Bicicleta Electrica Tucano
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Comprei no ebay.
O vendedor anuncia como "substitutas" de A123 porque as A123 estão "esgotadas".
Veremos se prestam para alguma coisa...
O vendedor anuncia como "substitutas" de A123 porque as A123 estão "esgotadas".
Veremos se prestam para alguma coisa...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Afinal o problema do acelerador era de fácil resolução.
Como entretanto comprei um acelerador novo, fiquei mais à vontade para estragar o antigo. Depois de desmontar mais a fundo e voltar a montar, verifiquei que já trabalhava de 0.9v a 4.3v.
Penso que o antigo dono tenha desmontado para tentar perceber se era a causa do problema em que quando se ligava uma bateria a bicicleta começava a andar. Quando o voltou a montar não ficou na posição correcta.
Agora fiquei com um acelerador suplente.
Como entretanto comprei um acelerador novo, fiquei mais à vontade para estragar o antigo. Depois de desmontar mais a fundo e voltar a montar, verifiquei que já trabalhava de 0.9v a 4.3v.
Penso que o antigo dono tenha desmontado para tentar perceber se era a causa do problema em que quando se ligava uma bateria a bicicleta começava a andar. Quando o voltou a montar não ficou na posição correcta.
Agora fiquei com um acelerador suplente.
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Ainda bem
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Comprei aqui.visitante2 Escreveu:foi muito caro o acelerador ?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Olá a todos.
Como já passou algum tempo, vou fazer um ponto da situação.
Entretanto chegou o controlador, 36v 15A 250w . Os 36v e os 15A são verdadeiros. Os 250w + ou -
Depois de perceber que gastava cerca de 2,25Ah por ida + volta para o trabalho e que tinha apenas 3Ah resolvi por as baterias amarelas numa prateleira e encomendar uma headway 10Ah.
Sempre dão para 2 dias completos, logo ando muito mais folgado.
Mas isso não me impede de carregar todos os dias, e dar uma carga parcial durante menos de 1h ao almoço a 2A. (fica quase carregada, mas tenho que ter cuidado porque este carregador só para nos 45v)
Entretanto chegou também um carregador lipo 42V 1Ah, que na realidade carrega até 41,2v. Pode parecer uma tensão baixa para 12 células lifepo4, mas depois de carregar com esse carregador as células não aceitam muito mais carga. Como também costumo gastar menos de 3Ah dos 10Ah não há problema se não ficar carregada a 100%.
Alem disso alivia a preocupação de não ter BMS.
Embora 1 vez por mês faça uma verificação no final da carga e até agora nunca apanhei nenhuma com menos de 3,40v nem nenhuma com mais de 3,45v. Parece-me bem.
Já a utilizei mais de 30 dias para ir para o trabalho. Se fosse de carro era pelo menos 1€ por dia em gasolina. As outras poupanças farei mais para a frente, pois até agora ainda não poupei nenhuma revisão nem nenhum jogo de pneus, etc...
É claro que já dei outras voltas com ela, mas como nessas voltas eu não usaria o carro, não entram nas contas da poupança.
Resumindo:
Até agora estou a perder dinheiro, pois comprei a bicicleta, o controlador, as baterias e o carregador,mas só poupei 30€ em gasolina.
Mas as contas não podem ser feitas já. Têm que ser feitas daqui a uns anos, não faço ideia quantos...
Em contrapartida, gosto bastante de andar com ela, e até ver estou satisfeito.
Cump.
Nunio
Como já passou algum tempo, vou fazer um ponto da situação.
Entretanto chegou o controlador, 36v 15A 250w . Os 36v e os 15A são verdadeiros. Os 250w + ou -
Depois de perceber que gastava cerca de 2,25Ah por ida + volta para o trabalho e que tinha apenas 3Ah resolvi por as baterias amarelas numa prateleira e encomendar uma headway 10Ah.
Sempre dão para 2 dias completos, logo ando muito mais folgado.
Mas isso não me impede de carregar todos os dias, e dar uma carga parcial durante menos de 1h ao almoço a 2A. (fica quase carregada, mas tenho que ter cuidado porque este carregador só para nos 45v)
Entretanto chegou também um carregador lipo 42V 1Ah, que na realidade carrega até 41,2v. Pode parecer uma tensão baixa para 12 células lifepo4, mas depois de carregar com esse carregador as células não aceitam muito mais carga. Como também costumo gastar menos de 3Ah dos 10Ah não há problema se não ficar carregada a 100%.
Alem disso alivia a preocupação de não ter BMS.
Embora 1 vez por mês faça uma verificação no final da carga e até agora nunca apanhei nenhuma com menos de 3,40v nem nenhuma com mais de 3,45v. Parece-me bem.
Já a utilizei mais de 30 dias para ir para o trabalho. Se fosse de carro era pelo menos 1€ por dia em gasolina. As outras poupanças farei mais para a frente, pois até agora ainda não poupei nenhuma revisão nem nenhum jogo de pneus, etc...
É claro que já dei outras voltas com ela, mas como nessas voltas eu não usaria o carro, não entram nas contas da poupança.
Resumindo:
Até agora estou a perder dinheiro, pois comprei a bicicleta, o controlador, as baterias e o carregador,mas só poupei 30€ em gasolina.
Mas as contas não podem ser feitas já. Têm que ser feitas daqui a uns anos, não faço ideia quantos...
Em contrapartida, gosto bastante de andar com ela, e até ver estou satisfeito.
Cump.
Nunio
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
So o gozo de andar com ela, amortece logo metade o investimento
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Sim, é mais ou menos isso...Fidel Escreveu:So o gozo de andar com ela, amortece logo metade o investimento
Ou também gosto de pensar que ficou mais barata que um telemóvel novo daqueles xpto. E é mais útil.
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- Membro Gold
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Fiquei a pensar aqui numa coisa que tu disses-te, tu disses-te isto:
Não deves fazer esta verificação no final da carga, pelo menos comigo sempre que faço isso elas estão sempre boas, o problema esta no fim de uma volta mais longa, no fim de dar um passeio as tensões entre elas, as vezes, ficam maradas, ficam com diferenças um bocado altas, e la tenho eu de carregar individualmente.Embora 1 vez por mês faça uma verificação no final da carga e até agora nunca apanhei nenhuma com menos de 3,40v nem nenhuma com mais de 3,45v. Parece-me bem.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Eu penso assim...
Os perigos são:
Tensão min 2,5v. Como costumo gastar apenas 3 dos 10Ah, não preciso de me preocupar muito...
Tensão max 3,65v. Só pode acontecer numa situação. Na carga, mais propriamente no final da carga.
Não consigo perceber a tua ideia...
Os perigos são:
Tensão min 2,5v. Como costumo gastar apenas 3 dos 10Ah, não preciso de me preocupar muito...
Tensão max 3,65v. Só pode acontecer numa situação. Na carga, mais propriamente no final da carga.
Não consigo perceber a tua ideia...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
A não ser que estejas a falar de descarregar mais que a conta e algumas células já não descarregam mais porque não têm mais para descarregar, enquanto outras ainda conseguem.
Quando carregares, as que têm menos capacidade total e já não descarregavam mais vão passar os limites na carga. (desacerto) Mas esse desacerto também já aconteceu na descarga.
É isto que falas?
Quando carregares, as que têm menos capacidade total e já não descarregavam mais vão passar os limites na carga. (desacerto) Mas esse desacerto também já aconteceu na descarga.
É isto que falas?
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- Membro Gold
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Eu so te estou a falar da experiência que tenho, sempre que carrego elas estao um espetaculo, muito bem equilibradas, com 10mv de diferença entre a mais carregada e a menos carregada. Ja depois de dar um passeio maior, e talvez devido a eu puxar as baterias ate ao máximo recomendável 3C, elas ficam mais descalibradas.
Eu falo-te da experiência que tenho, que nao é a melhor pois eu puxo as baterias ate ao limite.
Eu falo-te da experiência que tenho, que nao é a melhor pois eu puxo as baterias ate ao limite.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
E fazes muito bem em falar da tua experiência.
Quanto mais experiências diferentes, melhor se tem uma visão global.
Mas ainda não percebi muito bem como é que notas essas diferenças?
As células estão desiquilibradas ao fim de vários kms, e quando carregas no final da carga ficam certas?
Quanto mais experiências diferentes, melhor se tem uma visão global.
Mas ainda não percebi muito bem como é que notas essas diferenças?
As células estão desiquilibradas ao fim de vários kms, e quando carregas no final da carga ficam certas?
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- Membro Gold
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Elas ficam desiquilibradas ao fim de uns 30Km a dar gaz, gaz a seria
Quando as meto a carregar elas vao equilibrando-se, mas eu uso BMS, que faz alguma diferença para a tua configuraçao.
Mas faz esse teste, depois de fazers alguns, muitos, kilometros mede uma a uma a ver como elas ficam.
Quando as meto a carregar elas vao equilibrando-se, mas eu uso BMS, que faz alguma diferença para a tua configuraçao.
Mas faz esse teste, depois de fazers alguns, muitos, kilometros mede uma a uma a ver como elas ficam.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Então nesse caso, se não tivesses BMS, uma verificação no final da carga detectava o desacerto. Certo?
Evidente que podia ser tarde demais...
A ideia que tenho em relação as desacertos é que acontecem em maior grau quando trabalhamos perto/acima dos limites.
A utilização do BMS permite tirar mais partido das baterias, indo mais perto dos limites sem estragar.
Evidente que podia ser tarde demais...
A ideia que tenho em relação as desacertos é que acontecem em maior grau quando trabalhamos perto/acima dos limites.
A utilização do BMS permite tirar mais partido das baterias, indo mais perto dos limites sem estragar.
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- Membro Gold
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Sim, o uso de BMS é uma grande vantagem.
Mas quando quisers fazer essas mediçoes, faz tambem quando tiverem descarregadas.
Mas quando quisers fazer essas mediçoes, faz tambem quando tiverem descarregadas.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Olá a todos.
Esta bicicleta foi vendida pelos classificados aqui do forum.
Se o novo dono não quiser continuar o diário de bordo, podem encerrar o tópico.
Nunio
Esta bicicleta foi vendida pelos classificados aqui do forum.
Se o novo dono não quiser continuar o diário de bordo, podem encerrar o tópico.
Nunio