qual a diferença em usar energia solar em 12v ou 24v ?

Responder

Autor do tópico
manotroll
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta out 14, 2010 7:35 pm

qual a diferença em usar energia solar em 12v ou 24v ?

Mensagem por manotroll »

gostaria de saber as diferenças em usar 12V ou24V em um sistema de energia solar
qual da mais autonomia?
quais as vantagens etc ?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: qual a diferença em usar energia solar em 12v ou 24v ?

Mensagem por visitante1 »

Viva,
as vantagens de utilizar sistemas com tensões maiores são muitas, aliás deve ser sempre dada preferencia por um sistema acima dos 24V.
A não ser que o sistema seja de potencia reduzida, entre 100 a 1000W, sendo que 1000w já não se pode chamar reduzido.
Vejamos:
Secção dos cabos a utilizar tem que ser maior para 12V e menor para 24 ou superior, isto porque a 1000W já tens uma corrente de 83 amperes, se for a 24V terás cerca de 41A e para 48V cerca de 20A.
A eficiencia de sistemas superiores é maior dado que existem menos perdas e os proprios dispositivos para trabalhar com altas correntes tem maiores perdas.
Em relação a autonomia e para uma determinada potencia se tiveres por exemplo 1000w de consumo como vais descarregar a uma corrente superior a 80 e muitos amperes terás que ter uma bateria com envergadura suficiente para suportar essa corrente durante o tempo necessário para alimentar a carga, se for 24V ou superior a corrente é menor mas terás que ter maior numero de batreias para perfazer a voltagem necessária ao sistema. no entanto a bateria será submetida a menor esforço.
Uma outra coisa muito importante é a necessidade que terás de adquirir mais reguladores no caso de sistemas de 12V e caso pretendas aumentar a potencia em paineis, os reguladores estão limitados a uma certa potencia e quanto menor for a voltagem utilizada maior limitação terá.
por cá fala-se numa vantagem que é o facto de se poder utilizar diretamente os 12V na instalação, no meu posto de vista era preferivel utilizar sistema de voltagem superior e colocar um conversor para alimentar esas cargas a 12V.

Dá uma vista de olhos neste tpotico que te ajuda a esclarecer alguns pontos que possas ter duvidas:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 5a4d9ee44e
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
manotroll
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta out 14, 2010 7:35 pm

Re: qual a diferença em usar energia solar em 12v ou 24v ?

Mensagem por manotroll »

sim vou dar uma olhada
eu posso começar com 12v ou 24v e depois subir pra 48v ?
no caso das baterias todas devem ter a mesma amperagem ?
eu posso usar 48V e usar redutores pra 24v ou menos caso seja necessário ?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: qual a diferença em usar energia solar em 12v ou 24v ?

Mensagem por visitante1 »

3 perguntas, 3 respostas:
Podes desde que estejas disposto a comprar algum material que de tanto para 12,24 e 48 que e o caso de alguns reguladores de alta qualidade.
E disposto a colocar de lado outro equipamento como o inversor que nao e adaptavel.

Preferencialmente do mesmo tipo, caso seja so para te divertires podes utilizar qq coisa

Podes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
manotroll
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta out 14, 2010 7:35 pm

Re: qual a diferença em usar energia solar em 12v ou 24v ?

Mensagem por manotroll »

certo e que estou preste a iniciar um projeto e essas são algumas duvidas


Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: qual a diferença em usar energia solar em 12v ou 24v ?

Mensagem por Roger a Jazz »

O projeto é para consumo autónomo?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: qual a diferença em usar energia solar em 12v ou 24v ?

Mensagem por MRider »

O teu contador e digital ?

Se não for ou em alguns casos podes utilizar um grid tie.
É muito mais simples.
Live long and prosper!


Autor do tópico
manotroll
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta out 14, 2010 7:35 pm

Re: qual a diferença em usar energia solar em 12v ou 24v ?

Mensagem por manotroll »

o contador e digital

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: qual a diferença em usar energia solar em 12v ou 24v ?

Mensagem por AngelSpeedy »

Bom vai depender muito do que se quer preparar, para mim um sistema de 24v e por exemplo 4 baterias de 70Ah ( 280A carregadas no max. ) já é muito bom, para um sistema não muito grande e para se usar para luzes e alguns componentes ( TV e PC ligados ) agora tem é de se fazer bem as contas ao que se quer ligar e saber quantos amperes se quer gastar por hora, porque não se deve deixar descarregar mais de 40 % as baterias senão a vida delas acaba mais cedo.

Agora para vivendas aconselho sempre terem também uma eólica, se tiverem num bom sitio de vento vão tirar partido da mesma porque sempre vai carregando as baterias seja de dia ou de noite, agora é óbvio que irá depender da eólica, é que existem umas que só geram volts após vários rpm, eu cá irei fazer uma de porte médio com imans permanentes porque ao fazer uma destas compensa devido a gerar bons volts mesmo em baixas rotações e é isso que se pretende numa eólica mesmo quando existe pouco vento..

Nota: Para iniciar peçam numa oficina conhecida se vos podem oferecer baterias usadas, e recuperem-nas, porque no inicio conseguem tirar ainda um bom partido delas e não gastam dinheiro, eu cá tenho um o irmão da minha cunhada que me arranja baterias usadas que precisar e ja tenho algumas de 110Ah e algumas de 70Ah e outras de 45Ah, para casa em lisboa estou a usar 2 de 45Ah em paralelo basicamente para luzes e ja tenho este sistema instalado á mais de 6 meses e continua a trabalhar muito bem, e a noite tenho sempre as luzes a trabalhar gratuitamente ( estas são de 12v com 48 leds a 2.8W ), e pelo que consegui testar posso ter as mesmas ligadas durante 8 horas que os volts não baixam muito e durante o dia recupera de novo para a noite, o que é bem bom, a próxima etapa é ligar o sistema ao PC..

Em breve irei meter aqui fotos do sistema ok..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: qual a diferença em usar energia solar em 12v ou 24v ?

Mensagem por visitante1 »

Força nisso!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


jppmarques
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jun 15, 2017 10:17 am

Re: qual a diferença em usar energia solar em 12v ou 24v ?

Mensagem por jppmarques »

A resposta a esta pergunta depende vários fatores, como por exemplo o tipo de instalação.
É certo que para uma mesma potência, com o painel solar de 24V necessitamos de menos corrente do que seria necessário para um painel de 12V. Isto significa que as perdas por efeito de joule serão menores com o painel de 24V, uma vez que:
P = R . I2 (quadrado)
O tipo de instalação também pode definir em certa parte o tipo de painel solar. Mesmo assim, é sempre possível ligar um painel solar de 24V a um circuito de 12V, desde que o regulador do painel solar seja PWM "step-down", e se além disso ele tiver o algoritmo MPPT melhor ainda.

Responder

Voltar para “Energia Solar”