Duvida / ajuda

Responder

Autor do tópico
Jose Salgueiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: domingo ago 18, 2013 8:25 pm

Duvida / ajuda

Mensagem por Jose Salgueiro »

Boa tarde a todos.
Tenho 8 paineis de 240w todos iguais + 1 de 200w + 2 de 130w ligados em serie, total 10 paineis de 31v .
Gostava de saber qual a melhor maneira de os ligar a um carregador outback flex 80a, em serie, paralelo, strings...etc.
Ja tenho cabo de 4mm com as fichas colocado, uma baixada por cada 2 paineis até ao sitio do controlador, 5 baixadas.
Obrigado desde já pela ajuda prestada de todos.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por visitante1 »

Viva,
antes de mais deverias passar pelas apresentações para a malta te conhecer melhor...
agora em relação á tua questão, seria importante saber primeiro qual a tensão de utilização que o sistema vai funcionar, de qualquer forma na minha opinião eu colocava os paineis em 4+4 (os de 240wp) que ainda está dentro da tolerancia maxima do outback, os outros arranjava um controlador só para eles e ligava-os de forma a perfazer a tensão adquada (a que ainda não sabemos qual é).
Entretanto expoem melhor o teu projeto que a malta gosta de ver.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Jose Salgueiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: domingo ago 18, 2013 8:25 pm

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por Jose Salgueiro »

Obrigado pela resposta, vou usar baterias de 24v.
Pode explicar melhor o uso de outro controlador para os 2 paineis? estando este segundo controlador ligado em paralelo ás baterias com o outback não irá influenciar e deturpar a leitura de carga das mesmas?
Obrigado

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por Esteves »

Como disse o @pnunes ligas os 4+4 ao outback os outros arranjas outro controlador que suporte os outros painéis, e ligas os mesmos em paralelo, visto que não tens potências iguais, até porque o outback já não suporta mais que os 8 de 240.

Pode explicar melhor o uso de outro controlador para os 2 paineis? estando este segundo controlador ligado em paralelo ás baterias com o outback não irá influenciar e deturpar a leitura de carga das mesmas?
Sim é para ligar em paralelo e não há problema na leitura das baterias.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
Jose Salgueiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: domingo ago 18, 2013 8:25 pm

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por Jose Salgueiro »

Obrigado pela ajuda.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por visitante1 »

Respondendo á questão levantada no topico de apresentações:
O outback suporta até 150V tensão max absoluta, seria importante saber exatamente as tensões dos modulos em VOC e VMP.
Presumo que devem ser modulos de valor aprox: 30V VMP (tensão maxima potencia), a duvida será mesmo a tensão VOC (tensão circuito aberto), essa sim pode exceder a tensão maxima dele.
Se assim for deves colocar paralelos de series de 2.
Coloca aí as carateristicas deles.

Em relação a outro controlador para os restantes paineis anda-se a usar um que parece bonzito, é o Western WRM15, é mppt.
O LZE, teu vizinho tem e parece que está contente.

Compraste o outback cá ou fora? eu comprei um fora mas agora já existem preços cá tão bons ou melhores que lá fora!
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por Emanuel Couto »

Fala mais deste projeto!?

Quanto as tuas dúvidas, já foi tudo dito.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Jose Salgueiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: domingo ago 18, 2013 8:25 pm

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por Jose Salgueiro »

Boa tarde a todos e obrigado pelas respostas.
Os paineis de 240w tem VOC 37.2 e VMP 30.
Mandei vir o Outbck de espanha +/- 660 eur, o representante em Portugal pede 640+ iva a 23%.......enfim....
Tenho por cá um MPPT made in china, mas penso que não é mau de todo, mas só dá para 12/24v 20A a marca....não tem... mas tive a ver no youtube e falam bem do dito, ficou a 75 eur já com impostos de importação. Não sei colocar o link do youtube aqui.
Mas tenho mais uma duvida, ou mais....
Em serie, se um painel fica á sombra, que é o meu caso depois das 18h, essa string fica comprometida, não? em serie afeta o rendimento do conjunto, ou estou errado? portanto 4x4 perco 4 paineis depois das 17.30/18H...
No caso de ter todos os paineis de potencia diverente, p.ex. 1x 200w + 1x 180w + 1x 240w...etc não os podia ligar ao outback? ou tinha que ser todos em paralelo? mas a voltagem de cada é igual....
Mais informo que o cabo que tenho ate aos paineis, que de momento estão ligados em paralelo 2+2+2+2+2 é de cabo normal de electricidade multifilar paralelo de 4mm (não vale bater) mas foi o que se arranjou.....com fichas hc4 que instalei....tenho uma baixada por cada 2 paineis e esses 2 paineis estão em paralelo, portanto maximo 16 A....hehehe em 4mmm....(não vale...)

Como tenho já 5 baixadas instaladas, e para não comprometer o rendimento de estarem 4 + 4 em serie, e se os ligar 2 em serie + (paralelo) + 2 em serie.......portanto 4x cada 2 em serie.....ficava com isto a 60v 32A , penso que o cabo terá menos perdas a 8A, tudo no outback, 4x2 em paralelo e os outros 2 em paralelo, 24v 16A no chines.

Mais adianto que faz hoje 1 semana que parti a perna esquerda pois cairam-me 10 baterias de traçaão em cima da cuja e por isso estou em casa .....pra qui sem fazer nada a olhar pros paineis...

Tambem não sei meter fotos aqui, pois podia mostrar aqui as invenções...


Obrigado pela ajuda a todos

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por visitante1 »

Bem, começando pelo fim, isso das baterias em cima das pernas é dose... desejo-te melhoras rápidas.

Sim, também podes colocar os paineis em par de 2, o outback aguenta, e assim é capaz de minimizar as sombras,
tenta é só meter os de potencia igual no outback e os restantes no xinoca.

Em relação ao outback pelos vistos ficou mais barato em espanha, o melhor preço que encontro cá ronda os 670€ já com iva e transporte.

cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por Emanuel Couto »

Bolas!!!!!
Levar com estas baterias, não é pêra doce!!!!! :o :o As minhas melhoras....

Para adicionares as fotos!
Quando vais fazer um comentário, tem lá sítio para adicionar foto!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por nunopaulo1975 »

As melhoras para o José.

Um abraço.


Autor do tópico
Jose Salgueiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: domingo ago 18, 2013 8:25 pm

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por Jose Salgueiro »

Obrigado a todos, é para aprender que quando se trabalha com estas baterias de 70cm de altura e com 8cm de largura e ainda por cima todos os 10 elementos de 2v ligados entre si, com 37kg cada, podem-se desequilibrar e quando damos por isso já estão em queda….tiramos uma perna …mas a outra…...e já era !

Estou á espera do outback, que nem a perna engessada me vai parar....

Isto vem tudo a ajudar, em Agosto de 2012 pedi á edp para alterar a potencia contratada de 10,35 kva par 6 e picos kvas.
Veio cá o homem e mecheu naquilo, e mais selo de seguraça e pimba, tudo ok.
As faturas passaram a mencionar a nova potência contratada e o seu preço por kwh , etc e eu nunca verifiquei os amperes no disjuntor, claro que o técnico é ele….
Hoje recebo uma carta deles com 3 paginas, com acertos na tarifaçáo referente a um ano, pois a dita alteração não foi feita pelo homem da companhia e tenho que pagar os acertos do valor do kwh de 1 ano, no valor de 470 euros..... e esta?

Vai de telefonar.....uns miudos atendem o telefone e não sabem nada de nada e amanha vem cá outro homenzinho verificar se houve alteração ou não....
Isto tá bonito, qualquer dia ….off-grid….total....e vão contar a luz ali no vizinho....

Isto é só um desabafo….mas que revolta, revolta…

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por Emanuel Couto »

Inacreditável.......inaceitável....... :shock:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por nunopaulo1975 »

Imaginem como será quando vierem os chineses fazer as leituras e instalar os contadores.


Autor do tópico
Jose Salgueiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: domingo ago 18, 2013 8:25 pm

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por Jose Salgueiro »

Devem ver tudo aos quadradinhos....e vai disto.....150kva de consumo..hehehehe

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Duvida / ajuda

Mensagem por david_neves »

Nao precisam de ser chineses o que veio medir ca a casa ve como deve ser e mediu 50kw a mais, boa sorte com o projecto.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Responder

Voltar para “Energia Solar”