O meu Mega-ZEV
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Re: O meu Mega-ZEV
Vivas a todos. .
Cheguei ao primeiro trimestre de vivência diária com o Mega-ZEV. Obrigado a todos os que têm lido as minhas palavras e mantêm viva a minha comunicação com estes espaços lúdicos, que são os diários de bordo das máquinas que me acompanham na vida laboral e pessoal.
Neste primeiro trimestre, praticamente apenas a vida laboral (do meu dia-a-dia pela capital do nosso país) foi contemplada com a presença do Mega-ZEV. Isto traz vantagens, pois a despesa diária é menor, visto que carrego em Lisboa (no emprego ou nos Mobi.E não pago a energia) e a garagem ainda não dá para tanto veículo (o Leaf tem 4 metros e meio de comprimento, o que não se coaduna com a Goldwing e a Vectrix na actual garagem de casa). Traz, no entanto, desvantagens, pois nem só de trabalho vive o homem e a este DB faz falta algumas fotos mais bonitas... .
Em termos de energia, gastei (em 90 dias) 1312.64 kWh no total dos meus +/- 7 mil KM (12 mil e meio do carro), dos quais 972.31 kWh vieram da garagem do emprego, 217.22 kWh de casa (cerca de 20€, tarifa bi-horária), 101.73 kWh dos Mobi.E, 41.24 kWh em outros locais (como casa dos sogros / Marina de Oeiras / etc.)
Ando agora a aumentar a média mensal, pois já conheço melhor o carro e a sua autonomia (consoante a minha condução de modo D ou E ) e o trânsito da cidade para quem anda enlatado/entalado com rodas a mais ( ).
A média, para já, anda em quase 2400 KM mensais. De segunda a quinta faço uns 90 KM (podem ver o percurso nesse print do googlemaps). Às sextas faço um pouco mais com a ida ao café dos eléctricos na Marina de Oeiras. Ao fim-de-semana, não costumo fazer muitos, pois quem usa o carro é a pendura e normalmente é só para ir ao mercado ou coisa assim. Isto é algo que vai mudar nos próximos tempos, pois com os almoços e jantares de Natal, o Mega-ZEV vai fazer-nos alguma companhia na vida pessoal. . Vou tentar passar cá com maior frequência este mês.
.
Cheguei ao primeiro trimestre de vivência diária com o Mega-ZEV. Obrigado a todos os que têm lido as minhas palavras e mantêm viva a minha comunicação com estes espaços lúdicos, que são os diários de bordo das máquinas que me acompanham na vida laboral e pessoal.
Neste primeiro trimestre, praticamente apenas a vida laboral (do meu dia-a-dia pela capital do nosso país) foi contemplada com a presença do Mega-ZEV. Isto traz vantagens, pois a despesa diária é menor, visto que carrego em Lisboa (no emprego ou nos Mobi.E não pago a energia) e a garagem ainda não dá para tanto veículo (o Leaf tem 4 metros e meio de comprimento, o que não se coaduna com a Goldwing e a Vectrix na actual garagem de casa). Traz, no entanto, desvantagens, pois nem só de trabalho vive o homem e a este DB faz falta algumas fotos mais bonitas... .
Em termos de energia, gastei (em 90 dias) 1312.64 kWh no total dos meus +/- 7 mil KM (12 mil e meio do carro), dos quais 972.31 kWh vieram da garagem do emprego, 217.22 kWh de casa (cerca de 20€, tarifa bi-horária), 101.73 kWh dos Mobi.E, 41.24 kWh em outros locais (como casa dos sogros / Marina de Oeiras / etc.)
Ando agora a aumentar a média mensal, pois já conheço melhor o carro e a sua autonomia (consoante a minha condução de modo D ou E ) e o trânsito da cidade para quem anda enlatado/entalado com rodas a mais ( ).
A média, para já, anda em quase 2400 KM mensais. De segunda a quinta faço uns 90 KM (podem ver o percurso nesse print do googlemaps). Às sextas faço um pouco mais com a ida ao café dos eléctricos na Marina de Oeiras. Ao fim-de-semana, não costumo fazer muitos, pois quem usa o carro é a pendura e normalmente é só para ir ao mercado ou coisa assim. Isto é algo que vai mudar nos próximos tempos, pois com os almoços e jantares de Natal, o Mega-ZEV vai fazer-nos alguma companhia na vida pessoal. . Vou tentar passar cá com maior frequência este mês.
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Re: O meu Mega-ZEV
Muito Bom Volt
Nesse gráfico que colocaste quando é que prevês obteres o "retorno do investimento" (mantendo as tuas actuais condições) ?
Nesse gráfico que colocaste quando é que prevês obteres o "retorno do investimento" (mantendo as tuas actuais condições) ?
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Re: O meu Mega-ZEV
Simples!PepeLegal Escreveu:Muito Bom Volt
Nesse gráfico que colocaste quando é que prevês obteres o "retorno do investimento" (mantendo as tuas actuais condições) ?
Como o preço deste carro anda por volta do preço de mercado dos do mesmo segmento a combustão, o Volt está a ganhar em cada Km que anda com ele.
Como ele ainda ficou mais barato que novo, ainda mais ganha.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: O meu Mega-ZEV
É mais ou menos isso, obrigado Celestino. . A realidade é que acho que comprei o carro por um valor menor do que o que ele retornaria caso o vendesse. Daí que, economicamente, acho que o retorno é obtido mal o venda. Só "perderei" retorno, se com o passar dos anos a sua desvalorização for estranhamente abrupta. Acho que não será, mas nunca se sabe...
Comprei o carro por 22 mil e picos euros. Algum de vós dava 23 mil euros por um Leaf com um ano e quase 13 mil quilómetros? Se alguém desse, então eu teria "poupado" 7 mil quilómetros de gasolina e ganho quase mil euros em valorização. :-p.
Comprei o carro por 22 mil e picos euros. Algum de vós dava 23 mil euros por um Leaf com um ano e quase 13 mil quilómetros? Se alguém desse, então eu teria "poupado" 7 mil quilómetros de gasolina e ganho quase mil euros em valorização. :-p.
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Re: O meu Mega-ZEV
Vivas a todos. .
Passaram dois meses sem eu trazer qualquer novidade. Desculpem-me. Prometo que daqui para a frente terei mais tempo para dedicar a este diário de bordo.
O Mega-ZEV tem andado bem. No gráfico acima estão os quilómetros feitos até ao momento. O mínimo de quilómetros mensal foi 2157, sendo o máximo 2601. Rotina...
A maior viagem sem carregar, até ao momento, foi de 146 quilómetros. Fomos almoçar à Ericeira (almoço de Natal de um Motoclube) e voltámos. Gastámos a carga toda. O percurso foi Quinta do Conde - N10 - A2 - Lisboa - A5 - IC19 - Sintra - N247 - Ericeira. O regresso foi pelo mesmo trajecto.
Tem sido um Inverno muito frio, o que me fez usar o "controlo do clima" frequentemente. Não uso o ar condicionado, mas uso o "controlo do clima", que gasta menos (especialmente se a ventoinha estiver apenas na primeira barra de velocidade e a temperatura nos 16.5º) mas aquece bem. .
Já tenho o selo da EMEL, que me permite estacionar em todos os estacionamentos (excepto os que têm cancela) de Lisboa, por 12 euros anuais, embora o carro passe a maior parte do tempo na garagem do emprego...
.
PS: Já vou a caminho dos 110 mil quilómetros sem derivados de petróleo...
Passaram dois meses sem eu trazer qualquer novidade. Desculpem-me. Prometo que daqui para a frente terei mais tempo para dedicar a este diário de bordo.
O Mega-ZEV tem andado bem. No gráfico acima estão os quilómetros feitos até ao momento. O mínimo de quilómetros mensal foi 2157, sendo o máximo 2601. Rotina...
A maior viagem sem carregar, até ao momento, foi de 146 quilómetros. Fomos almoçar à Ericeira (almoço de Natal de um Motoclube) e voltámos. Gastámos a carga toda. O percurso foi Quinta do Conde - N10 - A2 - Lisboa - A5 - IC19 - Sintra - N247 - Ericeira. O regresso foi pelo mesmo trajecto.
Tem sido um Inverno muito frio, o que me fez usar o "controlo do clima" frequentemente. Não uso o ar condicionado, mas uso o "controlo do clima", que gasta menos (especialmente se a ventoinha estiver apenas na primeira barra de velocidade e a temperatura nos 16.5º) mas aquece bem. .
Já tenho o selo da EMEL, que me permite estacionar em todos os estacionamentos (excepto os que têm cancela) de Lisboa, por 12 euros anuais, embora o carro passe a maior parte do tempo na garagem do emprego...
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PS: Já vou a caminho dos 110 mil quilómetros sem derivados de petróleo...
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Re: O meu Mega-ZEV
Grandes maquinas que tens nesta garagem...
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: O meu Mega-ZEV
Vivas a todos. .
Foi atingida esta semana a marca dos 25 mil quilómetros, 20 mil dos quais foram feitos por mim. O carro faz cerca de 90 quilómetros por dia, tendo tido apenas uma pequena pausa entre o final de Fevereiro e início de Maio (licença de maternidade / autorização para andar de mota).
A única alteração que houve à rotina, foi a viagem até ao encontro de Ourém. Para lá, parámos uma hora em Santarém e outra em Torres Novas, onde abastecemos em PCL (ponto de carga lenta). No regresso, fomos directos a Aveiras (ao PCR) para uma carga rápida de 23 minutos. No total, foram 352 KM nesse fim de semana. A temperatura do sensor mais quente não chegou aos 38 graus, o que foi óptimo, atendendo ao facto de ter estado muito calor.
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Foi atingida esta semana a marca dos 25 mil quilómetros, 20 mil dos quais foram feitos por mim. O carro faz cerca de 90 quilómetros por dia, tendo tido apenas uma pequena pausa entre o final de Fevereiro e início de Maio (licença de maternidade / autorização para andar de mota).
A única alteração que houve à rotina, foi a viagem até ao encontro de Ourém. Para lá, parámos uma hora em Santarém e outra em Torres Novas, onde abastecemos em PCL (ponto de carga lenta). No regresso, fomos directos a Aveiras (ao PCR) para uma carga rápida de 23 minutos. No total, foram 352 KM nesse fim de semana. A temperatura do sensor mais quente não chegou aos 38 graus, o que foi óptimo, atendendo ao facto de ter estado muito calor.
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Re: O meu Mega-ZEV
Boas.
Volt, explicas-me como é que funciona a garantia da bateria?
Tenho ouvido falar em qualquer coisa com as barras, mas ainda não percebi muito bem.
E o que é que a Nissan diz que faz? Troca a bateria por uma nova ou "remenda" a actual?
Nunio
Volt, explicas-me como é que funciona a garantia da bateria?
Tenho ouvido falar em qualquer coisa com as barras, mas ainda não percebi muito bem.
E o que é que a Nissan diz que faz? Troca a bateria por uma nova ou "remenda" a actual?
Nunio
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: O meu Mega-ZEV
Viva Nunio. A garantia está bem explicada no site da Nissan (e é mais fácil de encontrar, apesar de esta não ter sido a minha primeira fonte de informação, pois já o tinha lido no fórum nissanleafpt.com).
Esta parte final refere o essencial. Se perderes 3 barras de capacidade nos primeiros 5 anos ou 100 mil quilómetros a garantia será accionada. Creio que tal coisa será muito difícil de acontecer nos nossos carros. Posso dizer que o meu carro, com 26 mil quilómetros e dois "Verões" ainda não perdeu qualquer barra. A maior parte dos Leafs só perde a primeira barra aos 50 mil quilómetros ou com mais de dois "Verões" feitos.
Quanto à bateria, ela não é trocada por uma nova. Que eu saiba, não há nenhuma marca a fazê-lo.
Já há preços de baterias novas para os Leafs (foi revelada a notícia que a troca de bateria por opção do dono pode ser feita em troca de 5 mil dólares nos EUA), mas creio que é cedo para pensarmos nisso. Quando surgirem as baterias com o dobro da capacidade e o carro já estiver com uma autonomia reduzida, logo se verá. .
in http://www.nissan.pt/PT/pt/vehicle/elec ... ranty.htmlGARANTIA
O seu LEAF pode ser um tipo de veículo diferente, mas a sua Garantia é tão completa quanto aquela a que a Nissan o habituou. Por isso, o seu LEAF beneficia das mesmas garantias de protecção, como três anos de assistência em viagem, três anos de garantia da pintura e 12 anos de garantia anticorrosão. Para além da garantia standard de 3 anos ou 100.000 quilómetros da Nissan, o Nissan LEAF inclui igualmente uma garantia de 5 anos ou 100.000 quilómetros para os componentes eléctricos. A garantia dos componentes eléctricos cobrem elementos como a bateria de iões de lítio, o motor, o conversor, o módulo de controlo do veículo, a caixa redutora, o conversor CC/AC e o carregador de bordo, bem como o conector e o cabo de carregamento.
AMPLIAMOS A SUA TRANQUILIDADE
OS PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS NISSAN LEAF VÃO USUFRUIR DE UMA EXTENSÃO DE GARANTIA DA BATERIA
Na Nissan depositamos a nossa total confiança na nova e revolucionária bateria de iões de lítio que desenvolvemos. Por isso, decidimos prolongar a sua garantia para todos os proprietários europeus, com retroactividade. Agora, os condutores do Nissan Leaf usufruirão da cobertura da garantia se, antes de decorridos 5 anos ou 100.000 km, a autonomia apresentada no painel de instrumentos não ultrapassar 9 das 12 barras. Isto significa uma alta performance garantida!
Esta parte final refere o essencial. Se perderes 3 barras de capacidade nos primeiros 5 anos ou 100 mil quilómetros a garantia será accionada. Creio que tal coisa será muito difícil de acontecer nos nossos carros. Posso dizer que o meu carro, com 26 mil quilómetros e dois "Verões" ainda não perdeu qualquer barra. A maior parte dos Leafs só perde a primeira barra aos 50 mil quilómetros ou com mais de dois "Verões" feitos.
Quanto à bateria, ela não é trocada por uma nova. Que eu saiba, não há nenhuma marca a fazê-lo.
Já há preços de baterias novas para os Leafs (foi revelada a notícia que a troca de bateria por opção do dono pode ser feita em troca de 5 mil dólares nos EUA), mas creio que é cedo para pensarmos nisso. Quando surgirem as baterias com o dobro da capacidade e o carro já estiver com uma autonomia reduzida, logo se verá. .
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Re: O meu Mega-ZEV
Obrigado, Volt.
Então se perde 3 barras fica com 9.
Eu já tinha visto essa informação, mas ao mesmo tempo tenho lido já não sei bem onde, pessoal a comentar que tem que perder a 9ª barra para acionar a garantia. Mas se perder a 9ª já perde 4 barras.
Era essa a minha dúvida,
Obrigado.
Nunio
Então se perde 3 barras fica com 9.
Eu já tinha visto essa informação, mas ao mesmo tempo tenho lido já não sei bem onde, pessoal a comentar que tem que perder a 9ª barra para acionar a garantia. Mas se perder a 9ª já perde 4 barras.
Era essa a minha dúvida,
Obrigado.
Nunio
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Re: O meu Mega-ZEV
Na verdade, a Nissan garante nove das doze barras. Apenas se se perdesse a quarta, seria accionada a garantia.Nunio Escreveu:Obrigado, Volt.
Então se perde 3 barras fica com 9.
Eu já tinha visto essa informação, mas ao mesmo tempo tenho lido já não sei bem onde, pessoal a comentar que tem que perder a 9ª barra para acionar a garantia. Mas se perder a 9ª já perde 4 barras.
Era essa a minha dúvida,
Obrigado.
Nunio
É a Nissan que decide se troca integralmente o pack ou se troca módulos de forma a repor as 9 barras.
Ah.......Deg....Bar
65,58...100%....12
55,50....85%....11
51,50....79%....10
48,80....74%....09
46,00....70%....08
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... 20#p334808
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
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Re: O meu Mega-ZEV
Então quem colocou a informação no site da Nissan enganou-se, porque diz que a garantia é acionada se não ultrapassar 9 das 12 barras.Celestino Escreveu:Na verdade, a Nissan garante nove das doze barras. Apenas se se perdesse a quarta, seria accionada a garantia.
Se tiver 10 barras, ultrapassa as 9.
Se tiver 9 barras, não ultrapassa as 9.
Certo?
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Re: O meu Mega-ZEV
Há um claro problema de tradução na versão portuguesa no site da Nissan. Se forem ao site da Nissan de qualquer outro país irão ver que isso é evidente.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: O meu Mega-ZEV
Pois... Bem que suspeitei que a tradução que estava no site devia estar incorrecta, mas acreditei mais nela do que nas minhas recordações. . Sendo assim, são quatro barras que accionam a garantia. Pelo que tenho visto, a garantia raramente se accionará.
PS: E suspeitando que há mais erros de tradução, também o "antes de decorridos 5 anos ou 100.000 km" deverá ser "antes de decorridos 5 anos e 100.000 km"...
PS: E suspeitando que há mais erros de tradução, também o "antes de decorridos 5 anos ou 100.000 km" deverá ser "antes de decorridos 5 anos e 100.000 km"...
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Re: O meu Mega-ZEV
Acho que aí não.Volt Escreveu:...PS: E suspeitando que há mais erros de tradução, também o "antes de decorridos 5 anos ou 100.000 km" deverá ser "antes de decorridos 5 anos e 100.000 km"...
É mesmo um "ou" outro. Neste caso o que ocorrer primeiro.
Está preto no branco na carta que nos enviaram a confirmar a extensão de garantia aos nossos carros.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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O meu Mega-ZEV
Acho que estás a dizer o mesmo que eu... Se é o que ocorrer primeiro, então será antes dos cinco anos e antes dos cem mil quilómetros. Se fosse um ou o outro, então seria "o que acontecesse em último". .
O que inicia a frase é o "usufruirás da garantia se" e não o "a garantia é de". Não sei se me expliquei bem... .
O que inicia a frase é o "usufruirás da garantia se" e não o "a garantia é de". Não sei se me expliquei bem... .
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: O meu Mega-ZEV
Vivas a todos. .
Ora, vamos lá animar um pouco este DB.
Estamos na pior altura para as baterias dos nossos veículos. A temperatura está muito alta e, apesar de ainda não ter chegado aos 30 mil quilómetros com o carro, tenho perfeita noção que, se não perder a décima segunda barra (das doze que nos dão a noção de qual a capacidade/estado da bateria) neste Verão, perderei no próximo. O carro já vai aos 30 graus de temperatura nas baterias frequentemente (hoje está nos 31,5). As cargas ficam entre os 18 e os 19 kWh (no Inverno passavam dos 20!). Para os mais entendidos, já raramente chega aos 240 GIDs.
(Foto dos quilómetros mensais)
Este fim-de-semana que passou, fiz uma pequena viagem com o Mega-ZEV. Como havia um encontro de Goldwing em Montargil / Mora / Alter do Chão, aproveitei o facto de não ser muito longe e fomos os três "de eléctrico" (pai, mãe e filho). Já há quatro meses atrás tínhamos feito o mesmo no encontro que houve no Tróia Design Hotel (onde também coloquei o Leaf à carga ).
Tudo começou com o carregamento que fiz, enquanto aguardava pela restante família. Carreguei gratuitamente num local onde se paga, mas acho que ninguém leva a mal. .
(Foto do carregamento na Gomes Freire)
Completamente atestado, fiz-me à estrada. Era sexta-feira e este tipo de fenómenos é frequente:
(Foto da fila na ponte Vasco da Gama)
Demorei quase três horas para fazer os quase 120 quilómetros que distam Lisboa de Montargil. Ao chegar, jantámos e logo depois fui cravar carga ao hotel (do Lago):
(Foto da primeira carga no hotel)
No dia seguinte tínhamos o passeio até Alter do Chão (onde almoçámos, nós e o carro):
(Foto da carga no restaurante Pateo Real)
Regressámos ao hotel onde tive de procurar outra tomada. .
(Foto da segunda carga no hotel)
No dia seguinte fomos visitar o Fluviário de Mora, onde gostei muito disto:
(Foto dos FV e do painel SMA)
E fui apanhado por um colega aqui do fórum que me enviou esta foto via viber:
(Foto do Mega-ZEV e das Goldwing no Fluviário)
Depois fomos almoçar ao Solar da Vila do Cabeção onde voltei a carregar o carro (mas acho que me esqueci de tirar foto).
Fim de encontro e regresso a casa que ainda tínhamos mais 120 KM para fazer.
No total do fim-de-semana, fizemos 478 quilómetros de Leaf, o que fará este mês passar um pouco da média mensal de dois mil e picos KM/mês.
O Mega-ZEV não se cansa:
(Foto da saída de Cansado)
.
Ora, vamos lá animar um pouco este DB.
Estamos na pior altura para as baterias dos nossos veículos. A temperatura está muito alta e, apesar de ainda não ter chegado aos 30 mil quilómetros com o carro, tenho perfeita noção que, se não perder a décima segunda barra (das doze que nos dão a noção de qual a capacidade/estado da bateria) neste Verão, perderei no próximo. O carro já vai aos 30 graus de temperatura nas baterias frequentemente (hoje está nos 31,5). As cargas ficam entre os 18 e os 19 kWh (no Inverno passavam dos 20!). Para os mais entendidos, já raramente chega aos 240 GIDs.
(Foto dos quilómetros mensais)
Este fim-de-semana que passou, fiz uma pequena viagem com o Mega-ZEV. Como havia um encontro de Goldwing em Montargil / Mora / Alter do Chão, aproveitei o facto de não ser muito longe e fomos os três "de eléctrico" (pai, mãe e filho). Já há quatro meses atrás tínhamos feito o mesmo no encontro que houve no Tróia Design Hotel (onde também coloquei o Leaf à carga ).
Tudo começou com o carregamento que fiz, enquanto aguardava pela restante família. Carreguei gratuitamente num local onde se paga, mas acho que ninguém leva a mal. .
(Foto do carregamento na Gomes Freire)
Completamente atestado, fiz-me à estrada. Era sexta-feira e este tipo de fenómenos é frequente:
(Foto da fila na ponte Vasco da Gama)
Demorei quase três horas para fazer os quase 120 quilómetros que distam Lisboa de Montargil. Ao chegar, jantámos e logo depois fui cravar carga ao hotel (do Lago):
(Foto da primeira carga no hotel)
No dia seguinte tínhamos o passeio até Alter do Chão (onde almoçámos, nós e o carro):
(Foto da carga no restaurante Pateo Real)
Regressámos ao hotel onde tive de procurar outra tomada. .
(Foto da segunda carga no hotel)
No dia seguinte fomos visitar o Fluviário de Mora, onde gostei muito disto:
(Foto dos FV e do painel SMA)
E fui apanhado por um colega aqui do fórum que me enviou esta foto via viber:
(Foto do Mega-ZEV e das Goldwing no Fluviário)
Depois fomos almoçar ao Solar da Vila do Cabeção onde voltei a carregar o carro (mas acho que me esqueci de tirar foto).
Fim de encontro e regresso a casa que ainda tínhamos mais 120 KM para fazer.
No total do fim-de-semana, fizemos 478 quilómetros de Leaf, o que fará este mês passar um pouco da média mensal de dois mil e picos KM/mês.
O Mega-ZEV não se cansa:
(Foto da saída de Cansado)
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Re: O meu Mega-ZEV
Excelente relato
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Re: O meu Mega-ZEV
Um tópico a seguir, até porque sou mais um a pensar em aderir ao 'verde' (embora seja azul por dentro )
Volt, se me permites, a versão do teu Leaf é a Visia ou Acenta?
Volt, se me permites, a versão do teu Leaf é a Visia ou Acenta?
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: O meu Mega-ZEV
O meu carro é de Novembro de 2012, ou seja, é o modelo de 2011 (antes de haver o novo modelo com as três versões).
Creio que agora é possível comprar uma espécie de "modelo base" sem alguns dos extras que, no caso do meu, eram obrigatórios. Assim, o único "extra"/opcional que o meu carro tem, é o painel solar que alimenta a bateria de chumbo/"convencional".
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Creio que agora é possível comprar uma espécie de "modelo base" sem alguns dos extras que, no caso do meu, eram obrigatórios. Assim, o único "extra"/opcional que o meu carro tem, é o painel solar que alimenta a bateria de chumbo/"convencional".
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