serio da coisa:
estes senhores autodenominam-se: “le spécialiste de l'auto écologique” . uma leitura mais atenta revela que se estes senhores souberem quantos são 2 + 2 já não é nada mau.
vamos lá a isto...

1/ il faudrait utiliser le gpl car sinon il serait gaspillé.

(deve utilizar-se o gpl senão será queimado.)
neste ponto os srs ignorantecoligistas procuram ridicularizar este argumento, dizendo que o gpl é hoje um combustível com valor para outras utilizações e portanto nunca seria queimado se não fosse utilizado como combustível auto. se os srs ignorantecoligistas percebessem alguma coisa de alguma coisa saberiam que não é nas refinarias que a queima de gpl é prática corrente, mas sim nos campos de extracção de petróleo e gás natural. os campos de petróleo têm uma camada superficial de gases, constituídos por gpl e gás natural, os quais têm de ser retirados por questões de segurança. depois 3 coisas podem acontecer. ou são libertados(pior alternativa em termos de segurança e ambientais porque o metano é um gás de efeito de estufa muito mais potente do que o co2), ou são processados e enviados para gasodutos como gnc, ou para navios como gnl(processos nos quais o gpl é um subproduto e que são responsáveis por 60% da produção mundial) ou são queimados. a título de exemplo angola queimou em 2004 85% de todo o gás natural que produziu(deste cerca de 4% é gpl). quer dizer que foi produzida uma quantidade enorme de co2 sem que tivesse sido retirado nenhum proveito. mais. se os srs ignorantecoligistas soubessem o que é o banco mundial, saberiam que este tem um programa destinado exclusivamente a incentivar a produção de gnl(e consequentemente gpl) para evitar a queima fútil destes gases. se os srs. ignorantecoligistas quiserem leitura suficiente para os resto dos seus dias basta introduzirem num motor de busca as palavras “flare natural gas”.

2/ le gpl serait naturellement moins toxique que l'essence et le gazole.

(o gpl é naturalmente menos tóxico).
não contentes os srs. continuam os seus disparates. agora argumentam que isto não é verdade porque os teores de enxofre do gasóleo e da gasolina são agora inferiores aos do gpl, que o teor de benzeno é agora 10% do que era há 20 anos, etc, etc. os srs esquecem-se que não há almoços grátis. a redução do teor de enxofre da gasolina e do gasóleo por dessulfuração tem um preço elevado em termos de emissões de co2 nas refinarias (e de so2 em alguns casos) e também financeiro. mas como os srs não sabem como funciona uma refinaria, não sabem que ela consome energia(e muita) e que quanto mais complexas as operações de refinação mais energia é consumida. e energia é co2. assim quando coloca o seu gasóleo ou gasolina de baixo teor de enxofre(e recordo que só em 2009 é que estes combustíveis estarão disponíveis em abundância) no depósito mesmo antes de andar já produziu bastante co2 adicional. aliás aquando da calendarização da introdução na europa de combustíveis de baixo teor de enxofre(directiva auto-oil) este assunto foi muito debatido, mas os srs. deveriam provavelmente estar a dormir. refira-se ainda que isto tenderá a piorar à medida que a disponibilidade de crudes com baixo teor de enxofre for diminuindo. no caso do gpl a diminuição do teor de enxofre poderá ser conseguido alterando o tipo de marcador(odorizante) utilizado, sem que dai resultem quaisquer emissões adicionais de co2. quanto ao benzeno (que aumentou numa primeira fase para ajudar a combater a redução de octanas provocada pela adição de chumbo) a sua diminuição foi conseguida à custa da adição de oxigenados, como o mtbe, o qual está agora por sua vez a ser reduzido pois infiltra-se no lençóis freáticos alterando o sabor da água. elucidativo, não? diz ainda que as emissões de poluentes não regulamentados estão “mal documentadas”. aconselho-o a estudar antes de escrever disparates.

3/ l'usage du gpl génererait moins de gazs à effet de serre que l'essence et le gazole.

(a utilização do gpl produz menos efeito de estufa que a gasolina ou gasóleo).

aqui tenta agora provar que os carros diesel emitem menos co2 do que os a gpl. nos últimos anos os construtores estiveram ocupados em aumentar a eficiência dos motores diesel para fazer face aos custos elevados da gasolina na europa e à necessidade de reduzir as emissões de co2 do seu “mixing” de modelos. diga a qualquer engenheiro automóvel qual a maneira mais fácil de reduzir as emissões de co2 e a resposta é simples: dieselizar. diga ao mesmo engenheiro que não pode utilizar motores diesel e a resposta é injecção directa de gasolina, motores híbridos, gpl e gás natural. foi o que fizeram os japoneses. se os limites de emissões fossem iguais para motores a gasolina e diesel estariamos conversados. mas como os motores a gasolina foram obrigados a cumprir normas muito mais restritas(veja-se a adopção dos catalisadores) a atenção nos motores a gasolina esteve focada neste aspecto em vez de na eficiência. isto começa a mudar: a adopção de motores de injecção directa, e em breve, desprovidos de borboleta e com válvulas de comando electrónico, irão permitir a redução do fosso que os separa dos motores diesel. estes passarão a ter de preocupar-se cada vez mais com as emissões poluentes, em vez de com a eficiência. nos próximos anos o fosso voltará a ser o do passado: os carros a gasolina consumirão cerca de 10% mais do que os diesel equivalentes. se os mesmo carros funcionarem a gpl emitirão menos co2 do que os equivalentes diesel. mesmo actualmente se tivermos em conta tudo o que já escrevi sobre a refinação e obtenção de gpl, se tivermos em conta todos os factores, o gpl já emite menos co2(o sr. põe em duvida que venha a ser possível aos carros de injecção directa funcionarem a gpl, respondo-lhe com uma frase do escritor mark twain acerca da notícia da sua morte que leu no obituário do new york journal: “as notícias da minha morte são largamente exageradas”. é que já a sra roselyne bachelot tinha previsto o fim do gpl, e não lhe vou falar do que se está a fazer em investigação sobre este assunto). resumindo o senhor está a ver o filme ao contrário. quer um combustível que emita os mesmos gases de efeito de estufa do que o gasóleo e seja melhor nos outros poluentes? quer um combustível que seja em 60% independente do petróleo? quer um combustível que ajude a alargar o leque de escolhas e que abra caminho à aceitação de outros combustíveis gasosos, como o gás natural e o hidrogénio? esse combustível é o gpl.

4) neste ponto continuam as meias verdades. fala, por exemplo da tecnologia bluetec, que nada mais é do que um catalisador scr utilizado por outros construtores, única maneira de cumprir as normas euro5 por parte dos motores diesel pesados. consiste, basicamente, na adição de um reagente(semelhante à amónia) que reduz os óxidos de azoto. mas parece que o sr. continua a pensar que há almoços grátis. esse reagente custa cerca de 0,60€ o litro e é consumido à razão de cerca de 5% do gasóleo utilizado. então e esse reagente não custa energia (e logo co2) a produzir? depois ainda se indigna pelo gpl custar 40% menos por litro do que o diesel! então o sr. não sabe decididamente fazer contas. um litro de gasóleo produz cerca de mais 40% de co2 do que o gpl e até mais do que a gasolina, por isso a diferença de preços até deveria ser maior atendendo ao que já foi aqui demonstrado. tudo o que o sr. diz que pode ser aplicado a motores a gasolina também poderá ser aplicado a motores a gpl. é que a pressões relativamente elevadas(tais como as utilizadas na injecção directa de gasolina) o gpl é consistentemente líquido, tal como a gasolina. mas como o sr. parece não perceber nada de mecânica, não me vou alongar. o sr. mostra também como um incentivo a um combustível através do preço pode ser mal utilizado, ao servir para tornar barata a utilização de carros muito gastadores(o que de resto é o que se passa actualmente em relação ao gasóleo). é verdade, por isso os incentivos devem ser sobretudo à transformação e não tanto ao combustível, e depois devem ser fiscalizadas as emissões para ver se de facto estão ao nível do que seria de esperar.
para terminar gostaria de lhe dizer o seguinte. o tipo de abordagem que o sr. fez em relação ao gpl pode ser feita em relação a cada um dos combustíveis que aqui apresenta, até não sobrar nenhum. o futuro terá de ser feito de muitos combustíveis e não de um ou dois, como no passado. e o gpl, como gnv, o bioetanol, o biodiesel, o biogás, o hidrogénio, a electricidade, todos terão o seu lugar, cada um com as suas vantagens próprias e as suas vicissitudes. devemos esforçarmo-nos para que haja mais escolha e não para que haja menos

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Sa
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Mensagem por Sa »

tlima Escreveu:joão, nunca foi minha intenção afirmar que o meu carro é mais ecologico que o prius, isso seria no minimo ridiculo... mas a comparação entre os nossos carros em termos de consumo é plausivel, dado que o meu carro até é maior e mais pesado que o seu (sem contar o facto de o seu ser novo e o meu ter 10 anos).
sa, de facto o meu 1.9 tdi é fumarento e a gasoleo. mas tenho a certeza que polui menos que muitos smarts e hibridos, dado que só anda quando é mesmo necessário (faz uma média de 500 km/mês)
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boas
ora aqui esta o verdadeiro exemplo da alternativa ao petroleo sim senhor tás de parabens mas olha que tenho o meu carisma 1.3 gasolina (futuro gpl) que neste momento faz 100km mês logo menos poluente que o teu a4 . ja aviste o preço da gasolina. tenho agora usado o meu carro de seviço a gpl mesmo particularmente e olha que a poupança é fenomenal chega mesmo a ombrear com o dci que tambem aqui temos. tanto a nivel monetario como a nivel ambiental onde leva larga vantagem.

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joao.prates
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ventoinhas
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Mensagem por ventoinhas »

caldo entornado
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

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ventoinhas Escreveu:caldo entornado
não diria melhor!
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Mensagem por orbis »

tenho que dizer isto. não há aqui nenhuma má vontade contra carros hibridos ou a gpl. eu próprio tenho um como o amigo sá sabe. se não se dá primazia a discussão deste tipo de veículos é porque já existem foruns específicos em portugal sobre eles. quando quero discutir coisas sobre gpl vou ao forum do gpl e não venho massacrar a rapaziada daqui que não tem culpa nenhuma. da mesma forma, acho interessante que se aborde os híbridos, mas estar a transformar isto num forum sobre toyota prius, ultrapassa os limites do razoável.
isto é um forum que aborda todas as tecnologias que usamos ou possamos vir a usar. como a maior parte de nós (e dos cidadãos deste país) tem carros diesel, é natural que se abordem questões com vista a melhorar o seu desempenho. outra coisa seria irrealista.
daí a a afirmar que isto é um forum sobre carros diesel vai uma grande distância e é tremendamente injusto.

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escalavardo
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Mensagem por escalavardo »

jp, as baterias do teu prius devem estar quase a precisarem de ser mudadas, ou não?

também dizes que nós só defendemos o velho motor de explosão. tenho conhecimento que o prius tem um motorzinho pequenino que consome gasolina, ou não?
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