Proteção saída do Inversor ???


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas Tardes


O que me recomendam para proteger o inversor, para que não me aconteça novamente a situação seguinte:
- Com o sistema ligado, enganei-me numa ligação que trocava o neutro pela fase, no seu todo, e após uma ligação, houve um curto circuito que me "berrou" o inversor.

O que poderei colocar após o inversor, saída dos 230v, para que não possa ser retornada qualquer corrente ao inversor, fluindo a corrente num só sentido, para que não aconteça o que descrevi anteriormente.

Abraço

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por Emanuel Couto »

Um disjuntor ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por visitante1 »

mas que tipo de inversor estamos a falar? rede, isolado??
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por Njay »

Nunca mexer no sistema com ele ligado e verificar bem as ligações antes de o ligar. Fazer um diagrama ajuda imenso a pensar e a fazer a verificação.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas

Coloquei este post, porque mesmo com o diferencial instalado e respetivos disjuntores, ao "provocar" um curto circuito o mesmo não disparou o diferencial, embora tenha trocado antes em todo o sistema a fase e o neutro, uma vez que tenho o sistema com colocação de uma ficha numa tomada e ao colocar a ficha de uma forma ou de outra, acabei trocando a fase e o neutro, causando anomalias no inversor, que deveria estar em principio "protegido", mas pelos vistos não estava, uma vez que mesmo depois da mudança de fusiveis, cada vez estava pior.

O inversor é off grid, só que tenho, como referi, um diferencial na saída, como se pode reparar na imagem.
Seria por ter trocado o neutro e a fase do sistema? Mas, não deveria o mesmo ter disparado? Foi isto que me fez colocar aqui esta questão, para que não volte a cometer o mesmo erro.
369a.JPG
369a.JPG (38.76 KiB) Visto 4876 vezes
Coloquei agora a fita verde para saber qual a posição quando coloco a ficha na tomada, é desta ficha que mudo, neste caso para a rede, ou retiro a ficha da tomada e coloco a mesmo no inversor quando desejo o solar, embora queira colocar o sistema depois todo automático.

Um Abraço

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!
Os dispositivos (DR) de corrente nominal residual até 30mA são destinados fundamentalmente à "suposta proteção" de pessoas contra choques, enquanto os de correntes nominais residuais de 100mA, 300mA, 500mA, 1000mA ou mais , são destinados apenas a proteção patrimonial contra os efeitos causados pelas correntes de fuga à terra, tais como consumo excessivo de energia elétrica ou mesmo incêndios.
E não para detectar curto circuitos!!!!
Tens que ter um disjuntor para este efeito!!

Coloca aí um rele de potência para fazer by-pass, rede/alternativas !
Última edição por Emanuel Couto em domingo set 01, 2013 4:26 am, editado 1 vez no total.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por Njay »

Não tenho conhecimento prático sobre este assunto, mas por definição um disjuntor diferencial dispara se houver uma diferença de corrente entre a fase e o neutro, mas não é isso que acontece num curto. Se o teu disjuntor diferencial também tiver a funcionalidade de disparar em caso de excesso de corrente, por um lado é preciso que o valor esteja bem dimensionado para o inversor (por exemplo, não vale a pena meter um disjuntor de 10A se o inversor é de 1000W), e por outro, os tipicos disjuntores de 230V são dispositivos de protecção pensados para proteger dispositivos mais robustos do que aparelhagem electrónica...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por Njay »

Pensando bem, nem sei se vale a pena meter um disjuntor normal à saída desse inversor, deve haver algum tipo de disjuntor próprio para isso.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por visitante1 »

Eu só não estou a perceber qual é o problema de trocar a fase com o neutro num sistema monofasico desses que nem sequer tem deteção de neutro.
Um inversor offgrid está a alimentar uma carga certo?
para esse tipo de cargas tanto faz a posição da alimentação!!!
será que estava a ligar á tomada da rede?
será que quando se ligou a tomada á ficha não havia uma carga mais ou menos forte e deu um pico ao inversor e ele não gostou?
talvez um dijuntor de 4A curva C ajudasse a evitar isso
não estou a perceber nada!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por Emanuel Couto »

Se o inversor vier com a saída (AC) do tipo flutuante, não há problema, mas os que já vem definidos com fase e neutro, ou mesmo se a pessoa fizer esta operação externamente, (terra de serviço) não podemos inverter as polaridades!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por visitante1 »

mas p+ara alimentar o quê??? continuo sem perceber!!! um circuito monofasico qualquer???
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por MRider »

Pelo que percebi ligaste o inversor off grid a rede edp . Foi isso ?

Já tens uma terra de serviço ?

Tens um contactor para fazer a comutação entre o inversor e a rede edp ?
Live long and prosper!


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas Tardes

Coloca aí um rele de potência para fazer by-pass, rede/alternativas !
Será que o amigo Emanuel me poderia dar a referência do rele de potência para fazer o by-pass?

Pois o DR que possuo é de 300mA, uma vez que "berrei" o inversor, hoje decidi então verificar a área onde tenho a entrada para o DR, que ainda estou a comutar manualmente para a rede, ou para o solar, para não vir a ter mais chatices com algum curto circuito e que venha a berrar o inversor que estou à espera.
Provoquei um curto circuito e realmente o DR desarmou, só que na primeira vez disparou o quadro, além do desarme, coloquei então antes, tipo experiência um dijuntor de 6A antes do DR e provoquei novamente um curto circuito, o DR desarma, a rede vai abaixo por instantes, mas, o geral não disparou, o que siginifica que isto assim ainda não está operacional, irei então mudar o DR por um 30mA, para ver o que sai, é que tenho tantas ligações, porque estou a alimentar muitos sitios diferentes, muitos quadros e agora tenho de rever isto tudo e os conhecimentos nesta área são tipo faça você mesmo, mas, nada em grande profundidade.

Não é para alimentar um circuito monofasico qualquer, é para alimentar toda a casa, eletrodomésticos ...

Não cheguei a ligar o inversor off grid à rede, o que causou o dano do inversor foi um curto circuito que ocorreu e o diferencial não fez a sua função, talvez por razões explicadas já aqui, irei depois verificar.

Ainda não tenho contactor para fazer a comutação entre o inversor e a rede, de quantos amperes deverá ser o contactor, o inversor é de 2000w, qual a referência para um rele / contactor que permita fazer a comutação? É que já li uns tópicos sobre isto, só que ou passei uma vista rápida, ou não vi detalhes dos materiais utilizados e da sua instalação.

Abraço

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por visitante1 »

tens a solução descrita num topico dedicado a esse assunto, foi o Esteves que levantou a questão ainda era ele verde no assunto, agora tem um sistema totalmente automatico e até bastante profissional...

viewtopic.php?f=20&t=14357

um dos contactores que podes utilizar é este que aparece na pagina 4 RL4R com 2 contactos fechados e 2 abertos.
Como se liga está descrito no topico em cima.

https://www.geindustrial.com.br/downloa ... atores.pdf

qq coisa estamos por cá
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!

E estudares melhor isso, (no tópico sugerido) para não dar barraca!!

Poderias fazer isto de várias maneiras!

A mais fácil e barata era colocar o tal relé contactor com bobine de 230V, (com potência superior as cargas conectadas) com a bobine de preferência ionizada nas alternativas, para quando esta deixar de existir, os contactos voltarem a sua posição original, fazendo a comutação para a rede.

Mas isto causa um certo corte!
Com alguns eletrodomésticos não há problemas, por exemplo computadores, mas os frigoríficos eletronicos, há que ter muito cuidado!!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas Noites

Irei então amanhã procurar um relé contactor.
Em aparelhos mais sensiveis, colocarei tomadas de proteção.

Abraço

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por Emanuel Couto »

fazpaginas Escreveu:Boas Noites

Irei então amanhã procurar um relé contactor.
Em aparelhos mais sensiveis, colocarei tomadas de proteção.

Abraço
Era melhor ires com calma !!!

Antes de começares a comprar material, que agora vai-te desenrascar, mas mais pra frente, quando estiveres mais dentro do assunto, vai parar à prateleira a ganhar pó!

Já pensaste num sistema de 'controlo de tensão' para monitorizar as baterias!
Por exemplo (relé que atua quando a sua tensão de entrada é inferior a um valor predeterminado) (baterias com pouca carga)
(Relé que atua quando a sua tensão de entrada for maior que um valor predeterminado)  ( bateria com carga suficiente)

Sem falar nos temporizadores ajustáveis, incluindo um tempo de confirmação da comutação, porque as baterias num pico de consumo podem descer a sua tensão para os valores pré definidos de tensão mínima no relé, fazendo atuar desnecessariamente!

Referente ao tempo de bypass!
Para não teres problemas com cargas mais sensíveis, tipo o frigorífico, para isso o ideal era ter uma  (chave comutadora dedicada)
Mas isto é outra fruta :)

Vendedor de material relacionado= http://pt.rs-online.com/web/c/?searchTe ... tAodZRIA_A
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por visitante1 »

O outback tem uma saída que permite uma certa parametrização, uma delas acho que pode ser controlo de tensão, resumindo se progamar essa saida logica para detetar tensão baixa ela pode dar um sinal ao contactor e mandar fazer bypass.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

solvento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mai 06, 2012 6:19 pm
Localização: Funchal Madeira

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por solvento »

Boas
Se quiseres um esquema simples e que podes sempre aproveitar componentes mais tarde podes ver aqui o meu.
Até agora tem funcionado muito bem
Cumprimentos

viewtopic.php?f=196&t=15952
Os meus Euros andam a tomar RED BULL
http://www.clixsense.com/?5822311

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Proteção saída do Inversor ???

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!

Não me lembrava desta Paulo.
É verdade, o outback tem um relé que pode ser programado para este efeito!

Mas (fazpaginas)! Falando-te mais um pouco sobre comutação entre redes !

Imagina que temos um relé que faz esta comutação ou (bypass) tipo  (2NF) (2NA) e temos a rede conectada nos contactos (NF) que são os de repouso, e a bobina do relé ao ser ionizada pela energia neste caso, do  inversor, vai atuar e comutar para a saída do mesmo, mas há uma certa distância de milímetros entre os contactos do relé para fazer esta transição, levando alguns milésimos de segundo, causando um pequeno corte, que em eletrodomésticos mais sensíveis, em médio, ou longo prazo poderá provocar avarias.

Imaginemos que tínhamos um atuador linear bi-direcional, ou mesmo uma chave dedicada, que basicamente é um mecanismo que combina as ações de massa e campo magnético para impulsionar os contatos no sentido de uma das fontes ao mesmo tempo em que desconecta a outra, sem os micro cortes tão prejudiciais a alguns equipamentos!

Aí sim teríamos uma comutação sem (qualquer corte) ou dependendo do equipamento, seria apenas  só de 2 ou 3 ciclos, que em termos de tempo é bem mais rápido que um piscar de olhos.

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Energia Solar”