Ideia para aquecimeno de agua.

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Ideia para aquecimeno de agua.

Mensagem por nunopaulo1975 »

Olá pessoal.

Gostava de saber se alguém já pensou em utilizar tubos de inox para fazer um painel de aquecimento de aguas.

A minha ideia é utilizar tubo de inox 18mm ou superior para os colectores e tubo de 12mm para fazer a ligação entre os colectores.
Penso utilizar acessórios de aperto com porca, para fazer a ligação de todos os tubos.

Sei que vou gastar uns €€€ nos tubos e especialmente nos acessórios, mas a ideia é ficar com um painel anti-corrosão.

Creio que o cobre é capaz de ficar mais caro, do que o inox.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ideia para aquecimeno de agua.

Mensagem por visitante1 »

No verão até uma mangueira de plastico ao sol aquece agua, o pior é no inverno...
isso de fazer paineis caseiros não fica mais caro que comprar um já feito?
vendem-se paineis de 300L e 30 tubos de vacuo por menos de 800€!! será q compensa?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Ideia para aquecimeno de agua.

Mensagem por CrOhN »

Inox é um péssimo material para se construir um painel. A conductividade térmica é baixissima.


Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Ideia para aquecimeno de agua.

Mensagem por nunopaulo1975 »

A ideia é utilizar tubos de inox, apenas por ser mais facil de trabalhar do que o cobre, penso eu.

Acho que soldar o cobre deve ser mais dificil do que utilizar os acessórios para fazer as ligações com o tubo de inox.

A ferramenta que se utiliza para cortar o cobre e o inox, é a mesma, um "corta tubo" que se compra em qualquer lugar por 5€ / 10€.

Também penso em usar tinta de spray, daquela que se usa para pintar as salamandras e os recuperadores de calor, para pintar tudo de preto.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”