frigorifico não trabalha com inverter de 1000w

Responder

Autor do tópico
solarbike1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jul 31, 2013 4:58 pm

frigorifico não trabalha com inverter de 1000w

Mensagem por solarbike1 »

Olá Camaradas bem ha uns tempos atras comprei um painel 120w uma bateria 120ah e tenho feito uso com lapedas 12v e um inverter de 150w para uma pequena TV.

mas tentei ligar um frigorifico A++ que no compressor diz 96w mas... nada apenas faz "clik" inverter de 150w não deu conta do assunto entao comprei um inverter 1000w mas pouca melhora teve ele bem tenta arrancar mas sem sucesso , problema sera do inverter?

terei de comprar um de onda pura?

desde ja Obrigado pelas respostas

cumprimentos

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: frigorifico não trabalha com inverter de 1000w

Mensagem por ICEM4N »

o meu frigorifico é classe A+++ e no arranque ja deu 900w por uns segundos
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: frigorifico não trabalha com inverter de 1000w

Mensagem por Esteves »

solarbike1 Escreveu:Olá Camaradas bem ha uns tempos atras comprei um painel 120w uma bateria 120ah e tenho feito uso com lapedas 12v e um inverter de 150w para uma pequena TV.

mas tentei ligar um frigorifico A++ que no compressor diz 96w mas... nada apenas faz "clik" inverter de 150w não deu conta do assunto entao comprei um inverter 1000w mas pouca melhora teve ele bem tenta arrancar mas sem sucesso , problema sera do inverter?

terei de comprar um de onda pura?

desde ja Obrigado pelas respostas

cumprimentos

É do inversor, e não tem avaria.

Agora não dá tenho de sair, mas já estão aqui no fórum várias situações iguais no fórum e muitas com solução.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: frigorifico não trabalha com inverter de 1000w

Mensagem por Esteves »

Como já tinha dito no fórum tem situações idênticas, eu passei por isso como se pode ver aqui:
viewtopic.php?f=20&t=15022

Acontece muito com inversores de onda modificada, uns funcionam +/- outros não, já os de onda pura já é outra conversa.
Atenção alguns frigoríficos mais recentes com inversores menus bons (onda modificada) a eletrónica do frigorífico não gosta muito, não quer dizer que não trabalhe mas a durabilidade é muito menor, já um inversor de onda pura a conversa é outra.
Lê bem o tópico que está lá tudo bem explicado, mais um extra “alguns” frigoríficos como todos arrancam com tensão mais elevada depois estabiliza para a mencionada do fabricante, até aqui quase toda gente sabe, mas a tensão do mesmo também aumenta quando está para desligar, exemplo de um dos meus: Arranca a +/- a 500W estabiliza a 90W e nos últimos minutos antes da paragem a 150W.

Cada caso é um caso.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: frigorifico não trabalha com inverter de 1000w

Mensagem por Esteves »

ICEM4N Escreveu:o meu frigorifico é classe A+++ e no arranque ja deu 900w por uns segundos
Tás bom 8-)

Olha eu tenho 3, e 2 deles são dos grandes agora em litros não sei, mas teem cerca de 2 metros de altura 60 cm de largura de marcas conceituadas e são bem diferentes no arranque, um a 1015W estabiliza aos 100W e o outro arranca a 488W e estabiliza aos 90W, o terceiro é dos pequenos 80 cm de altura 50 cm de largura arranca aos 550W estabiliza aos 80W.

Como disse cada caso é um caso.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: frigorifico não trabalha com inverter de 1000w

Mensagem por Emanuel Couto »

E asneira ligar um frigorífico destes a um inversor de onda modificada!!!
No teu caso ! Onda pura, no mínimo 1500 watts.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


hvalentim
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta set 28, 2011 10:27 am

Re: frigorifico não trabalha com inverter de 1000w

Mensagem por hvalentim »

solarbike1 Escreveu:terei de comprar um de onda pura?
Sim. O problema dos frigoríficos mais recentes passa não tanto por problemas na potência de arranque mas pela natureza da onda.

Posso testemunhar que a série A+++ da Bosch funciona impecavelmente em onda pura mas tende a dar problemas em onda modificada.

O problema envolve o facto de por desenho a placa electrónica que controla o frigorífico ser directamente alimentada a 230v (mesma coisa com máquinas de lavar Ariston e presumo de outras marcas), ao contrário por exemplo do que se passa com um computador portátil em que a fonte de alimentação reduz a tensão e minora o problema.

Por outro lado é preciso ter atenção com os "search modes" (o modo disponível em muitos inversores em que para poupança de energia estes permanecem semi-acordados, enviando impulsos períodicos à rede doméstica em busca de carga). Em stand by o frigorífico tem um consumo ridículo que passa indiferente ao inversor. Resultado: se de noite por exemplo o frigorífico for a única coisa activa em casa, ele vai acabar por nunca se ligar. Pior, fica descontrolado, obrigando a desligar e voltar a ligar à ficha.

Isto também significa por exemplo que um frigorífico com um consumo anual declarado de 149Kw/h pode na prática acabar por impôr um consumo adicional de 65 Kw/h só para manter um inversor permanentemente ligado à sua espera (consumo aprox. de 15W 12 horas por dia que de outro modo não ocorreria com o search mode activo e um frigorífico de desenho mais antigo e mecânico).
MPrimeSolar 2070W (9x230)
Outback Flexmax 80
Victron Multiplus 24/3000/70-50
Trace/Xantrex DR1524E
Tab TOPzS 625A C10 (x12)

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: frigorifico não trabalha com inverter de 1000w

Mensagem por Esteves »

Esta situação também ajuda para quem só quer dar uso ao frio....

AQUI
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Responder

Voltar para “Energia Solar”