gasóleo de aquecimento ou mazute

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
sgmass5000
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta mai 18, 2007 12:44 pm

gasóleo de aquecimento ou mazute

Mensagem por sgmass5000 »

não sei se este é o local indicado para esta pergunta
quem leu a minha apresentação já sabe o tema que eu pretendo abordar.
tenho um fiat marea 1.9 jtd de 2001 e já há algum tempo atrás que, e uma vez que possuo caldeira de aquecimento central a gasóleo em casa, ando a pensar usar este combustível.
isto é possível (uso de mazute ou gasóleo de aquecimento na viatura)? existe alguma legislação contra? obr de desde já obrigado pelas respostas.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

mazute???? já agora inclui nafta que é mais barata bom já vimos que a defesa do ambiente não é o teu forte.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

e isso é ilegal. se fores apanhado diz adeus ao carrinho.


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

e ainda bem que é proibido!
isto fez-me lembrar uma história que ouvi á dias:
trabalho numa empresa onde uma das matérias primas é o benzeno.
em conversa com colegas sobre o biodiesel e ovd, um deles disse que houve lá um trabalhador à uns anos que levava benzeno da fábrica no depósito de uma motorizada

todos sabemos como o benzeno é bom para a tosse... então queimar aquilo num motor de uma motorizada, com uma queima tão incompleta... vai lá vai...

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

como já respondi na tua apresentação fica aqui uma dica .
a utilização de combustível que não pague em parte ou na totalidade o isp fica automaticamente apreendida é o caso desse gasóleo e do agriculta.
se perguntares –
----e o óleo???
resposta
---o óleo não o compras nas bombas mas sim no supermercado é um bem alimentar.
e já pagas a totalidade do iva
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

também há experiências com diluente

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

existem mas n foram nada agradáveis por aquilo que tenho conhecimento.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

a questão principal é saber como é que ele é apanhado se utilizar gasóleo de aquecimento.. esse tipo de gasóleo deixa algum rasto? é possível a uma autoridade descobrir a troca? não me parece.. nem mesmo num centro de inspecções devem descobrir a diferença..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

para além de ser colorido, há kits de análise.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

o de aquecimento também é colorido? não sabia, pensava que era só o agricola..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

vermelho.


Autor do tópico
sgmass5000
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta mai 18, 2007 12:44 pm

Mensagem por sgmass5000 »

ok! ok! n batam + no ceguinho
pronto, a minha ideia já está completamente fora de questão (e já agora desculpem, pois n sabia que a minha dúvida iria levar a tais confrontos de fúria .
eu passo a explicar qual era a minha ideia. era mesmo economia.
eu sou funciónário público e já tou farto de levar no lombo todos os meses; já tou farto de ir ao supermercado e ver sempre os preços a aumentar. já tou farto de ir a uma bomba de coimbustivel e de cada vez que vou saio de lá com menos gasóleo.
tenho três filhos e já tou com pena de os ter trazido ao mundo porque n sei onde isto vai parar.
comprei um carro a gasóleo (e logo paguei + por ele) porque faço 100 km diarios e tou farto de gastar tanto dinheiro em combustível.
é pá, desculpem lá o desbafo.

agora falando de outra coisa: e relativamente ao ovd, alguém me pode dar dicas para o seu uso (eu já li parte do forum), mas mesmo assim agradecia alguma ajuda, nomeadamente no que diz respeito à percentagem de ovd e de gasóleo.
para além deste fiat, a minha esposa tem um citroem xsara 1.5 d de 1999. também pode usar o ovd? e em que percentagem?
desde já grato pelas respostas e pela ajuda e desculpem lá por ser chato.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não houve confrontos de fúria nenhuma. o pessoal é mesmo assim .
não sou grande conhecedor mas o citroen é hdi não é? é muito problemático. só se for com percentagens muito baixas, mas o manuelcar te responderá melhor.
ps: também sou funcionário do estado e tenho 3 rebentos se isso te serve de consolo.


Autor do tópico
sgmass5000
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta mai 18, 2007 12:44 pm

Mensagem por sgmass5000 »

é bom saber que há mais pessoal que n deixa créditos por mãos alheias e n tem medo de ter filhos (normalmente é 1 ou 2 - que é pra n gastarem muito nas universidades )
o xsara que a minha esposa tem é o primeiro modelo a gasóleo, é o 1.5 normal a gasóleo, com motor igual ao saxo 1.5d.
obr. sgmass.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

eu sou funciónário público e já tou farto de levar no lombo todos os meses; já tou farto de ir ao supermercado e ver sempre os preços a aumentar. já tou farto de ir a uma bomba de coimbustivel e de cada vez que vou saio de lá com menos gasóleo.
tenho três filhos e já tou com pena de os ter trazido ao mundo porque n sei onde isto vai parar.
comprei um carro a gasóleo (e logo paguei + por ele) porque faço 100 km diarios e tou farto de gastar tanto dinheiro em combustível.
é pá, desculpem lá o desbafo.
agora imagina os que não são funcionários públicos... aguentam isso tudo.....mais o sustento deles. talvez te console mais...
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
sgmass5000
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta mai 18, 2007 12:44 pm

Mensagem por sgmass5000 »

quando eu escrevi, n procurava qlq tipo de consolo. foi apenas um desabafo, desabafo esse que eu tenho a certeza que 90% dos portugueses sentem e não exprimem (ou exprimem em voz baixa).
relativamente à parte de ser funcionário público (já lá vão 8 anos) o que eu queria dizer é que nos mesmos tem sido a levar no corpo de ano para ano ( e os que são f. publicos sabem bem o que isso é ).
agora com a idade que tenho sei que não posso deixar e ir procurar trabalho noutro lado - mas posso continuar a exprimir a minha revolta .

e já agora, n me ajudas na minha dúvida


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

o teu tópico está numa área errada aqui falamos de biodiesel, o que certamente não é o combustível que procuras.

além de não estar tão dentro do assunto nem de ser dotado de conhecimentos como outros nossos digníssimos moderadores, posso te adiantar que deves examinar, em primeiro lugar a marca das bombas injectoras que equipam os carros em qestão.

depois aconselho-te a seguir as tabelas já expostas, sobre as percentagens indicadas a cada tipo de bomba e sistema de combustão.

abraço e vai levando com optismismo esta vida dura que a todos nos calhou.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
sgmass5000
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta mai 18, 2007 12:44 pm

Mensagem por sgmass5000 »

obrigado, especialmente para o fry.
já fiz o que me indicaste, e comecei a seguir um dos tópicos inamovíveis do forum ovd.
meti ontem à noite 20 litros de gasóleo e um litro de ov novo, no jtd. este é common rail. será que posso ir progredindo à vontade até 30% (no verão) e 20% (no inverno)? há alguém com motores hdi, tdi, tdci, jtd a fazer o mesmo? e mesmo que não haja, qual é a opinião dos outros users? eu ontem fiz 160 km assim e não tive problemas nenhuns (so far).
pelo que li em outros sites do género, alguns aconselham o uso de 1 litro de gasolina e de 1/2 de óleo 2t. o que acham? é necessário?
eu pra já vou rolando, nos próximos dias com 1 litro e vou dando notícias.
abraços.

Responder

Voltar para “Geral”