SW COBRA em Évora

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

obrigado pelo incentivo, malta


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

olá a todos

1. alguém tem um esquema do funcionamento destas motas que possa partilhar ?

algo que sistematize as ligações e o seu papel na forma como os componentes abaixo se conjugam para fazer a energia passar das baterias ate ao motor ??

baterias BMS controlador acelerador/travoes/regen motor

2. acham que posso ver qual a bateria mais descarregada ao fim de umas voltas, e desactiva-la (fazendo um rearranjo dos fios entre as baterias, deixando-a fora do circuito?) para testar se a perda de potencia desaparece ?? isso deixaria menos autonomia na mota, mas pelo menos permitiria identificar o problema ??
2.1 teria tambem de desligar o fio que vai dessa bateria ao BMS??

3. solucao alternativa ao referido em 2. seria desligar dessa bateria o fio que a liga ao BMS, parece-me mais facil de executar (basta desligar um fio) e talvez permita executar o mesmo teste ??

4. valerá a pena ir por este caminho ?? ou estou a ver a coisa mal ??

cumps a todos ??


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

presumindo que o problema está numa das 16 baterias (numa ou mais) , será possível rebalancear as céludas dentro dessa bateria ?? que equipamento será preciso ?

será demasiado caro ??


será que deixar a corrente electrica ligada ao carregador, durante uma noite ineira, mesmo que ele passe a noite naquele pára-arranca-pára, pode ajudar a rebalancear as células ? ou ainda vai piorar o problema ?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

O que é que te leva a crer que o problema está nas células?
Para mim, do que pudeste mostrar, elas estão boas.
Já fizeste o que te pedi, tirar umas fotos, para que assim possamos indicar o que fazer...?

O bms faz a ligação principal da corrente entre o pack e o controlador, e é essa ligação que deverás forçar com um shunt (ligação directa), para que então possas analisar como é que estão as células.
Para isso só terás que levar o voltimetro a dar uma volta e a cada 5 km ir medindo as células e verificando se alguma se destaca com menor tensão. Começas a diminuir essa distancia entre as leituras assim que existe alguma célula com valor inferior aos 3,15V.

Com este teste já verificas:
* O estado das baterias
* A capacidade em km
* As tensões médias a cada 5 km
* O problema do desligar também deverá desaparecer até que o controlador faça o corte por tensão baixa

Importante!!!
Quando as tensões baixarem dos 3,00V (mesmo que seja só numa das células) deverás estar perto de uma tomada para a colocar à carga (que deve estar cheia de fome).
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

pois, isso das fotos, vai levar a ter de desmontar a mota mais do que eu alguma vez fiz
por isso é que ainda não foi feito
terei de deixar isso para o fim de semana, pois deve demorar algum tempo, para desmontar e depois remontar

Jorge, tu que já sabes onde estão as baterias na minha mota, como sugeres que faça para poder ter leituras mais facilmente ??
que tipo de régua e cabo é que sugeres para fazer as ligações de todos os pólos das baterias a uma régua de ligações, onde possa fazer as medições sem ter de andar a levantar o assento e o chão ??

já agora, uma pergunta, talvez tonta, não há hipotese nenhuma de haver problema com o reostato do acelerador e isso causar este problema ??
sabes dizer-me onde está semelhante objecto, para eu o tentar limpar ?? ou está interno no punho ??

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

Agarrado aos fios vermelhos do bms, deverá estar uma barra de lidadores junção, através dela terás acesso a todas as leituras (ou quase todas) das células.
O acelerador é um sensor de efeito hall, para verificar se o defeito é daí terás de o substituir (mais umas carnagens desmontadas)! ;)
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Jorge Rocha Escreveu: O acelerador é um sensor de efeito hall, para verificar se o defeito é daí terás de o substituir (mais umas carnagens desmontadas)! ;)
se fosse um reóstato tradicional, com uma componente mecânica, penso que ainda se poderia colocar a hipotese de estar sujo, e fazer mau contacto

hum, assim sendo, já não me parece que o problema possa ser daí

NO ENTANTO !!!!!

faz-me confusao que o problema ocorra apenas quando o punho está desenrolado, isto é, se vou a acelerar a 10 hora, ou a 20 hora, ou a 30 hora, nunca ha crise,
só se desenrolar o punho todo e voltar a pedir potencia, é que ele se nega a dar potencia logo

nao é a mesma coisa que o corte de corrente que já senti uma vez, quando levei a mota aos 37 km ou mais, nessa altura, cortou em plena circulacao, ia a acelerar para a i a 20 hora, e ele cortou.... é bem diferente

gracias pelo esclarecimento
Última edição por zig em segunda out 28, 2013 8:51 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Bom, ontem a mota carregou, e hoje fui trabalhar nela, total do dia 6km (mais metro menos metro)
medições:
1: 3,31
2: 3,31
3: 3,30
4: 3,31 (medição conjunto destas 4: 13,25)
5: 3,31
6: 3,31
7: 3,31
8: 3,31 (medição conjunto destas 4: 13,25)
9: 3,31
10: 3,31
11: 3,31
12: 3,31 (medição conjunto destas 4: 13,24)
13: 3,30
14: 3,30
15: 3,31
16: 3,30 (medição conjunto destas 4: 13,23)

penso que são valores bastante homogéneos

quanto a fotos, tirei mais umas poucas (ver na data de hoje)
estao em https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing

Jorge, já consegues ver o que precisas ?
ainda não desfiz a mota :oops:


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

o bms estava colado, mas lá o descolei, para ver bem os fios
das baterias vao os cabos, pretos, para a regua de junção, ve-se bem na foto 232

dai, apos os fusiveis, saiem os cabinhos vermelhos, em baixo da regua, para o bms, ficha branca (ve-se bem na foto 240)

do bms só saem dois fios, um vermelho, soldado, e um revestido a preto, aparafusado, ver a foto 248

o cabo vermelho soldado vai, mais abaixo ligar-se a um cabo preto, e vai ter ao controlador Kelly, com a cor preta, entrada B-,
O cabo que esta aparafusado ao bms, com revestimento preto, é de facto um cabo vermelho, que vai ter ao kelly, como cabo vermelho, entrada J1 (ver foto 228, de 19/10/2013)

grrrr, estas motas são mesmo mal arrumadas por dentro, os materiais interiores não estão organizados, etiquetados, presos tendo em consideração as necessidades de manutenção

enfim....


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

bom, antes de arrumar as ferramentas por hoje e re-montar a mota, fui medir novamente as voltagens
nao carregou nem andou mais desde as 6 da tarde, mas as voltagens regularizaram

todas as baterias estão com 3,32
fui medir duas vezes, porque nem queria acreditar....

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

Assim já dá para ter uma ideia das coisas! E que até não estão assim tão más!

Pode ser mesmo do acelerador, mas podes verificar outras coisas em primeiro para retirar possibilidades. Como o que recomendei anteriormente.

Estás a fazer um bom trabalho, e cada vez mais verás que é até bem simples o funcionamento de uma mota eléctrica!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Jorge, com base nas imagens, consegues dizer-me entre que fios devo fazer o tal shunt que sugeriste ? para fazer o bypass ao BMS ?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

O vermelho grosso que está soldado no bms, deverá corresponder ao negativo da bateria. O bms deverá fazer a ligação entre esse grosso e o outro que tem o olhal, o que vai ao B - do controlador.
A ideia era colocar o shunt entre esses dois grossos, para desta forma manter o circuito feito e não desligar a mota por ali.
Toma os devidos cuidados nas leituras das células, não vá que alguma tenha menor capacidade e que sua tensão desça dos 3,00V.

Ainda hoje reparei uma avaria idêntica a essa, mas o problema estava num dos sensores de efeito hall do motor, que tinha uma perna partida na soldadura. Há coisas que nem ao diabo lembra... é que só falhava quando o motor aquecia.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Bom, apesar de ainda não ter retirado mais "carnagens" da mota (suponho que é assim que se chama) , fui tentando esclarecer de onde e para onde vão o máximo de fios , relacionados com o bms.
Fiz um esquema, ainda bastante incompleto, mas que é um principio, e que quero partilhar convosco.
Tenho ainda bastantes dúvidas, até porque nao consigo acompanhar os fios de uma ponta à outra, sem desmanchar mais a mota.

as imagens estao no link acima referido
https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing

estão lá as fotos que fui tirando e ainda o esquema dos fios
em https://drive.google.com/file/d/0B54C35 ... sp=sharing

Reparem que algumas das minhas dúvidas podem facilmente ser respondidas por muitos de vós, pelo que não se acanhem....

espero não ter feito asneiras, mas se as fiz, apontem,
quanto aos comentários ao jeito para o desenho, se quiserem comentar o gosto artístico, força :)

Dúvidas:
A1- suponho que este fio irá dar a algum lado, mas onde ?
A2- reparem que as baterias são 16, e tenho 17 fios pretos (será que o fio A2 vem de A1 ?? )
A3 - das baterias sai um cabo revestido a branco que liga ao disjuntor (ver foto 228)
na foto 225 vêm-se os dois ligados, mas nao consegui ter a certeza de onde vai parar a outra ponta, o cabo preto ??
A4 - para onde irás tu ?? :)
A5 -para onde irás tu ?? :)

Jorge, sugeres unir os fios que saem do BMS, para Norte no esquema, e portanto o sinal que chega ao controlador nas entradas B- e J1 ser igual ?? é isso ?? isso nao frita o bms ?? ou o controlador ?? será que percebi mal ?

obrigado a todos e cumprimentos

(já agora, para que não pensem que é por simples preguiça, ainda nao desmontei mais a mota porque os materiais são tão fracotes, bem como os sistemas de aperto (parafusos e seus receptores, uniões, encaixes), que de cada vez que se desmontam e montam as peças, aumentam as folgas e vai ficando cada vez pior...)


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por marcopns »

Só tens esses dois fios a sair do bms?
Para completar o teu esquema, o A3 segue para o Kelly Controller, o A1 é o b- do bms. O vermelho (p-) do bms segue para o Kelly controler e para o carregador (caso tenhas apenas 2 ligações no bms).
O A4 e A5 nao percebo o que sao, mas falta aí a ligação ao carregador. O + do carregador liga directo ao + da bateria ou seja ao teu A3, o - liga ao p- do bms.
Quando o bms actua, interrompe o circuito entre b- e p-. Já percebeste o que o Jorge está a pedir?


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Obrigado marcopns
aquilo que tu chamas de carregador, chamei eu tomada de power da mota (no desenho)
no bms só vejo entrarem uma carrada de fios vermelhos, por cima, e dois cabos a sairem, cabos esses que vão para duas entradas diferentes no kelly

se bem percebi o que o jorge pretende, isso está na foto P1000247-shunt.jpg, (simulada com um traço amarelo)
será este o shunt a fazer ?
será este o shunt a fazer ?
P1000247-shunt.jpg (37.06 KiB) Visto 3230 vezes
há ali varias coisas ainda por clarificar, o a4+a5 até podem ir para a chave (de ignição) ??
mas como o que queriamos mesmo esclarecer era a questao do bms, não descarnei mais as protecções dos fios

como tive medo de perceber mal o que se pretendia e fazer um shunt entre os fios errados, daí este esquema
como são dois fios a "sairem" do bms e a entrarem ambos no kelly, tambem por sitios diferentes, tive medo que a ligação directa desses dois fios pudesse "fritar" os dois equipamentos (quer o bms quer o kelly)

como o seguro morreu de velho, quis confirmar com quem sabe mais !!!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

pessoal, alguém me confirma ??

é aquele o shunt pretendido ??


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

ja agora, faz diferença fazer a ligacao directa entre os cabos, logo a seguir a sairem do bms, ou fazer uma ligação directa entre as entradas B- e J1 no kelly, que é onde esses cabos vão ter ??

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

Isso não pode estar a ir parar onde dizes!

Mede as continuidades e tensões para poderes seguir os fios como deve ser!

Se medires as tensões entre os fios grossos do bms verificarás que dará 0V (zero volts) o que significa que não pode ser o mesmo que está ligado ao controlador, pois lá dará a tensão total do pack.

Reformula o desenho e pensa com calma.

Estás a trabalhar bem, pois o seguro morreu de velho!

Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Jorge Rocha Escreveu:Isso não pode estar a ir parar onde dizes!

Mede as continuidades e tensões para poderes seguir os fios como deve ser!

Se medires as tensões entre os fios grossos do bms verificarás que dará 0V (zero volts) o que significa que não pode ser o mesmo que está ligado ao controlador, pois lá dará a tensão total do pack.

Reformula o desenho e pensa com calma.

Estás a trabalhar bem, pois o seguro morreu de velho!

Bom trabalho!
ok, vou rever as ligações, obg

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”