Estratificação de electrólito em baterias
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 177
- Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
- Localização: Castelo Branco
Estratificação de electrólito em baterias
Parece que as baterias com electrólito liquido sofrem deste mal.
As baterias que utilizamos nos carros, são agitadas pela vibração do motor e vão se safando.
Nas baterias estacionárias, o ácido fica estratificado durante a descarga e volta a misturar-se durante a carga, por ação das bolhas de oxigénio e hidrogénio.
Encontrei uns sistema de "injecção de ar" para provocar o agitamento do electrólito, mas tem que se furar a parte superior da bateria para introduzir um tubo por onde vai passar o ar, isto em todas as células.
Já alguém por aqui investigou alguma coisa acerca deste tema ???
As baterias que utilizamos nos carros, são agitadas pela vibração do motor e vão se safando.
Nas baterias estacionárias, o ácido fica estratificado durante a descarga e volta a misturar-se durante a carga, por ação das bolhas de oxigénio e hidrogénio.
Encontrei uns sistema de "injecção de ar" para provocar o agitamento do electrólito, mas tem que se furar a parte superior da bateria para introduzir um tubo por onde vai passar o ar, isto em todas as células.
Já alguém por aqui investigou alguma coisa acerca deste tema ???
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Infelizmente é assim mesmo...
Eu inventei o método "sacudir" mas as minhas deste setor são muito pesadas
Eu inventei o método "sacudir" mas as minhas deste setor são muito pesadas
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 177
- Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
- Localização: Castelo Branco
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Pois é, abanar uma bateria de 60kgs, não é fácil.
Tenho de construir um suporte onde colocar as minhas e vou pensar em algo que permita fazer o "abanão" facilmente.
Tipo baloiço ou algo com molas.
Aceitam-se ideias.
Tenho de construir um suporte onde colocar as minhas e vou pensar em algo que permita fazer o "abanão" facilmente.
Tipo baloiço ou algo com molas.
Aceitam-se ideias.
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Há um tipo que fez uma engenhoca com molas de carro!
Realmente não é boa idéia um sistema de "injecção de ar" !
Até porque não iria ter muito eficácia, muito dificilmente o ar chegaria ao fundo das placas, e é aí o lugar mais problemático.
Realmente não é boa idéia um sistema de "injecção de ar" !
Até porque não iria ter muito eficácia, muito dificilmente o ar chegaria ao fundo das placas, e é aí o lugar mais problemático.
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4089
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Isso já foi falado aqui . Eu inventei um sistema com um motor para abanar as baterias .
Mas o pessoal " caiu " em cima de mim a dizer que eu não sabia de nada...
De qualquer modo quando está a carregar bem faz bolinhas no electrolito.
Mas o pessoal " caiu " em cima de mim a dizer que eu não sabia de nada...
De qualquer modo quando está a carregar bem faz bolinhas no electrolito.
Live long and prosper!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 177
- Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
- Localização: Castelo Branco
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Respondendo ao Emanuel, o sistema que eu vi, tem um tubo que vai ao fundo da bateria e o ar é injectado por esse tubo.
Inclusivamente há baterias de tracção que já vêem com o dito furo para se aplicar o sistema de injecção de ar.
Respondendo ao cometário do visitante2team:
Quanto ao pessoal "cair" em cima de quem tem ideias, é normal em Portugal, já estou habituado a isso.
Normalmente são "chicos-esperto" que acreditam em tudo o que lhes atiram para os olhos e quando alguém lhes prova o contrário, ficam fulos.
Uma coisa lhes garanto, os fabricantes não teem interesse em que se utilizem processos para prolongar a longevidade de uma bateria auto, logo não divulgam esses processos.
Mas para os outros tipos (tracção / estacionárias) o mercado é diferente , mais exigente e por isso já começam a aparecer baterias para se lhes aplicarem os sistemas de injecção de ar.
Gostava de ver umas fotos desse sistema que inventaste.
Quanto ao facto de uma bateria borbulhar quando está a ser carregada, é normal, embora não seja saudável para elas. pois vai provocar uma perda de água.
Além de que esse borbulhar não é suficiente para garantir a mistura do electrólito e quando se deixa de carregar a bateria o borbulhar pára.
Pelo que tenho lido em vários documentos, quanto mais homogéneo for o electrólito, melhor para a saúde da bateria.
Por isso, penso ser de considerar a instalação de um sistema para garantir a mistura do electrólito.
Vamos ver se encontro aqui alguém para conceber um sistema.
Inclusivamente há baterias de tracção que já vêem com o dito furo para se aplicar o sistema de injecção de ar.
Respondendo ao cometário do visitante2team:
Quanto ao pessoal "cair" em cima de quem tem ideias, é normal em Portugal, já estou habituado a isso.
Normalmente são "chicos-esperto" que acreditam em tudo o que lhes atiram para os olhos e quando alguém lhes prova o contrário, ficam fulos.
Uma coisa lhes garanto, os fabricantes não teem interesse em que se utilizem processos para prolongar a longevidade de uma bateria auto, logo não divulgam esses processos.
Mas para os outros tipos (tracção / estacionárias) o mercado é diferente , mais exigente e por isso já começam a aparecer baterias para se lhes aplicarem os sistemas de injecção de ar.
Gostava de ver umas fotos desse sistema que inventaste.
Quanto ao facto de uma bateria borbulhar quando está a ser carregada, é normal, embora não seja saudável para elas. pois vai provocar uma perda de água.
Além de que esse borbulhar não é suficiente para garantir a mistura do electrólito e quando se deixa de carregar a bateria o borbulhar pára.
Pelo que tenho lido em vários documentos, quanto mais homogéneo for o electrólito, melhor para a saúde da bateria.
Por isso, penso ser de considerar a instalação de um sistema para garantir a mistura do electrólito.
Vamos ver se encontro aqui alguém para conceber um sistema.
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Respondendo ao Emanuel, o sistema que eu vi, tem um tubo que vai ao fundo da bateria e o ar é injectado por esse tubo.
--------------------------------
Gostava de ver umas fotos desse sistema !?
--------------------------------
Gostava de ver umas fotos desse sistema !?
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Os ditos furos serão para isso ou para extração e posterior canalização dos gases libertados pela reação? é que há locais onde não são permitidos esses gases por varios motivos... e há baterias que tem esses furos para isso.
Não me vou atravessar muito na máteria mas ja tenho conhecimento de baterias á uns anos valentes e nunca ouvi falar dessas cenas de mexer com as baterias...
Mas como eu custumo dizer há muitas coisas que não sabemos e essa pode ser uma delas...
até que alguem prove documentalmente para mim continua a ser um mito...
Não me vou atravessar muito na máteria mas ja tenho conhecimento de baterias á uns anos valentes e nunca ouvi falar dessas cenas de mexer com as baterias...
Mas como eu custumo dizer há muitas coisas que não sabemos e essa pode ser uma delas...
até que alguem prove documentalmente para mim continua a ser um mito...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 177
- Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
- Localização: Castelo Branco
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Emanuel Couto Escreveu:Respondendo ao Emanuel, o sistema que eu vi, tem um tubo que vai ao fundo da bateria e o ar é injectado por esse tubo.
--------------------------------
Gostava de ver umas fotos desse sistema !?
Essa afirmação era para o visitante2.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 177
- Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
- Localização: Castelo Branco
Re: Estratificação de electrólito em baterias
http://www.necon.co.za/battcare.php?w=1280&h=800
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... ce_charge/
http://ecodev.ecovoltpower.com/technolo ... rettyPhoto
http://cecri.csircentral.net/215/1/110-2005.pdf
http://www.aircontrol.es/en/productos/d ... ja_tecnica
Deixo aqui alguns links sobre o assunto.
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... ce_charge/
http://ecodev.ecovoltpower.com/technolo ... rettyPhoto
http://cecri.csircentral.net/215/1/110-2005.pdf
http://www.aircontrol.es/en/productos/d ... ja_tecnica
Deixo aqui alguns links sobre o assunto.
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Estava a referir-me ao sistema do furo nas baterias!!nunopaulo1975 Escreveu:Emanuel Couto Escreveu:Respondendo ao Emanuel, o sistema que eu vi, tem um tubo que vai ao fundo da bateria e o ar é injectado por esse tubo.
--------------------------------
Gostava de ver umas fotos desse sistema !?
Essa afirmação era para o visitante2.
------------------------------------
Quanto a este tema!
Não tenho dúvida que sacudir as baterias periodicamente seja um contributo para a sua longevidade. Fazendo a desobstrução dos pequenos orificios entre as placas.
Principalmente baterias com algum tempo, nas cargas e descargas sucessivas, o material vai-se degradando e libertando pequenos fragmentos de chumbo, que se vão alojando entre o material puroso das placas, dificultando a circulação do eletrolitro.
E outra coisa que fiz com algumas das minhas, foi filtrar o eletrolitro.
Ainda fiz isto em muitas baterias, ou quase todas (as de tração) mesmo as lacadas. Retirei o líquido, depois coloquei num recipiente, deixei a apurar os residuos de chumbo, e voltei a colocar na bateria.
Em algumas baterias o eletrolitro saía mesmo cinzento, claro antes de retirar, tinha que sacudir um pouco as baterias.
Estes fragmentos até podem ocasionar um curto circuito entre as placas.
Depois vou dar uma olhada nos teus link`s
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Bem... como dizia o jaime pacheco nós quando eramos pequeninos eramos muito pobrezinhos e nao havia dinheiro para aprender ingles... mas afrente..
Realmente fala muito de sulfatacao etc e tal, mas esses fenomenos acontecem se a bateria nao for quase usada ou entao em situaçoes ds descargas extremamente baixas. Caso contrario e emutilizaçao diaria e com cargas e descargas constantes de reforço duvido que isso aconteca. Nao sei se ja repararam quando uma bateria esta em carga e com valores de carga adquados burbulha por todo o lado.
Alias o abanar muito uma bateria que ja nao seja nova vai destruir.lhe as placas todas, por isso é que vemos o liquido todo escuro, é precisamente a degradaçao a evidenciar.
Eu arranjei umas baterias completamente sulfatadas com o acido todo agarrado as placas e densidade da agua, passados uns tempos de carga e posterior descarga estao como novas!!! So nao quero ė abanalas muito senao ai é que se transformam em lixo.
Realmente fala muito de sulfatacao etc e tal, mas esses fenomenos acontecem se a bateria nao for quase usada ou entao em situaçoes ds descargas extremamente baixas. Caso contrario e emutilizaçao diaria e com cargas e descargas constantes de reforço duvido que isso aconteca. Nao sei se ja repararam quando uma bateria esta em carga e com valores de carga adquados burbulha por todo o lado.
Alias o abanar muito uma bateria que ja nao seja nova vai destruir.lhe as placas todas, por isso é que vemos o liquido todo escuro, é precisamente a degradaçao a evidenciar.
Eu arranjei umas baterias completamente sulfatadas com o acido todo agarrado as placas e densidade da agua, passados uns tempos de carga e posterior descarga estao como novas!!! So nao quero ė abanalas muito senao ai é que se transformam em lixo.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Mas Paulo, o liquido fica escuro, não é devido ao fato de abanarmos ou não a bateria !!
Mas sim da degradação das placas, resultado das muitas cargas e descargas, claro que quando agitamos as mesmas, se torna mais notório!
Não tem mal agitares as baterias, (elas não se vão desintegrar por este fato), a respeito da sulfatação, e outra historia, e eu mesmo já comprovei, baterias completamente sulfatadas voltaram à vida.
Só mais uma, a respeito dos gases que criam o tal borbulhar!
Na verdade o borbulhar torna-se num bom barômetro para avaliar o nível de carga da bateria.
Quando o borbulhar estiver muito intenso (encostando o ouvido à bateria é uma boa técnica) devemos reduzir a tensão de carga, pois é um sinal de subcorrente de carga, provocando uma maior deterioração das placas, e a perda mais rápida de eletrolito.
Mas sim da degradação das placas, resultado das muitas cargas e descargas, claro que quando agitamos as mesmas, se torna mais notório!
Não tem mal agitares as baterias, (elas não se vão desintegrar por este fato), a respeito da sulfatação, e outra historia, e eu mesmo já comprovei, baterias completamente sulfatadas voltaram à vida.
Só mais uma, a respeito dos gases que criam o tal borbulhar!
Na verdade o borbulhar torna-se num bom barômetro para avaliar o nível de carga da bateria.
Quando o borbulhar estiver muito intenso (encostando o ouvido à bateria é uma boa técnica) devemos reduzir a tensão de carga, pois é um sinal de subcorrente de carga, provocando uma maior deterioração das placas, e a perda mais rápida de eletrolito.
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 177
- Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
- Localização: Castelo Branco
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Pelo que tenho lido, a estratificação não é um problema quando as baterias são usadas em ciclos diários.
As minhas baterias estão quase sempre em stand-by, por isso tenho interesse em usar algo para minimizar esse problema.
Nuno
As minhas baterias estão quase sempre em stand-by, por isso tenho interesse em usar algo para minimizar esse problema.
Nuno
-
- Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Se a ideia é abanar as baterias, uma forma fácil é colocar as baterias em cima de um estrado com rodas que giram 360º que vai funcionar de certeza, relativamente ao tubo, a bateria do meu carro tem um tubo mas é para libertar o hidrogénio para o exterior do carro pois a bateria está no interior do porta-bagagens, e como sabem o hidrogénio é explosivo.
Não sei se ajudei alguma coisa, mas fica aqui a minha pequena contribuição.
Não sei se ajudei alguma coisa, mas fica aqui a minha pequena contribuição.
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Sim é uma boa idéia!zointz Escreveu:Se a ideia é abanar as baterias, uma forma fácil é colocar as baterias em cima de um estrado com rodas que giram 360º que vai funcionar de certeza, relativamente ao tubo, a bateria do meu carro tem um tubo mas é para libertar o hidrogénio para o exterior do carro pois a bateria está no interior do porta-bagagens, e como sabem o hidrogénio é explosivo.
Não sei se ajudei alguma coisa, mas fica aqui a minha pequena contribuição.
Falando do tubo! Por acaso à dias atrás vi uma com o respectivo tubinho.
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 177
- Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
- Localização: Castelo Branco
Re: Estratificação de electrólito em baterias
Infelizmente o espaço que tenho para o banco de baterias não é muito.
Então tem que estar fixo num local e não pode fugir muito dali.
Então tem que estar fixo num local e não pode fugir muito dali.