Dúvida em potência

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Gilmar
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda jul 01, 2013 2:20 am

Dúvida em potência

Mensagem por Gilmar »

:o :?: Boa noite. Alguém sabe como conferir a potencia de uma célula solar isoladamente? Se realmente ela fornece 4 w ou 8 A conforme mostra os dados do vendedor?

Montei um painel de 36 células 6x6 em série, ligado em um inversor grid tie. Deveria resultar 18 v e 144 w, porem o resultado foi 20,5 v e 65 w. Alguém pode me explicar por que? Grato antecipadamente.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Dúvida em potência

Mensagem por Jorge Rocha »

Gilmar Escreveu::o :?: Boa noite. Alguém sabe como conferir a potencia de uma célula solar isoladamente? Se realmente ela fornece 4 w ou 8 A conforme mostra os dados do vendedor?

Montei um painel de 36 células 6x6 em série, ligado em um inversor grid tie. Deveria resultar 18 v e 144 w, porem o resultado foi 20,5 v e 65 w. Alguém pode me explicar por que? Grato antecipadamente.
Normalmente o fabricante dá esse valor, referindo que é em pico! Quer dizer que só nas melhores condições é que os dará!
Também se o resultado foi de uma maior tensão, acho que deverias colocar mais carga no circuito para que a tensão baixasse até aos 18V e só aí verias sua potencia efectiva!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Gilmar
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda jul 01, 2013 2:20 am

Re: Dúvida em potência

Mensagem por Gilmar »

Caro membro Gold. Não sei o seu nome. Agradeço a sua resposta. Referente ao seu comentário sobre aumentar a carga, quando eu ligo o painel na rede o valor cai para 14,5 volts. Isso ao sol do meio dia com o meu painel voltado exatamente perpendicular aos raios do sol. Porem o valor da potencia gerada fica só nos 65 w. Eu não entendo nada ainda desse assunto porque estou apenas começando com células fotovoltaicas. Estava aqui pensando se o motivo não seria o fato de estarmos no começo do inverno aqui no Brasil. O sol não é tão forte quanto no verão.... Será????? Grato


Autor do tópico
Gilmar
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda jul 01, 2013 2:20 am

Re: Dúvida em potência

Mensagem por Gilmar »

Boa tarde... Só pra me desculpar, entrei em seu perfil e encontrei o seu nome. Obrigado Jorge Rocha. Aguardo a sua resposta e outras se houver.... Até mais.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Dúvida em potência

Mensagem por Jorge Rocha »

Gilmar Escreveu:Caro membro Gold. Não sei o seu nome. Agradeço a sua resposta. Referente ao seu comentário sobre aumentar a carga, quando eu ligo o painel na rede o valor cai para 14,5 volts. Isso ao sol do meio dia com o meu painel voltado exatamente perpendicular aos raios do sol. Porem o valor da potencia gerada fica só nos 65 w. Eu não entendo nada ainda desse assunto porque estou apenas começando com células fotovoltaicas. Estava aqui pensando se o motivo não seria o fato de estarmos no começo do inverno aqui no Brasil. O sol não é tão forte quanto no verão.... Será????? Grato
Caro Gilmar, os nossos nomes aqui são os nossos nick names, que poderão corresponder ou não aos nomes verdadeiros do baptismo.

Ser membro Gold também não é nenhum estatuto, mas simplesmente significa que já enviei um determinado numero de mensagens.

Em relação ao seu problema, é possível que realmente o foco de intensidade de luz não esteja no seu melhor.

Já estive no seu maravilhoso país e verifiquei que os raios de sol não são mais fortes do que os de países mais distantes do equador, talvez por haver uma percentagem de humidade superior no ar...
Tenho ouvido dizer que a elevada temperatura no painel também lhe retira potencia...
Existem aparelhos que se pode medir os lumen´s, e talvez isso possa querer dizer alguma coisa nesse sentido...

Portugal, um pequeno país, tem diferentes indices de radiação solar de lugar para lugar, por vezes com menos de 100km de distancia uns dos outros! Terá que visualizar em qual territorio está incluido e qual a radiação média do mesmo.

Também, conforme lhe disse na primeira mensagem, poderá ser da falta de corrente no circuito. Isso quer dizer que pode, o aparelho que tem, não estar a debitar toda a energia fornecida pelo painel. Deverão existir muitos aparelhos diferentes em todos os sentidos!

Também o medidor de energia que está a utilizar pode não estar bem aferido...

Tantas coisas podem estar a acontecer, que dificilmente o podemos ajudar com o pouco que nos descreveu!

Tente ser mais preciso na informação que aqui coloca, e juntar imagens ou datassheet dos aparelhos e esquemas de ligação, tensões e amperes obtidos, etc...

Cumprimentos
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Gilmar
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda jul 01, 2013 2:20 am

Re: Dúvida em potência

Mensagem por Gilmar »

Obrigado Jorge. Muita gentileza sua. Vou ver o que consigo fotografar aqui e te mando. Pode ser por e-mail? Qual o seu e-mail? Ou é possível enviar fotos por aqui?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Dúvida em potência

Mensagem por Jorge Rocha »

Gilmar Escreveu:Obrigado Jorge. Muita gentileza sua. Vou ver o que consigo fotografar aqui e te mando. Pode ser por e-mail? Qual o seu e-mail? Ou é possível enviar fotos por aqui?
Não necessita agradecer! Eu não fiz nada!

Pode colocar aqui as fotos, que com certeza haverá que entenda mais do assunto que eu, e que todos juntos possamos enriquecer nossos conhecimentos!

Cumprimentos
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”